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Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Enviado: quarta jul 22, 2009 5:55 pm
por jmal
civic Escreveu:tal como na scooter ela nunca chegará ao fim, como acontece por vezes nos carros, no meu caso faz cerca de 20 km's e é carregada de seguida, achas que será por 3 anos?
claro que dura, mas ainda não sabemos ao certo, isto porque se trata de outro tipo de carga/descarga.

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Enviado: quarta jul 22, 2009 8:12 pm
por civic
é claro, mas de uma coisa sabemos, quanto mais em cima andar, mais dura. e apenas referi que esses 3 anos são muito pouco para esse tipo de baterias. até porque temos o exemplo de empilhadores, que têm baterias de chumbo durante muito mais anos, por norma aguentam mais de 6 anos.

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Enviado: quarta jul 22, 2009 11:37 pm
por gasindependente
caros parceiros ecologicamente proactivos:

obrigado pelos v. post.
relativamente ao peso, é mais pesada do que e ecoliberty ou ecoracer mas, é bastante estável, curva muito bem a maiores velocidades (já fiz a curva do túnel do dragão a 90km, sem problema), (para quem não sabe, é a descer), e mantem boa maleabilidade no trânsito.
de realçar que uma das coisas que me agrada muito na bereco cable é ter discos à frente e atrás, pelo que esta, tem também discos à frente e atrás, dá-me bastante segurança. (a bereco cable é muito linda e confortável, mas morre muito nas subidas pois é muito pesada, daí não ter optado por esse modelo).
relativamente ao lítio, a experiência de ter que trocar de bateria do portátil de 3 em 3 anos deixa-me desconfiado.
por outro lado o facto dos trabalhos iniciais do eduardo que sofreu as estopinhas até conseguir compatibilizar bms com controlador, deixaram-me com a noção (possivelmente errada) de que isto do lítio não está ainda bem conseguido para os vulgares non-vip como eu.
ainda por cima reparem que por exemplo a bereco espanha diz que o bms é opcional. isto mostra bem que estamos num mercado em que vale tudo.
aliás, posso dizer da minha experiência que o que se vende é o conceito, não o produto (ás vezes não tem uma coisa a ver com outra) .
porque quem não faz contas a sério e olha para o produto (gente vulgar) compara o preço da minha scooter (2980 euros) com o preço do mesmo modelo a gasolina na norauto que custa 1350 euros e mesmo retirando os 800 euros da dedução no irs descobre que pode "poupar" 830 euros. os seja, somando a limitação da autonomia quem tem pouco dinheiro não compra scooters eléctricas (só se fizer contas a longo prazo e não se esquecer do consumo da gasolina e das revisões, mas a maior parte das pessoas fica-se pelas contas imediatistas).
num país em que as pessoas estão empenhadas em tentar sobreviver até ao fim o mês, falar-lhes em ecologia e gerações futuras entra-lhes por um ouvido e sai pelo outro.
é o nosso designio....

bom, pelo menos eu dou o exemplo. não fico com remorços e sei que fiz uma boa aposta.

(e tenho sempre a possibilidade de "morrendo" as baterias de chumbo, posso um dia fazer upgrade para lítio...

abraço para todos

(vergonha: porque estava a chover muito, hoje fui de volvo em vez de thunder (mas gosto mais da thunder))

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Enviado: quarta jul 22, 2009 11:47 pm
por gasindependente
ainda sobre bms.

