Não tou a perceber, mas tem ou não os valores dos KWs? Eu considero-me entendido no excel, mas pelos vistos não.RNM Escreveu:Edit:borllock Escreveu:A mim só me aparecem dados numa coluna, as horasAlves10 Escreveu:O RNM eu vou deixar aqui o ficheiro exel que o programa cria, mas acho que isto da forma que fica criado não tem grande "graça". Mas vou mandar-te por mail acesso on-line ao meu aparelho para que possas avaliar.
Esse ficheiro tem a informação toda misturada, é preciso dominar o excel para ter os números...
Tesla Motors - Já não é só "veículos"
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Re: Tesla Motors - Já não é só
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Re: Tesla Motors - Já não é só
A partir da linha 8401 tens Wm (watt minuto)borllock Escreveu:Não tou a perceber, mas tem ou não os valores dos KWs? Eu considero-me entendido no excel, mas pelos vistos não.
Eu usei o ficheiro "horário", em anexo, tem kWh
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Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"
Lá ia eu adivinha que tinha dados na linha 8000 e tal LOL
Mas a folha que fizeste deve estar mal, não pode ter um lucro de 3000€, pelas minhas contas dá pouco mais de metade disso a 25 anos.
Mas a folha que fizeste deve estar mal, não pode ter um lucro de 3000€, pelas minhas contas dá pouco mais de metade disso a 25 anos.
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Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"
Eu também não sou adivinho!borllock Escreveu:Lá ia eu adivinha que tinha dados na linha 8000 e tal LOL

Pois, se não mostrares como fizeste as contas, não conseguimos comparar... Eu acho que estão certas, mas se me mostrarem por "A+B" que não estão, é na boa, sempre a aprender.Mas a folha que fizeste deve estar mal, não pode ter um lucro de 3000€, pelas minhas contas dá pouco mais de metade disso a 25 anos.
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Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"
Eu tentei perceber a tua folha e não consegui.
Mas pelo PVGIS tu com 250w produzes 372Kwh/ano.
Ora 372kwh x uma tarifa a 0.20 x 25 anos = 1860€, a este valor tens de tirar o valor da compra do kit.
É certo que a tarifa tem uma tendência a aumentar, mas mesmo assim nunca chega perto dos teus valores.
EDIT: E isto é se tudo o que produzires for consumido na instalação, o que nunca é.
Mas pelo PVGIS tu com 250w produzes 372Kwh/ano.
Ora 372kwh x uma tarifa a 0.20 x 25 anos = 1860€, a este valor tens de tirar o valor da compra do kit.
É certo que a tarifa tem uma tendência a aumentar, mas mesmo assim nunca chega perto dos teus valores.
EDIT: E isto é se tudo o que produzires for consumido na instalação, o que nunca é.
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Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"
Oh amigo, como não percebes dizes que deve estar mal...?
Considerei 360 kWh/ano.
Considerei o preço da energia 23 cents e inflação ao longo de 25 anos.
Considerei 360 kWh/ano.
Considerei o preço da energia 23 cents e inflação ao longo de 25 anos.
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Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"
Tamos aqui para nos ajudar não?
Eu meti na minha folha os 360kwh/ano tarifa a 23 cent e inflação de 3% e a mim dá-me 2168€ de retorno com um investimento de 500€.
Eu meti na minha folha os 360kwh/ano tarifa a 23 cent e inflação de 3% e a mim dá-me 2168€ de retorno com um investimento de 500€.
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Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"
Ajudar não é dizer "deve estar mal", na minha opinião claro.
Ajudas bastante mais se partilhares os teus cálculos...
Tirando os 500€ do PV, temos um ganho de 2570€ em 25 anos, para os 360 kWh/ano.
Ajudas bastante mais se partilhares os teus cálculos...
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Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"
Eu não fiz os cálculos para esta situação em concreto, mas sim para uma situação geral.
Fica aqui a folha.
Fica aqui a folha.
- Anexos
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[A extensão xlsx foi desativada e não pode ser exibida.]
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Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"
Assim, sim! 
A única diferença dos nossos cálculos é teres considerado a perda de produção ao longo dos anos e eu não. Considerei essa perda na folha anterior, desta vez meti só um coef de segurança e siga
Fizeste as contas para o Porto (372 kWh), eu fiz para Lisboa (403 kWh) e falhei por ~80€.
Para mim, tá óptimo (futurologia a 25 anos) e para o Alves 10 tb deve estar.

A única diferença dos nossos cálculos é teres considerado a perda de produção ao longo dos anos e eu não. Considerei essa perda na folha anterior, desta vez meti só um coef de segurança e siga

Fizeste as contas para o Porto (372 kWh), eu fiz para Lisboa (403 kWh) e falhei por ~80€.

Para mim, tá óptimo (futurologia a 25 anos) e para o Alves 10 tb deve estar.
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Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"
Sim, considerei uma perda de rendimento de 20% a 25 anos.
Tu tinhas falado que meteste 360Kwh , bem me parecia que algo estava diferente, não mal, mas diferente.
Mas explica lá na tua folha onde vais buscar os valores da coluna D e depois na coluna F multiplicas por 0.69 porquê? Eu gostava de perceber os teus cálculos.
Tu tinhas falado que meteste 360Kwh , bem me parecia que algo estava diferente, não mal, mas diferente.
Mas explica lá na tua folha onde vais buscar os valores da coluna D e depois na coluna F multiplicas por 0.69 porquê? Eu gostava de perceber os teus cálculos.
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Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"
Está optimo em ambos os casos
obrigado malta.
Isto é mais pelo gosto das energias renováveis e de "brincar" um pouco com a electrónica, claro que o ideal é ser rentável, mas temo que se fosse tudo contabilizado ao longo dos 25 anos não teria lucro. Não tenho muita esperança que os micro-inversores durem 25 anos (o pessoal que trabalha em electrónica e mais especificamente em fontes comutadas entende o que digo). Os hobbys tambem se tem de pagar.

