FORD PROBE'94

Responder

mix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por mix »

civic Escreveu:será que as baterias e o motor electrico são mais pesados do que todo o sistema antigo? era curioso saber os pesos debaixo do capot do antes e do depois.
essas contas já estão feitas basta andar uma pagina para traz!

[[]]
pmcbf_ev Escreveu:boas,
ainda não me foi possivel pesar os componentes que foram retirados do carro, mas não é muito dificil de fazer um calculo com base nos pesos conhecidos.

o peso inicial do carro era de aproximadamente 1.600kg.

no eixo da frente retiramos :
motor: cerca de 200kg
radiador e acessorios: cerca de 75kg
ar condicionado: 30kg
diversos:20kg
total retirado sobre este eixo: 325kg

no eixo de trás :
deposito combustivel: 20kg
sistema escape: 20kg
total retirado : 40kg

no eixo traseiro não será adicionado qualquer sistema, portanto não temos qualquer peso a adicionar. na frente adicionamos :
motor: 65kg
baterias: 145kg
carregador / controlador: 20kg
suportes motor / baterias : 15kg
total adicionado 245kg

em resumo tiramos 365kg e adicionamos 245kg, uma diferença de -120kg, menos 80 no eixo da frente e menos 40 atrás.

cumps
pedro
13000km a electrões
Sócio nº 60

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

muito bom, só o motor eléctrico com escovas é que estraga o conjunto

miniUMM
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta jun 24, 2009 7:04 am

Mensagem por miniUMM »

tozerrvm Escreveu:aqui perto tenho quem te faça isso , perto de almada.
já agora uma dica, mantem a embraiagem e usa um controlador com travagem regenerativa.
podes divulgar os contactos ?

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado set 20, 2008 10:47 pm

Mensagem por PMCBF_EV »

miniumm Escreveu:
já agora uma dica, mantem a embraiagem e usa um controlador com travagem regenerativa.
eu infelizmente já não tenho esses contactos, o toze deve ter, de qualquer forma digo-te que não resolveram o meu problema.
a unica forma que tinham para fazer a placa era em ferro o que adiciona peso desnecessario ao carro.

miniUMM
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta jun 24, 2009 7:04 am

Mensagem por miniUMM »

pmcbf_ev Escreveu:
miniumm Escreveu:
eu infelizmente já não tenho esses contactos, o toze deve ter, de qualquer forma digo-te que não resolveram o meu problema.
a unica forma que tinham para fazer a placa era em ferro o que adiciona peso desnecessario ao carro.

estou a ver que o melhor que eu encontrei foi aqui :
http://www.electroauto.com/catalog/adaptors.shtml

pmcbf_ev como vai o projecto ?

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por PMCBF_EV »

boas,
o projecto segue, não ao ritmo que desejo mas como vai sendo possivel.
são ligações que nunca mais acabam, mais de 1.500, entre bms, resistencias de dissipação, fichas, terminais...
mas está quase, só faltam as fichas dos cabos de sinal que vão para cada bateria, para semana começo a montagem final.
nas fotos dá para ter uma pequena ideia do trabalho. dentro de cada caixa bms existem 2 fios de lvp + 2 fios de ovp + 2 fios de sinal da bateria + 2 fios para a resistencia de dissipação, isto x18 em cada caixa.

uma das fotos é da montagem em teste, utilizei uma fonte de alimentação regulavel tanto em tensão com corrente.
limitando a corrente a 0,5a e variando a tensão entre 0 e o limite por corte dos 0,5a fazemos um ensaio perfeito.
temos um led vermelho que actua o lvp que desliga em todas as celulas para tensões abaixo dos 2,92/2,97v (consoante a bateria) e um led verde (ovp) que liga quando a tensão atinge 3,88/3,99v. depois deste ensaio contactei a belktronix pois o valor de ovp parecia-me muito alto, o problema foi resolvido com um potenciometro que colocado no circuito de ovp regula a tensão de corte (na realidade o que limita é a corrente de corte).

