Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Local para debater assuntos relacionados com veículos à Hidrogénio.
Responder

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

batatinhas Escreveu: (...)
isto pode ser complicado de entender, mas assim comsigo so por a trabalhar as celulas só quando o motor trabalhar.
para mim este ponto, a forma como pretendes fazer com a corrente vinda do relé é muito importante. é um ponto que eu já defendi aqui no forum mas noutro assunto.
sobre a produção do hidrógénio, meio litro por minuto não será um pouco modesto? eu não estou a criticar, é apenas uma observação, até porque eu ainda não me pus com nada disso em boa parte por falta de tempo, há outras em primeiro lugar... é que pelos videos que já vi no you-tube, penso que se pode conseguir mais...

aduir
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo set 07, 2008 1:46 pm

Mensagem por aduir »

bom dia a todos, eu fiquei afastado do forum por algum tempo por
motivo de saúde(sou transplantado renal) em questão do hho eu
fiz os ultimos testes e verifiquei que em rotações baixa do motor
não se tem resultado algum.
funciona o motor por 1 minuto e desligo em seguida retirei a sonda lambda e ela está com sinal visivel de água,portanto chega até mesmo ter um consumo maior de gasolina por esse motivo,em outros testes em rodovias e com motor em alta rotação se tem resultados positivos com economia de combustivel .
antes - 12,5 kl/l
depois (com hho) 16,25 kl/l
pois quando o hho entra em alta velocidade na câmara de combustão não se dá tempo para que este gas volta a ser agua
novamente (isso é o que eu pude perceber) se alguem tiver uma
uma idéia diferente eu aceito e podemos aprender mais com isso.

em questão da água ,em poucos dias fica muito escura e com muita sujeira no fundo do reservatorio e não consegui resolver este problema ,usei todas as formas que se pode imaginar.
e assim o rendimento da célula cai muito e começa aquecer mesmo
com o controlador .
por este motivo estou finalizando este projeto,e vou partir para ev.

batatinhas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta jun 14, 2006 6:22 am

Mensagem por batatinhas »

eu sei que é pouco com as 2 celulas a trabalhar em paralelo, mas assim não tenho muito aquecimento nos frascos de vidro, que é essencial para não partir,e cada um fica a 3 euros, com +/- 5 euros de tubo inox.
e como neste momento quero exprimentar e não ivestir muito $.
eu mais tarde quero montar um em pvc com chapa inox 316l, embora cada chapa 1m por 1.5m fica em 250 euros, vai ter uma chapa no meio com -, mais 5 isoladas entre elas para os lados e nas pontas com chapas ligadas aõ +.

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

penso que tudo isso fica um pouco dispendioso de mais. é por essas e por outras que o que tenho em mente não passa pela chapa de inox, nem tubos, mas sim pelo arame de inox entrançado, mais ou menos como a foto mque está aqui:
Imagem

e aqui pode ver-se uma primeira experiencia muito leviana que fiz sobre isso:
viewtopic.php?f=63&t=7444&st=0&sk=t&sd=a&start=60

penso que esta opção se torna menos dispendiosa com diferença considerável, e mais facil de no futuro executar novos eletrodos (entrançado de arame) quando este se desgastar.
sobre frascos, estou a pensar em utilizar os do café...

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

tenho dedicado boa quantidade do tempo que passo na net (umas boas horas...) a ver videos sobre diversas formas de fazer geradores para produzir hho. hoje surgiu-me uma curiosidade/duvida sobre os eletrodos que se mergulham na água a qual eu ainda não consegui perceber o porque.
dado não estar muito dentro da lingua dos ditos videos, alguém me sabe explicar a razão da existencia de uma chapa neutra entre duas chapas com correntes opostas???
como por exemplo este video aqui...

http://br.youtube.com/watch?v=o-c3hcjq7hm

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am

Mensagem por klinzter »

pelo que percebi, cada placa é um polo...

penso que não seja conveniente em deixar placas intercalares entre os polos... pelo que irá dificultar a passagens dos electrões.
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

iões. o que circula no electrólito não são electrões mas iões h3o+ e oh-. a propósito, a quantidade de gás produzida no vídeo é ridícula.