penso que, em detalhe, as funções de um bms tipicamente são as seguintes:
• verificação das condições individuais de cada célula que compõem a bateria
• manter cada célula dentro dos seus limites operacionais
• proteger as células de ficarem fora dos limites de tolerância
• proporcionar mecanismos de bloqueios de segurança em caso de condições violentas e fora de controlo
• isolamento da bateria em caso de emergência
• compensação de desequilíbrios dos parâmetros de células na cadeia de baterias
• fornecer informação do estado de carga (soc) da bateria (carregada ou descarregada)
• fornecer informação do estado de saúde (soh) da bateria (nova ou usada)
• fornecer informação para os indicadores e alarmes
• prever a autonomia disponível tendo em consideração a energia ainda armazenada
• aceitação aplicação de instruções de controlo dos sistemas do veículo
• fornecer o algoritmo correcto para o carregamento das células
• fornecer pré-carregamento de modo a permitir teste de impedância de carregamento antes de carregar e dois estados de carregamento para limitar correntes internas entre células
• providenciar meios de carregar as células individualmente
• responder aos diversos modos de funcionamento do veículo
• registar o uso correcto ou incorrecto dado às baterias (frequência, profundidade dos ciclos de carga e descarga, duração das condições fora de tolerância) que é conhecido como função de registo (log book)

assim, limitar o bms só ao controle da carga/descarga parece pouco, ou estou a ser muito exigente?

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Enviado: quarta jul 22, 2009 11:57 pm
por jmal
gasindependente Escreveu:ainda sobre bms.

penso que, em detalhe, as funções de um bms tipicamente são as seguintes:
• verificação das condições individuais de cada célula que compõem a bateria
• manter cada célula dentro dos seus limites operacionais
• proteger as células de ficarem fora dos limites de tolerância
• proporcionar mecanismos de bloqueios de segurança em caso de condições violentas e fora de controlo
• isolamento da bateria em caso de emergência
• compensação de desequilíbrios dos parâmetros de células na cadeia de baterias
• fornecer informação do estado de carga (soc) da bateria (carregada ou descarregada)
• fornecer informação do estado de saúde (soh) da bateria (nova ou usada)
• fornecer informação para os indicadores e alarmes
• prever a autonomia disponível tendo em consideração a energia ainda armazenada
• aceitação aplicação de instruções de controlo dos sistemas do veículo
• fornecer o algoritmo correcto para o carregamento das células
• fornecer pré-carregamento de modo a permitir teste de impedância de carregamento antes de carregar e dois estados de carregamento para limitar correntes internas entre células
• providenciar meios de carregar as células individualmente
• responder aos diversos modos de funcionamento do veículo
• registar o uso correcto ou incorrecto dado às baterias (frequência, profundidade dos ciclos de carga e descarga, duração das condições fora de tolerância) que é conhecido como função de registo (log book)

assim, limitar o bms só ao controle da carga/descarga parece pouco, ou estou a ser muito exigente?

mas o bms faz isso tudo.

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Enviado: quinta jul 23, 2009 11:14 pm
por gasindependente
caros parceiros ecologicamente proactivos:

não, o que os bms existentes em portugal fazem é só equilíbrio na carga e descarga das células.
se fizessem isso tudo tinha que haver um controle de temperatura célula a célula.
não têm ics.

por exemplo, as características do bms bereco são:

características no controlador de carga:
• voltagem máxima permitida: 3.75v
• consumo em “standby”: 0,5ma

características do vps (voltage protection system):
• tensão mínima de detecção: 2,65v
• consumo em “stanby”: 0.9uamp (micro-amp)
• tempo de detecção de voltagem baixa: 205 useg

nada mais é apresentado.

tanto quanto sei, o único bms completo é o da vectrix.

enfim, tenho esperança que a tecnologia li4ti5o12 evolua rapidamente bem como a nossa mentalidade ecologica...

thunder 3000 - 503 km

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Enviado: sexta jul 24, 2009 12:12 am
por jmal
gasindependente Escreveu:caros parceiros ecologicamente proactivos:

não, o que os bms existentes em portugal fazem é só equilíbrio na carga e descarga das células.
se fizessem isso tudo tinha que haver um controle de temperatura célula a célula.
não têm ics.

por exemplo, as características do bms bereco são:

características no controlador de carga:
• voltagem máxima permitida: 3.75v
• consumo em “standby”: 0,5ma

características do vps (voltage protection system):
• tensão mínima de detecção: 2,65v
• consumo em “stanby”: 0.9uamp (micro-amp)
• tempo de detecção de voltagem baixa: 205 useg

nada mais é apresentado.

