Comparativos gasolina/eléctrico

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

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O_volt
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Re: Comparativos gasolina/eléctrico

Mensagem por O_volt »


gostei de ver o pessoal das electricas na sic!
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Nluis
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Re: Comparativos gasolina/eléctrico

Mensagem por Nluis »

um dos grandes problemas, ainda não resolvido, são as baterias, especialmente em fim de vida. os materiais em que são feitas são tudo menos ecologicos e nada amigos da reciclagem. por outro lado se se mantiver o mesmo modelo de produção energética a utilização de ve obrigam as centrais eléctricas a gastar mais carvão mineral que é a base da nossa produção eléctrica.

será que o futuro das baterias passa por aqui?
investigadores da universidade do missouri, nos eua, criaram pilhas nucleares, com um milhão de vezes mais capacidade do que as pilhas tradicionais.
este tipo de dispositivos já é utilizado com fins militares e espaciais. desta vez, os cientistas aplicaram uma nova forma para conseguir estabilizar as partículas, de forma a utilizá-las no quotidiano.
a equipa de jae wan kwon utiliza um semicondutor no estado líquido que não se danifica com a passagem das partículas nucleares, explica a bbc.
"fontes de energia nucleares já são utilizadas em segurança em dispositivos como pacemakers, satélites ou sistemas subaquáticos", diz o chefe de investigação.


easy
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Re: Comparativos gasolina/eléctrico

Mensagem por easy »

volt Escreveu:bom, sejamos realistas... quanto custa neste momento fazer um leasing para comprar uma electrica de 3 mil euros?
- 44,08€ (fiz uma simulaçao a 60 meses, sem entrada, com o valor da euribor ah media do ultimo mes e com spread de 1,5%).
e se fosse 4 mil euros?
- 58,77€.
e se a euribor der na maluca, voltar aos 3% e eu nao re-negociar o spread?
- 46,32€ e 61,76€ respectivamente.

eh muito?
é de mim ou há aí algum erro nas contas? será que falta alguma variável? (ex: 44,08*60=2644,8€ e o empréstimo é de 3000€)

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jmap
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Re: Comparativos gasolina/eléctrico

Mensagem por jmap »

jmal Escreveu: 50 mil kms, era bom era, tenho um vizinho que tem uma keeway com 300 kms, com quase 2 anos (portanto aqui está a minha teoria a funcionar) e espreitei por baixo do motor e aquilo já derrama óleo como tudo.
eh pah (para imitar o volt )! eu tenho uma keeway supershadow com quase 2 anos e cerca de 200km e está como nova, mas também tem motor e caixa da yamaha, nada de partes importantes chinocas. ela é uma cópia melhorada (com jantes de liga leve, alarme, etc) da virago com autorização da yamaha. alguém quer comprar? é que com a vectrix não sinto necessidade de lhe pegar...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado


Ferra
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Re: Comparativos gasolina/eléctrico

Mensagem por Ferra »

volt Escreveu:
marcopns Escreveu:a comparação do volt é com uma suzuki hayabusa... acho eu
exactamente... a "conversa" dos 130 a 150 euros era a contar com uma busa, que gasta 5 a 5.5 litros aos 100. mas ateh se pode comparar com uma dessas chinocas ******* que ao fim de 50 mil kms jah gastam mais oleo que gasolina... a electrica ganha sempre.
vamos imaginar os seguintes cenarios:
o tipo 1 compra uma mota a gasolina que custa 1500 euros. faz 50 mil kms. fez 8 revisoes (de 6 em 6 mil kms) a 100 euros cada (estou a arredondar "pra baixo"). 2300 euros. com gasolina a 1,3 o litro e gastando 4 litros aos 100, fica 5,2 euros a cada 100 kms, ou seja, 2600 euros os 50 mil. 4900 euros. nem vou acrescentar os impostos...
o tipo 2 compra uma mota electrica que custa 4 mil euros. faz 50 mil kms. imaginemos as mesmas 8 revisoes a 15 euros cada (estou a arredondar "pra cima"). 4120 euros. se gastar 0,5 euros a cada 100 kms, sao 250 euros em 50 mil. 4370 euros. nem sequer vou aqui colocar o retorno do irs... conseguem fazer as contas?



edit: retirei uma palavra que estava "idioticamente" mal colocada.
tenho uma yamaha dt e o consumo é também de +- 5 litros de gasolina e a cada 4 depositos +- mais um litro de oleo 2t a 6€
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

