Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por jmal »

vnamora Escreveu:bem então os meus cálculos nao estavam tao maus quanto isso , infelizmente!!
então também és da opinião que o valor pago pela microgeração não é actualizado em função da inflação, é aquele valor é pronto.
sinceramente sinto-me desiludido com estes resultados. cada vez mais acho que estes governantes só se preocupam com as grandes empresas, em lhes dar receitas.
claro, a maioria delas são deles. eles estão como medo que o pessoal vá ganhar dinheiro a produzir energia, não vá a edp perder 1 % de lucro, é melhor jogar na bolsa ao monopólio e perder dinheiro do que dar mais uns trocos para estes investimentos.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

vnamora
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda dez 17, 2007 5:20 pm

Mensagem por vnamora »

caro andré nunes, de facto faltam esses custos de manutenção e dos contadores, não os colocei só para ter uma ideia do rendimento do investimento. caso fosse atrativo aí sim iria ao pormenor .
bem vejamos o que isto vai dar. tive a falar com umas pessoas e disseram-me que estavam a prever ke por volta de 2015 o preço da energia estaria, mais ou menos, ao preço que a compramos á edp.
veremos..

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

ainda não responderam à minha pergunta, que manutenção é aquela que está na tabela e que se refere.
Cumps Inovadores

vnamora
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por vnamora »

refere-se á manutenção do sistema, por exemplo dar uma limpeza nos paineis pelos menos de 6 em 6 meses, verificar se todos os paineis estão a funcionar correctamente, se não houve nenhum curto-circuito que tenha rebentado com os fusiveis, se existem mensagens de erros no inversor, verificação das medições do contador, verificar os descarregadores de sobretensões, verificar ligações, isolamentos danificados. é claro que caso a pessoa queira pode fazer isto ela própria.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

vnamora Escreveu:refere-se á manutenção do sistema, por exemplo dar uma limpeza nos paineis pelos menos de 6 em 6 meses, verificar se todos os paineis estão a funcionar correctamente, se não houve nenhum curto-circuito que tenha rebentado com os fusiveis, se existem mensagens de erros no inversor, verificação das medições do contador, verificar os descarregadores de sobretensões, verificar ligações, isolamentos danificados. é claro que caso a pessoa queira pode fazer isto ela própria.
e isso custa 200 euros ?
Cumps Inovadores

vnamora
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por vnamora »

pois, para começar penso que seja um valor anual e depois se vires é mais ou menos esse preço que é praticado, por acaso tenho visto 250€ com 2 visitas anuais.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

vnamora Escreveu:pois, para começar penso que seja um valor anual e depois se vires é mais ou menos esse preço que é praticado, por acaso tenho visto 250€ com 2 visitas anuais.
ok, mas acho esse valor muito alto pra tão pouco, a não ser que isso já inclua pequenas avarias previstas.
Cumps Inovadores

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm

Mensagem por DJGH »

no meu entender, as visitas em manutenção preventiva não se justificam para este tipo de instalações, pelo menos as do tipo que sejam efectuadas por uma empresa em regime de contrato de manutenção.
todas as eventuais operações são mais de verificação visual do que mexer mesmo no equipamento, quando muito uma rega dos módulos para tirar o pó, e só no verão. que manutenção tem a v/ instalação de utilização de casa (exceptuando mudar lâmpadas fundidas)?
qualquer anomalia da instalação poderá ser resolvida em correctiva, e penso que nada de mais, nem de previsível, irá acontecer a esta instalação, porque estamos a falar de micro instalações sem grandes complexidades técnicas e construtivas.
DJGH

Andre Nunes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado mai 31, 2008 10:06 pm

Mensagem por Andre Nunes »

ups, tanta pergunta

a minha função era mais financeira que outra, mas aqui vai...

sei que nos casos dos modelos aqs é necessária uma manutenção anual, como o vnamora descreveu, assumi que no sistema fotovoltaico também é necessária essa "revisao" anual. o valor de 150 euros foi um pouco arbritario, depois actualizei em função da inflação, apenas isso. esse valor pode também incluir a historia de ter dois contadores, em vez de um.

em relação aos 0.65€ de compra, nao actualizei, porque sinceramente nao faço ideia, mas tenho ideia que o estado vai mante-los nos 5 anos, e os valores do 6º ao 10º ano também mantive o que já estava na folha de calculo do vnamora.

o que eu acho que poderá fazer uma grande diferença, é o facto do petroleo estar a subir muito, e por consequencia o carvão, logo o custo da energia será significativamente mais caro dentro de uns anos. aí o sistema vai compensar largamente, mas isso são apenas suposições.

