Diario de bordo Liberty 2.0 Kw
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Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw
no caso da do meu irmão é também em segunda, nessa mudança ela dá 40-45, logo a resistência ao ar também é pouca.
quanto maior é a roda mais contacto faz ao chão, isto é ponto assente, isto porque mesmo que o pneu esteja na pressão máxima, ele não fica completamente redondo na área que está no chão, se ele tem mais perímetro logo tem mais borracha no chão, logo mais atrito, basta repararem num pneu de um camião, mesmo descarregado e verem quantos centímetros de borracha está no chão, e depois comparem com um carro com jante 14 ou mais.
uma segunda pergunta, qual dos 2 veículos consome mais, tendo a mesmo mesmo chassi, motor, etc,etc, eu tenho por experiência própria o meu corsa b, tinha jante e pneus 15", raramente descia dos 6 litros, agora com jante 14", já desce até dos 5 litros.
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outra situação é que quanto mais velocidade mais consumo, a evo por exemplo, consome muito no arranque, depois dos 40-75 kmh consome menos, e a partir dai o consumo sobe outra vez, isto porque a resistência ao vento sobe e é exponencial, se o vento tiver a favor, ai sim nota-se que o consumo desce. portanto passar dos 45 para 60, não é difícil, mas de qualquer maneira consome sempre mais.
cumps
quanto maior é a roda mais contacto faz ao chão, isto é ponto assente, isto porque mesmo que o pneu esteja na pressão máxima, ele não fica completamente redondo na área que está no chão, se ele tem mais perímetro logo tem mais borracha no chão, logo mais atrito, basta repararem num pneu de um camião, mesmo descarregado e verem quantos centímetros de borracha está no chão, e depois comparem com um carro com jante 14 ou mais.
uma segunda pergunta, qual dos 2 veículos consome mais, tendo a mesmo mesmo chassi, motor, etc,etc, eu tenho por experiência própria o meu corsa b, tinha jante e pneus 15", raramente descia dos 6 litros, agora com jante 14", já desce até dos 5 litros.
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outra situação é que quanto mais velocidade mais consumo, a evo por exemplo, consome muito no arranque, depois dos 40-75 kmh consome menos, e a partir dai o consumo sobe outra vez, isto porque a resistência ao vento sobe e é exponencial, se o vento tiver a favor, ai sim nota-se que o consumo desce. portanto passar dos 45 para 60, não é difícil, mas de qualquer maneira consome sempre mais.
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Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw
sim concordo, mas se tivessemos uma jante de 12"" não teriamos obrigatóriamente que colocar um pneu mais largo, poder-se-ia escolher um pneu de igual expessura ao que temos numa jante de 10"" e assim teriamos exactamente o mesmo atrito em relação ao solo!
passariamos a dispôr de uma maior autonomia e maior vel. de ponta, logo teriamos uma maior efeciência energética!
só me resta saber como poderia colocar o motor da minha scooter numa jante de 12"...
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Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw
o atrito que o jmal falava não era provocado pela largura do pneu em contacto com o chão, mas sim com o comprimento do pneu.
se estiveres a olhar de lado para um camião, vez que, por ter o raio da roda maior que por exemplo a de um carro terá um maior comprimento em contacto com o chão, se estivermos a ver em 2d.
não sei se compensaria colocar uma roda maior, mas é algo a experimentar.
só ainda não percebi como pensas aumentar o raio da roda. aumentar o pneu? aumentar a jante? como fazes com o motor que está dentro da jante?
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não sei se compensaria colocar uma roda maior, mas é algo a experimentar.
só ainda não percebi como pensas aumentar o raio da roda. aumentar o pneu? aumentar a jante? como fazes com o motor que está dentro da jante?
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o facto da jante ser maior não provoca atrito em relação ao solo...mix Escreveu:o atrito que o jmal falava não era provocado pela largura do pneu em contacto com o chão, mas sim com o comprimento do pneu.
se estiveres a olhar de lado para um camião, vez que, por ter o raio da roda maior que por exemplo a de um carro terá um maior comprimento em contacto com o chão, se estivermos a ver em 2d.
não sei se compensaria colocar uma roda maior, mas é algo a experimentar.
só ainda não percebi como pensas aumentar o raio da roda. aumentar o pneu? aumentar a jante? como fazes com o motor que está dentro da jante?
