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Re: Comprei a Vectrix!
Enviado: sábado out 04, 2008 11:25 pm
por jmap
rufus Escreveu:viva!
tenho aqui duas dúvidas que me esqueci de perguntar ao vendedor...será que alguém me sabe responder...?
quanto custa só a bateria caso seja necessário substituir?
caso haja algum problema quando a garantia acabar, se tiver algum problema, quem me "acode"?
cumprimentos...
boas
parece-me que a vectrix em portugal tem uma boa postura. a minha tem um problemazito, um aviso que dispara o aviso de sobreaquecimento quando apanha frio, um problema singular que ninguém mais reporta que no entanto não tem influência no desempenho. no stand não foram capazes de identificar a causa. segundo me foi dito, para a semana, a masac vem lá do norte de propósito para resolver o meu problema. atitude mais séria que isto não podemos pedir. nos estados unidos, a postura da vectrix tem criado muito boa imagem da marca. fazem milhares de kilometros para aplicarem upgrades, fazerem verificações, etc, aos seus clientes. as pessoas estão muito bem impressionadas... infelizmente há excepções e na austrália tem havido algumas queixas... enfim como sou frequentador de outros fóruns da vectrix acabo por estar mais ou menos por dentro do que vai acontecendo.
respondendo às tuas questões:
- as baterias têm 5 anos de garantia (pelo menos as minhas têm) e têm uma esperança de vida de 80000km mas há relatos de baterias deste tipo a funcionarem há mais de 300.000km com percas inferiores a 20% (o que eu acho muito bom). eu só trocarei as minhas se realmente começarem a ter um desempenho muito pior. o preço das baterias ronda actualmente o 1/3 do preço da mota. porém daqui a 5 anos estarão vulgarizadas senão descontinuadas e o preço será outro decerto. também ouvi dizer que esta tecnologia tem os direitos cientificos à beira de expirar, o que deverá baixar de imediato o seu preço. penso que o jmal poderá ser mais conciso nestas questões...
- quem te acode será sempre numa primeira instância o concessionário ou a masac caso eles não consigam. a postura e atendimento destes tem sido ***** comigo.
Re: Comprei a Vectrix!
Enviado: sábado out 04, 2008 11:47 pm
por jmap
rufus Escreveu:(...)
a mota que testei também não tava com a carga máxima, já só tinha 4 traços e indicava uma estimativa de 15km até ao fim das mesmas, portanto, suponho que com a carga máxima ela se comporta-se melhor. e não fiz grande viagem com ela, andei mais ou menos 5km e chegou aos 100km/h...(...)
boas. hoje fiz um teste de esforço com ela...
tinha a carga um bocado já em baixo (6 traços) e já se notava que não tinha o impeto que costuma ter quando está contente com os tracinhos lá no cimo...
ora bem, experimentei uma subida que com o carro só consigo em segunda e mesmo assim em esforço e a estimar o consumo de 30l/100km. esta subida é realmente tramada e é do pior que há por estes lados. com a vectrix de carga um pouco abaixo do meio, pedi-lhe o máximo e só conseguiu dar 45-50km/h. suspeito que com carga total, conseguisse 70-80km/h mas é apenas uma suposição intuída... mas não é tudo, a menina queixou-se do esforço e acendeu a luz da bateria. calculo que a voltagem tenha descido abaixo do valor que ela recomenda recarga. assim que o terreno endireitou um pouco, o aviso apagou-se e ela voltou à normalidade. enfim foi um teste de esforço para ver os limites dela, afinal é só uma máquina...
quanto ao test-drive do rufus, tive o cuidado de ver hoje que quando ela tem 4 traços a voltagem está a 120v, se fosse litio estaria no máximo (porque são mais constantes) mas estas vão atenuando um pouco a voltagem com a descarga. nem é preciso dizer que ela com 120v não tem a "pica" que tem com 145v (carregada), embora dê conta do recado...
