Afonsinha

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico

Autor do tópico
Mtomas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jun 09, 2009 12:59 am

Re: Afonsinha

Mensagem por Mtomas »

no próximo sábado, vou finalmente receber esta pequena beleza. tenho contado os dias, pois mal posso esperar para andar por aí, com total petro-liberdade!

agora uma pequena dúvida, valerá a pena investir num carregador que efectua carregamentos mais rápidos?! tendo a scooter baterias de litium? o que recomendam? tenho a opção de 3, 6 ou 8 horas de carregamento, qual deverei escolher?

mix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm

Mensagem por mix »

boas, isso vai depender da utilização que lhe prevês dar e dos € que tens!
visto que ela tem uma boa autonomia, se estiveres a pensar que só a vais carregar em casa durante a noite não necessitas de gastar mais €, mas se os tiveres para gastar dá sempre jeito um carregador mais rápido para as emergências...
no meu caso com a utilização que lhe dou um carregador de 8h seria suficiente, mas mais uma vez depende das necessidades!

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

o meu conselho é, se a autonomia que ela tem te chegar para um dia e ainda te sobra não necessitas de carregador mais rápido.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
Mtomas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Mtomas »

ora vivas... hoje tenho andado em pulgas. recebi a minha formosa afonsinha, mais conhecida por bereco flash.

é um espanto. estava com receio que não subisse a mais que íngreme subida para a garagem, mas com toda a pujança, sem qualquer reclamação, lá vai ela... como diria alguém aqui do norte, "até arranca paralelo"...

já experimentei com pendura, e porta-se lindamente, infelizmente ainda não estou em condições legais para a conduzir, mas depois das férias espero regularizar isso o mais cedo possível, pois é definitivamente um prazer conduzir esta beleza.

quanto a pormenores/detalhes técnicos ainda não sei dar informações, pois ainda andei uns modestos 7 kms, no entanto o fornecedor disse que a testou, e com uma carga, usando o buster duma forma regular, e conseguiu percorrer 72 kms sem qualquer corte... portanto, promete...

assim que vier de férias e tiver mais novidades, ficarão a saber.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

mtomas Escreveu:ora vivas... hoje tenho andado em pulgas. recebi a minha formosa afonsinha, mais conhecida por bereco flash.

é um espanto. estava com receio que não subisse a mais que íngreme subida para a garagem, mas com toda a pujança, sem qualquer reclamação, lá vai ela... como diria alguém aqui do norte, "até arranca paralelo"...

já experimentei com pendura, e porta-se lindamente, infelizmente ainda não estou em condições legais para a conduzir, mas depois das férias espero regularizar isso o mais cedo possível, pois é definitivamente um prazer conduzir esta beleza.

quanto a pormenores/detalhes técnicos ainda não sei dar informações, pois ainda andei uns modestos 7 kms, no entanto o fornecedor disse que a testou, e com uma carga, usando o buster duma forma regular, e conseguiu percorrer 72 kms sem qualquer corte... portanto, promete...

assim que vier de férias e tiver mais novidades, ficarão a saber.
oi, eu gosto muito dessa scooter, apesar de gostar muito da evo devido à potência e genica que tem, essa tem uma condução muito divertida, isto porque é muito leve e muito manobrável, quem a poder testar vai entender o que realmente quero dizer, é fantástica devido à sua leveza, e quando se carrega no boost é mesmo impressionante, espero que corra tudo bem com ela.

e não te esqueças, queremos fotos.....
Cumps Inovadores

Autor do tópico
Mtomas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Mtomas »

ora e a pedido de muitas famílias, aqui segue uma foto, tirada de telemóvel, e as minhas desculpas pela qualidade... hoje foi dar um pequenino passeio, pois ainda estou a habituar-me, afinal nunca tinha andado de scooter... e com pendura, fomos até ao parque, gozar um pouco a natureza, enquanto se descansa debaixo duma sombrinha, e se joga uma cartada... eheh!