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querem exempos? as bicicletes de ciclismo todas eles possuem jantes de raio enorme, porque será? o facto de andaram com jantes de diametro largo, ajuda o movimento e mantém a rotatividade da roda e depois, pneus bem finos para diminuir ao máx. o atrito em relação ao solo.
os protótipo elétricos como base a energia solar, já repararam que o diamtro das suas rodas é sempre o maior possivel? e depois pneus finiiiiinhos para reduzir o atrito ao solo...
espero que tenha esclarecido que o facto de as nossas scooters virem com jantes de 10" não é das opções mais inteligentes por parte dos construtores!
se nos queixamos que poderiamos ter mais autonomia, em vez de recorrermos às baterias, controloadores etc, poderiamos olhar primeiro para a questão fisica e construtiva da coisa.
não me importo de perder um pouco de força em prol da autonomia. e acrescento, com uma jante de 12" a perda de força seria insignificante.
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Re:
não vai ser por aumentar o tamanho da roda que vais ter mais autonomia, vai acontecer o contrário, se usares jante 12" o motor tem de fazer mais força para a mesma velocidade, isto porque em cada volta percorre-se mais distancia, em relação ao contacto ao chão vejam este pequeno desenho e decidam.marcoluz Escreveu:o facto da jante ser maior não provoca atrito em relação ao solo...mix Escreveu:o atrito que o jmal falava não era provocado pela largura do pneu em contacto com o chão, mas sim com o comprimento do pneu.
se estiveres a olhar de lado para um camião, vez que, por ter o raio da roda maior que por exemplo a de um carro terá um maior comprimento em contacto com o chão, se estivermos a ver em 2d.
não sei se compensaria colocar uma roda maior, mas é algo a experimentar.
só ainda não percebi como pensas aumentar o raio da roda. aumentar o pneu? aumentar a jante? como fazes com o motor que está dentro da jante?
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querem exempos? as bicicletes de ciclismo todas eles possuem jantes de raio enorme, porque será? o facto de andaram com jantes de diametro largo, ajuda o movimento e mantém a rotatividade da roda e depois, pneus bem finos para diminuir ao máx. o atrito em relação ao solo.
os protótipo elétricos como base a energia solar, já repararam que o diamtro das suas rodas é sempre o maior possivel? e depois pneus finiiiiinhos para reduzir o atrito ao solo...
espero que tenha esclarecido que o facto de as nossas scooters virem com jantes de 10" não é das opções mais inteligentes por parte dos construtores!
se nos queixamos que poderiamos ter mais autonomia, em vez de recorrermos às baterias, controloadores etc, poderiamos olhar primeiro para a questão fisica e construtiva da coisa.
não me importo de perder um pouco de força em prol da autonomia. e acrescento, com uma jante de 12" a perda de força seria insignificante.
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Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw
"fazer mais força por cada volta"... não concordo jmal, será consoante as ocasiões e o peso está na scooter sobre a roda e não na roda. se levar uma roda maior manterá mais facilmente uma vel. constante e logo menos força será necessária por parte do motor para manter essa vel.
se estivessemos a falar de uma diferença grande entre diametros... mas são apenas 2 polgadas, que se traduzirá numa diferença de vel. e logo na autonomia porque a mesma energia que será necessária para manter a scooter a 45km/h será exactamente a mesma a 55km/h com uma jante de 12" logo percorreremos mais km/e.
mas nada como prová-lo na prática, neste momento só não tenho como...
se estivessemos a falar de uma diferença grande entre diametros... mas são apenas 2 polgadas, que se traduzirá numa diferença de vel. e logo na autonomia porque a mesma energia que será necessária para manter a scooter a 45km/h será exactamente a mesma a 55km/h com uma jante de 12" logo percorreremos mais km/e.
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Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw
não há nada como experimentar. ganhar em velocidade ganhas sempre agr em autonomia duvido, mas como disse não se sabe se n experimentares!
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Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw
não sou grande sábio, mas garanto que a jante maior vai diminuir a autonomia, pois em comparação tenho um ibiza que veio de origem com jante 14 e mudei para jante 15 com a mesma medida de largura o que acontece é simples gasta mais um 1lt eu sei que não é eléctrico mas é garantido que com uma jante maior vais gastar mais...mix Escreveu:não há nada como experimentar. ganhar em velocidade ganhas sempre agr em autonomia duvido, mas como disse não se sabe se n experimentares!