com tantos fios e tanta ligação é incrivel que das 45 celulas apenas uma deu problemas, todas as outras funcionaram sem problemas. a 38º foi o patinho feio, como sempre, o problema era bem simples, na placa electronica que tinha a soldadura de uma resistencia a fazer contacto com outra linha, mas foram precisas mais de 8 horas para dar com ele.

tenho feito alguns ensaios de montagem de todos os componentes no carro e estou porque pareçe que tudo encaixa na perfeição, mas talvez seja melhor nao deitar foguetes ...

vou tentar colocar mensagens aqui com mais frequencia.
Anexos
BMS_Teste_2.jpg
BMS_Teste_2.jpg (149.6 KiB) Visto 5997 vezes
Caixas + Resistencias.jpg
Caixas + Resistencias.jpg (146.15 KiB) Visto 5997 vezes

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

gostei. testar a carga/descarga de cada celula indivivualmente antes de efectuar a montagem final pareçe-me uma ideia genial. uma boa continuaçao
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por PMCBF_EV »

boas,
lá para trás, no inicio da aventura, quando retirei todo o sistema do deposito de combustivel disse que um dia teriamos ali uma tomada electrica, ora bem finalmente já lá está.
Deposito_1.jpg
Deposito_1.jpg (129.47 KiB) Visto 5893 vezes
Deposito_2.jpg
Deposito_2.jpg (146.76 KiB) Visto 5893 vezes

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

e a tampa? claro que a um probe só lhe faltava uma tracçao eelctrica, logo vais ficar com um carro de sonho. todavia essa tomada nao tem glamour nenhum, ve o que fez a tesla ...uns leds azuis à volta quando o poes á carga é o minimo que se pede, já nao falo do codigo complexo de cores que a tomada do tesla roadster apresenta...

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por PMCBF_EV »

durante estes ultimos dias foi possivel avançar bastante com a montagem, aproxima-se o "momento da verdade".
já estão passados todos os fios de sinal de cada celula, todas as fichas de ligação do sistema bms prontas e as ligações entre celulas também já estão colocadas, apenas deixei, por questões de segurança, as ligações dos diversos blocos, sempre é melhor ter varios blocos de 48 ou 54 volts do que um de 144.

coloquei tudo no sitio para ensaiar e continua perfeito
tudo encaixa na perfeição mas de certeza nalgum ponto vão me faltar centimetros, o espaço está usado ao limite.

para vos dar uma melhor ideia de toda a montagem , do que é cada caixa, e de como está utilizado o espaço ao cm3 vou tentar fazer um video quando estiver tudo ligado.

para já podemos ter umas fotos muito proximas da instalação final.
Final_1.jpg
Final_1.jpg (69.44 KiB) Visto 5888 vezes
Final_2.jpg
Final_2.jpg (141.83 KiB) Visto 5888 vezes

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por PMCBF_EV »

bluesky Escreveu:e a tampa? claro que a um probe só lhe faltava uma tracçao eelctrica, logo vais ficar com um carro de sonho. todavia essa tomada nao tem glamour nenhum, ve o que fez a tesla ...uns leds azuis à volta quando o poes á carga é o minimo que se pede, já nao falo do codigo complexo de cores que a tomada do tesla roadster apresenta...
a tampa claro que vai lá estar, quanto aos leds e outros "glamours" depois do carro pronto, testado e aprovado temos tempo para isso.
convém referir que como segurança o sistema da belktronix não liga o controlador e consequentemente o motor enquanto o carregador está activo.