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

sobre a quantidade de hidrogénio produzida eu por agora não me pronuncio!...
as pesquisas que por agora tenho andado a fazer vão mais no sentido comparativo entre os diversos produtores. entre essas comparações vai um pouco de tudo:

forma fisica do produtor;
tamanho;
possivel arrumação no compartimento do motor;
materiais empregues e seus custos;
praticidade na execução do produtor (para manutenção futura se for o caso);
componentes a utilizar e comparação com o que existe no comércio;
estudar forma de colocação prática no carro para poder retirar quando for à ipo; etc...
também um pouco a quantidade de hidrogénio produzida...

só que as duvidas vão surgindo, e era minha intenção esclarece-las à medida que aparecem...
depois de uma pequena ausência de atividade aqui no forum, regressei, e espero daqui a uns dias voltar a poder contar com a colaboração do klintzer para colocar aquilo que modestamente for fazendo, com melhor apresentação, com resultados mais concretos, e com mais tempo de video. o telemóvel até o permite, eu é que desconhecia...
um abraço.

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am

Mensagem por klinzter »

orbis Escreveu:iões. o que circula no electrólito não são electrões mas iões h3o+ e oh-. a propósito, a quantidade de gás produzida no vídeo é ridícula.

claro, mas estava a falar numa linguagem de português "corrente"

o gás é causado pela agitação entre as partículas, claro com a ajuda da soda caustica.

agora sem a presença da soda caustica, o que irá acontecer é criação de pólos (tipo uma bateria) .

em questão de bateria, é possível armazenar energia pela presença de um ácido...

abraços
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

a soda cáustica destina-se apenas a aumentar a percentagem de iões livres através da criação de iões hidróxido e dos h3o+ correspondentes, melhorando a conductividade eléctrica da água.

iões são iões. electrões são electrões. não tem nada a ver com português corrente ou erudito mas com conceitos científicos errados ou correctos.

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

isto por aqui anda confuso...
estava a pensar efetuar as próximas experiências num frasco de café dos maiores, só que para medir valores,... quantidade de litros... tenho de fazer umas aplicações na tampa para poder fechar o frasco. gastar tempo e dinheiro com algumas dessas aplicações, para correr o risco de não servirem naquilo que depois fizer de verdade, se fizer...(...). talvez fosse preferivel fazer isso em algo mais para futuro, que acham??? é que a tampa do frasco também não é muito resistente, como tal eu estava a pensar utilizar um filtro de água, que para além de se poder ver de fora o que se passa lá dentro, já traz uma entrada e uma saída que eu apenas teria de reduzir para tubagens mais pequenas. bastava só fazer os furos para passagem da corrente...
se houver ideias mais económicas e práticas, apresentem-nas. eu agradecia... é que no meu cérebro tem andado só a forma fisica dos eletrodos e os materiais que neles pretendo utilizar para efetuar testes, além de outras coisas do dia a dia...

batatinhas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

eu no meu frasco com tampa metalica isolei por cima e por baixo, com vidro acrilico de 4 m/m de espessura.no sitio dos electrodos, utilizei parafuzos de aço inox de 6m/m, no sitio da tampa metalica abri a 8 m/m para a tampa não tocar nos parafuzos, no acrilico furado a 6 m/m.
apoveitei uniaõ do lado maçho de 8m/m de gasoleo e abri rosca no conjunto todo da tampa.
tendo isolado entre a tampa e os acrilicos com sikaflex para vedar bem.
eu escolhi a tampa metalica por ser mais resistente.

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

sempre se disse neste forum que a partilha de informação, de conhecimento e de ideias dão os seus frutos...
essa do acrílico do jeito que descreves-te, segundo minha opinião está bem idealizada. ressalva-me apenas uma duvida: dos videos que tenho visto no you-tube, é descrito por lá que a água chega a atinjir cerca de 90 graus de temperatura. o vidro não corre o risco de estalar? nas experiencias que já fizes-te notas temperaturas próximas desses valores quando tocas no frasco?
eu estou a preparar a minha segunda experiência, em breve coloco aqui fotos...
um abraço...

batatinhas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

pois quem comtro-la a temperatura é a soda caustica e a quantidade de material em aço, ou a area de expoxição a mistura.
no meu caso comprei no jumbo a marca "the four seasons", que tem 20 cm de altura, 8 de diametro de tampa, e o exterior não sei de cor que neste momento não tenho comigo, e o proprio vidro é grosso e preparado para fazer pasteurarização a + de 100º.
os frascos são +/- parecidos aos do water car.
no meu tive á trabalhar 3 a 4 horas seguidas sempre com o motor a trabalhar, para não descarregar a bateria e pouco passou da temperatura do meu corpo, por isso é que digo que pode fazer pouco cada celula em termos de volume (1/4l em 1 minuto com 15 amp.).
agora mandei vir 14 chapas de inox 5cm por 20cm, para caber dentro do diametro da tampa, para fazer isto{- l l l l l ++ l l l l l - }, entre o - e o + leva aquelas 5 chapas isoladas entre si e entre chapa - e o chapa isolada tambem esta isolada e o mesmo se passa para as 2 + que estão unidas entre si. existem 2, 1 para cada lado para a não diminuir a produção da mistura.{e agora o mais importante nesta configuração é que não sei se a pocisão dos electrodos e esta ou o inverso, logo verei.}
açho que esta configuração ira produzir mais gas em relação a de 2 electrodos sos, porque a capacidade é dividida entre as placas neutras e ão mesto pempo baixa a temperatura e por sua vex pode-se aumentar a mistura de soda para produzir mais com menos temperatura.
desculpem lá o artigo ser grande mas è a minha expreencia ão longo de 7 a 8 meses.

