dobro da rotação mas com metade da força.zerocool Escreveu:essa scooter vai ter um bom poder de evolução, é sem duvida uma boa compra.jmal Escreveu: são independentes, tem 6 fios, em conjunto de 3, e 2 conjuntos de halls, o controlador é duplo também, é como se tivesse 2 motores e 2 controladores separados.
essa configuração é usada mais em sistemas ac.
sim, essa configuração é mais usada em sistemas ac, mas pode ser aplicada em motores brushless e com resultados muito bons...por vezes dão o dobro da velocidade...
quando tiver tempo faço um tutorial de como alterar estes motores para suportarem esta modificação.
Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica
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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica
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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica
exacto mais rotação e menos força. é como se fosse uma segunda velocidade, mas sem ser feita por meios mecânicos.jmal Escreveu:dobro da rotação mas com metade da força.zerocool Escreveu:essa scooter vai ter um bom poder de evolução, é sem duvida uma boa compra.jmal Escreveu: são independentes, tem 6 fios, em conjunto de 3, e 2 conjuntos de halls, o controlador é duplo também, é como se tivesse 2 motores e 2 controladores separados.
essa configuração é usada mais em sistemas ac.
sim, essa configuração é mais usada em sistemas ac, mas pode ser aplicada em motores brushless e com resultados muito bons...por vezes dão o dobro da velocidade...
quando tiver tempo faço um tutorial de como alterar estes motores para suportarem esta modificação.
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E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)
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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica
eficiência, carga, descarga, números.....
ora, tenho um contador igual aos da edp ligado ao carregador da evo,de vez em quando verifico os números e anoto, sei que uma carga total, ou seja, deste o ponto em que já não se mexe até totalmente carregada, leva 3.3 kw, sendo o kwh neste momento a 0,1355 € kwh fora do vazio e 0,0850 € kwh dentro das horas de vazio.
3.3kwh * 0.1355 = 0.4472 € euros/carga fora do vazio
3.3kwh * 0.0850 = 0.2805€ euros/carga dentro do vazio
estes 3.3kw referem-se a uma carga muito exaustiva, mesmo no ponto em que ela já nem se mexe em cima do descanso, daí dar um valor muito acima do que as baterias levam, o normal para uma carga completa é variar de 2.8 a 3 kwh, este tipo de descarga não se consegue fazer normalmente, isto porque muito antes deste ponto ela já nem consegue andar com o próprio peso, este tipo de descarga foi realizado até ela deixar de andar comigo em cima, e depois meti-a no descanso e acelerei a fundo até o bms "dizer" ao controlador que não havia mais sumo, esteve 1.5 horas com o motor a fundo e a rodar livremente.
fazendo as contas a 3kwh
3 kwh * 0.1355 = 0.4065 € euros/carga fora do vazio
3 kwh * 0.0850 = 0.2555 € euros/carga dentro do vazio
esta carga total faz sempre no mínimo 65 kms, o máximo até agora foi de 90 kms, portanto;
3 kwh = 3000 wh / 65 kms = 46 watts h km
3 kwh = 3000 wh / 90 kms = 33.3 watts h km
segundo o fabricante ela faz 120 kms a 40 kmh, no inicio não acreditava, mas os 90 kms faço eu a uma média de 60 kmh, logo acredito que os faça, já agora ficamos com uma ideia dos valores, talvez um dia tenha paciência para pastelar durante 120kms a 40 kmh.
3 kwh = 3000 wh / 120 kms = 25 watts h km
eficiência
especificações das baterias
22 células * 3.2 volts/célula * 40 ah/célula = 2816 wh pack
eficiência na carga = 2816 wh / 3000 wh = 93.8 %
segundo o fabricante o motor tem um rendimento entre os 85 - 95 %, 85 % a debitar a potência máxima e 95 % no ponto médio de potência, podia considerar o ponto médio de potência mas não era o mais real, vou considerar um pouco acima os 90 %
2816 wh * 90 % = 2534 wh aproveitados portanto uma eficiência total de 2534 wh / 3000 wh = 84.4 %.
ora, tenho um contador igual aos da edp ligado ao carregador da evo,de vez em quando verifico os números e anoto, sei que uma carga total, ou seja, deste o ponto em que já não se mexe até totalmente carregada, leva 3.3 kw, sendo o kwh neste momento a 0,1355 € kwh fora do vazio e 0,0850 € kwh dentro das horas de vazio.