tanto quanto sei, o único bms completo é o da vectrix.

enfim, tenho esperança que a tecnologia li4ti5o12 evolua rapidamente bem como a nossa mentalidade ecologica...

thunder 3000 - 503 km
pois, eu vi logo que você estava a meter os pés pelas mãos, a vectrix tem o bms mais simples que existe, controla apenas a tensão total do pack e a temperatura de cada modulo de baterias (10 células), numa tecnologia que tem mesmo que se controlar, até uma simples parafusadora tem isso.

os bms têm características específicos para cada tipo de tecnologia, nas lifepo4 o controle de temperatura apenas interessa quando se fazem descargas de rácios acima de 5-10 c, neste caso temos descargas até ao máximo de 2c, e cargas acima de 3c, onde nem nestas se pode dar.

eu conheço muito bem os bms tugas, já que pertenço à equipa que os desenvolveu e continua a desenvolver, na verdade eles têm esses controles e muito mais, neste caso especifico optamos por incluir as funcionalidades que realmente interessam e que sejam economicamente viáveis, essas que referiu são algumas entre outras. o utilizador quer é pegar na scooter e fazer kms, não quer saber a quantos volts e graus tem cada célula.

especificações que estão incluídas nos bms tugas

• verificação das condições individuais de cada célula que compõem a bateria
• manter cada célula dentro dos seus limites operacionais
• proteger as células de ficarem fora dos limites de tolerância
• compensação de desequilíbrios dos parâmetros de células na cadeia de baterias
• fornecer informação para os indicadores e alarmes




as seguintes faz, mas com um custo mais alto, onde fica o bms mais caro que a scooter.

• prever a autonomia disponível tendo em consideração a energia ainda armazenada
• fornecer informação do estado de carga (soc) da bateria (carregada ou descarregada)
• fornecer informação do estado de saúde (soh) da bateria (nova ou usada)
• registar o uso correcto ou incorrecto dado às baterias (frequência, profundidade dos ciclos de carga e descarga, duração das condições fora de tolerância) que é conhecido como função de registo (log book)



estas a seguir são especificações para pura venda de informação, nenhum bms faz isto, porque é impraticável e até impossível.

• isolamento da bateria em caso de emergência (do pack tudo bem, temos o disjuntor e o corte do controlador, de cada célula é impossível)
• fornecer o algoritmo correcto para o carregamento das células (não se aplica nesta tecnologia)
• proporcionar mecanismos de bloqueios de segurança em caso de condições violentas e fora de controlo (é impossivel o bms desmontar o pack para tirar alguma célula que esteja danificada ou defeituosa)
• fornecer pré-carregamento de modo a permitir teste de impedância de carregamento antes de carregar e dois estados de carregamento para limitar correntes internas entre células (não se aplica nesta tecnologia)



estas são para ... dar umas belas gargalhadas, ou então não sei do que se trata ?????

• aceitação aplicação de instruções de controlo dos sistemas do veículo
• providenciar meios de carregar as células individualmente
• responder aos diversos modos de funcionamento do veículo



já se perguntou porque os chineses não incluem os bms da ts, ou seja de quem lhe vende as baterias para as scooters.


a tecnologia li4ti5o12 é mais fraca que a lifepo4, mais pesada, mais poluente, menos potência por kg e litro, não espere por elas, já existem bem melhores.

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Enviado: sexta jul 24, 2009 11:29 pm
por gasindependente
obrigado. já estou mais esclarecido.

tem tudo a ver com o que o comprador está disposto a pagar. que infelizmente, como dizes, na maioria dos casos é só o essencial para andar. as visões de curto prazo (como a da maioria das chinesas) estão a dar cabo do produto.
as visões de longo prazo, como a vectrix, provocando descapitalização da empresa, também dão cabo do produto.
então como é? onde investir? num produto bom ou num produto menos bom?
possivelmente a solução está no meio termo.
porque a minha thunder 3000 me pareceu do melhorzinho que ví (a um preço abaixo dos 3000 euros) é que decidi comprá-la.