pampilho
Membro
Membro
Registado: segunda set 29, 2008 6:48 pm

Mensagem por pampilho »

a ideia é a produçao de hidrogenio ser consoante a aceleraçao,nao se justifica ao relenti estar a produzir uma grande quantidade,ate porque ao relenti o alternador fornece menos potencia... suponhamos que consigo uma grande produçao, ao relenti pode ser hidrogenio a mais e danificar o motor.

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

pampilho Escreveu:a ideia é a produçao de hidrogenio ser consoante a aceleraçao,nao se justifica ao relenti estar a produzir uma grande quantidade,ate porque ao relenti o alternador fornece menos potencia... suponhamos que consigo uma grande produçao, ao relenti pode ser hidrogenio a mais e danificar o motor.
se tal for possivel, o ideal seria restrinjir por completo a gasolina ao relanti, razão pela qual já anteriormente neste tópico mencionei a possibilidade de adquirir um carro a gasolina, mas mecânica a carburador...

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
estas são apenas as fotos da minha próxima experiência, e do início de uma longa batalha daquilo que pretendo fazer e levar a cabo mais a sério. outros eletrodos de outros materiais e de formas diferentes serão testados e comparados os resultados. este será o primeiro, executado em chapa de aluminio e de inox. no interior, uma chapa de inox com 1,5 mm de expessura, com 60 mm de largura e 110 de comprimento será ligada à corrente positiva. no exterior duas de aluminio com as mesmas dimensões serão ligadas à corrente negativa, que entrará pelo lado oposto em relação à entrada da corrente positiva. cerca de 7 milimetros separa cada uma delas com duas anilhas de borracha dos vedantes das torneiras. posteriormente irei retirar um vedante, aproximando desta forma as chapas. o resultado depois se verá...
o furo da chapa do meio é mais largo e os parafusos foram isolados por forma a não haver contacto direto entre as chapas da corrente negativa e a da corrente positiva. os resultados logo que existam serão aqui colocados.
um abraço...

batatinhas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

o que mais podes fazer é mete-res um micro-interruptor no acelerador com varias posições, comforme existe nos pesados no pedal de travão,quando se trava x m/m vai actuando as varias fases de retardamento na caixa de velocidades automatica ou no travão electrico.
aqui podes fazer ão carregar no acelerador ir ligando as celulas, só que vais ter um atraso aõ fazer o gas que não se justifica o trabalho todo, e que me lembre de ter lido ou visto, nunca vi comentario sobre estragar o motor com hho.
ou então mais facil quando estiver ao ralenti desligas as celulas,ou deixas ficar so uma a trabalhar para teres sempre algum gas.
1º porque não fazes hho suficiente,[tomara eu que fizes-ses so para trabalhar a hho].
2ª depois terias de atrasar a ignição para depois do pms para rentablizar o hho.
açho que massame um brasileiro já conseguiu, procura por "colector pronto" no youtube.

batatinhas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

sobre a celula do flamingo, como tens uma grande area de superficie.
1º deves só por agua destilada e ligar a bateria e ver se aquece e tenta-res medir a corrente com um amperimetro se não tiveres usas fuziveis de varios calibres.
depois metes pouca soda e voltas a medir e tentas medir quanto faz em termos de volume, e vais por tentativa e erro.
vou ver se consigo tirar fotos aos meus projectos, boa sorte.

batatinhas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

"sobre a celula do flamingo, como tens uma grande area de superficie."
peço desculpa por ter visto mal as medidas, mas para todos efeitos deve-se aplicar aquilo que eu escrevi.

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

batatinhas Escreveu:...ou então mais facil quando estiver ao ralenti desligas as celulas,ou deixas ficar so uma a trabalhar para teres sempre algum gas...
mas não ha-de ser dificil arranjar, ou fazer,... um comando que ligado ao acelarador de mais ou menos potencia às células, digo eu...

Responder

Voltar para “Veículos Hidrogénio”