Comprei um híbrido

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
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orbis
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Re: Comprei um híbrido

Mensagem por orbis »

já com 5800 km feitos, chego a fazer médias por depósito em estrada normal de 4,3 l/100 km. nestes últimos quatros dias fui à galiza e fiz 996 km, dos quais cerca de 600 em autoestrada. a média global foi de 5,0 l/100 km.

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jmal
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Re: Comprei um híbrido

Mensagem por jmal »

orbis Escreveu:já com 5800 km feitos, chego a fazer médias por depósito em estrada normal de 4,3 l/100 km. nestes últimos quatros dias fui à galiza e fiz 996 km, dos quais cerca de 600 em autoestrada. a média global foi de 5,0 l/100 km.
excelente, portanto cai por terra o famoso mito de que os diesel são mais economicos, só o são mesmo em termos de economia de bolso devido ao gasóleo estar ao preço da uva "mijona" em relação à gasolina.
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Master
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Re: Comprei um híbrido

Mensagem por Master »

sinceramente, não acho que uma média de 5,0 lts em estrada seja algo fora do normal.
parece-me mesmo uma média normal para carros actuais.
eu tenho um kangoo com 2 anos, que é um carro alto e gastador e a média em estrada (+- 100/120 kms/h) é no máximo de 6 lts.
nas voltinhas gasta 6,5/7ltrs.
acho que as vantagens dos híbridos é na cidade.
jmal acho que não é verdade que os diesel são mais gastadores, podem ver em http://www.autohoje.com/index.php?optio ... l&itemid=1 acho que é um site sério.
encontram dezenas de carros diesel a gastar pouco mais de 4 lts e cerca de 10 carros a gastar menos de 4 ltrs.
acho ótimo o carro híbrido, principalmente pelo preço que custam (cerca de 20.000 €) pelos extras que trás (tráz quase tudo de origem) e pela beleza, mas não pelo consumo, acho que a diferença não é significativa.
penso que também fica atrás dos consumos dos carros a gpl.
também em termos ambientais este modelo nem chega a estar entre os 100 menos poluidores.

de autohoje
os 100 modelos novos com menos emissões de co2 à venda em portugal
(pesquisa efectuada em 4.401 veículos)