também é complicado decidir comprar um produto razoável (como a evo) mas que não existe, ou seja, tem que ser sinalizado, esperar que seja fabricado, melhorado e entregue, e só depois poder dispor dele. não podemos esquecer que não se vendem scooters de inverno, ou seja, acaba por ser um produto sazonal de algum modo, de impulso. quem está disposto a dar 1000 euros de sinal e ficar à espera....

batlight thunder 3000 -517 kms

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Enviado: sexta jul 24, 2009 11:59 pm
por RuFuS
gasindependente...sabes-me dizer se é possível fazer um test-drive a este modelo na zona de lisboa?

cumps

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Enviado: segunda jul 27, 2009 5:26 pm
por gasindependente
boa tarde.

podes combinar um test-drive na zona de lisboa através dos 219731900 – 966015734 ou 932464950.

bom test-drive.

gasindependente

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Enviado: segunda ago 03, 2009 12:43 am
por edupatorod
já agora,

há pessoas que quando querem comprar um carro esperam 3 meses ou mais por ele e dão entrada para encomenda.
não percebo pq não podem esperar o mesmo por uma scooter tratando-se aqui de uma tecnologia nova, inovadora, etc...

depois, sobre a adaptação do nosso bms às scooters, se estás a referir-te a evo do topoman, não teve nada a ver com adaptação ao controlador, os problemas deles.
o que fizemos no inicio foi aproveitar a uma parte de gestão de carga que já vinha do fabricante (chino)... e instalar uma outra parte do nosso bms. foi a pior koisa que fizemos... misturar chinada com tuga... não conjugou bem os... os circuitos não "falavam" a mesma lingua...eheh...

quando instalamos um bms completo nosso (sem misturar o nosso com o do chino) voilá...!!! problema resolvido!!!
acho que se tivessemos instalado o nosso bms completo de raiz e não tivessemos tentado aproveitar/inventar com o bms dos chineses, nunca tinha acontecido o que aconteceu...
depois o facto de ele morar a 200km de aveiro dificultou muito tb o tempo de resposta.

sobre o nosso bms, nós só o temos pq queremos garantir mais de 1500 ciclos nas baterias. e pra isso o controlo na carga e descarga basta.
podiamos ter mais:
- histórico das tensões individuais na última hora..
- medir temperatura individual de cada cel
- medir currentes que saem do pack de baterias
- medir tensão total do pack de baterias.
- medir consumo kwh, da scooter.
- etc etc etc...

nós sabemos fazer isto e muito mais...
agora não o instalamos... pq não serve de nada... o clientre vai pagar mais 1000eur (que será o custo dessa trangalhada toda...) e vai comprar informação que a meu ver não vale 1000 eur. pergunto eu, saber os kwh gastos valem mais 1000 eur no preço da scooter? saber as tensões e currentes das cels valem mais 1000 eur?
pronto é fácil a resposta...

o nosso objectivo é apenas garantir mais de 1500 ciclos... não instalamos mais nada nas scooters a não ser a gestão na carga e descarga.


agora num veículos de 4 rodas electrico que custe 15.000 eur ou mais... acho que mais 1000 eur pra ter essa informação toda que podemos dar... aí penso que o cliente naõ se importava de dar...



eduardo
team bereco.pt

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Enviado: segunda ago 03, 2009 1:17 pm
por Nuno Veloso
eu dei de caras com este modelo na fil, e pelo que percebi é um ciclomotor não é? (foi a informação que me deram no stand)

a minha pergunta é: nas tais três velocidades, diz que há uma que dá 50km/h e outra 75km/h, ora no caso de ser um ciclomotor isso estaria a infrigir a lei, visto que esta classe só pode ter 45km/h de velocidade máxima de construção.

já agora aproveito para lhe desejar a maior sorte com o seu veículo novo, que faça muito kms ecológicos!

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Enviado: segunda ago 03, 2009 2:56 pm
por rocker_pt
por outras palavras....
infringe a lei quem passar dos 45km/h.....
neste modelo os 45km/h de máxima é considerado a velocidade correcta para a boa preservação das baterias.
....
está melhor assim?
e ele continua ciclomotor.