Re: Comprei a Vectrix!
Enviado: domingo out 05, 2008 12:13 am
por jmal
penso que as baterias serão um pouco diferente dos combustíveis, quando mais ve existirem mais baratas ficaram as baterias, basta comparar com os telemóveis, quando sairam os primeiros com baterias de lítio, eram novidade e também muito caros, agora o caro será arranjar baterias para telefones antigos.
se a vectrix tivesse baterias de lítio e com uma tensão nominal de 125.4 volts, a tensão máxima quando carregada seria 136.8 volts e descarregada seria 114 ou seja 22.8 volts de intervalo, com nimh que é as que tem, o intervalo vai de 145v - 110 v e portanto uma variação de 35 volts, logo aqui existe uma grande diferença, mas não a mais importante, o comportamento da queda de tensão das nimh é linear dos 145v até aos 110v, enquanto nas de lítio a queda dos 136.8 para os 125.4 é muito rápida e em apenas alguns quilómetros, depois mantêm-se constante até praticamente descarregada.
uma scooter que experimentei com baterias de lítio, tem 4 leds de nível de bateria, andaram sempre os 4 acessos, quando o 4º apagou, não consegui fazer mais de 2.5 km, e nesses 2.5 km os outros 3 acabaram por apagar. já devem estar a adivinhar o problema que será com ve's com bateria de lítio, os níveis de carga serão um pouco complicados de verificar.
Re: Comprei a Vectrix!
Enviado: domingo out 05, 2008 1:27 am
por jmap
jmal Escreveu:penso que as baterias serão um pouco diferente dos combustíveis, quando mais ve existirem mais baratas ficaram as baterias, basta comparar com os telemóveis, quando sairam os primeiros com baterias de lítio, eram novidade e também muito caros, agora o caro será arranjar baterias para telefones antigos.
se a vectrix tivesse baterias de lítio e com uma tensão nominal de 125.4 volts, a tensão máxima quando carregada seria 136.8 volts e descarregada seria 114 ou seja 22.8 volts de intervalo, com nimh que é as que tem, o intervalo vai de 145v - 110 v e portanto uma variação de 35 volts, logo aqui existe uma grande diferença, mas não a mais importante, o comportamento da queda de tensão das nimh é linear dos 145v até aos 110v, enquanto nas de lítio a queda dos 136.8 para os 125.4 é muito rápida e em apenas alguns quilómetros, depois mantêm-se constante até praticamente descarregada.
uma scooter que experimentei com baterias de lítio, tem 4 leds de nível de bateria, andaram sempre os 4 acessos, quando o 4º apagou, não consegui fazer mais de 2.5 km, e nesses 2.5 km os outros 3 acabaram por apagar. já devem estar a adivinhar o problema que será com ve's com bateria de lítio, os níveis de carga serão um pouco complicados de verificar.
não sei se sabes mas ela quando está em carga vai dizendo com quantos volts está. acaba por ser interessante para quem liga a estas coisas... mostra também a voltagem que lhe está a aplicar e a amperagem. o programa vai variando conforme a carga/tempo...
Re: Comprei a Vectrix!
Enviado: domingo out 05, 2008 9:49 am
por Nunio
jmal Escreveu:uma scooter que experimentei com baterias de lítio, tem 4 leds de nível de bateria, andaram sempre os 4 acessos, quando o 4º apagou, não consegui fazer mais de 2.5 km, e nesses 2.5 km os outros 3 acabaram por apagar. já devem estar a adivinhar o problema que será com ve's com bateria de lítio, os níveis de carga serão um pouco complicados de verificar.
jmal.
então e o indicador de carga dos telemóveis, computadores, etc.
parece-me que são mais ou menos de fiar.
qual será a diferença?
será que não dá para usar o "truque" do nível de carga dos telemóveis, no caso dos ves com baterias de lítio?
bons comentários e bons kms.
nunio
Re: Comprei a Vectrix!