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Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw
quando aumentaste a jante deves ter posto um pneu com um perfil mais baixo fazendo com que o raio total da roda ficasse o mesmo ou não??serges Escreveu: não sou grande sábio, mas garanto que a jante maior vai diminuir a autonomia, pois em comparação tenho um ibiza que veio de origem com jante 14 e mudei para jante 15 com a mesma medida de largura o que acontece é simples gasta mais um 1lt eu sei que não é eléctrico mas é garantido que com uma jante maior vais gastar mais...
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neste caso ele aumenta a velocidade pois aumenta o raio total da roda, logo para a mesma velocidade o motor dá menos voltas, mas tem que se esforçar mais...
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Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw
marcoluz Escreveu:"fazer mais força por cada volta"... não concordo jmal, será consoante as ocasiões e o peso está na scooter sobre a roda e não na roda. se levar uma roda maior manterá mais facilmente uma vel. constante e logo menos força será necessária por parte do motor para manter essa vel.
se estivessemos a falar de uma diferença grande entre diametros... mas são apenas 2 polgadas, que se traduzirá numa diferença de vel. e logo na autonomia porque a mesma energia que será necessária para manter a scooter a 45km/h será exactamente a mesma a 55km/h com uma jante de 12" logo percorreremos mais km/e.
mas nada como prová-lo na prática, neste momento só não tenho como...
isso era a galinha dos ovos de ouro dos electricos, que diferença faz o balanço da roda a essa velocidade quando o total do peso do veiculo é superior a 120 kg, não é o balanço que faz a scooter andar, mas sim a força magnética do motor.
marco estás muito enganado em relação a isso, a 45 kmh gastas tanto em energia, a 46 kmh já gastas mais, e esse valor vai ser exponencial em relação à velocidade, estou com a evo desmontada para a meter a andar mais, para isso meti mais células de lítio, isto para aumentar a tensão disponivel, logo mais rotação e mais velocidade, mas pensava eu que ia chegar aos 100 kmh, mas não consegui, a resistência ao vento é muito superior e noto que a partir dos 85-90 o consumo dela duplica em relação a velocidades como 65-70 kmh. como sabes o voltímetro (indicador de bateria) das nossas scooters baixa um pouco quando se acelera, no arranque a minha baixa um pouco, depois entre os 45-80 nota-se menos consumo, e a partir o ponteiro baixa como se estivesse a arrancar com ela parada.
mas nada como testar, eu não me ponho a isso porque tenho a certeza que não resulta, e para provar isso tens as emax que têm roda 13", utilizam 48v, dão na mesma 45 kmh, e a autonomia é menor em relação às chinesas considerando o total de energia.
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Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw
marcoluz, não me levas a mal, mas estás-me a fazer lembrar um membro daqui do forum que há uns tempos disse que ia comprar a bicicleta eléctrica do jumbo.
depois de toda a gente lhe dizer que não prestava e que não comprasse sem experimentar, pois assim via que não prestava e já não comprava, ele foi ao jumbo e comprou-a.
assim que chegou a casa com a bicicleta foi directo ao forum para dizer algo deste genero:
comprei a bicicleta do jumbo, vou devolve-la!
mas em relção à tua questão, vou-te dar mais uma pista para analizares.
vais ao site www.bereco.pt, e compara estes dois modelos: evo e flash
uma tem 16 células, a outra tem 20 células.
a que tem 16 células (menos bateria) tem uma autonomia maior.
vai lá e diz-nos quais as diferenças entre elas para com menos baterias ter mais autonomia.
bons comentários e bons kms
nunio
depois de toda a gente lhe dizer que não prestava e que não comprasse sem experimentar, pois assim via que não prestava e já não comprava, ele foi ao jumbo e comprou-a.
assim que chegou a casa com a bicicleta foi directo ao forum para dizer algo deste genero:
comprei a bicicleta do jumbo, vou devolve-la!
mas em relção à tua questão, vou-te dar mais uma pista para analizares.
vais ao site www.bereco.pt, e compara estes dois modelos: evo e flash
uma tem 16 células, a outra tem 20 células.
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vai lá e diz-nos quais as diferenças entre elas para com menos baterias ter mais autonomia.
