Dificuldades em lavar biodiesel
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Re: Dificuldades em lavar biodiesel
Ok, vou experimentar e depois informo.
Obrigado e um abraço
Obrigado e um abraço
-
- Membro Dedicado
Amigo, realmente resultou, coloquei o sal e aqueci agitando. A maionese desapareceu. Coloquei no funil, onde decantou algum sal, misturado talvez com um pouco de glicerina.
Fiz a lavagem, muito suave com água nebulizada. Como sempre ficou sumo de laranja. Aqueci o BD a 50ºC e ficou clarinho e limpo, tipo óleo vegetal novo de garrafa.
A minha pergunta é sempre a mesma, existem aqui pessoas no fórum que depois da lavagem com água o BD fica impecável. O meu fica sempre sumo de laranja, gastando então energia para um segundo aquecimento, isto é normal? É que assim lá se vai o preço barato do BD.
Depois coloco aqui figuras do processo.
Obrigado
Fiz a lavagem, muito suave com água nebulizada. Como sempre ficou sumo de laranja. Aqueci o BD a 50ºC e ficou clarinho e limpo, tipo óleo vegetal novo de garrafa.
A minha pergunta é sempre a mesma, existem aqui pessoas no fórum que depois da lavagem com água o BD fica impecável. O meu fica sempre sumo de laranja, gastando então energia para um segundo aquecimento, isto é normal? É que assim lá se vai o preço barato do BD.
Depois coloco aqui figuras do processo.
Obrigado
-
- Membro Silver
- Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Olá geo
O Bio se for lavado com agua morna que é o meu caso ( para não emulsionar) mesmo assim fica cor de laranja turbo porque ainda está carregado de água.
A turbidez é agua no Bio- e é preciso lavar no minimo tres vezes. para ser lhe ser retirado a acidez.
Como inicialmente dizias a parte da lavagem não te corre bem.
E até perceberes o funcionamento do equipanento que tens para o fazer vai demorar algum tempo.
Para mim quando fazia quase tudo manualmente correu-me lindamente,
quando fiz um equipamento (reactor) mais elaborado é que começaram os problemas e que foi ultapassado após várias bateladas.
Quanto Oleo consegues por mes?
Que equipamento tens?
Talvez te possa ajudar mais.
Abraço Carlos
O Bio se for lavado com agua morna que é o meu caso ( para não emulsionar) mesmo assim fica cor de laranja turbo porque ainda está carregado de água.
A turbidez é agua no Bio- e é preciso lavar no minimo tres vezes. para ser lhe ser retirado a acidez.
Como inicialmente dizias a parte da lavagem não te corre bem.
E até perceberes o funcionamento do equipanento que tens para o fazer vai demorar algum tempo.
Para mim quando fazia quase tudo manualmente correu-me lindamente,
quando fiz um equipamento (reactor) mais elaborado é que começaram os problemas e que foi ultapassado após várias bateladas.
Quanto Oleo consegues por mes?
Que equipamento tens?
Talvez te possa ajudar mais.
Abraço Carlos
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)
-
- Membro Dedicado
Amigo Carlos, não consigo muito por mês, vou reservando. Por exemplo este mês tenho para aí 30 litros, mas isto é dificil com a história de os restaurantes terem de entregar a empresas.
Em relação à lavagem, não percebo realmente o que possa fazer mais, pois esta é efectuada com o máximo de cuidado, com água destilada (ph=7), com água morna. Um spray fininho manual. Fica logo sumo de laranja e nunca mais sai esse sumo, só aquecendo o Bio novamente, ora isso é impossível em termos energéticos.
Eu apenas produzo manualmente, em laboratório, cerca de 3 litros de cada vez. Um sistema laboratorial simples. Uma placa de aquecimento com rotação e agitação magnética. Um copo de vidro que aguenta temperatura e depois um funil de vidro grande com torneira no fundo. Nada de especial, pois apenas produzo para consumo próprio devido à escassez de óleo.
O problema realmente está a ser a lavagem. Acha que a aplicação de um filtro no final resolve o problema?
Obrigado
Em relação à lavagem, não percebo realmente o que possa fazer mais, pois esta é efectuada com o máximo de cuidado, com água destilada (ph=7), com água morna. Um spray fininho manual. Fica logo sumo de laranja e nunca mais sai esse sumo, só aquecendo o Bio novamente, ora isso é impossível em termos energéticos.
Eu apenas produzo manualmente, em laboratório, cerca de 3 litros de cada vez. Um sistema laboratorial simples. Uma placa de aquecimento com rotação e agitação magnética. Um copo de vidro que aguenta temperatura e depois um funil de vidro grande com torneira no fundo. Nada de especial, pois apenas produzo para consumo próprio devido à escassez de óleo.