Enviado: domingo out 05, 2008 2:09 pm
por jmap
nunio Escreveu:jmal Escreveu:uma scooter que experimentei com baterias de lítio, tem 4 leds de nível de bateria, andaram sempre os 4 acessos, quando o 4º apagou, não consegui fazer mais de 2.5 km, e nesses 2.5 km os outros 3 acabaram por apagar. já devem estar a adivinhar o problema que será com ve's com bateria de lítio, os níveis de carga serão um pouco complicados de verificar.
jmal.
então e o indicador de carga dos telemóveis, computadores, etc.
parece-me que são mais ou menos de fiar.
qual será a diferença?
será que não dá para usar o "truque" do nível de carga dos telemóveis, no caso dos ves com baterias de lítio?
bons comentários e bons kms.
nunio
se calhar é melhor não usar um medidor baseado na voltagem, mas deve ser complicado...
Re: Comprei a Vectrix!
Enviado: domingo out 05, 2008 5:47 pm
por jmal
nunio Escreveu:jmal Escreveu:uma scooter que experimentei com baterias de lítio, tem 4 leds de nível de bateria, andaram sempre os 4 acessos, quando o 4º apagou, não consegui fazer mais de 2.5 km, e nesses 2.5 km os outros 3 acabaram por apagar. já devem estar a adivinhar o problema que será com ve's com bateria de lítio, os níveis de carga serão um pouco complicados de verificar.
jmal.
então e o indicador de carga dos telemóveis, computadores, etc.
parece-me que são mais ou menos de fiar.
qual será a diferença?
será que não dá para usar o "truque" do nível de carga dos telemóveis, no caso dos ves com baterias de lítio?
bons comentários e bons kms.
nunio
tens razão, mas a tecnologia de baterias que se utiliza nos telemóveis não é a mesma que estamos a falar, ou seja as baterias dos telemóveis são lipo, e as dos portáteis algumas são lipo e outras são lico, a tecnologia mais fiável para os ve são as lifepo4, as chamadas baterias de ferro, estas têm um comportamento diferente no caso da tensão.
Re: Comprei a Vectrix!
Enviado: domingo out 05, 2008 6:05 pm
por rocker_pt
lipo, lico, lifo...
....as coisas que este homem sabe!
Re: Comprei a Vectrix!
Enviado: domingo out 05, 2008 6:12 pm
por jmal
rocker_pt Escreveu:lipo, lico, lifo...
....as coisas que este homem sabe!
desculpa mas é life, ehehehehhe.
Re: Comprei a Vectrix!
Enviado: terça out 07, 2008 10:43 am
por jmap
jmal Escreveu:rocker_pt Escreveu:lipo, lico, lifo...
....as coisas que este homem sabe!
desculpa mas é life, ehehehehhe.
tenho uma num nokia com 4 anos e parece nova... costumo nunca a deixar descarregar totalmente e parece que está para durar!
Re: Comprei a Vectrix!
Enviado: terça out 07, 2008 10:46 am
por jmal
jmap Escreveu:jmal Escreveu:rocker_pt Escreveu:lipo, lico, lifo...
....as coisas que este homem sabe!
desculpa mas é life, ehehehehhe.
tenho uma num nokia com 4 anos e parece nova... costumo nunca a deixar descarregar totalmente e parece que está para durar!
se for de litio mesmo que tentes descarrega-la totalmente não consegues, as baterias de litio dos telemóveis têm um bms incorporado na bateria que desliga a corrente assim que a tensão minima seja atingida, essa tensão situa-se nos 3.3-3.0 volts neste tipo de células.
Re: Comprei a Vectrix!
Enviado: terça out 07, 2008 4:09 pm
por Filho da Natureza
jmap Escreveu:jmal Escreveu:rocker_pt Escreveu:lipo, lico, lifo...