3.3kwh * 0.1355 = 0.4472 € euros/carga fora do vazio
3.3kwh * 0.0850 = 0.2805€ euros/carga dentro do vazio
estes 3.3kw referem-se a uma carga muito exaustiva, mesmo no ponto em que ela já nem se mexe em cima do descanso, daí dar um valor muito acima do que as baterias levam, o normal para uma carga completa é variar de 2.8 a 3 kwh, este tipo de descarga não se consegue fazer normalmente, isto porque muito antes deste ponto ela já nem consegue andar com o próprio peso, este tipo de descarga foi realizado até ela deixar de andar comigo em cima, e depois meti-a no descanso e acelerei a fundo até o bms "dizer" ao controlador que não havia mais sumo, esteve 1.5 horas com o motor a fundo e a rodar livremente.
fazendo as contas a 3kwh
3 kwh * 0.1355 = 0.4065 € euros/carga fora do vazio
3 kwh * 0.0850 = 0.2555 € euros/carga dentro do vazio
esta carga total faz sempre no mínimo 65 kms, o máximo até agora foi de 90 kms, portanto;
3 kwh = 3000 wh / 65 kms = 46 watts h km
3 kwh = 3000 wh / 90 kms = 33.3 watts h km
segundo o fabricante ela faz 120 kms a 40 kmh, no inicio não acreditava, mas os 90 kms faço eu a uma média de 60 kmh, logo acredito que os faça, já agora ficamos com uma ideia dos valores, talvez um dia tenha paciência para pastelar durante 120kms a 40 kmh.
3 kwh = 3000 wh / 120 kms = 25 watts h km
eficiência
especificações das baterias
22 células * 3.2 volts/célula * 40 ah/célula = 2816 wh pack
eficiência na carga = 2816 wh / 3000 wh = 93.8 %
segundo o fabricante o motor tem um rendimento entre os 85 - 95 %, 85 % a debitar a potência máxima e 95 % no ponto médio de potência, podia considerar o ponto médio de potência mas não era o mais real, vou considerar um pouco acima os 90 %
2816 wh * 90 % = 2534 wh aproveitados portanto uma eficiência total de 2534 wh / 3000 wh = 84.4 %.
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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica
mas que belas contas!
estava mesmo a precisar de um post destes .
thx jmal.
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thx jmal.
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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica
excelente!
com o rigor (dentro do possível) de como foi feito, tem bastante credibilidade os cálculos e os resultados.
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Mais de 160.000km em VE!
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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica
jmal Escreveu:eficiência, carga, descarga, números.....
ora, tenho um contador igual aos da edp ligado ao carregador da evo,de vez em quando verifico os números e anoto, sei que uma carga total, ou seja, deste o ponto em que já não se mexe até totalmente carregada, leva 3.3 kw, sendo o kwh neste momento a 0,1355 € kwh fora do vazio e 0,0850 € kwh dentro das horas de vazio.
3.3kwh * 0.1355 = 0.4472 € euros/carga fora do vazio
3.3kwh * 0.0850 = 0.2805€ euros/carga dentro do vazio
estes 3.3kw referem-se a uma carga muito exaustiva, mesmo no ponto em que ela já nem se mexe em cima do descanso, daí dar um valor muito acima do que as baterias levam, o normal para uma carga completa é variar de 2.8 a 3 kwh, este tipo de descarga não se consegue fazer normalmente, isto porque muito antes deste ponto ela já nem consegue andar com o próprio peso, este tipo de descarga foi realizado até ela deixar de andar comigo em cima, e depois meti-a no descanso e acelerei a fundo até o bms "dizer" ao controlador que não havia mais sumo, esteve 1.5 horas com o motor a fundo e a rodar livremente.
fazendo as contas a 3kwh
3 kwh * 0.1355 = 0.4065 € euros/carga fora do vazio
3 kwh * 0.0850 = 0.2555 € euros/carga dentro do vazio
esta carga total faz sempre no mínimo 65 kms, o máximo até agora foi de 90 kms, portanto;
3 kwh = 3000 wh / 65 kms = 46 watts h km
3 kwh = 3000 wh / 90 kms = 33.3 watts h km
segundo o fabricante ela faz 120 kms a 40 kmh, no inicio não acreditava, mas os 90 kms faço eu a uma média de 60 kmh, logo acredito que os faça, já agora ficamos com uma ideia dos valores, talvez um dia tenha paciência para pastelar durante 120kms a 40 kmh.
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eficiência na carga = 2816 wh / 3000 wh = 93.8 %
segundo o fabricante o motor tem um rendimento entre os 85 - 95 %, 85 % a debitar a potência máxima e 95 % no ponto médio de potência, podia considerar o ponto médio de potência mas não era o mais real, vou considerar um pouco acima os 90 %
2816 wh * 90 % = 2534 wh aproveitados portanto uma eficiência total de 2534 wh / 3000 wh = 84.4 %.
isto devia estar era no post onde dizem que os eléctricos poluem mais por causa de a nossa geração de electricidade ainda depender bastante de combustíveis fosseis, para lhes mostrar algumas verdades...
boa jmal
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica
obrigado a todos, mas eu quero ir mais além, ou seja, contabilizar todo o custo por km, infelizmente não sabemos ainda quanto tempo ou quantos kms estas baterias fazem, vou tentar fazer um apanhado da situação, ou então uma estimativa.
hmgp, quem diz essas coisas pensa que a gasolina e gasóleo nasce debaixo do posto de abastecimento, e normalmente só comparam as emissões directas do veículo porque é isso que o fabricante mete nas especificações, além disso aquele é o seu melhor valor, feito por alguém que deu dezenas ou mesmo centenas de voltas numa pista de testes com condições ideais e onde se obteve o valor mais baixo.
aqui calculei apenas o consumo desde a tomada até ao gasto por km, existem muitas variáveis a incluir, espero um dia destes conseguir junta-las quase todas, todas é uma tarefa quase impossível para chegarmos a um valor aproximado, tanto de emissões como de consumo de energia.
hmgp, quem diz essas coisas pensa que a gasolina e gasóleo nasce debaixo do posto de abastecimento, e normalmente só comparam as emissões directas do veículo porque é isso que o fabricante mete nas especificações, além disso aquele é o seu melhor valor, feito por alguém que deu dezenas ou mesmo centenas de voltas numa pista de testes com condições ideais e onde se obteve o valor mais baixo.
aqui calculei apenas o consumo desde a tomada até ao gasto por km, existem muitas variáveis a incluir, espero um dia destes conseguir junta-las quase todas, todas é uma tarefa quase impossível para chegarmos a um valor aproximado, tanto de emissões como de consumo de energia.
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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica
volt, tu que andas-te a ver uns pneus que me aconselhas para a minha montada, ao fim de 3300 kms tenho o pneu praticamente sem rasto no centro, a medida actual é 120/70-12, gostava de lhe meter um com um pouco mais de altura e largura, mas não sei se é possivel.
cumps
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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica
mais altura e largura, tambem nao sei... tens de falar com o "importador".jmal Escreveu:volt, tu que andas-te a ver uns pneus que me aconselhas para a minha montada, ao fim de 3300 kms tenho o pneu praticamente sem rasto no centro, a medida actual é 120/70-12, gostava de lhe meter um com um pouco mais de altura e largura, mas não sei se é possivel.
cumps
mas, aqui ha uns anos, a bridgestone (se nao estou em erro) inventou uma coisa chamada "pneu multi-composto".
- o que eh essa treta?
- eh um pneu com uma camada mole para as curvas, mas, reforçado (para as rectas) no centro com um composto (ou camada) mais duro...
eu nao tenho muita experiencia em pneus para scooter, mas quase que apostava que o michelin pilot sportsc tem essa dupla camada.
mas, resumindo e baralhando: ou queres um pneu mole que "cole" ah estrada e se gaste num instante (esta tem sido a minha opçao em todas as motos), ou optas por um pneu mais duro, que leva mais tempo a aquecer e a "agarrar" tao bem como o da outra opçao...
o que preferes? aproveita que vou falar com o pessoal dos pneus em breve e posso fazer perguntas... .
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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica
depende do quanto essa cola dura, para 3000 kms fica-me a cola muito cara.volt Escreveu:mais altura e largura, tambem nao sei... tens de falar com o "importador".jmal Escreveu:volt, tu que andas-te a ver uns pneus que me aconselhas para a minha montada, ao fim de 3300 kms tenho o pneu praticamente sem rasto no centro, a medida actual é 120/70-12, gostava de lhe meter um com um pouco mais de altura e largura, mas não sei se é possivel.
cumps
mas, aqui ha uns anos, a bridgestone (se nao estou em erro) inventou uma coisa chamada "pneu multi-composto".
- o que eh essa treta?