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Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw
já o fiz, tinha 195/65 jante 14 e mudei para 195/45 jante 15 notei mais velocidade de ponta mas como está parado... a velocidade máxima é zero... parado e bateria quase a dar o berro!mix Escreveu:quando aumentaste a jante deves ter posto um pneu com um perfil mais baixo fazendo com que o raio total da roda ficasse o mesmo ou não??serges Escreveu: não sou grande sábio, mas garanto que a jante maior vai diminuir a autonomia, pois em comparação tenho um ibiza que veio de origem com jante 14 e mudei para jante 15 com a mesma medida de largura o que acontece é simples gasta mais um 1lt eu sei que não é eléctrico mas é garantido que com uma jante maior vais gastar mais...
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neste caso ele aumenta a velocidade pois aumenta o raio total da roda, logo para a mesma velocidade o motor dá menos voltas, mas tem que se esforçar mais...
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Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw
exacto ao aumentares a jante diminuíste a altura do pneu para manter o raio da roda o mesmo (ou mt semelhante) se não estou em erro a altura do pneu que tinhas era 65% de 195 ou seja 127mm e passaste para 45% de 195 ou seja 88mm.
pois convém alertar os utilizadores de ve's com carro parado em casa para de vez em quando dar uma carga também à bateria do carro se não esta vai-se
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Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw
sim mas ir a 45 km/h ou a 60 km/h tens bastante força cinética e geres muito melhor a energia do motor e como a resistência aerodinâmica é quase igual a essas vel., se tiver uma jante de 12" para atingir os 60km/h farei mais km/h logo maior autonomia com a mesma energia gasta.jmal Escreveu:marcoluz Escreveu:"fazer mais força por cada volta"... não concordo jmal, será consoante as ocasiões e o peso está na scooter sobre a roda e não na roda. se levar uma roda maior manterá mais facilmente uma vel. constante e logo menos força será necessária por parte do motor para manter essa vel.
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isso era a galinha dos ovos de ouro dos electricos, que diferença faz o balanço da roda a essa velocidade quando o total do peso do veiculo é superior a 120 kg, não é o balanço que faz a scooter andar, mas sim a força magnética do motor.
marco estás muito enganado em relação a isso, a 45 kmh gastas tanto em energia, a 46 kmh já gastas mais, e esse valor vai ser exponencial em relação à velocidade, estou com a evo desmontada para a meter a andar mais, para isso meti mais células de lítio, isto para aumentar a tensão disponivel, logo mais rotação e mais velocidade, mas pensava eu que ia chegar aos 100 kmh, mas não consegui, a resistência ao vento é muito superior e noto que a partir dos 85-90 o consumo dela duplica em relação a velocidades como 65-70 kmh. como sabes o voltímetro (indicador de bateria) das nossas scooters baixa um pouco quando se acelera, no arranque a minha baixa um pouco, depois entre os 45-80 nota-se menos consumo, e a partir o ponteiro baixa como se estivesse a arrancar com ela parada.
mas nada como testar, eu não me ponho a isso porque tenho a certeza que não resulta, e para provar isso tens as emax que têm roda 13", utilizam 48v, dão na mesma 45 kmh, e a autonomia é menor em relação às chinesas considerando o total de energia.
quanto à emax não sei... sei que tb pesa muito mais mas não deixa de ser estranho, tem jante de 13" 48v 4000w de potência... não percebo.
na acelaração é onde vai gastar mais energia e aí concordo para uma jante de 10" é necessária menos energia para a pôr a rolar que uma de 12" mas mesmo assim continuo a achar que não se perderia nada em experimentar, a diferença de raio não é assim tão grande para comprometer a autonomia.
em vez de acelarar e demorar 5 segs. a chegar aos 45km/h demoro 6s ou 7s a chegar aos 45 km/h com a mesma energia. o motor não dá mais energia por ter uma jante maior! agora a energia necessária para manter a minha scooter a 50km/h será a mesma para 60km/h porque a resistência ao ar é insignificante nestas vel, faço-me compreender?
se estiver errado, paciência! mas quando estou convicto de uma coisa ninguém me tira a ideia da cabeça até a provar, se verdadeira ou errada.
se não nem sequer tinha comprado uma scooter elétrica.
mas caros colegas, vejo isto como uma discussão saudável, a troca de ideias é amiga do progresso!
serges, ehehehe pois pá... as distâncias aqui para estes lados são grandes... e acredita se tivesse mais autonomia ainda andava mais. os 50km de autonomia e os carregamentos lentos limita bastante o dia à dia de uma pessoa que depende de um veiculo deste género e a falta de infraestruturas ajuda bastante!