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Enviado: terça ago 04, 2009 7:39 am
por Nuno Veloso
rocker_pt Escreveu:por outras palavras....
infringe a lei quem passar dos 45km/h.....
neste modelo os 45km/h de máxima é considerado a velocidade correcta para a boa preservação das baterias.
....
está melhor assim?
e ele continua ciclomotor.
não, infrige a lei o ciclomotor poder fazer deliberadamente mais de 45km/h por construção, é o que diz o código :p

é como a história das motas estarem limitadas, por construção têm mais potência, mas têm um limitador para poderem ser conduzidas não só por encartados ap como também al.

de qualquer maneira isto são só pormenores!

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Enviado: terça ago 04, 2009 10:32 am
por serges
ui então todos os 4 rodas estão ilegais, pois não podem dar mais que 120km/h!

todos as motas a combustão ultrapassam largamente esses km/h

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Enviado: terça ago 04, 2009 1:12 pm
por hmgp
serges Escreveu:ui então todos os 4 rodas estão ilegais, pois não podem dar mais que 120km/h!

todos as motas a combustão ultrapassam largamente esses km/h
penso que não foi isso que ele quis dizer.
o que ele se refere é que a definição de ciclomotor tem explicito na lei que não pode dar mais de 45kmh, enquanto a definição de automóvel ou motociclo já não tem explicito nenhum limite de velocidade para o veiculo. esse limites são depois legislados pelo tipo de via de circulação.

acho que era isto que ele se referia.

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Enviado: terça ago 04, 2009 3:06 pm
por serges
pois...

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Enviado: quarta ago 05, 2009 7:56 am
por Nuno Veloso
hmgp Escreveu:
serges Escreveu:ui então todos os 4 rodas estão ilegais, pois não podem dar mais que 120km/h!

todos as motas a combustão ultrapassam largamente esses km/h
penso que não foi isso que ele quis dizer.
o que ele se refere é que a definição de ciclomotor tem explicito na lei que não pode dar mais de 45kmh, enquanto a definição de automóvel ou motociclo já não tem explicito nenhum limite de velocidade para o veiculo. esse limites são depois legislados pelo tipo de via de circulação.

acho que era isto que ele se referia.
obrigado pelo esclarecimento, era mesmo isso que queria dizer!

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Enviado: sexta ago 07, 2009 11:04 pm
por gasindependente
caros parceiros ecologicamente proactivos:

agradeço os esclarecimentos que tenho gerado.
relativamente aos bms e às potências, fui surpreendido pelas novidades da batlight.
eles vão ter scooters no modelo igual à minha (em 10 versões diferentes), e vão vender em separado os bms
que, ao que ví, são muito credíveis.
o eduardo vai ter concorrência à altura pois ainda por cima estão com uma campanha de desconto de 10%.

ou seja, a chegada ao mercado de um importador com "i" maiusculo vai trazer uma nova dinâmica ao sector
dos veículos eléctricos de preço razoável.

a minha, continua a bombar que é um espectáculo.

batlight thunder 802 km

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Enviado: sábado ago 08, 2009 1:22 am
por tiago_eco
gasindependente Escreveu:caros parceiros ecologicamente proactivos:


a minha, continua a bombar que é um espectáculo.
ainda bem, desejo te a maior sorte com a tua scooter!
gasindependente Escreveu: relativamente aos bms e às potências, fui surpreendido pelas novidades da batlight.
eles vão ter scooters no modelo igual à minha (em 10 versões diferentes), e vão vender em separado os bms
que, ao que ví, são muito credíveis.
o eduardo vai ter concorrência à altura pois ainda por cima estão com uma campanha de desconto de 10%.

ou seja, a chegada ao mercado de um importador com "i" maiusculo vai trazer uma nova dinâmica ao sector
dos veículos eléctricos de preço razoável.
onde podemos ver esses modelos?no site ainda nao estao disponiveis...falas de autonomias de 180 km...

abraços