Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

zerocool Escreveu:
jmal Escreveu: são independentes, tem 6 fios, em conjunto de 3, e 2 conjuntos de halls, o controlador é duplo também, é como se tivesse 2 motores e 2 controladores separados.

essa configuração é usada mais em sistemas ac.
essa scooter vai ter um bom poder de evolução, é sem duvida uma boa compra.

sim, essa configuração é mais usada em sistemas ac, mas pode ser aplicada em motores brushless e com resultados muito bons...por vezes dão o dobro da velocidade...

quando tiver tempo faço um tutorial de como alterar estes motores para suportarem esta modificação.
dobro da rotação mas com metade da força.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Zerocool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am
Localização: Coimbra

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por Zerocool »

jmal Escreveu:
zerocool Escreveu:
jmal Escreveu: são independentes, tem 6 fios, em conjunto de 3, e 2 conjuntos de halls, o controlador é duplo também, é como se tivesse 2 motores e 2 controladores separados.

essa configuração é usada mais em sistemas ac.
essa scooter vai ter um bom poder de evolução, é sem duvida uma boa compra.

sim, essa configuração é mais usada em sistemas ac, mas pode ser aplicada em motores brushless e com resultados muito bons...por vezes dão o dobro da velocidade...

quando tiver tempo faço um tutorial de como alterar estes motores para suportarem esta modificação.
dobro da rotação mas com metade da força.
exacto mais rotação e menos força. é como se fosse uma segunda velocidade, mas sem ser feita por meios mecânicos.
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

eficiência, carga, descarga, números.....

ora, tenho um contador igual aos da edp ligado ao carregador da evo,de vez em quando verifico os números e anoto, sei que uma carga total, ou seja, deste o ponto em que já não se mexe até totalmente carregada, leva 3.3 kw, sendo o kwh neste momento a 0,1355 € kwh fora do vazio e 0,0850 € kwh dentro das horas de vazio.

3.3kwh * 0.1355 = 0.4472 € euros/carga fora do vazio
3.3kwh * 0.0850 = 0.2805€ euros/carga dentro do vazio

estes 3.3kw referem-se a uma carga muito exaustiva, mesmo no ponto em que ela já nem se mexe em cima do descanso, daí dar um valor muito acima do que as baterias levam, o normal para uma carga completa é variar de 2.8 a 3 kwh, este tipo de descarga não se consegue fazer normalmente, isto porque muito antes deste ponto ela já nem consegue andar com o próprio peso, este tipo de descarga foi realizado até ela deixar de andar comigo em cima, e depois meti-a no descanso e acelerei a fundo até o bms "dizer" ao controlador que não havia mais sumo, esteve 1.5 horas com o motor a fundo e a rodar livremente.

fazendo as contas a 3kwh

3 kwh * 0.1355 = 0.4065 € euros/carga fora do vazio
3 kwh * 0.0850 = 0.2555 € euros/carga dentro do vazio

esta carga total faz sempre no mínimo 65 kms, o máximo até agora foi de 90 kms, portanto;

3 kwh = 3000 wh / 65 kms = 46 watts h km
3 kwh = 3000 wh / 90 kms = 33.3 watts h km

segundo o fabricante ela faz 120 kms a 40 kmh, no inicio não acreditava, mas os 90 kms faço eu a uma média de 60 kmh, logo acredito que os faça, já agora ficamos com uma ideia dos valores, talvez um dia tenha paciência para pastelar durante 120kms a 40 kmh.

3 kwh = 3000 wh / 120 kms = 25 watts h km


eficiência

especificações das baterias

22 células * 3.2 volts/célula * 40 ah/célula = 2816 wh pack

eficiência na carga = 2816 wh / 3000 wh = 93.8 %

segundo o fabricante o motor tem um rendimento entre os 85 - 95 %, 85 % a debitar a potência máxima e 95 % no ponto médio de potência, podia considerar o ponto médio de potência mas não era o mais real, vou considerar um pouco acima os 90 %

2816 wh * 90 % = 2534 wh aproveitados portanto uma eficiência total de 2534 wh / 3000 wh = 84.4 %.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por Volt »

mas que belas contas!

estava mesmo a precisar de um post destes .

thx jmal.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por rocker_pt »

excelente!
com o rigor (dentro do possível) de como foi feito, tem bastante credibilidade os cálculos e os resultados.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por hmgp »

jmal Escreveu:eficiência, carga, descarga, números.....

ora, tenho um contador igual aos da edp ligado ao carregador da evo,de vez em quando verifico os números e anoto, sei que uma carga total, ou seja, deste o ponto em que já não se mexe até totalmente carregada, leva 3.3 kw, sendo o kwh neste momento a 0,1355 € kwh fora do vazio e 0,0850 € kwh dentro das horas de vazio.

3.3kwh * 0.1355 = 0.4472 € euros/carga fora do vazio
3.3kwh * 0.0850 = 0.2805€ euros/carga dentro do vazio

estes 3.3kw referem-se a uma carga muito exaustiva, mesmo no ponto em que ela já nem se mexe em cima do descanso, daí dar um valor muito acima do que as baterias levam, o normal para uma carga completa é variar de 2.8 a 3 kwh, este tipo de descarga não se consegue fazer normalmente, isto porque muito antes deste ponto ela já nem consegue andar com o próprio peso, este tipo de descarga foi realizado até ela deixar de andar comigo em cima, e depois meti-a no descanso e acelerei a fundo até o bms "dizer" ao controlador que não havia mais sumo, esteve 1.5 horas com o motor a fundo e a rodar livremente.

fazendo as contas a 3kwh

3 kwh * 0.1355 = 0.4065 € euros/carga fora do vazio
3 kwh * 0.0850 = 0.2555 € euros/carga dentro do vazio

esta carga total faz sempre no mínimo 65 kms, o máximo até agora foi de 90 kms, portanto;

3 kwh = 3000 wh / 65 kms = 46 watts h km
3 kwh = 3000 wh / 90 kms = 33.3 watts h km

segundo o fabricante ela faz 120 kms a 40 kmh, no inicio não acreditava, mas os 90 kms faço eu a uma média de 60 kmh, logo acredito que os faça, já agora ficamos com uma ideia dos valores, talvez um dia tenha paciência para pastelar durante 120kms a 40 kmh.

3 kwh = 3000 wh / 120 kms = 25 watts h km


eficiência

especificações das baterias

22 células * 3.2 volts/célula * 40 ah/célula = 2816 wh pack

eficiência na carga = 2816 wh / 3000 wh = 93.8 %

segundo o fabricante o motor tem um rendimento entre os 85 - 95 %, 85 % a debitar a potência máxima e 95 % no ponto médio de potência, podia considerar o ponto médio de potência mas não era o mais real, vou considerar um pouco acima os 90 %

2816 wh * 90 % = 2534 wh aproveitados portanto uma eficiência total de 2534 wh / 3000 wh = 84.4 %.



isto devia estar era no post onde dizem que os eléctricos poluem mais por causa de a nossa geração de electricidade ainda depender bastante de combustíveis fosseis, para lhes mostrar algumas verdades...

boa jmal
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

obrigado a todos, mas eu quero ir mais além, ou seja, contabilizar todo o custo por km, infelizmente não sabemos ainda quanto tempo ou quantos kms estas baterias fazem, vou tentar fazer um apanhado da situação, ou então uma estimativa.

hmgp, quem diz essas coisas pensa que a gasolina e gasóleo nasce debaixo do posto de abastecimento, e normalmente só comparam as emissões directas do veículo porque é isso que o fabricante mete nas especificações, além disso aquele é o seu melhor valor, feito por alguém que deu dezenas ou mesmo centenas de voltas numa pista de testes com condições ideais e onde se obteve o valor mais baixo.

aqui calculei apenas o consumo desde a tomada até ao gasto por km, existem muitas variáveis a incluir, espero um dia destes conseguir junta-las quase todas, todas é uma tarefa quase impossível para chegarmos a um valor aproximado, tanto de emissões como de consumo de energia.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

volt, tu que andas-te a ver uns pneus que me aconselhas para a minha montada, ao fim de 3300 kms tenho o pneu praticamente sem rasto no centro, a medida actual é 120/70-12, gostava de lhe meter um com um pouco mais de altura e largura, mas não sei se é possivel.

cumps
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por Volt »

jmal Escreveu:volt, tu que andas-te a ver uns pneus que me aconselhas para a minha montada, ao fim de 3300 kms tenho o pneu praticamente sem rasto no centro, a medida actual é 120/70-12, gostava de lhe meter um com um pouco mais de altura e largura, mas não sei se é possivel.

cumps
mais altura e largura, tambem nao sei... tens de falar com o "importador".
mas, aqui ha uns anos, a bridgestone (se nao estou em erro) inventou uma coisa chamada "pneu multi-composto".
- o que eh essa treta?
- eh um pneu com uma camada mole para as curvas, mas, reforçado (para as rectas) no centro com um composto (ou camada) mais duro...

eu nao tenho muita experiencia em pneus para scooter, mas quase que apostava que o michelin pilot sportsc tem essa dupla camada.

mas, resumindo e baralhando: ou queres um pneu mole que "cole" ah estrada e se gaste num instante (esta tem sido a minha opçao em todas as motos), ou optas por um pneu mais duro, que leva mais tempo a aquecer e a "agarrar" tao bem como o da outra opçao...

o que preferes? aproveita que vou falar com o pessoal dos pneus em breve e posso fazer perguntas... .

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

volt Escreveu:
jmal Escreveu:volt, tu que andas-te a ver uns pneus que me aconselhas para a minha montada, ao fim de 3300 kms tenho o pneu praticamente sem rasto no centro, a medida actual é 120/70-12, gostava de lhe meter um com um pouco mais de altura e largura, mas não sei se é possivel.

cumps
mais altura e largura, tambem nao sei... tens de falar com o "importador".
mas, aqui ha uns anos, a bridgestone (se nao estou em erro) inventou uma coisa chamada "pneu multi-composto".
- o que eh essa treta?
- eh um pneu com uma camada mole para as curvas, mas, reforçado (para as rectas) no centro com um composto (ou camada) mais duro...

eu nao tenho muita experiencia em pneus para scooter, mas quase que apostava que o michelin pilot sportsc tem essa dupla camada.

mas, resumindo e baralhando: ou queres um pneu mole que "cole" ah estrada e se gaste num instante (esta tem sido a minha opçao em todas as motos), ou optas por um pneu mais duro, que leva mais tempo a aquecer e a "agarrar" tao bem como o da outra opçao...

o que preferes? aproveita que vou falar com o pessoal dos pneus em breve e posso fazer perguntas... .
depende do quanto essa cola dura, para 3000 kms fica-me a cola muito cara.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por Volt »

jmal Escreveu: depende do quanto essa cola dura, para 3000 kms fica-me a cola muito cara.
mas, em contrapartida, podes ficar a conhecer todos os modelos de pneus que existem no mercado...

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Mensagens: 351
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por edupatorod »

caros,

pôr pneus mais largos do que está especificado no dua é possivel... a mota é propriedade do utilizador... cada um pode fazer o que quiser. agora se a policia mandar parár e quiser ver se os pneus são da mesma dimensão que estão no dua, é complicado, pq eles podem implicar por isso...

depois se a mota alguma vez for à inspecção (a pedido ou mando das autoridades) eles tb podem implicar.

isto tudo porque, isso é uma alteração às caracteristicas de segurança da mota... a mota foi homologada com o pneu que está especificado no dua... assim se o alterarmos a mota, pq achamos que até fica mais segura ou por outra razão qq... até pode ficar melhor mas o governo que homologou o veículo não garante isso... pq não o homologou assim...

mas já houve cliente que o fizeram... mas tenham consciencia das implicações que isso tem, só isso.


cmp,
eduardo
team bereco.pt

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por Volt »

pois... nao sei se isso foi comigo, mas eu estava-me a referir aos modelos que tenham o tamanho homologado...

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

a pedido de várias famílias portuguesas lol, deixo aqui um pequeno vídeo da aceleração da scooter, desculpem a qualidade mas não tenho suporte na máquina, as condições não foram as mais favoráveis devido ao imenso vento, mas ficam com uma ideia.


Link
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por rocker_pt »

caramba.....esse avião anda mais do que o meu carro!!!
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

rocker_pt Escreveu:caramba.....esse avião anda mais do que o meu carro!!!
só não deu mais porque a recta é pequena +- 300 metros.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2469
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Localização: Odivelas

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmap »

rocker_pt Escreveu:caramba.....esse avião anda mais do que o meu carro!!!
pelo som deve ser a jacto
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por Nunio »

jmal Escreveu:
rocker_pt Escreveu:caramba.....esse avião anda mais do que o meu carro!!!
só não deu mais porque a recta é pequena +- 300 metros.
pareceu-me que até aos 70 km/h quem não deu mais foi o ponteiro. (o famoso atraso do velocimetro)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

nunio Escreveu:
jmal Escreveu:
rocker_pt Escreveu:caramba.....esse avião anda mais do que o meu carro!!!
só não deu mais porque a recta é pequena +- 300 metros.
pareceu-me que até aos 70 km/h quem não deu mais foi o ponteiro. (o famoso atraso do velocimetro)
sim tens razão, é bem perceptível essa situação quando eu quase que paro, ou seja quando volto para traz na mesma recta, e já vou em aceleração e o ponteiro mal se mexeu.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

já tenho um novo pneu, 4000 kms feitos com o original, vamos ver quanto dura este.

o pneu é um michelin pilot sport sc 130/70-r12, ou seja um pouco mais largo que o original de 120/70-r12, este pneu é muito macio o que a torna mais confortável e mais segura, ficou tudo em 45 €.
Imagem 144.jpg
Imagem 144.jpg (59.92 KiB) Visto 4108 vezes
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”