é um espectáculo, aguentou-se lindamente, e ainda arriscamos em ir até ao centro de guimarães, apesar de ser um fim de semana das festas da cidade, as gualterianas, e com actividades no estádio do vitória, lá passamos na imediações, com alguns sustos pelo meio, pois o pessoal não está habituado a não ouvir uma scooter a aproximar-se... quase que apanhava com um ciclista armado em radical no capacete... vinha aos saltinhos pelo passeio, e se não fosse a buzina e os bons reflexos de ambos, acho que nos tínhamos encontrado duma forma não muito agradável.

felizmente tudo correu bem, e deu para desfrutar do pequeno passeio.
Anexos
Afonsinha2.jpg
Afonsinha2.jpg (132.78 KiB) Visto 4826 vezes
Afonsinha1.jpg
Afonsinha1.jpg (104.25 KiB) Visto 4826 vezes

mix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm

Mensagem por mix »

qual foi a velocidade máxima que atingiste em plano com o pendura?
boas voltas!

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Autor do tópico
Mtomas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Mtomas »

ora bem com a pendura, não cheguei a passar dos 40, mas confesso que sou inexperiente, e como tal, a segurança pessoal ainda não é muita, mas faz um bom arranque, mesmo com pendura, pois quando estive no centro da cidade, nos semáforos, portou-se lindamente.

edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Mensagem por edupatorod »

ok,

parabens pela compra. espero que fique satisfeito realmente.
essa mota está muito boa, e o tempo de carga com carregador de 15amp, acho muito dificil dicar-se a pé. por exemplo 30 min de carga dá pra andar logo 20km.

eduardo
team bereco.pt

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

então mtomas como se porta a scooter.

alguém tem a revista motociclismo, está lá um artigo desta scooter e também de uma emax, um teste que eles fizeram, se alguém tiver e que possa meter aqui o artigo, todos agradecemos.

cumps
Cumps Inovadores

Autor do tópico
Mtomas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Mtomas »

ora vivas... estive estas duas semanas de férias, e infelizmente ainda não peguei na afonsinha como gostaria. principalmente agora que as férias já lá vão, e foi aprovado o projecto-lei sobre a condução de motociclos até 125 cc ou 11 kw... agora sim, tenho todos os ingredientes reunidos para poder experimentar e comentar sobre o seu comportamento.

para já estou a gostar, mas ainda andei somente uns meros 20 e poucos kms. alguns deles com pendura, o que me surpreendeu, pois consegui obter excelentes performances, bons arranques, e travagens...

assim que tiver mais novidades, fiquem descansados, transmitirei.

Autor do tópico
Mtomas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Mtomas »

ora vivas,

pois bem, eis-me aqui, passado praticamente uma semana... a scooter conta neste momento com 247 kms, isto tirando os 72 iniciais, perfaz um total de 175 feitos aqui pelo rapaz...

quanto a performances, aqui vai, no máximo consegui percorrer 81 kms com uma carga apenas... escusado será de referir que fiquei apeado a pouco mais de 300 metros de casa... ela cortou-se e acabou depois de um pequeno sinal que me deu, um pequeno e insignificante corte, que não valorizei, até porque estava praticamente a chegar, ela resolve parar e depois se não era eu a puxar até casa, bem que tinha ficado na rua... também quem me manda levá-la até ao limite... abusador!

quanto a velocidades máximas, já tenho um à vontade na moto que me permite ir um pouco mais depressa, assim, posso dizer que em terreno plano consigo ir a 50 kms com vento a bater de frente. tendo em conta que o meu peso é um pouco acima da média, anda muito próximo dos 100 kgs, podemos afirmar que se torna numa marca notável...

como já fiz algumas subidas à penha aqui em guimarães, consegui ter a percepção em alguns locais tive de usar a warpspeed... mais conhecida por botão buster... escusado será dizer que portou-se lindamente, sem qualquer reclamação, e tem sido fantástico, pois tenho conseguido apreciar coisas que de carro torna-se um pouco difícil...

já repararam nas reacções das outras pessoas, um destes dias em vizela, um fulano galgou o passeio com o camião que conduzia ao entrar numa rotunda, tudo porque olhava fixamente para a scooter a acabar de efectuar uma subida sem emitir qualquer ruído ou fumo... assim como aqueles que repousam à porta da tasca do zé da esquina, e até se levantam para a apreciarem a passagem modesta e majestosa da afonsinha.

resumindo, estou a gostar imenso da experiência.