O problema realmente está a ser a lavagem. Acha que a aplicação de um filtro no final resolve o problema?
Obrigado
-
- Membro Silver
------------------------------------------------Geogalhano Escreveu:Amigo Carlos, não consigo muito por mês, vou reservando. Por exemplo este mês tenho para aí 30 litros, mas isto é dificil com a história de os restaurantes terem de entregar a empresas.
Em relação à lavagem, não percebo realmente o que possa fazer mais, pois esta é efectuada com o máximo de cuidado, com água destilada (ph=7), com água morna. Um spray fininho manual. Fica logo sumo de laranja e nunca mais sai esse sumo, só aquecendo o Bio novamente, ora isso é impossível em termos energéticos.Eu apenas produzo manualmente, em laboratório, cerca de 3 litros de cada vez. Um sistema laboratorial simples. Uma placa de aquecimento com rotação e agitação magnética. Um copo de vidro que aguenta temperatura e depois um funil de vidro grande com torneira no fundo. Nada de especial, pois apenas produzo para consumo próprio devido à escassez de óleo.
Obrigado
Percebi que tens um reactor com sistema de recirculação. Correto ?
A primeira agua que injectas no reactor para a lavagem pode ser a frio com o bio quente
mas muito lentamente e spray fino,A primeira lavagem é muito importante que seja feita muito lentamente e é inevitavel o Bio ficar com aspecto de sumo de laranja (não tem inconveniente nehum)
Só no fim das tres ou quatro lavagens e depois de retirada a ultima agua é que vais secar o Bio por recirculação ou manual mas com temperatura acima dos 70 º
Descreve com minucia todas as fazes da lavagem ?
-
- Membro Dedicado
Amigo Carlos, não tenho recirculação, o que tenho é agitação magnética, ie, a placa de aquecimento, funciona como aquecimento e tem também um sistema de rotação magnética, em que colocas um íman com o comprimento de um cigarro dentro do óleo que com a rotação de uma placa por baixo do prto de aquecimento, vai fazendo com que esse íman cigarro comece a rodar a alta velocidade, agitando o óleo. Depois de feita aí a reacção, transfego o Bio para o funil de decantação, e com um spray igual áquele que se deita nas flores de casa, burrifo o Bio para fazer a lavagem.
Fica então alaranjado, tipo sumo de laranja, e passado umas horas, retiro a glicerina e a água suja pela torneira no fundo do funil. Volto a fazer mais um spray de água morna, espero 1 hora e retiro a água turva. Faço isso as vezes necessárias até a água no fundo sair cristalina e transparente. Mas o BIO em cima fica sempre sumo de laranja, nunca fica, como diz aqui no fórum, de maneira a poder-se ler uma revista do outro lado do BIO, muito longe disso. Só aquecendo então nos tais 70ºC é que ele fica realmente tipo óleo novo comprado de garrafa.
Agora, ouço dizer que a última faze de aquecimento não é necessária, o que poupava energia, mas como é isso possível se o BIO sai sumo de laranja? Posso usá-lo assim tipo sumo de laranja?
Fica então alaranjado, tipo sumo de laranja, e passado umas horas, retiro a glicerina e a água suja pela torneira no fundo do funil. Volto a fazer mais um spray de água morna, espero 1 hora e retiro a água turva. Faço isso as vezes necessárias até a água no fundo sair cristalina e transparente. Mas o BIO em cima fica sempre sumo de laranja, nunca fica, como diz aqui no fórum, de maneira a poder-se ler uma revista do outro lado do BIO, muito longe disso. Só aquecendo então nos tais 70ºC é que ele fica realmente tipo óleo novo comprado de garrafa.
Agora, ouço dizer que a última faze de aquecimento não é necessária, o que poupava energia, mas como é isso possível se o BIO sai sumo de laranja? Posso usá-lo assim tipo sumo de laranja?
-
- Membro Silver
Parte 1. Mas o BIO em cima fica sempre sumo de laranja, nunca fica, como diz aqui no fórum, de maneira a poder-se ler uma revista do outro lado do BIO, muito longe disso. Só aquecendo então nos tais 70ºC é que ele fica realmente tipo óleo novo comprado de garrafa.
Parte 2-Agora, ouço dizer que a última faze de aquecimento não é necessária, o que poupava energia, mas como é isso possível se o BIO sai sumo de laranja? Posso usá-lo assim tipo sumo de laranja?[/quote]
------------------------------
Parte 1 -O Bio tem que ficar tipo sumo de laranja após ser lavado e a agua é que fica cristalina mais ou menos.