marca modelo/versão portas co2 (g/km) combinado (l/100km)
smart fortwo coupé pure cdi 2 88 3.3
smart fortwo cabrio pure cdi 2 88 3.3
smart fortwo cabrio pulse cdi 2 88 3.3
smart fortwo cabrio passion cdi 2 88 3.3
smart fortwo coupé pulse cdi 2 88 3.3
smart fortwo coupé passion cdi 2 88 3.3
seat ibiza 1.4 tdi 80cv dpf ecomotive 5 98 3.7
mini mini cooper d 2 104 3.9
renault twingo 1.5 dci 85cv eco2 dynamique s 3 104 4.0
renault twingo 1.5 dci 85cv eco2 initiale 3 104 4.0
toyota iq 1.4d-4d 3 104 4.0
toyota iq2 1.4d-4d 3 104 4.0
citroën c3 1.4hdi cpm5 airdream exclusive 5 113 4.0
citroën c1 1.4hdi airdream sx 3 109 4.1
citroën c1 1.4hdi airdream sx 5 109 4.1
peugeot 107 trendy 1.4 hdi 09 5 109 4.1
peugeot 107 xa 1.4 hdi 3 n.d. 4.1
mini mini clubman cooper d 5 109 4.1
fiat 500 1.3 multijet 16v 75cv pop 3 110 4.2
fiat 500 1.3 multijet 16v 75cv lounge 3 110 4.2
fiat 500 1.3 multijet 16v 75cv sport 3 110 4.2
ford ka 1.3tdci titanium 3 112 4.2
ford fiesta 1.6tdci econetic 3 98 4.2
ford fiesta 1.6tdci econetic 5 98 4.2
ford fiesta van 1.4tdci trend 3 110 4.2
ford fiesta van 1.4tdci base 3 110 4.2
ford fiesta van 1.6tdci sport 3 110 4.2
peugeot 206+ trendy 1.4 hdi 5 110 4.2
peugeot 206+ xa 1.4 hdi 3 110 4.2
ford fiesta 1.4tdci trend 3 110 4.2
ford fiesta 1.4tdci trend 5 110 4.2
ford fiesta 1.4tdci titanium 3 110 4.2
ford fiesta 1.4tdci titanium 5 110 4.2
volkswagen polo 1.6l tdi trendline 75cv 5 109 4.2
volkswagen polo 1.6l tdi trendline pack 75cv 5 109 4.2
volkswagen polo 1.6l tdi confortline 75cv 5 109 4.2
volkswagen polo 1.6l tdi highline 75cv 5 109 4.2
volkswagen polo 1.6l tdi trendline 90cv 5 109 4.2
volkswagen polo 1.6l tdi trendline pack 90cv 5 109 4.2
volkswagen polo 1.6l tdi confortline 90cv 5 109 4.2
volkswagen polo 1.6l tdi highline 90cv 5 109 4.2
volkswagen polo 1.6l tdi trendline 105cv 5 109 4.2
volkswagen polo 1.6l tdi trendline pack 105cv 5 109 4.2
volkswagen polo 1.6l tdi confortline 105cv 5 109 4.2
volkswagen polo 1.6l tdi highline 105cv 5 109 4.2
fiat 500 1.3 multijet 16v 75cv by diesel 3 110 4.2
fiat 500c 1.3 multijet 16v 75cv pop 2 110 4.2
fiat 500c 1.3 multijet 16v 75cv lounge 2 110 4.2
fiat 500c 1.3 multijet 16v 75cv 80º aniversário 2 110 4.2
fiat panda 1.3 multijet 16v mamy 5 114 4.3
volkswagen polo 1.6l tdi trendline 90cv dsg 7v 5 112 4.3
volkswagen polo 1.6l tdi trendline pack 90cv dsg 7v 5 112 4.3
volkswagen polo 1.6l tdi confotline 90cv dsg 7v 5 112 4.3
volkswagen polo 1.6l tdi highline 90cv dsg 7v 5 112 4.3
renault clio storia société 1.5 dci 65cv se pack clim (09) 3 n.d. 4.3
renault clio storia société 1.5 dci 65cv se dynamique clim (09) 3 n.d. 4.3
citroën c2 1.4hdi airdream vtr 3 113 4.3
seat ibiza sc 1.4 tdi dpf sc 3 114 4.3
seat ibiza sc 1.4 tdi dpf sport 3 114 4.3
alfa romeo mito 1.3 jtd 90cv distinctive 3 114 4.3
alfa romeo mito 1.3 jtd 90cv progression 3 114 4.3
hyundai i10 1.1 crdi vgt comfort 5 114 4.3
hyundai i10 1.1 crdi vgt style 5 114 4.3
lancia ypsilon 1.3 jtd dfn oro 90cv 3 114 4.3
lancia ypsilon 1.3 jtd dfn oro 75cv 3 114 4.3
seat ibiza 1.4 tdi 80cv dpf reference 5 114 4.3
seat ibiza 1.4 tdi 80cv dpf style 5 114 4.3
citroën c2 entreprise 1.4hdi x (08) 3 113 4.3
citroën c2 entreprise 1.4hdi vtr (08) 3 113 4.3
mazda 2 mz-cd 1.4 core 3 114 4.3
mazda 2 mz-cd 1.4 comfort 3 114 4.3
mazda 2 mz-cd 1.4 exclusive 3 114 4.3
mazda 2 mz-cd 1.4 sport 3 114 4.3
mazda 2 mz-cd 1.4 core 5 114 4.3
mazda 2 mz-cd 1.4 comfort 5 114 4.3
mazda 2 mz-cd 1.4 exclusive 5 114 4.3
mazda 2 mz-cd 1.4 sport 5 114 4.3
fiat panda van 1.3 multijet 16v 5 114 4.3
fiat panda 1.3 multijet 16v dynamic 5 114 4.3
lancia ypsilon 1.3 jtd dfn platino 75cv 3 114 4.3
lancia ypsilon 1.3 jtd dfn platino 90cv 3 114 4.3
volkswagen polo van 1.4i tdi 80cv sport 3 n.d. 4.4
peugeot 1007 trendy 1.4 hdi 3 124 4.4
peugeot 1007 sporty 1.4 hdi 3 124 4.4
citroën c3 entreprise 1.4hdi x 5 115 4.4
citroën c3 entreprise 1.4hdi sx pack 5 115 4.4
kia picanto 1.1 crdi 75cv ex 5 116 4.4
kia picanto 1.1 crdi 75cv ex sport 5 116 4.4
kia picanto van 1.1 crdi 75cv ex 5 n.d. 4.4
bmw 116d (e81) 3 118 4.4
bmw 116d (e87) 5 118 4.4
kia picanto van 1.1 crdi 75cv ex sport 5 n.d. 4.4
mercedes-benz a 160 cdi coupé blueefficiency (fl) 3 116 4.4
volvo c30 1.6d kinetic drive 3 119 4.4
volvo c30 1.6d momentum drive 3 119 4.4
volvo c30 1.6d summum drive 3 119 4.4
hyundai i20 1.4 crdi wgt 75cv comfort 5 116 4.4
ford fiesta 1.6tdci titanium 3 110 4.4
ford fiesta 1.6tdci titanium 5 110 4.4
citroën c4 1.6hdi 110cv airdream vtr pack cmp6 5 118 4.4