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

81km com uma carga é muito bom... foram feitos na poupança ou foi sempre a topo com subidas??
mtomas Escreveu: já repararam nas reacções das outras pessoas, um destes dias em vizela, um fulano galgou o passeio com o camião que conduzia ao entrar numa rotunda, tudo porque olhava fixamente para a scooter a acabar de efectuar uma subida sem emitir qualquer ruído ou fumo... assim como aqueles que repousam à porta da tasca do zé da esquina, e até se levantam para a apreciarem a passagem modesta e majestosa da afonsinha.
ha muitos curiosos... vai-te habituando... dá mesmo para conhecer miudas

Autor do tópico
Mtomas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Mtomas »

marcopns Escreveu:81km com uma carga é muito bom... foram feitos na poupança ou foi sempre a topo com subidas??
na sua grande maioria foi na poupança, circulava entre os 35 e os 40, tinha muitas subidas, e claro nas descidas aproveita o lanço que a scooter oferece, e nem usava o acelerador... no entanto, na subida à penha, as inclinações não são nada meigas, a cota creio ser sempre superior a 6%. nos últimos quilómetros é que aproveitei para apertar um pouco, e consegui circular em piso regular, com tapete mais ou menos recente, com vento em sentido oposto, e a circular numa média de 50 km/h.

de facto, estou muito contente com a meta alcançada...

Autor do tópico
Mtomas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Mtomas »

oras vivam,

a afonsinha lá vai indo, devagar sem pressas, sempre a chegar ao seu destino...

com 520 kms feitos, porta-se lindamente, cada carga a durar à volta de 70 kms, não vou além disso pois não quero ficar apeado. únicos defeitos encontrados até ao momento, enorme desconforto do banco ou assento, aquilo adormece mesmo o traseiro, fico com o meu completamente adormecido, ao fim de 20 e poucos kms... e o acelerador, deveria ter um pouco mais de percurso, pois passa do 0 a 80 num ápice, e sempre que se quer manter uma determinada velocidade vejo-me grego. quem apreciar à distância deve perder-se de riso, pois sempre que acelero um pouco para corrigir a velocidade, o motor dá um coice e como não estou muito habituado a isso sinto uma reacção com a direcção, consequente desse mesmo coice...

tirando estes pequenos detalhes ergonómicos, porta-se lindamente... responde por completo a todas as exigências impostas.

uma pequena dúvida que gostaria de esclarecer, qual o procedimento mais correcto a tomar quando se entra e se circula numa rotunda, em duas rodas? já tentei de tudo, entrar pela esquerda e progressivamente ir saindo, tal como fazemos quando se vai de carro; entrar na rotunda pela direita, e fazê-la sempre o mais à direita possível?... apesar disso tudo continuo a apanhar cada susto que me deixa com níveis de adrenalina capazes de envergonhar uma qualquer explosão atómica... são as rotundas e as ultrapassagens dos outros condutores, especificamente, os que vão de 4 rodas, que julgam conseguirem concretizar a manobra na mesma faixa de rodagem, provocando assim tangentes capazes de arrepiar e de colocar em pé os mais espessos pêlos de cabelo existentes no nosso corpo. eu sei que o código da estrada português regula que os ciclomotores deverão circular pela direita e o mais encostado possível, mas com este tipo de manobras torna-se uma aventura digna dum qualquer indiana jones das estradas de portugal... isto para não falar nos peões alunados e completamente distraídos... enfim!

jmvsf
Membro
Membro
Registado: domingo ago 09, 2009 2:08 pm

Mensagem por jmvsf »

por ter amor á vida já não circulo pela berma. se formos mais ao centro da via obrigamos a que mudem de faixa e não se tentem espremer entre nós e a linha central.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

mtomas Escreveu:oras vivam,

a afonsinha lá vai indo, devagar sem pressas, sempre a chegar ao seu destino...