Última edição por marcoluz em domingo abr 19, 2009 11:15 pm, editado 1 vez no total.
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Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw
e a falta de inspeção também... andei a adiar a inspeção por falta de uso do carro e ontem apanhei uma coima no valor de €250... até andei de lado.mix Escreveu:exacto ao aumentares a jante diminuíste a altura do pneu para manter o raio da roda o mesmo (ou mt semelhante) se não estou em erro a altura do pneu que tinhas era 65% de 195 ou seja 127mm e passaste para 45% de 195 ou seja 88mm.
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Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw
a resistência é um pouco maior, mas é maior de facto, logo mais energia vai ser necessária.marcoluz Escreveu:sim mas ir a 45 km/h ou a 60 km/h a resistência aerodinâmica é quase igual e se vou tiver uma jante de 12" para atingir os 60km/h farei mais km/h logo maior autonomia com a mesma energia gasta.
pesa mais porque tem tudo maior, o motor a emax pesa mais de 30 kg, enquanto a tua deve andar por metade ou menos, o da evo pesa 20 kg. estava a dizer que tem de ter mais potência, os tais 4000w, para na verdade andar à mesma velocidade, é certo que a subir é mais rápida, mas também tem mais 50 % de baterias, a que tem 60 ah, claro.marcoluz Escreveu:quanto à emax não sei... sei que tb pesa muito mais mas não deixa de ser estranho, tem jante de 13" 48v 4000w de potência... não percebo.
claro, concordo que apenas com o experimentar se chega à conclusão final, mas eu nem me questiono em testar, e até tenho como o fazer, mas é complicado, bastava mudar as baterias e controlador da 2500w do meu irmão para a minha evo, e utilizava apenas meio motor dela. mas como digo, para mim é uma perda de tempo.marcoluz Escreveu:na acelaração é onde vai gastar mais energia e aí concordo para uma jante de 10" é necessária menos energia para a pôr a rolar que uma de 12" mas mesmo assim continuo a achar que não se perderia nada em experimentar, a diferença de raio não é assim tão grande para comprometer a autonomia.
só por isso já consome mais, isto porque vai mais tempo a consumir, logo menos autonomia.marcoluz Escreveu:em vez de acelarar e demorar 5 segs. a chegar aos 45km/h demoro 6s ou 7s a chegar aos 45 km/h com a mesma energia. o motor não dá mais energia por ter uma jante maior! agora a energia necessária para manter a minha scooter a 50km/h será a mesma para 60km/h porque a resistência ao ar é insignificante nestas vel, faço-me compreender?
ora, é isso mesmo. mas não é um teste muito fácil de realizar.marcoluz Escreveu:se estiver errado, paciência! mas quando estou convicto de uma coisa ninguém me tira a ideia da cabeça até a provar, se verdadeira ou errada.
se não nem sequer tinha comprado uma scooter elétrica.
mas caros colegas, vejo isto como uma discussão saudável, a troca de ideias é amiga do progresso!
marcoluz Escreveu:serges, ehehehe pois pá... as distâncias aqui para estes lados são grandes... e acredita se tivesse mais autonomia ainda andava mais. os 50km de autonomia e os carregamentos lentos limita bastante o dia à dia de uma pessoa que depende de um veiculo deste género e a falta de infraestruturas ajuda bastante!
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Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw
podes considerar as diferenças nas dimensões das jantes como as mudanças numa bicicleta de btt.
experimetas andar com uma mudança baixa (jante 10), consegues pouca velocidade, mas tens força e aceleração.
se aplicares a mesma energia, mas andares com uma mudança mais alta (jante 12), consegues mais velocidade de topo, mas demoras mais a lá chegar, porque não consegues o mesmo desenvolvimento.
se mudasses para jante 12 (que legalmente não podes), poderias ter um ganho pequeno em velocidade final, mas perdias força em todas as subidas e arranques.
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Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw
ora boa comparação!barrocas Escreveu:podes considerar as diferenças nas dimensões das jantes como as mudanças numa bicicleta de btt.
experimetas andar com uma mudança baixa (jante 10), consegues pouca velocidade, mas tens força e aceleração.
se aplicares a mesma energia, mas andares com uma mudança mais alta (jante 12), consegues mais velocidade de topo, mas demoras mais a lá chegar, porque não consegues o mesmo desenvolvimento.
se mudasses para jante 12 (que legalmente não podes), poderias ter um ganho pequeno em velocidade final, mas perdias força em todas as subidas e arranques.
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Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw
boa noite,marcoluz Escreveu:"fazer mais força por cada volta"... não concordo jmal, será consoante as ocasiões e o peso está na scooter sobre a roda e não na roda. se levar uma roda maior manterá mais facilmente uma vel. constante e logo menos força será necessária por parte do motor para manter essa vel.
se estivessemos a falar de uma diferença grande entre diametros... mas são apenas 2 polgadas, que se traduzirá numa diferença de vel. e logo na autonomia porque a mesma energia que será necessária para manter a scooter a 45km/h será exactamente a mesma a 55km/h com uma jante de 12" logo percorreremos mais km/e.
mas nada como prová-lo na prática, neste momento só não tenho como...
decidi intervir e apresentar a minha opinião sobre o assunto pois penso que pode ser útil a quem dela quiser tirar partido.
no semestre passado tive uma cadeira chamada electrónica industrial e na qual fiz um trabalho sobre motores bldc (do mesmo tipo que os presentes nas scooters) e também do seu controlador.
este trabalho foi feito de forma faseada de modo a que o motor no início era simplesmente ligado directamente, e num regime nominal demorava x tempo a atingir a sua velocidade nominal.
após isso e para salvaguardar a vida das baterias, é introduzido um controlador que envia de forma pulsada a energia que faz mover o motor, através de semicondutores controlados (tipicamente igbt's ou mosfet's).
coloca-se o problema de limitar a corrente de arranque do motor para que a mesma não queime esses semicondutores controlados, pois se a corrente de arranque não for controlada pode atingir valores muito superiores aos do regime nominal.
resolvido esse problema de limitar a corrente de arranque, constata-se que o motor em condições idênticas demora agora mais tempo a atingir a sua velocidade nominal. no entanto, e porque as condições são as mesmas, a quantidade de energia gasta para o colocar em velocidade nominal foi a mesma, pois o binário de carga não se alterou e apenas se alterou a forma com que a energia foi entregue, agora de forma mais suave e faseada, que se traduz numa aceleração menor.
agora vou chegar onde queria
ao se colocar uma roda de 12'' ao invés de uma de 10'', o binário de carga altera-se e é em todas as situações, mesmo em velocidade cruzeiro!
é agora necessário um binário maior para produzir um arranque igual em tempo igual, e no motor eléctrico um binário maior traduz-se numa corrente de arranque maior, coisa que não é possível de se conseguir imediatamente devido às restrições de segurança do controlador / semicondutores.
como não se consegue um arranque igual por não se conseguir uma corrente de arranque maior, o tempo de aceleração aumenta-se e o que vai acontecer é que a corrente de arranque vai permanecer por mais tempo no valor de corte (valor máximo permitido pelo controlador).
e isso só significa uma coisa, mais energia gasta para fazer um arranque ao motor, seja que tipo de arranque for e em que condições for, comparando o uso de rodas de 12'' numa scooter que foi dimensionada electricamente para rodas de 10''.
a autonomia diminui, mas isso só é perceptível +/- em função do número de arranques e de que modo são feitos, durante um ciclo de descarga da bateria. a velocidade cruzeiro agora também afecta a autonomia muito mais do que antes com as rodas de 10''.
daqui só retiro que colocar rodas de 12'' numa scooter que foi pensada para 10'' é um erro... a menos que se queira uma velocidade superior e que mesmo assim se consiga viver com os entraves que isso trás a nível de aceleração e autonomia...
já o controlador continua imune a isso tudo e continua a desempenhar bem o papel dele, dentro das novas situações que lhe são colocadas.
mas não recomendo e por isso espero que tenha ajudado com uma perspectiva eléctrica sobre o problema.
abraço,
nelson
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Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw
nelson_mendes Escreveu:boa noite,marcoluz Escreveu:"fazer mais força por cada volta"... não concordo jmal, será consoante as ocasiões e o peso está na scooter sobre a roda e não na roda. se levar uma roda maior manterá mais facilmente uma vel. constante e logo menos força será necessária por parte do motor para manter essa vel.
se estivessemos a falar de uma diferença grande entre diametros... mas são apenas 2 polgadas, que se traduzirá numa diferença de vel. e logo na autonomia porque a mesma energia que será necessária para manter a scooter a 45km/h será exactamente a mesma a 55km/h com uma jante de 12" logo percorreremos mais km/e.
mas nada como prová-lo na prática, neste momento só não tenho como...
decidi intervir e apresentar a minha opinião sobre o assunto pois penso que pode ser útil a quem dela quiser tirar partido.
no semestre passado tive uma cadeira chamada electrónica industrial e na qual fiz um trabalho sobre motores bldc (do mesmo tipo que os presentes nas scooters) e também do seu controlador.
este trabalho foi feito de forma faseada de modo a que o motor no início era simplesmente ligado directamente, e num regime nominal demorava x tempo a atingir a sua velocidade nominal.
após isso e para salvaguardar a vida das baterias, é introduzido um controlador que envia de forma pulsada a energia que faz mover o motor, através de semicondutores controlados (tipicamente igbt's ou mosfet's).
coloca-se o problema de limitar a corrente de arranque do motor para que a mesma não queime esses semicondutores controlados, pois se a corrente de arranque não for controlada pode atingir valores muito superiores aos do regime nominal.
resolvido esse problema de limitar a corrente de arranque, constata-se que o motor em condições idênticas demora agora mais tempo a atingir a sua velocidade nominal. no entanto, e porque as condições são as mesmas, a quantidade de energia gasta para o colocar em velocidade nominal foi a mesma, pois o binário de carga não se alterou e apenas se alterou a forma com que a energia foi entregue, agora de forma mais suave e faseada, que se traduz numa aceleração menor.
agora vou chegar onde queria
ao se colocar uma roda de 12'' ao invés de uma de 10'', o binário de carga altera-se e é em todas as situações, mesmo em velocidade cruzeiro!
é agora necessário um binário maior para produzir um arranque igual em tempo igual, e no motor eléctrico um binário maior traduz-se numa corrente de arranque maior, coisa que não é possível de se conseguir imediatamente devido às restrições de segurança do controlador / semicondutores.
como não se consegue um arranque igual por não se conseguir uma corrente de arranque maior, o tempo de aceleração aumenta-se e o que vai acontecer é que a corrente de arranque vai permanecer por mais tempo no valor de corte (valor máximo permitido pelo controlador).
e isso só significa uma coisa, mais energia gasta para fazer um arranque ao motor, seja que tipo de arranque for e em que condições for, comparando o uso de rodas de 12'' numa scooter que foi dimensionada electricamente para rodas de 10''.
a autonomia diminui, mas isso só é perceptível +/- em função do número de arranques e de que modo são feitos, durante um ciclo de descarga da bateria. a velocidade cruzeiro agora também afecta a autonomia muito mais do que antes com as rodas de 10''.
daqui só retiro que colocar rodas de 12'' numa scooter que foi pensada para 10'' é um erro... a menos que se queira uma velocidade superior e que mesmo assim se consiga viver com os entraves que isso trás a nível de aceleração e autonomia...
já o controlador continua imune a isso tudo e continua a desempenhar bem o papel dele, dentro das novas situações que lhe são colocadas.
mas não recomendo e por isso espero que tenha ajudado com uma perspectiva eléctrica sobre o problema.
abraço,
nelson
bom post nelson, gostei do que li.
eu já tinha dito noutro tópico como aumentar a velocidade e autonomia, é simples, mas ainda exige algum trabalho, basta adicionar mais uma bateria de 12v, aumenta a tensão e logo ai o motor vai subir na rotação, o arranque vai ser melhor porque existe mais potência inicial, p = v * i, se a tensão (v) subiu, também vai ter mais potência, e a autonomia sobe porque tem mais energia disponivel, mas atenção, sobe se andarmos a velocidade idênticas às que tínhamos antes das alterações, porque se andarmos agora sempre à velocidade máxima, presumo que chegue aos 65 kmh com a bateria a mais, a autonomia até vai ser menor que antes.
alterações necessárias:
+ 1 bateria de 12 e o respectivo local a acondicionar
alteração no carregador
alteração no controlador
esta é sem dúvida a forma mais viável de se ter mais velocidade e autonomia e até mais arranque, mas não tudo junto, aqui não à milagres como aqueles que se vê das reprogramações das centralinas dos ci, "+ mais potência + velocidade e - consumo"
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