O aquecer e agitar com iman a 70º é o que dá origem a ficar transparente e sem humidade.
Parte 2-Sim é possivel não aquecer o bio para lher ser retirado a agua (humidade)Experimenta tê-lo em repouso um mês ou mais (Ser fôr uma Garrafa sem tampa) e vais vêr o que acontece após a decantação.
Abraço Carlos
Parte 2-Agora, ouço dizer que a última faze de aquecimento não é necessária, o que poupava energia, mas como é isso possível se o BIO sai sumo de laranja? Posso usá-lo assim tipo sumo de laranja?[/quote]
------------------------------
Parte 1 -O Bio tem que ficar tipo sumo de laranja após ser lavado e a agua é que fica cristalina mais ou menos.
O aquecer e agitar com iman a 70º é o que dá origem a ficar transparente e sem humidade.
Parte 2-Sim é possivel não aquecer o bio para lher ser retirado a agua (humidade)Experimenta tê-lo em repouso um mês ou mais (Ser fôr uma Garrafa sem tampa) e vais vêr o que acontece após a decantação.
Abraço Carlos
-
- Membro Dedicado
Então amigo Carlos, acho que não estou a fazer nada de errado? É que realmente existem aqui algumas lacunas no fórum referentes a isso.
Quer dizer que se deixar a repousar o BIO, ele vai ficar sem o aspecto alaranjado tipo sumo. Assim poupo em energia.
Mas como saber se ele tem, ou não tem a percentagem de água mínima para se poder colocar no motor? Existe algum ensaio para isso?
Obrigado
Quer dizer que se deixar a repousar o BIO, ele vai ficar sem o aspecto alaranjado tipo sumo. Assim poupo em energia.
Mas como saber se ele tem, ou não tem a percentagem de água mínima para se poder colocar no motor? Existe algum ensaio para isso?
Obrigado
-
- Membro Silver
Após a decantação ou repouso (Período longo) o Bio fica transparente,Se a vasilha em que o bio está a repousar for opaco não se vê a agua acumulada NÃO ESQUECER de drenar essa ÀGUA.
Podes testar uma pequena quantidade num balão de ensaio ,aqueces até ferver e se nas paredes do Balão ainda tiver goticulas de agua é porque o processo não está completo.
Solução deixar repousar mais tempo ou secar por aquecimento.
Se continuares com dúvidas vai perguntando
Abraço Carlos
Podes testar uma pequena quantidade num balão de ensaio ,aqueces até ferver e se nas paredes do Balão ainda tiver goticulas de agua é porque o processo não está completo.
Solução deixar repousar mais tempo ou secar por aquecimento.
Se continuares com dúvidas vai perguntando
Abraço Carlos
-
- Membro Dedicado
Acho que já entendi, quer dizer que a água na realidade não evapora, vai é deixar o Bio e ficar a sedimentar na parte baixa, como a glicerina, certo? Mas ao fim de bastante tempo.CarlosPoças Escreveu:Após a decantação ou repouso (Período longo) o Bio fica transparente,Se a vasilha em que o bio está a repousar for opaco não se vê a agua acumulada NÃO ESQUECER de drenar essa ÀGUA.
O problema aqui é arranjar um funil grande o suficiente, e que não seja necessário, para então a água cair para baixo e depois tirá-la por gravidade, o que nem sempre é fácil de arranjar.
Estou já a pensar numa certa quantidade, para aí 15 litros.
Como é que tu fazes?
Um abraço
-
- Membro Silver
Eu tenho um Reactor inox com fundo cónico e torneira de saida na parte mais baixa
e outra torneira de saida 10 Cm mais acima de onde extraio o Bio limpo
Entendido ?
Abraço Carlos
e outra torneira de saida 10 Cm mais acima de onde extraio o Bio limpo
Entendido ?
Abraço Carlos
-
- Membro Dedicado
E fazes a lavagem e a reacção tudo no mesmo reactor? E colocas em repouso durante muito tempo tb no mesmo reactor?
Abraço
Abraço
-
- Membro Silver
Faço tudo no reactor e seco com temperatura de resistência electrica na ordem dos 90º Cº.
Quando ainda tinha um processo muito artesanal, secava ao sol no verão em garrafões de 5 litros sem tampa. Quando já não tinha o ressuado no gargalo, estava pronto.