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Edu_Rod
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Re: Comparativos gasolina/eléctrico

Mensagem por Edu_Rod »

uggabugga Escreveu:o jmal já tocou no ponto que me parece o mais importante: o “bichinho do eléctrico”
mas mesmo em questão de contas e, para simplificar, tens duas hipóteses:
compras a “fumarenta” ou compras a eléctrica. seja qual for a opção que tomares, daqui a 4,8 anos tens exactamente o mesmo dinheiro gasto. e nessa altura qual é a opção que terá sido melhor para ti? se for para a manteres preferes ter optado por qual: por uma que nessa altura continuará a gastar 3 litros aos 100, sabendo que se recuperarmos da crise o preço do petróleo não vai ficar por aqui, ou por uma que gastará 4 kw aos 100? claro que a electricidade nessa altura também será mais cara mas estamos a falar de valores completamente diferentes…
também é verdade que em 5 anos muita coisa muda… mas, e se resolveres vendê-la nessa altura, qual é que achas que valerá mais?
se entretanto começares a gostar de andar à chuva (e posso-te garantir que te habituas depressa desde que tenhas um bom equipamento), as contas podem, ainda, ser substancialmente alteradas…
mas, normalmente, limitamo-nos a fazer contas e não valorizamos muito o facto de podermos ter qualquer coisa de “diferente” enquanto o é… (claro que “diferente” não é a palavra que deveria ser usada aqui, mas não me ocorre outra).
o peso a atribuir a esse factor variará de pessoa para pessoa, mas terá certamente alguma importância, para qualquer um de nós, o facto de sentirmos que estamos a contribuir para mudar qualquer coisa.

boas,

subscrevo completamente, o factor económico é importante mas não é decisivo, especialmente a médio e longo prazo.

adquirir um veículo eléctrico é uma questão de atitude, atitude de mudança.

cumprimentos
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Mohandas Karamchand Gandhi

BlueThunder=5800 Km
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Total= 58300 km em VE

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jmap
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Re: Comparativos gasolina/eléctrico

Mensagem por jmap »

sim, a opção pelos eléctricos não passa apenas por contas, aliás essa é uma das questões de menor importância. há que despertar para a catástrofe ecológica em curso com que quase ninguém está preocupado. claro que há muito mais factores e até com maior importância que os automóveis, mas é uma questão de fazermos o possível para melhorar aquilo que é de todos.

portanto desespero um bocado quando vejo sujeitos a questionar apenas a questão dos tostões e mesmo assim sempre com grandes duvidas não vá o eléctrico sair uns euritos a mais se alguma coisa correr mal. ás vezes tenho vontade de me expressar como nosso querido amigo pornolago mas não posso porque sei que é um potencial aderente e que quando experimentar não vai querer voltar atrás.

bem haja e vejam lá se percebem que há coisas mais importantes do que uns míseros tostões.
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Volt
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Re: Comparativos gasolina/eléctrico

Mensagem por Volt »

easy Escreveu:
volt Escreveu:bom, sejamos realistas... quanto custa neste momento fazer um leasing para comprar uma electrica de 3 mil euros?
- 44,08€ (fiz uma simulaçao a 60 meses, sem entrada, com o valor da euribor ah media do ultimo mes e com spread de 1,5%).
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eh muito?
é de mim ou há aí algum erro nas contas? será que falta alguma variável? (ex: 44,08*60=2644,8€ e o empréstimo é de 3000€)
tens razao. olhei para a coluna dos valores sem iva. eh preciso acrescenta-lo. onde se le 44,08, deve-se ler 52,89; 58,77 passa a 70,52; 46,32 passa a 55,58; e 61,76 passa a 74,11.

a diferença nao eh muita.