abraços a todos

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm

Mensagem por DJGH »

"tendo-se verificado que o limite máximo ... foi atingido pelas 13:10 horas do dia 9 de junho de 2008, comunica-se que o processo de pré-registo de novas instalações foi suspenso, sendo reaberto em data a comunicar."

os registos das unidades de microprodução hoje só demoraram 1 hora e 10 minutos. parece que o webmaster aumentou a largura de banda
DJGH

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

que loucura!

espero que abram para mais ainda, mas vamos ver se são todas aprovadas!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

juputz
Membro
Membro
Registado: quinta mar 27, 2008 3:01 pm

Mensagem por juputz »

os registos das unidades de microprodução hoje só demoraram 1 hora e 10 minutos. parece que o webmaster aumentou a largura de banda

e verdade, já ao 12:09 h tinha o meu registo feito, finalmente - talvéz carregaram as baterias com energia solar

jürgen

Cali
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta jun 18, 2008 1:05 am

Mensagem por Cali »

boa noite a todos. é a primeira vez que participo neste forum, o qual descobri na sequencia de uma pesquisa no google sobre paineis fotovoltaicos. li todo este thread, e começo já por agradecer a todos os que contribuiram para o meu quase integral esclarecimento sobre o sistema de venda á rede. contudo, depois de tudo o que li, constatei que devia dar a minha opinião, pois ao longo das 10 páginas desta thread, não vi ninguem deduzir o óbvio. estão todos a pensar em fazer dinheiro á custa da edp, quando na realidade todo este esquema não passa de um forma de aliciamento subsidiado para que no prazo máximo de 10 anos os aderentes de hoje tenham recuperado o seu investimento e passem a ser autosuficientes em energia electrica. esse, é para mim, o objectivo unico de tudo isto. para mim é evidente que a edp não precisa de comprar energia 6 vezes mais cara do que a que vende, e que só o faz para estimular os indices de autosuficiencia energética limpa do país. portanto, na realidade, e considerando todos os restantes factores que não estão agora a ser considerados por quem alinha na microgeração hoje (entorpecidos que estão pela perspectiva de ter lucro com um negócio aparentemente absurdo), chegaremos á dura realidade: isto não vai dar dinheiro. vai apenas permitir, no longo prazo, não o gastar. ou seja, pelo menos durante 25 anos a conta de electricidade poderá tender para o zero, porque o cliente microgerador produzirá aquilo que consome, e se houver algum ganho extra (caso o consumo seja inferior ao que é produzido) este será consumido pelos custos de manutenção do sistema fotovoltaico.

portanto, cada sistema instalado apenas terá tarifa bonificada o tempo suficiente para que o mesmo fique pago. parece-me mais ou menos obvio que daqui por 5 anos as regras do jogo serão alteradas em função das circunstancias, mas apenas para favorecer as novas instalações, e não as que já estarão pagas por essa altura.

é obvio que o custo do kw vai subir, e provavelmente mais do que a inflação.
é obvio que os custos dos paineis e respectiva parafernália técnica de apoio vai descer á medida que a procura aumenta e a tecnologia evolui ! e se descer, já não será necessário a edp pagar a 0,65 para ajudar os clientes microgeradores a recuperarem o seu investimento. se calhar bastará pagar a 0,40€ ,ou 0,30€. mas, para quem pagou paineis ao preço de hoje , os 0.40€ já não terão grande interesse (até porque por essa altura já o kw irá a 0,20€), porque compraram 'caro'.

se pensarem nisto como um investimento de longo prazo com o objectivo de ter electricidade grátis, estarão a fazer o raciocinio correcto. mas se estão a pensar em ganhar dinheiro, e repito, num negocio aparentemente absurdo (mas qual é a logica de eu comprar por 6 aquilo que vendo por 1 ?) ... esqueçam.

ah ! mais um pormenor que ninguem contabilizou nos planos de amortização: é que isto tem implicito um beneficio fiscal no ano da instalação, que deve ser considerado nos calculos de amortização.

ps1 - julgo que existe uma unica forma evidente de conseguir fazer dinheiro mensalmente neste processo, mas isso necessita de um conjuntura particularmente feliz : se estiverem em processo de compra de casa por emprestimo bancário, e conseguirem nesse periodo a licença para a microgeração, podem tentar meter os 20.000€ no emprestimo da casa, por exemplo a 30 anos. neste caso, estarão a comprar uma casa autosuficiente em energia electrica a longo prazo, irão pagar cerca de 100 €/mês pelos 20.000€ a mais, e estarão a partir do primeiro mês a embolsar os expectaveis 250 - 300€/mês pagos pela edp, durante os primeiros 5 anos. pelo menos durante esse periodo esta engenharia financeira estará a contribuir activamente para aumentar o vosso rendimento disponivel em cerca de 150-200€ mensais. se passados 20 anos ainda valerá a pena, isso já não vem ao caso. afinal ... quem sabe o que será de nós daqui a 20 anos?

ps2 - ainda algo que não vi discutido em lado nenhum: é ou não possivel trocar de casa e levar o sistema de microgeração connosco? o contrato é vinculado ao local, ou ao titular do mesmo? é que esta coisa de fazer investimentos 'pró resto da vida', e ficar com isso 'agrilhoado' a 4 paredes e um telhado por décadas, é muito pouco interessante...

fiquem bem!

juputz
Membro
Membro

Mensagem por juputz »

caro cali,

não sei se percebi tudo o que voçe escreveu bem, mas aqui uns pensamentos meus em relação a sua contribuição:

>estão todos a pensar em fazer dinheiro á custa da edp

acha que é a edp que paga?

>esse, é para mim, o objectivo unico de tudo isto

já pensou em ajudar também um pouco em ralação ao ambiente, ajudar também um pouco na redução de co2 – dinheiro não é tudo, mas se nos podemos ajudar e ainda ganhar um pouco acho que não é mau negócio. também pode levar o dinheiro ao banco, se consegue boas condições talvéz até ganha mais, mas o espirito das energias alternativas e outra.

>para mim é evidente que a edp...... só o faz para estimular os indices de autosuficiencia energética limpa do país

acha mesmo que a edp pensa assim??? acho mais o contrário

>é que isto tem implicito um beneficio fiscal no ano da instalação

e aqui vamos mesmo ficar ricos, num investimento de +/- 22000 € podemos deduzir 700 e poucos € uma vez, que grande prenda

acho que num país onde democráticamente foi decidido não usar energia atómica (produzido no mesmo pais) que depois compra a mesma energia de fora, num país que tem os mais horas com sol da europa já ao menos metade dos telhados tinham que estar cheios de fotovoltaíca.

cumprimentos

jürgen

rui l castro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado mai 24, 2008 11:38 pm

Mensagem por rui l castro »

só mais umas achegas:

penso que a edp pretende várias coisas :

- começar a disseminar a produção de energia que está muito concentrada.
- promover o uso e o conhecimento técnico da tecnologia fotovoltaica.
- produzir energia fotovoltaica ( ainda que cara ) sem fazer investimento inicial, pois ele é feito pelos particulares.
- contribuir para a redução da produção de co2.

por outro lado acho que , para quem dispõe de dinheiro e não necessita de ir à banca, a rentabilidade é bastante interessante. actualmente uma aplicação de baixo risco na banca dará limpos à volta de 3,5 - 4 %ano. ora se o investimento for de +- 20.000€ teria um rendimento anual de 800€ na banca ( juro de 4%) o que dá à volta de 65€ por mês.
ora só ao fim de 15 anos é que a tarifa irá para o valor de mercado que andará pelos 0.18€.
isto dará um rendimento de cerca de 80 euros mês ( dependendo da região da instalação).
feitas as contas: 80€/mês dá +- 960€/ano o que dá á volta de 4.8% de juro anual de uma aplicação de 20.000€.

acho que não é mau pois ao 8º ano e em circunstancias normais, fica o investiment pago ( mesmo com juros de 8 anos ) do 8º ano ao 15º ano ganha-se dinheiro, que dá e sobra para pagar as poucas manutenções, e do 15º em diante tem-se um jurito de - 4%.

são contas de merceeiro, bem sei, mas ajudam a completar os óptimos estudos do juputz.
ah!, e atenção : todos estes rendimentos são isentos de irs.

abraços

rui

juputz
Membro
Membro

Mensagem por juputz »

ola rui,

obrigado pelos: mas ajudam a completar os óptimos estudos do juputz

mas uma coisa: voces todos mesmo acreditam num bom espirito de um monopolista:

>penso que a edp pretende várias coisas :

>- começar a disseminar a produção de energia que está muito concentrada.
>- promover o uso e o conhecimento técnico da tecnologia fotovoltaica.
>- produzir energia fotovoltaica ( ainda que cara ) sem fazer investimento inicial, pois ele é feito >pelos particulares.
>- contribuir para a redução da produção de co2.