Abraço Carlos
Quando ainda tinha um processo muito artesanal, secava ao sol no verão em garrafões de 5 litros sem tampa. Quando já não tinha o ressuado no gargalo, estava pronto.
Abraço Carlos
-
- Membro Dedicado
Já alguma vez contabilizaste o custo por litro? Isto pq o aquecimento a 90ºC deve ser um custo acrescido bastante grande. Quanto tempo aqueces e quantos litros de cada vez?
Um abraço
Um abraço
-
- Membro Silver
Nunca contabilizei o custo do fabrico incluindo secar o Bio
Mas como faço isto por GOZO e para aprender tudo tem um custo,
e não tenciono vir a ser um rei do bio.
Mas não deito dinheiro fora e como presentemente não consigo oleo suficiente para uma batelada de 60 litros .
Lavo só o oleo que me dão ,seco e aplico directamente no depósito na proporção de 4 L de OVD para 20 L de Diesel e com esta operação fica muito mais barato.
Abraço Carlos
Mas como faço isto por GOZO e para aprender tudo tem um custo,
e não tenciono vir a ser um rei do bio.
Mas não deito dinheiro fora e como presentemente não consigo oleo suficiente para uma batelada de 60 litros .
Lavo só o oleo que me dão ,seco e aplico directamente no depósito na proporção de 4 L de OVD para 20 L de Diesel e com esta operação fica muito mais barato.
Abraço Carlos
-
- Membro Dedicado
Portanto usas o OVD, usado mas lavado. Tens o carro adaptado de alguma forma para isso? Nunca tiveste problemas com essa proporção? Que carro usas? Desculpa as perguntas, mas sempre me meteu confusão o pessoal usar o OVD ainda para mais no teu caso é OVDUsado.
Fazes apenas a lavagem com água? Não fazes nenhuma filtragem para retirar pequenas impurezas.
Um abraço
Fazes apenas a lavagem com água? Não fazes nenhuma filtragem para retirar pequenas impurezas.
Um abraço
-
- Membro Silver
Olá geo
Vais a OLEO VEGETAL DIRECTO e
Procuras lá tudo o que quizeres incluindo:
Tipode Bomba Injectora. Percentagem de O V Recomendado.
Abraço Carlos
Vais a OLEO VEGETAL DIRECTO e
Procuras lá tudo o que quizeres incluindo:
Tipode Bomba Injectora. Percentagem de O V Recomendado.
Abraço Carlos
-
- Membro
- Registado: segunda ago 03, 2015 10:48 pm
ME DIZ UMA COISA , ESTOU UTILIZANDO 1 LITRO DE OLEO , 220 ML DE METANOL E 7 GRAMAS DE SODA .... MINHA PERGUNTA É PRECISO MISTURAR AGUA NO METOXIDO (METANOL + soda) ?????
-
- Moderador
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Também evitar escrever em maiúsculas!Dioni Borges Escreveu:ME DIZ UMA COISA , ESTOU UTILIZANDO 1 LITRO DE OLEO , 220 ML DE METANOL E 7 GRAMAS DE SODA .... MINHA PERGUNTA É PRECISO MISTURAR AGUA NO METOXIDO (METANOL + soda) ?????
Escrever com letras maiúsculas, na cultura web é considerado “gritar” com quem lê.
Para além de ser visualmente desagradável...

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Não mistures agua no metanol, ou então depois de misturares no óleo fazes um belo sabão, nada de água nestas partes, e o óleo deve estar bem seco ou perto disso, cuidado com substâncias perigosas, usa equipamento e local arejado, o metanol é altamente combustivel e com uma chama que não se vê, a soda caustica é duplamente perigosa. Deves misturar muito bem a soda no metanol até estar completamente dissolvida, depois deves juntar o metóxico ao óleo á temperatura que deve ser feita a reação, não abuses na temperatura porque o metanol tem um ponto de ebulição muito baixo, e se o óleo estiver muito quente, ele vai evaporar, fazendo com que a mistura fique pobre, depois disso deves mexer durante algum tempo toda a mistura (óleo + metóxico) mantendo a temperatura do óleo.Dioni Borges Escreveu:ME DIZ UMA COISA , ESTOU UTILIZANDO 1 LITRO DE OLEO , 220 ML DE METANOL E 7 GRAMAS DE SODA .... MINHA PERGUNTA É PRECISO MISTURAR AGUA NO METOXIDO (METANOL + soda) ?????
Procura tutoriais nesta secção, existem vários, e novamente: não te esqueças das proteções e de todos os cuidados ao manusear produtos tóxicos.
Um dos tutoriais feito pelo grande Fry: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... f=6&t=1044
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms