Volvo debate “Transportes no Futuro” dia 5 de Junho
Enviado: segunda mai 21, 2012 7:45 am
por Mr_Icaro
in Publico
"Um seminário subordinado ao tema "Transportes no Futuro" terá lugar no pavilhão da Volvo na Race Village da Volvo Ocean Race, na Doca de Pedrouços (Lisboa). O evento começa às 9 horas e tem como objectivo analisar e compreender os desafios que se avizinham para a mobilidade de bens e pessoas, assim como os desafios que se colocam à protecção ambiental. Contando com um número cada vez maior de parceiros de negócio na área dos transportes, o representante da marca sueca em Portugal, o Grupo Auto Sueco, promove duas mesas redondas: a primeira sobre o "Transportes de passageiros e mobilidade", enquanto que a segunda incidirá sobre "Transportes de mercadorias e cargas", com oradores como António Mouzinho (Antram), José Luís Cacho (APAveiro), Belmar da Costa (Agepor), Luís Figueiredo (Grupo ETE), João Carvalho (IPTM) ou a deputada do PS Ana Paula Vitorino, ex responsável pelo sector. O evento integra-se na Volvo Ocean Race que de 31 de Maio a 10 de Junho passa em Lisboa."
Para quem não conhece ... simplesmente o carro eléctrico mais rápido do planeta (1088 Hp)! E lindo de morrer!
E quanto a especificações, bye bye Tesla:
POWER: 1088 hp
MOTOR TORQUE: 3.800 Nm
BATTERY CAPACITY: 92 kWh
RANGE: 600 km
ACCELERATION 0-100 kph: 2,8 sec.
TOP SPEED: 305 kph
E quanto a preços... pois, aqui é que a questão deve ficar mais complicada!
Dia da Mobilidade Eléctrica 2012 - Coimbra
21 de Junho de 2012, Edifício Central da FCTUC – Pólo II da Universidade de Coimbra
Integrado no EUSEW 2012 (EU Sustainable Energy Week)
E o preço!
É só para quem tem 780.000€ para gastar! Se é o seu caso, é melhor que apresse porque só vão fazer 88 unidades e já é em 2013 que começam as entregas!
Cps
Re: Noticias de Eléctricos!
Enviado: quarta jun 13, 2012 11:43 am
por Bluesky
Yes, areosa, ISSO é que é um verdadeiro carro electrico, lindo sem duvida, mas é pena pois ficou curto no seu design, isto é, é possivel fazer muito melhor que isso, pois tem aparencia de um tradicional carro com todos os compromissos de trazer um caixote à frente com um motor térmico. Além disso sou adepto de monoblocos e carros com vantagem aerodinamica, e até soluções com mais de 4 rodas. A ideia é mesmo esmagar o conceito tradicional de automovel e a sua obsoleta tecnologia de "makeup".
Caro BlueSky,
Independentemente do embrulho, o que mais impressiona neste carro é a performance conjugada com a autonomia.
A confirmarem-se estas especificações, parece-me que este carro representa o ponto de viragem dos VE onde a autonomia está já em valores que os permitem considerar como verdadeira alternativa.
Agora, imaginem que em vez de 4 motores, se coloca um motor destes num carro utilitário ou familiar com o mesmo bloco de baterias e se se massifica a sua produção... o que é que isso pode dar!
Cps
Rimac always! Falas em ponto de viragem, mas não te escutas. Os 4 motores são necessarios para alta performance, mas nunca menos de 2 para um carro convencional, pois distribuir a carga por mais motores é sempre boa ideia, alem disso com + de 1 motor a categoria motor passa a ser redundante, os motores são redundantes, pois nunca ficarás parado na estrada (principio em que a avaria de um motor nunca compromete a deslocação do passageiro). Isso é um ponto de viragem, em que separas os motores em unidades motor+alimentação autonomas, que permitem todas sejam "redundantes" (em caso de avaria) mas que podem todas funcionar em pucho colectivo produzindo mais potencia.
Os veiculos electricos fazem varios pontos de viragem relativamente aos veiculos tradicionais, mas o que vemos na televisão? Industria e universidade a falarem do lançamento "efectivo" para 2030... não, meus amigos, o ponto de viragem está na cabeça das pessoas, não na tecnologia, essa já demonstrou o seu potencial.
Agora noticias menos boas para o projecto Veeco portugues, que como eu ja adivinhava de antemão, não foi suficiente no capitulo design. Eu proprio redesenhei imediatamente o veiculo no proprio dia do seu lançamento, agora foi a vez da Opel com o seu muito interessante Opel RAK-E... isto sim, é mudança! Refrescante... neste caso em Tandem, mas eu idealizo uma solução veeco+rak como a ideal, tandem mas com dois lugares à frente - total 3 passageiros (disposição triangular, boa visivel de todos para a estrada e noutras direcções). E 4 rodas sempre, mesmo principio segurança + redundancia + (-desgaste). Fiquem bem.
Seja 1, 2 ou 4, é indiferente (obviamente 4 é sempre melhor que 2 ou 1), o que eu queria salientar é o facto de se ter uma motorização bem mais modesta em termos de performances, por exemplo, 200 Hp (nada mau para um carro normal), consequentemente também muito menos exigente em termos de consumos, mas com o mesmo conjunto de baterias... em vez de 600km de autonomia seriam quantos? 1200 km? 1600 km? 2400km? Fica a dúvida mas é essa perspectiva que me entusiasma!
Resolvendo o problema da autonomia nos VE, deixa de haver desculpa para que não sejam a verdadeira alternativa aos de CI.
Cps
Re: Noticias de Eléctricos!
Enviado: domingo jul 08, 2012 12:37 pm
por pafi
(Já coloquei noutro tópico, mas aqui fica melhor...)
Avisaram-me que se falou de VE's no programa "5 para a Meia Noite". Fui ver...
Ao minuto 52:30 a Paula Castelar mencionou um artigo no Jornal do Algarve (dia 5 de julho, página 4) sobre fundos europeus para carros elétricos. Como há pessoal do NE nessas bandas, era boa ideia encontrar o tal artigo e republicá-lo aqui. Boa pesquisa!
Veículo português pode realizar 100 km com apenas 40 cêntimos
Vem aí a scooter eléctrica ‘verde’!
2012-07-10
Está a chegar ao mercado uma solução para poupar o ambiente, a carteira e arranjar estacionamento com mais facilidade. Trata-se da primeira scooter eléctrica portuguesa, com zero de emissões locais de CO2.
Ana Vaz junto à scooter eléctrica
O engenho, desenvolvido de raiz por uma equipa de investigadores do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Universidade de Coimbra (UC), tem autonomia, em ciclo urbano, entre os 100 e os 140 km e um conjunto de tecnologia de ponta usada em todo o protótipo.
A scooter é composta por um sistema de propulsão inovador, um controlador, um motor eléctrico, um carregador inteligente e um sistema de armazenamento de energia com duas componentes essenciais: baterias e BMS (battery management system).
As mais-valias deste veículo em relação a outras scooters convencionais é que esta “tem um sistema de propulsão 100 por cento eléctrico que lhe permite realizar 100 quilómetros com apenas 0,40 euros”, afirma Ana Vaz ao Ciência Hoje. Para além disso, “o sistema de gestão electrónico permite a um só veículo ser adaptado ao perfil de condução de diferentes condutores e diferentes utilizações para um mesmo condutor”, como modo ECO, para uma condução mais económica; modo Sport, para uma condução mais desportiva; e modo Safety, para uma condução mais segura, acrescenta a líder do projeto.
Embora a scooter citadina desenvolvida se enquadre na classe de executiva devido à sua dimensão e pacote tecnológico integrado, a tecnologia de base utilizada é bastante flexível. “Tem uma potência nominal de 10 kW, ou seja 13,4 cv (1cv = 746W) e de pico (durante alguns segundos) dá 21 kW (28cv); autonomia média de 100 km (pode ir de 70km a 140km, dependendo do ciclo de condução e utilização); apresenta um sistema de gestão de baterias e carregador on-board; o display (velocímetro, autonomia da bateria e do sistema) é um tablet Pc de 7” com programação em plataforma android”, descreve a investigadora do ISR.
Se a indústria mostrar interesse na comercialização deste novo veículo, uma versão final estará pronta entrar no mercado dentro de alguns meses. “Entrará no mercado logo que haja uma entidade que queira aproveitar o projecto e tecnologia desenvolvida para iniciar uma produção”, avança Ana Vaz.
Em relação ao custo do novo ‘brinquedo’, apesar deste protótipo "integrar todo o estado da arte de tecnologia”, a equipa da UC tem valores estudados para uma pequena série com um “tecto máximo de cinco mil euros”.
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Re: Noticias de Eléctricos!
Enviado: sexta jul 13, 2012 9:55 am
por mauri
Continuando com a mesma... A scooter tem uma autonomia até 140 quilómetros
Universidade de Coimbra apresenta scooter eléctrica com zero emissões de CO2
12.07.2012
Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra apresentou nesta quarta-feira aquela que diz ser a primeira scooter eléctrica portuguesa, com zero de emissões de CO2 nas suas deslocações. Este veículo “amigo do ambiente” surgiu de um projecto académico que procurava encontrar "o melhor meio de deslocação, para uma mobilidade sustentável em contexto urbano”.
“A maior eficiência energética e a capacidade de fugir aos engarrafamentos determinaram que a scooter seria o veículo mais adequado” para as cidades, disse nesta quinta-feira ao PÚBLICO Ana Vaz, coordenadora do projecto, no Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Universidade de Coimbra.
O novo veículo de duas rodas tem uma autonomia, em ciclo urbano, entre os 100 e os 140 quilómetros, graças às baterias LiFePO4. De acordo com a investigadora, estas são reconhecidas pela sua "alta densidade energética, ou seja, a quantidade de energia eléctrica que conseguem acumular, e a segurança na sua utilização”.
Ainda assim, o modelo de deslocação citadina desenvolvido no ISR não é para todos os bolsos. No entanto, a tecnologia de base utilizada é bastante flexível. Isto vai permitir configurar “pacotes” personalizados para diferentes tipos de utilizadores, ou seja, “com pequenas alterações é possível fabricar um veículo ainda mais equilibrado e acessível financeiramente”.
"Estamos a entrar numa nova cultura de mobilidade urbana, em que as duas rodas começam a ter mais eficiência, menos desperdícios energéticos e económicos. As grandes cidades europeias estão precisamente a apostar na promoção do uso dos veículos eléctricos de duas rodas", afirmou Ana Vaz.
No futuro, se a indústria manifestar interesse na comercialização deste novo veículo, “uma versão final estará pronta para entrar no mercado dentro de alguns meses”, salientou ainda a investigadora.
Notícia alterada às 14h50: as zero emissões da scooter eléctrica dizem respeito, apenas, às suas deslocações.
Comentário: Por Edgar Mosqueira - Frankfurt, Alemanha ..uma scooter de combustao de 50cc pode consumir menos de 3Lt/100Km, possui melhor performance, nao paga imposto circulacao e tem custos de manutencao e reparacao baixíssimos. Gracas à economia de escala, as pecas e acessórios para estes veículos sao hoje consideravelmente baratos e fáceis de encontrar, algo de que as scooters elétricas ainda nao se podem orgulhar. Uma scooter a gasolina tem um alcance virtualmente ilimitado (os postos de abastecimento estao por todo o lado) e esta scooter oferece 100 a 140 Km. Certo que quem decide comprar uma scooter elétrica, terá provavelmente um espaco onde a possa colocar à carga mas há quem nao disponha de tal, e é um fator determinante para potenciais novos clientes. Depois, encher o depósito duma scooter a gasolina demora 2 ou 3 minutos. Pergunto-me quantas horas demorará carregar a bateria desta... Claro que isto é também uma questao de hábitos, e que a scooter elétrica é um veículo hoje perfeitamente viável mas quem vai comprar uma e se senta a fazer contas, indeciso entre uma elétrica e uma a gasolina, e acaba por lidar com realidade dos números, a scooter elétrica, embora seja uma excelente opcao, nao é o El Dorado que parece ser. http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx ... cosfera%29
Re: Noticias de Eléctricos!
Enviado: sexta jul 13, 2012 10:31 am
por hmma
Está-me a parecer que esse sr. Edgar Mosqueira está a precisar de abrir os olhos para o futuro
Em alguns artigos sobre esta scooter, podia-se entender que tinha possibilidade de carregamento sem fios, mas penso que tem é "comunicação sem fios" entre o tablet, o controlador e o carregado... alguém pode esclarecer?
Re: Noticias de Eléctricos!
Enviado: sexta jul 13, 2012 1:58 pm
por RJSC
Estas universidades... Sempre cheias de presunção!!
A primeira scooter elétrica portuguesa foi a Famel Electron, fabricada em 1997.
Foi vendida uma série aos Correios Franceses e depois a Famel faliu.
Re: Noticias de Eléctricos!
Enviado: sexta jul 13, 2012 4:03 pm
por BondadeSua
É pena que o desenvolvimento dum produto, termine dessa forma, (falência). Nessa altura, o Lítio era quase uma miragem, por conseguinte a "luta" ainda era mais desproporcional. E isso, (gel-chumbo), pode ter contribuído para o desfecho. Pessoalmente, acho que se não dermos "mão" a iniciativas como a da UC, outros "produtos", com provas dadas, correm o risco de desaparecer também. Será que essa fábrica e a UC, não podem levar para a frente este projecto, melhorá-lo e ter benefício, (€€€)?
Fica a pergunta.
Quem fica com o primeiro lugar, depois é irrelevante!...pensoeudeque!
BondadeSua
Re: Noticias de Eléctricos!
Enviado: sexta jul 13, 2012 4:11 pm
por RJSC
BondadeSua Escreveu:Será que essa fábrica e a UC, não podem levar para a frente este projecto, melhorá-lo e ter benefício, (€€€)?
Com a Famel já não! Decretou falência em 2002 e atualmente os edifícios estão assim como mostro a seguir, quase em ruínas:
Re: Noticias de Eléctricos!
Enviado: sexta jul 13, 2012 4:22 pm
por BondadeSua
(Moderação isto merece o off-topic?)
Claro. Mas quantos edifícios não foram já reabilitados? A conjuntura é péssima, mas se o produto for reconhecido, apreciado e credível, quem sabe não aparece investidor?
Com informação da Electron, aqui disponível, já se pode tecer alguns comentários, acerca do que neste momento seria bem aceite e vantajoso para chegar ao "consumidor", ou não?
É uma pergunta para abrir discussão!