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hmgp
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Re: Comparativos gasolina/eléctrico

Mensagem por hmgp »

nluis Escreveu:um dos grandes problemas, ainda não resolvido, são as baterias, especialmente em fim de vida. os materiais em que são feitas são tudo menos ecologicos e nada amigos da reciclagem. por outro lado se se mantiver o mesmo modelo de produção energética a utilização de ve obrigam as centrais eléctricas a gastar mais carvão mineral que é a base da nossa produção eléctrica.

será que o futuro das baterias passa por aqui?
investigadores da universidade do missouri, nos eua, criaram pilhas nucleares, com um milhão de vezes mais capacidade do que as pilhas tradicionais.
este tipo de dispositivos já é utilizado com fins militares e espaciais. desta vez, os cientistas aplicaram uma nova forma para conseguir estabilizar as partículas, de forma a utilizá-las no quotidiano.
a equipa de jae wan kwon utiliza um semicondutor no estado líquido que não se danifica com a passagem das partículas nucleares, explica a bbc.
"fontes de energia nucleares já são utilizadas em segurança em dispositivos como pacemakers, satélites ou sistemas subaquáticos", diz o chefe de investigação.

boas, deves estar a brincar não é?

bom, primeiro se procurares no fórum percebes que reciclar baterias de lítio não é tão problemático como referes e se quiseres, vai até ao site da empresa tesla (http://www.teslamotors.com) que eles explicam bem como se trata um pack deles em fim de vida.

depois com essa preocupação toda da reciclagem, vens com as pilhas de nucleares? como é que reciclas isso, explica-me lá? e pronto, vou deixar de fora o problema de se alguma delas falhar o que acontece, é que com as de lítio, pelos menos as novas, já não explodem... agora essas nucleares...
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Volt
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Re: Comparativos gasolina/eléctrico

Mensagem por Volt »

nluis Escreveu:um dos grandes problemas, ainda não resolvido, são as baterias, especialmente em fim de vida. os materiais em que são feitas são tudo menos ecologicos e nada amigos da reciclagem.
este jovem pensa que as baterias das motas sao as mesmas que as dos telemoveis...
vamos lah ver se sou claro:
ontem encontrei-me com 10 motards. todos eles traziam a sua mota. a minha era a que trazia a bateria mais ecologica (e reciclavel) de todas.
nluis Escreveu:por outro lado se se mantiver o mesmo modelo de produção energética a utilização de ve obrigam as centrais eléctricas a gastar mais carvão mineral que é a base da nossa produção eléctrica.
e qual eh a base da produçao de gasolina?
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jmal
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Re: Comparativos gasolina/eléctrico

Mensagem por jmal »

nluis Escreveu:um dos grandes problemas, ainda não resolvido, são as baterias, especialmente em fim de vida. os materiais em que são feitas são tudo menos ecologicos e nada amigos da reciclagem. por outro lado se se mantiver o mesmo modelo de produção energética a utilização de ve obrigam as centrais eléctricas a gastar mais carvão mineral que é a base da nossa produção eléctrica.

será que o futuro das baterias passa por aqui?
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este tipo de dispositivos já é utilizado com fins militares e espaciais. desta vez, os cientistas aplicaram uma nova forma para conseguir estabilizar as partículas, de forma a utilizá-las no quotidiano.
a equipa de jae wan kwon utiliza um semicondutor no estado líquido que não se danifica com a passagem das partículas nucleares, explica a bbc.
"fontes de energia nucleares já são utilizadas em segurança em dispositivos como pacemakers, satélites ou sistemas subaquáticos", diz o chefe de investigação.


nucleares não quer dizer que tenham as mesmas características da fisão nuclear, ainda assim esperamos que evoluam continuamente.

quanto à produção eléctrica não à razão para alarmes, pelo menos na minha opinião, em tempos fiz o calculo assim por alto do consumo energético de 100.000 carros miev e à razão do consumo nacional de energia eléctrica, o aumento era de apenas 0.54 %, fico com a sensação que o meu frigorífico e tv gastam mais que se tivesse um carro eléctrico a fazer 20.000 kms ano.

http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 362#p69362

continuemos no tópico.
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serges
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Re: Comparativos gasolina/eléctrico

Mensagem por serges »

é bem verdade jmal, foi algo que escolhi logo a cabeça, tudo classe a ou a+, assim o que gastei inicialmente pois são mais caros, vai se poupando ao longo da vida dos mesmos...

com esse consumo economizado posso carregar muitas centenas de vezes a mota!
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jmap
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Re: Comparativos gasolina/eléctrico

Mensagem por jmap »

no outro dia vi um documentário sobre reciclagem de baterias tradicionais (dos carros) e a conseguiam o reaproveitamento a 100% (diziam eles).
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uggabugga
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Re: Comparativos gasolina/eléctrico

Mensagem por uggabugga »

nluis Escreveu: por outro lado se se mantiver o mesmo modelo de produção energética a utilização de ve obrigam as centrais eléctricas a gastar mais carvão mineral que é a base da nossa produção eléctrica.
dizes bem: "se se mantiver o mesmo modelo de produção..."
mas não tem necessariamente que ser assim
com a eléctrica que estou à espera posso fazer até 140 mil kms por ano só com a energia produzida pelo meu “telhado”.
como não prevejo fazer mais de 20 mil...
...ainda vai sobrar muita electricidade produzida sem gastar carvão.