os consumos são os anunciados pelo representante de cada marca, segundo a directiva cee 93/116.
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jmal
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Re: Comprei um híbrido

Mensagem por jmal »

master isso confirma o que eu disse e não podes comparar a kangu com o insight, eu disse que consome mais um gasóleo que um a gasolina em termos energéticos (se não disse faltou isso), isto porque o gasóleo tem muito mais energia por litro que a gasolina, dai também eu não entender a razão de o gasóleo ser mais barato, já que é menos eficiente na produção (menos litros por barril de petróleo) e portanto com um custo de produção superior e também mais poluente, dai a meu ver os preços estão trocados, o preço da gasolina devia ser o do gasóleo e vice-versa.

portanto gasta menos em litros e euros (devido a esta palhaçada) mas na verdade um diesel consome mais energia.

se é por questões de transporte que é mais barato, acabo por não entender, quando vou ao café vejo 10 carros de 5 lugares a diesel e 1 a gasolina, claro que agradeço sempre ao moço que leva o carro a gasolina por me pagar parte da produção do combustivel que eu gasto.


já agora o consumo dos carros em revistas é sempre a mesma treta, fazem-no em condições especiais e foi o mínimo obtido.

acho que 5 litros para este carro que deve ter andado carregado e fazendo o percurso que fez é excelente.
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orbis
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Re: Comprei um híbrido

Mensagem por orbis »

efectivamente enquanto um litro de gasolina contém algo como um pouco mais de 9 kw/h, um litro de gasóleo chega quase aos 11. a maior parte dos carros a gasolina aumenta o consumo em autoestrada na ordem de vários litros, enquanto este aumenta cerca de um litro. além disso não se pode comparar carros de classes diferentes. este carro tens umas dimensões que não são comparáveis directamente com um mini, um kangoo ou até mesmo um golf. outra ideia que tenho vindo a comprovar que é um bocado errada é que a grande vantagem dos híbridos é na cidade. é verdade mas não tanto como se possa pensar. de facto o sistema híbrido é sempre bastante vantajoso em qualquer circunstância. mas o mais importante deste carro é o papel educativo que tem sobre o condutor. através do seu sistema informático reeduca os pés do condutor sem se perder praticamente nada em termos de desempenho.

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Master
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Re: Comprei um híbrido

Mensagem por Master »

o insight é maior em comprimento, e o kangoo é menos aerodinámico devido á sua altura..
penso que fica identico para compararmos gastos.
a lista que coloquei em cima e retirada da autohoje é uma comparação entre vários veículos e de vários combustíveis, têm lá gasolina e diesel e segundo eles, a norma que utilizam para comparação é a dada pelos fabricantes e aceite pela cee (os consumos são os anunciados pelo representante de cada marca, segundo a directiva cee 93/116)
temos apenas a confusão da energia, segundo vocês dizem o diesel é mais energetico e apesar de gastar menos litros, gasta mais energia, ok...
sobre isso acredito e ficou essa confusão.
neste momento em portugal (e noutros paises), para o consumidor final e que anda muito, compensa os carros a diesel, (o gasoleo é mais barato, o carro gasta menos e apesar de mais caro na compra, o carro valoriza mais como usado) quando a taxação mudar logo se vê.
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Re: Comprei um híbrido