....as coisas que este homem sabe!
desculpa mas é life, ehehehehhe.
tenho uma num nokia com 4 anos e parece nova... costumo nunca a deixar descarregar totalmente e parece que está para durar!
nos telemóveis não convém deixar ir até ao fim a carga ?
Re: Comprei a Vectrix!
Enviado: terça out 07, 2008 4:27 pm
por jmal
filho da natureza Escreveu:jmap Escreveu:jmal Escreveu:
desculpa mas é life, ehehehehhe.
tenho uma num nokia com 4 anos e parece nova... costumo nunca a deixar descarregar totalmente e parece que está para durar!
nos telemóveis não convém deixar ir até ao fim a carga ?
já tinha feito um comentário sobre isso, os telemóveis gerem a carga da bateria, quando ela estiver num nível critico aparece o famoso aviso e desligam. portanto deixar ou não até ao final da carga não tem qualquer efeito, quando o telefone desliga por falta de carga ainda existem no mínimo 10 % de carga na bateria.
Re: Comprei a Vectrix!
Enviado: terça out 07, 2008 4:39 pm
por jmap
filho da natureza Escreveu:
nos telemóveis não convém deixar ir até ao fim a carga ?
não. elas têm a tal protecção que o jmal fala mas segundo julgo saber, quanto menos descarregarem, melhor. dá uma olhada nos tipos de baterias:
http://pt.wikipedia.org/wiki/bateria_(qu%c3%admica)
ps: estamos off-topic. paremos por aqui...
Re: Comprei a Vectrix!
Enviado: quarta out 08, 2008 12:10 pm
por ZEV
para o frio, podes sempre comprar um "cobre-pernas", q é acessório normal por essa europa fora - tipo uma manta q se prende na frente da moto e q cria um espaço 'isolado' no centro da moto.
a tucano urbano deve ter um modelo para a vectrix...
Re: Comprei a Vectrix!
Enviado: domingo out 12, 2008 4:08 pm
por jmap
jmal Escreveu:já tinha feito um comentário sobre isso, os telemóveis gerem a carga da bateria, quando ela estiver num nível critico aparece o famoso aviso e desligam. portanto deixar ou não até ao final da carga não tem qualquer efeito, quando o telefone desliga por falta de carga ainda existem no mínimo 10 % de carga na bateria.
perdõem o off-topic mas penso ser util...
agora percebo porque o colocando o código *3370#, após o telemóvel se ter desligado com falta de bateria permite utilizar uma carga de emergência. dizem que pode dar mais 50% da carga normal (mas duvido).
Re: Comprei a Vectrix!
Enviado: domingo out 12, 2008 7:26 pm
por jmal
jmap Escreveu:jmal Escreveu:já tinha feito um comentário sobre isso, os telemóveis gerem a carga da bateria, quando ela estiver num nível critico aparece o famoso aviso e desligam. portanto deixar ou não até ao final da carga não tem qualquer efeito, quando o telefone desliga por falta de carga ainda existem no mínimo 10 % de carga na bateria.
perdõem o off-topic mas penso ser util...
agora percebo porque o colocando o código *3370#, após o telemóvel se ter desligado com falta de bateria permite utilizar uma carga de emergência. dizem que pode dar mais 50% da carga normal (mas duvido).
também duvido.
Re: Comprei a Vectrix!
Enviado: quarta out 15, 2008 5:00 pm
por Filho da Natureza
mas esse código funciona mesmo ?
Re: Comprei a Vectrix!
Enviado: quarta out 15, 2008 5:03 pm
por jmap
filho da natureza Escreveu:mas esse código funciona mesmo ?
experimenta...
Re: Comprei a Vectrix!
Enviado: quinta out 16, 2008 2:24 pm
por RuFuS
digam-me uma coisa...qt custa o seguro para a vectrix? eu sei que no 1º ano oferecem o seguro cá em pt...ainda assim queria saber qt pedem de seguro...
cumps