com 520 kms feitos, porta-se lindamente, cada carga a durar à volta de 70 kms, não vou além disso pois não quero ficar apeado. únicos defeitos encontrados até ao momento, enorme desconforto do banco ou assento, aquilo adormece mesmo o traseiro, fico com o meu completamente adormecido, ao fim de 20 e poucos kms... e o acelerador, deveria ter um pouco mais de percurso, pois passa do 0 a 80 num ápice, e sempre que se quer manter uma determinada velocidade vejo-me grego. quem apreciar à distância deve perder-se de riso, pois sempre que acelero um pouco para corrigir a velocidade, o motor dá um coice e como não estou muito habituado a isso sinto uma reacção com a direcção, consequente desse mesmo coice...

tirando estes pequenos detalhes ergonómicos, porta-se lindamente... responde por completo a todas as exigências impostas.

uma pequena dúvida que gostaria de esclarecer, qual o procedimento mais correcto a tomar quando se entra e se circula numa rotunda, em duas rodas? já tentei de tudo, entrar pela esquerda e progressivamente ir saindo, tal como fazemos quando se vai de carro; entrar na rotunda pela direita, e fazê-la sempre o mais à direita possível?... apesar disso tudo continuo a apanhar cada susto que me deixa com níveis de adrenalina capazes de envergonhar uma qualquer explosão atómica... são as rotundas e as ultrapassagens dos outros condutores, especificamente, os que vão de 4 rodas, que julgam conseguirem concretizar a manobra na mesma faixa de rodagem, provocando assim tangentes capazes de arrepiar e de colocar em pé os mais espessos pêlos de cabelo existentes no nosso corpo. eu sei que o código da estrada português regula que os ciclomotores deverão circular pela direita e o mais encostado possível, mas com este tipo de manobras torna-se uma aventura digna dum qualquer indiana jones das estradas de portugal... isto para não falar nos peões alunados e completamente distraídos... enfim!
o comportamento dentro de uma rotunda é o mesmo que numa estrada comum, o código da estrada não aponta qualquer diferença (pelo menos daquilo que aprendi), circular o mais possivel à direita.

quanto aos carros isso é normal, já disse noutro tópico o que fazer para evitar isso, não circules encostado à direita, dependendo da velocidade e da estrada podes ir um pouco mais ao meio, assim não te fazem tantas "razias", tens o mesmo direito que todos os outros, se reparares os carros também não obedecem a essa regra, tanto que quando estão a velocidades que tu os podes passar, só o consegues fazer pela direita.
Cumps Inovadores

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

eu digo o mesmo: circula ao meio da faixa.
o codigo, infelizmente, nao foi feito por quem anda de mota. foi feito por aquele tipo de gente que, quando se senta atras de um volante, entra num cenario de guerra.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
Mtomas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Mtomas »

desculpem sair um pouco ao tema deste sub-forum, sobre o diário da afonsinha, mas é para acrescentar um pouco sobre esta questão de como proceder ao circular numa rotunda. claro está que os exemplos citados aplicam-se aos veículos automóveis, no entanto, creio que poderá ser extensível aos demais.

o link aqui fica:

http://sic.aeiou.pt/online/video/inform ... tundas.htm

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

mtomas Escreveu:desculpem sair um pouco ao tema deste sub-forum, sobre o diário da afonsinha, mas é para acrescentar um pouco sobre esta questão de como proceder ao circular numa rotunda. claro está que os exemplos citados aplicam-se aos veículos automóveis, no entanto, creio que poderá ser extensível aos demais.

o link aqui fica:

http://sic.aeiou.pt/online/video/inform ... tundas.htm

boa mtomas, isso esclarece muita coisa, já agora é importante aquela nota "os velocípedes têm prioridade na rotunda", portanto têm a mesma prioridade que os veículos que circulam dentro dela.
Cumps Inovadores

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”