Mensagem por orbis »

não há confusões com combustíveis. os valores energéticos não são muito difíceis de encontrar na net. quanto à "valorização" dos carros, todos desvalorizam, não sei como se pode pensar nisso numa óptica de investimento. basicamente todos servem para o mesmo. relativamente à taxação vamos ver, também digo. a gasóleo tem muito mais procura no mercado que a gasolina. ela só é mais cara que o gasóleo devido ao fisco. vamos ver como evolui....
o motivo principal que me levou a comparar um carro a gasolina, são todos aqueles problemas que os tdi e common rail começam a apresentar ao fim de algum tempo, nomeadamente a nível do turbo e da injecção. com a entrada em vigor em setembro da nova norma europeia antipoluição em que devido ao filtro de partículas, os motores são sujeitos periodicamente a temperaturas bem mais elevadas.... não me inspira o mínimo de confiança. se bem que os motores diesel originais sejam bastante fiáveis, aquilo em que se está a transformar os veículos diesel actuais aponta na direcção oposta.

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Re: Comprei um híbrido

Mensagem por jmal »

master a energia tem de ser gasta, seja gasolina, diesel, eléctrico ou o que seja, a eficiência entre gasolina e diesel anda no mesmo patamar, logo esse extra vem de algum lado, ou seja o diesel tem mais energia por litro logo deveria ser caro.
outra coisa não entendo, se um diesel paga mais imposto na compra por ser mais poluidor, porque lhe vendem um combustível mais poluidor mais barato, isto é de doidos.
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Re: Comprei um híbrido

Mensagem por Skee »

os hibridos ainda nao me seduzem. os consumos sao bons mas nada de extraordinario. estao na media daquilo que os novos carros fazem.
o preço e muito alto e com esse dinheiro compra-se um bom carro a gasoleo, que é mais barato, e que faça 4 a 4,5 despreocupadamente.
aplaudo a iniciativa de quem compra um hibrido mas para mim peca em termos economicos porque nao o acho o melhor dos negocios.

para quando hidrogenio??
ainda vamos ter de esperar que o petroleo acabe ?
até lá toca a engordar ainda mais os sheiks ..........



cumprimentos


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Re: Comprei um híbrido

Mensagem por civic »

e qual é esse carro a gasoleo do segmento\potência do insight que custa o mesmo e faz o mesmo consumo?
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Re: Comprei um híbrido

Mensagem por Master »

acho que os híbridos serão muito vantajosos quando chegarem os plugins, ou seja os que utilizem mais a energia electrica que a gasolina, que possam ser recarregaveis nas tomadas.
entretanto, também acho que uma média de 5,0 litros é uma média normal,nada fora do vulgar.
está para breve uma massificação dos carros electricos, eu acho que haveria vantagens em que os carros nesta 1ª geração não fossem 100% electricos, que fossem hibridos, do tipo plugin (electricos-gasolina), assim como já é por exemplo o ou gpl-gasolina.
devido a haver poucas tomadas no país, devido aos prédios e garagens ainda não estarem preparados, etc...
após uma primeira massificação e aderencia, aí avançamos para uma única energia (electricos).
ainda quanto aos consumos, depende muito de carro para carro, o meu pai trocou o audi a4 dele com 8 anos que gastava 4,5 ltrs e comprou um mercedes c220 novo que gasta 7,5 ltr, no entanto passados 2 meses saiu um motor mercedes que gasta só 5,0 ltr.
penso que a tendencia é mesmo carros a gastarem menos e as médias vão baixar para menos de 5,0 ltr na maioria dos carros, seja qual for o tipo de combustivel.
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civic
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Re: Comprei um híbrido