isto tudo são obrigações da união europea e portugal mesmo só está fazer o mais mínimo que possível: o que são 10 mw por ano, claro é melhor do que nada, mas.....

e os interesses do monopolista são: dar um bom rendimento aos accionistas e não tem nada a ver com redução de co2

abraço

jürgen

rui l castro
Membro Dedicado
Membro Dedicado

olá jurgen,

eu não fui muito correcto na minha explicação.
é evidente que quando digo edp quero dizer estado. aliás era uma pergunta que eu queria fazer ao forum.:
quem financia este programa ?
o dec. lei é governamental e "obriga " a edp, uma empresa privada, a cumprir ? que tipo de ajudas, é que a edp tem, se é que as tem?

abraços
rui

srg
Membro
Membro
Registado: terça jan 15, 2008 4:06 pm

Mensagem por srg »

caros amigos,

estou de volta a este fórum não para debater o 3,68 kw mas sim os 150kw.

antes queria esclarecer este novo participante que de acordo com o artigo 20 do dl 363/2007 pode levar a instalação de mp para outro local mantendo o mesmo registo e o regime remuneratório que tinha então.
cali Escreveu:
ps2 - ainda algo que não vi discutido em lado nenhum: é ou não possivel trocar de casa e levar o sistema de microgeração connosco? o contrato é vinculado ao local, ou ao titular do mesmo? é que esta coisa de fazer investimentos 'pró resto da vida', e ficar com isso 'agrilhoado' a 4 paredes e um telhado por décadas, é muito pouco interessante...

fiquem bem!
passando agora para os 150kw (me parece mais aliciante que os 3,38), uma vês que a tarifa bonificada não nos leva a lado nenhum (aliás em portugal todos os que andam atrás dos subsídios não chaga a lado nenhum – ou seja só os amigos de certos é que …. veja-se o caso do registo da mg no srm que não está a ser muito feliz em termos de clareza.).

lanço aqui ao foram o debate aqui no fórum a micro geração para os 150 kw.
diz o dl n.º 363/2007 na sua apresentação que este decreto que prevê a entrega á rede pública de electricidade c/ o limite de 150kw.

1. de acordo c/ dl 363/2007 pode instalar 50% da potencia contratada c/ o distribuidor até ao máximo de 150kw, e dl 68/2002 dessa potência instalada 50% da energia produzida é para consumo próprio e 50% é para venda e que a instalação carece de licenciamento (projecto entregue na dgee).

2. diz no código do irc que uma instalação desta natureza tem uma amortização de 25% ao ano pelo que é paga em 4 anos (mais aliciante que os 10 anos da micro 3,68kw)

gostaria de lançar ao fórum as seguintes questões:

o dl 68/2002 ainda está em vigor ou foi revogado pelo dl 363/2007?
como será o seu licenciamento (registo no srm ou carece de projecto como dl 68/2002)?
em termos técnico de instalação como será e como se vai apura os 50% para consumo próprio e os 50% para venda?

lanço aqui algumas ideias para debate,
aguardo comentários,

Cali
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta jun 18, 2008 1:05 am

Mensagem por Cali »

juputz Escreveu:caro cali,

não sei se percebi tudo o que voçe escreveu bem, mas aqui uns pensamentos meus em relação a sua contribuição:

>estão todos a pensar em fazer dinheiro á custa da edp

acha que é a edp que paga?

>esse, é para mim, o objectivo unico de tudo isto

já pensou em ajudar também um pouco em ralação ao ambiente, ajudar também um pouco na redução de co2 – dinheiro não é tudo, mas se nos podemos ajudar e ainda ganhar um pouco acho que não é mau negócio. também pode levar o dinheiro ao banco, se consegue boas condições talvéz até ganha mais, mas o espirito das energias alternativas e outra.

>para mim é evidente que a edp...... só o faz para estimular os indices de autosuficiencia energética limpa do país

acha mesmo que a edp pensa assim??? acho mais o contrário

>é que isto tem implicito um beneficio fiscal no ano da instalação

e aqui vamos mesmo ficar ricos, num investimento de +/- 22000 € podemos deduzir 700 e poucos € uma vez, que grande prenda

acho que num país onde democráticamente foi decidido não usar energia atómica (produzido no mesmo pais) que depois compra a mesma energia de fora, num país que tem os mais horas com sol da europa já ao menos metade dos telhados tinham que estar cheios de fotovoltaíca.

cumprimentos

jürgen
caro juputz,

existem aqui alguns equivocos que carecem de ser esclarecidos:

é irrelevante neste caso se é a edp que paga ou não. a ideia que eu pretendi transmitir é a de que andam todos com a ideia de existe aqui uma janela de oportunidade para fazer um negócio sem risco, sem trabalho, e de lucro fácil e garantido. ora, como dizem os camones "there are no free lunchs', ou seja, pode parecer fácil e garantido, mas ... mais tarde vai-se constatar que há custos, e que por vezes poderão ser bem mais elevados do que supunhamos, porque não soubemos prever todos os cenários.

relativamente ás emissões de co2 e protecção de ambiente, isso é tudo muito giro, mas tenho sérias duvidas que seja isso que mobiliza o governo a criar programas deste tipo. de facto, se fossem principalmente motivos dessa ordem que movessem o governo, decerto que já teriamos tido outras oportunidades de fomentar a redução das emissões nocivas, com algumas medidas noutras areas que poderiam fazer toda a diferença. um bom exemplo é o caso da utilização do gpl nos automóveis. eu tenho um carro a gpl há 4 anos, e em breve passarei a ter 2. é sabido que o gpl é bem menos poluidor que a gasolina ou o diesel. como tal, os governos de muitos dos paises europeus civilizados têm incentivado a conversão para gpl, através de linhas de crédito bonificadas, deduções fiscais dos custos de instalação, prioridade no acesso ao centro das cidades, etc, e sem qualquer medida restritiva ou descriminatória sobre esse combustivel. porem, os nossos governos têm-se borrifado por completo no assunto. incentivos não há nenhuns, as instalações de gpl têm regras feitas há 20 anos (no tempo das botijas de gás na bagageira), com restrições técnicas absurdas, (como por exemplo o facto de o bocal de enchimento ter que ficar a mais de 'x' cms da porta e a mais de 'y' cms da traseira do carro, quando isso não tem qualquer relevância em termos de segurança, e se fosse levado a rigor, muitos dos carros mais pequenos não poderiam nunca ser convertidos), são sujeitas a inspecções que subiram de preço 4 vezes desde o ano passado, o selo anual continua a ser cobrado relativamente ao combustivel 'gasolina', ignorando a tarifa aplicável a 'outros combustiveis', e que seriam bem mais favorável, e ainda temos algumas medidas descriminatórias unicas no mundo, como o aberrante autocolante, e a proibição de estacionamento em parques subterraneos e silos de superficie. epá! isto é que é ter preocupação ambiental, heim?

quanto ao beneficio fiscal: não pretendi alertar ninguem para o facto de poder ficar rico com o beneficio fiscal. pretendi sim, introduzir mais algum rigor nas 'contabilidades' que fui lendo neste tópico. se o beneficio são 700€ (e acredito em si, porque não tenho dados em contrário) então esse 700€ devem ser abatidos ao custo da instalação reduzindo o break-even em 3 ou 4 meses.

e sim, termino voltando a referir o essencial: julgo muito provavel que o preço da electricidade suba nos proximos anos (até acima da inflação), e que os custos duma instalação fotovoltaica desçam consideravelmente. isso alterará sobremaneira todos os calculos que possamos fazer hoje sobre a rendibilidade futura, com a agravante de não termos dados fidedignos para podermos apurar os valores futuros destas duas variáveis. alem disso, é certo e sabido que os governantes mudam de ideias, e podem, se quiserem mudar as regras do jogo "a bem do interesse da nação" (vide caso dos certificados de aforro, por exemplo). por tudo isto, e mais um par de botas, tenho sérias duvidas que se venha a ter lucro efectivo em todo este processo. acredito sim, que o lucro será obtido indirectamente, por anulação das despesas de electricidade em casa (produzir x e vender a y á edp, e comprar-lhe esse mesmo x, ao mesmo preço y).

agradeço ao srg pelo esclarecimento prestado.

rui l castro
Membro Dedicado
Membro Dedicado

2. diz no código do irc que uma instalação desta natureza tem uma amortização de 25% ao ano pelo que é paga em 4 anos (mais aliciante que os 10 anos da micro 3,68kw)

está a faer uma grande confusão caro srg.
uma coisa é o tempo que um investimento leva a ser pago em determinadas circunstancias.

outra, bem diferente, tem a ver com uma amortização fiscal. neste caso o código de irc indica 4 anos. é uma questão puramente fiscal e que tem a ver com o cálculo do irc.
o que isto quer dizer é que pode entrar, anualmente, como custo para cálculo dos resultados da empresa sujeitos a imposto, 25% do custo total do investimento.

será que fui explícito ?

abraços
rui

Responder

Voltar para “Micro-Produção”