Zerocool
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am

Mensagem por Zerocool »

isso está com uma aspecto muito bom! parece que apenas falta alguns pormenores para começar a queimar electrões.

as baterias vão ser todas colocadas a frente?
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por PMCBF_EV »

zerocool Escreveu:isso está com uma aspecto muito bom! parece que apenas falta alguns pormenores para começar a queimar electrões.

as baterias vão ser todas colocadas a frente?
sim, ao cm3 pareçe caber lá tudo.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

zero, andas distraido... eu tambem. penso que a tracçao do carro seja à frente e então está tudo á frente mesmo... pmcbf, está tudo com muito bom aspecto, pareçe um bacalhau com natas saido do forno...vamos lá ver como decorre a "degustação"

Zerocool
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Zerocool »

bluesky Escreveu:zero, andas distraido... eu tambem. penso que a tracçao do carro seja à frente e então está tudo á frente mesmo... pmcbf, está tudo com muito bom aspecto, pareçe um bacalhau com natas saido do forno...vamos lá ver como decorre a "degustação"
a minha pergunta ia mais no sentido de perguntar se o peso ia todo a frente, porque acho isso um grande erro...

tudo bem que o carro puxa a frente e pode ter mais peso para ajudar na tracção, agora o peso todo não...
as marcas tentam colocar os carros o mais próximo dos 50/50, o normal em carros de tracção a frente, penso que é a volta dos 60/40, sendo por exemplo, a bmw, que tem alguns com relação 50/50.

uma traseira leve em curva pode provocar alguns sustos/divertimento ... por isso umas baterias atrás não era má ideia.

assim como uma redução de 120kg a frente e 40kg atrás, já pede uma molas com taragem diferente, a diferença ainda é alguma... quando colocares o carro no chão deve ficar tipo jipe.
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

zerocool Escreveu:
bluesky Escreveu:zero, andas distraido... eu tambem. penso que a tracçao do carro seja à frente e então está tudo á frente mesmo... pmcbf, está tudo com muito bom aspecto, pareçe um bacalhau com natas saido do forno...vamos lá ver como decorre a "degustação"
a minha pergunta ia mais no sentido de perguntar se o peso ia todo a frente, porque acho isso um grande erro...

tudo bem que o carro puxa a frente e pode ter mais peso para ajudar na tracção, agora o peso todo não...
as marcas tentam colocar os carros o mais próximo dos 50/50, o normal em carros de tracção a frente, penso que é a volta dos 60/40, sendo por exemplo, a bmw, que tem alguns com relação 50/50.

uma traseira leve em curva pode provocar alguns sustos/divertimento ... por isso umas baterias atrás não era má ideia.

assim como uma redução de 120kg a frente e 40kg atrás, já pede uma molas com taragem diferente, a diferença ainda é alguma... quando colocares o carro no chão deve ficar tipo jipe.

nah, com o peso à frente e sendo de tracção dianteira fica muito bom para a pionaça.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por PMCBF_EV »

boas,
coloquei um video no youtube com uma visão geral dos componentes do carro.

Link
amanha pode ser um grande dia, vou tentar colocar tudo a postos para que seja possivel fazer um ensaio de funcionamento. têm de ser em "estacionario" pois para andar ainda faltam pequenos detalhes: instalar e testar a bomba de vacuo e encontrar uma bateria de 12v suficientemente pequena para caber no espaço disponivel.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

ohoh rock and roll em termos mecanicos, isto com litio 'e outra loiça. e é como o jmal disse, este carro vai ser muito divertido de conduzir... zzzzzzzzziiiiiiiiiii

Zerocool
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Zerocool »

pmcbf_ev Escreveu:boas,
coloquei um video no youtube com uma visão geral dos componentes do carro.

amanha pode ser um grande dia, vou tentar colocar tudo a postos para que seja possivel fazer um ensaio de funcionamento. têm de ser em "estacionario" pois para andar ainda faltam pequenos detalhes: instalar e testar a bomba de vacuo e encontrar uma bateria de 12v suficientemente pequena para caber no espaço disponivel.
o video dá para ter um boa ideia do carro!

os componentes parecem estar muito bem organizados, e nota-se que está ai muito trabalho.

essa bateria que procuras de 12v tem que ser duty cycle, devido as cargas e descargas que vai sofrer. um dc-dc converter está posto de parte?
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por PMCBF_EV »

estou em festa
tudo funciona, perfeito, perfeito, perfeito... deixem-me acalmar um pouco que já digo mais qualquer coisa, fiquem com o video.

Link

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”