Mensagem por civic »

eu não concordo com isso, pois se nos a gasolina os consumos têm vindo a diminuir, já nos diesel é precisamente ao contrário, a massificação dos fap's (emissões a quanto obrigam) fazem estes tipo de motores consumir mais, até porque utilizam o gasoleo para aquecer os fap para fazerem a incineração das particulas. esse mercedes 220cdi a gastar 5 l\100......ainda gostava de ver, pois tenho um na familia (taxi) que trocou um 200cdi com 5 anos por um 220cdi novo e o consumo é idêntico, à volta dos 7 l\100 com andamentos normais.
os hibridos não são nenhuma solução, são apenas um caminho a seguir para um resultado 100% electrico, mas que actualmente são uma solução mais limpa que os diesel, isso é indiscutível.
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Re: Comprei um híbrido

Mensagem por serges »

civic Escreveu:eu não concordo com isso, pois se nos a gasolina os consumos têm vindo a diminuir, já nos diesel é precisamente ao contrário, a massificação dos fap's (emissões a quanto obrigam) fazem estes tipo de motores consumir mais, até porque utilizam o gasoleo para aquecer os fap para fazerem a incineração das particulas. esse mercedes 220cdi a gastar 5 l\100......ainda gostava de ver, pois tenho um na familia (taxi) que trocou um 200cdi com 5 anos por um 220cdi novo e o consumo é idêntico, à volta dos 7 l\100 com andamentos normais.
os hibridos não são nenhuma solução, são apenas um caminho a seguir para um resultado 100% electrico, mas que actualmente são uma solução mais limpa que os diesel, isso é indiscutível.
ora nem mais!
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Re: Comprei um híbrido

Mensagem por jmal »

serges Escreveu:
civic Escreveu:eu não concordo com isso, pois se nos a gasolina os consumos têm vindo a diminuir, já nos diesel é precisamente ao contrário, a massificação dos fap's (emissões a quanto obrigam) fazem estes tipo de motores consumir mais, até porque utilizam o gasoleo para aquecer os fap para fazerem a incineração das particulas. esse mercedes 220cdi a gastar 5 l\100......ainda gostava de ver, pois tenho um na familia (taxi) que trocou um 200cdi com 5 anos por um 220cdi novo e o consumo é idêntico, à volta dos 7 l\100 com andamentos normais.
os hibridos não são nenhuma solução, são apenas um caminho a seguir para um resultado 100% electrico, mas que actualmente são uma solução mais limpa que os diesel, isso é indiscutível.
ora nem mais!

esqueçam isso, o diesel é que é bom.....enquanto os a gasolina pagarem o diesel, porque quando os preços dos combustiveis forem justos, eles mudam de ideias.
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Re: Comprei um híbrido

Mensagem por orbis »

ora enquanto vocês discutem a melhor solução...eu já passei à prática. nova viagem de 1600 km quase todos em autoestrada: 4,9 l/100 km. e o imposto de circulação? 115 aérios. quanto ao preço? pelo preço deste comprava um fiesta diesel que é um bom carro....mas de outra classe.

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Re: Comprei um híbrido

Mensagem por serges »

orbis Escreveu:ora enquanto vocês discutem a melhor solução...eu já passei à prática. nova viagem de 1600 km quase todos em autoestrada: 4,9 l/100 km. e o imposto de circulação? 115 aérios. quanto ao preço? pelo preço deste comprava um fiesta diesel que é um bom carro....mas de outra classe.

pois o meu de ic pago uns vergonhosos 15€ e trocos! e sim o meu também fica noutro escalão mas como já disse o meu carro foi um muito bom negócio! quanto a consumos já o conhecem é um vegetariano simpático mas... enfim o que eu não dava por um insight... pena agora ter outras prioridades!
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Re: Comprei um híbrido

Mensagem por orbis »

não podes comparar ic antigos com modernos.

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Re: Comprei um híbrido

Mensagem por serges »

orbis Escreveu:não podes comparar ic antigos com modernos.
epa se é comigo não chames antigos que arranco os poucos cabelos que tenho, pois tem pouco mais de 4 anos!
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Re: Comprei um híbrido

Mensagem por orbis »

ora se não me falha a memória, há o antes de 2007 e o depois.

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Re: Comprei um híbrido

Mensagem por serges »

já me puseste mais careca!!!

eh eh eh

e que tal o botãozinho eco, como estás de pontuação!
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