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jmap
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Re: Comparativos gasolina/eléctrico

Mensagem por jmap »

uggabugga Escreveu:
nluis Escreveu: por outro lado se se mantiver o mesmo modelo de produção energética a utilização de ve obrigam as centrais eléctricas a gastar mais carvão mineral que é a base da nossa produção eléctrica.
dizes bem: "se se mantiver o mesmo modelo de produção..."
mas não tem necessariamente que ser assim
com a eléctrica que estou à espera posso fazer até 140 mil kms por ano só com a energia produzida pelo meu “telhado”.
como não prevejo fazer mais de 20 mil...
...ainda vai sobrar muita electricidade produzida sem gastar carvão.
congratulo-o caro uggabugga pelas opções de vida que tomou. infelizmente a confusão reina em muitos como o nluis que confudem o civismo e responsabilidade individual com a das empresas energéticas. na realidade se estas quisessem podiam depender apenas de energias renováveis. não o fazem por motivos económicos mas estes transcedem a reponsabilidade individual. na realidade o máximo que podemos fazer é propiciarmos meios que não consumam combustiveis poluentes, agora se outros o fazem para nos fornecerem as ditas "energias limpas" tal não nos pode ser atribuído. no entanto podemos e devemos condenar publicamente as más opções que as empresas (neste caso edp) de energia implementam.
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eucurto
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Re: Comparativos gasolina/eléctrico

Mensagem por eucurto »

só para dizer que vou optar pela eléctrica!

sou evangelizador aqui na empresa das energias limpas e não ia agora comprar uma fumarola. mas foi bom ouvir as vossas opiniões e esclarecimentos que agradeço!


a questão de salvar o planeta blá blá já me preocupou muito, tanto que comecei a culpar-me por tudo que fazia de mal a ele, emissões do carro, aparelhos electrónicos, vestuário, etc e quando estava já a bater no fundo eis que vejo um documentário earth-biography narrado por um cientista irlandês que termina o ultimo episódio a dizer que andamos todos preocupados em salvar o planeta blá blá mas no fim das contas quem vai morrer 1.º seremos sempre nós humanos e a maioria dos animais e plantas mas o planeta vai sempre sobreviver e voltar a criar vida etc etc mas depois já sem a presença do vírus.


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Re: Comparativos gasolina/eléctrico

Mensagem por rocker_pt »

nluis Escreveu:por outro lado se se mantiver o mesmo modelo de produção energética a utilização de ve obrigam as centrais eléctricas a gastar mais carvão mineral que é a base da nossa produção eléctrica.
e qual eh a base da produçao de gasolina? [/quote]
e o transporte da gasolina/gasóleo que é feita com camiões a consumir gasóleo.
o transporte de electricidade felizmente não é feito em camiões. e o gasto (efeito joule nas linhas de transmissão) é mesmo muito diminuto.
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jmal
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Re: Comparativos gasolina/eléctrico

Mensagem por jmal »

dou mais uma "picadinha" na escolha, depois de se testar uma eléctrica ou até várias, qualquer pessoa fica apaixonada pelo conceito, pode até ir para uma a gasolina devido a custos e outras desvantagens das eléctricas, mas na nossa mente vai ficar sempre a eléctrica, é como o primeiro amor, nunca se esquece.
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Re: Comparativos gasolina/eléctrico

Mensagem por eucurto »

aqui um colega tem uma 125cc e levantou a questão da diferença de aceleração... alguém já comparou? falo da sw bm gti vs keeway 125cc.

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jmal
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Re: Comparativos gasolina/eléctrico

Mensagem por jmal »

eucurto Escreveu:aqui um colega tem uma 125cc e levantou a questão da diferença de aceleração... alguém já comparou? falo da sw bm gti vs keeway 125cc.

pela experiência que tenho, em termos de aceleração a 125 deve ficar um pouco para trás, no caso de predator gti deve ficar bem para trás, tal como ficam da minha evo.
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