- eh um pneu com uma camada mole para as curvas, mas, reforçado (para as rectas) no centro com um composto (ou camada) mais duro...
eu nao tenho muita experiencia em pneus para scooter, mas quase que apostava que o michelin pilot sportsc tem essa dupla camada.
mas, resumindo e baralhando: ou queres um pneu mole que "cole" ah estrada e se gaste num instante (esta tem sido a minha opçao em todas as motos), ou optas por um pneu mais duro, que leva mais tempo a aquecer e a "agarrar" tao bem como o da outra opçao...
o que preferes? aproveita que vou falar com o pessoal dos pneus em breve e posso fazer perguntas... .
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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica
mas, em contrapartida, podes ficar a conhecer todos os modelos de pneus que existem no mercado...jmal Escreveu: depende do quanto essa cola dura, para 3000 kms fica-me a cola muito cara.
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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica
caros,
pôr pneus mais largos do que está especificado no dua é possivel... a mota é propriedade do utilizador... cada um pode fazer o que quiser. agora se a policia mandar parár e quiser ver se os pneus são da mesma dimensão que estão no dua, é complicado, pq eles podem implicar por isso...
depois se a mota alguma vez for à inspecção (a pedido ou mando das autoridades) eles tb podem implicar.
isto tudo porque, isso é uma alteração às caracteristicas de segurança da mota... a mota foi homologada com o pneu que está especificado no dua... assim se o alterarmos a mota, pq achamos que até fica mais segura ou por outra razão qq... até pode ficar melhor mas o governo que homologou o veículo não garante isso... pq não o homologou assim...
mas já houve cliente que o fizeram... mas tenham consciencia das implicações que isso tem, só isso.
cmp,
eduardo
team bereco.pt
pôr pneus mais largos do que está especificado no dua é possivel... a mota é propriedade do utilizador... cada um pode fazer o que quiser. agora se a policia mandar parár e quiser ver se os pneus são da mesma dimensão que estão no dua, é complicado, pq eles podem implicar por isso...
depois se a mota alguma vez for à inspecção (a pedido ou mando das autoridades) eles tb podem implicar.
isto tudo porque, isso é uma alteração às caracteristicas de segurança da mota... a mota foi homologada com o pneu que está especificado no dua... assim se o alterarmos a mota, pq achamos que até fica mais segura ou por outra razão qq... até pode ficar melhor mas o governo que homologou o veículo não garante isso... pq não o homologou assim...
mas já houve cliente que o fizeram... mas tenham consciencia das implicações que isso tem, só isso.
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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica
pois... nao sei se isso foi comigo, mas eu estava-me a referir aos modelos que tenham o tamanho homologado...
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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica
a pedido de várias famílias portuguesas lol, deixo aqui um pequeno vídeo da aceleração da scooter, desculpem a qualidade mas não tenho suporte na máquina, as condições não foram as mais favoráveis devido ao imenso vento, mas ficam com uma ideia.
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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica
caramba.....esse avião anda mais do que o meu carro!!!
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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica
só não deu mais porque a recta é pequena +- 300 metros.rocker_pt Escreveu:caramba.....esse avião anda mais do que o meu carro!!!
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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica
pelo som deve ser a jactorocker_pt Escreveu:caramba.....esse avião anda mais do que o meu carro!!!
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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica
pareceu-me que até aos 70 km/h quem não deu mais foi o ponteiro. (o famoso atraso do velocimetro)jmal Escreveu:só não deu mais porque a recta é pequena +- 300 metros.rocker_pt Escreveu:caramba.....esse avião anda mais do que o meu carro!!!
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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica
sim tens razão, é bem perceptível essa situação quando eu quase que paro, ou seja quando volto para traz na mesma recta, e já vou em aceleração e o ponteiro mal se mexeu.nunio Escreveu:pareceu-me que até aos 70 km/h quem não deu mais foi o ponteiro. (o famoso atraso do velocimetro)jmal Escreveu:só não deu mais porque a recta é pequena +- 300 metros.rocker_pt Escreveu:caramba.....esse avião anda mais do que o meu carro!!!
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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica
já tenho um novo pneu, 4000 kms feitos com o original, vamos ver quanto dura este.
o pneu é um michelin pilot sport sc 130/70-r12, ou seja um pouco mais largo que o original de 120/70-r12, este pneu é muito macio o que a torna mais confortável e mais segura, ficou tudo em 45 €.
o pneu é um michelin pilot sport sc 130/70-r12, ou seja um pouco mais largo que o original de 120/70-r12, este pneu é muito macio o que a torna mais confortável e mais segura, ficou tudo em 45 €.
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