Isto é mais pelo gosto das energias renováveis e de "brincar" um pouco com a electrónica, claro que o ideal é ser rentável, mas temo que se fosse tudo contabilizado ao longo dos 25 anos não teria lucro. Não tenho muita esperança que os micro-inversores durem 25 anos (o pessoal que trabalha em electrónica e mais especificamente em fontes comutadas entende o que digo). Os hobbys tambem se tem de pagar.

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Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"
Por acaso eu pus Porto, mas a diferença de Produção de Porto/Lisboa é muito pouca, 372 kwh para o Porto e 376kwh para Lisboa.
Ou seja, uma diferença de 4kwh num ano xD
Ou seja, uma diferença de 4kwh num ano xD
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Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"
A coluna D saquei de outra folha de calculo. Multiplico por 0.69 para dar cerca de 86% da potência do painel, entregue em AC, já com as perdas dos cabos, inversor, etc. Neste caso um conjunto de 250 Wp dar 216 W se calhar até é optimista.borllock Escreveu: Mas explica lá na tua folha onde vais buscar os valores da coluna D e depois na coluna F multiplicas por 0.69 porquê? Eu gostava de perceber os teus cálculos.
Se puseres o alvo no estádio do Glorioso, campeão nacional, o sol brilha com mais força, 407 kWh!!!borllock Escreveu:Por acaso eu pus Porto, mas a diferença de Produção de Porto/Lisboa é muito pouca, 372 kwh para o Porto e 376kwh para Lisboa.
Ou seja, uma diferença de 4kwh num ano xD



http://re.jrc.ec.europa.eu/pvgis/apps4/ ... map=europe
>>>>Temos de voltar ao tema das baterias, tenho que juntar solar à minha folha de cálculo. Queres dar uma mãozinha?
Alves10, tenho a certeza absoluta que um kit de 250 W, para o teu caso, se paga sem qualquer problema. Mesmo que tenhas de trocar de inversor a meio (250€ extra em 12,5 anos) compensa. 2000+€ em 25 anos.Alves10 Escreveu:Está optimo em ambos os casosobrigado malta.
Isto é mais pelo gosto das energias renováveis e de "brincar" um pouco com a electrónica, claro que o ideal é ser rentável, mas temo que se fosse tudo contabilizado ao longo dos 25 anos não teria lucro. Não tenho muita esperança que os micro-inversores durem 25 anos (o pessoal que trabalha em electrónica e mais especificamente em fontes comutadas entende o que digo). Os hobbys tambem se tem de pagar.
Se deixares 500€ no banco a ganhar juros durante 25 anos a 6,25% (LOL, quem dera!!!) terias o mesmo dinheiro...
Um kit de 500 W já requer electrónica para não desperdiçar energia para a rede...
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Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"
Realmente no estádio do campeão é outra coisa eheh
Mas tu queres carregar a bateria com os paineis apenas ou paineis e rede(noite)??
Se for apenas do paineis que deve ser o que compensa mais mais vale fazeres uma folha nova aproveitado uma ou outra célula.
Mas tu queres carregar a bateria com os paineis apenas ou paineis e rede(noite)??
Se for apenas do paineis que deve ser o que compensa mais mais vale fazeres uma folha nova aproveitado uma ou outra célula.
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Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"
Painéis + bateria já tenho (off-grid). Agora interessava ver solar + baterias + rede, como o ADM fez, mas com os consumos sazonais.borllock Escreveu:Mas tu queres carregar a bateria com os paineis apenas ou paineis e rede(noite)??
Se for apenas do paineis que deve ser o que compensa mais mais vale fazeres uma folha nova aproveitado uma ou outra célula.
Se consideramos uma situação +/- realista, os painéis produzem menos e gasta-se mais energia no inverno (10%~15%??)
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Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"
Pois é, e mesmo assim pouco se ganha pelas tuas contas.
É o que eu pensava metendo baterias ao barulho é complicado, enquanto não baixarem de preço não compensa meter.
É o que eu pensava metendo baterias ao barulho é complicado, enquanto não baixarem de preço não compensa meter.
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Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"
Deixo o link de uma 'calculadora' para analisar a vantagem de comprar (ou não) uma Powerwall
http://www.catalyticengineering.com/the ... /#more-605

http://www.catalyticengineering.com/the ... /#more-605
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- Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm
Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"
Segundo este australiano, uma forma económica de juntar a Powerwall a um sistema solar existente, prescindindo da possibilidade de as baterias funcionarem como back-up quando houver falha de energia da rede. Os comentários ao artigo também podem interessar, onde também são referidas as baterias da Enphase, que serão lançadas na austrália em 1.º lugar.
http://www.solarquotes.com.au/blog/the- ... ar-system/
http://www.solarquotes.com.au/blog/the- ... ar-system/
Cumprimentos,
Quintas2
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- Localização: Região norte
Re: Tesla Motors - Já não é só "veículos"
resumindo: atualmente o uso de uma powerwall destas é pura perda de tempo e dinheiro, o conceito é bom para os estates onde a rede eletrica não é fiavel, pelo menos a nossa rede apesar de muitas coisas más é uma das melhores do mundo e com segurança e fiabilidade onde não se justifica ter baterias só para backup.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E