Re: Comparativos gasolina/eléctrico
Enviado: quarta nov 04, 2009 9:54 pm
gostei de ver o pessoal das electricas na sic!
Fórum de Discussão sobre Energias Renováveis e Alternativas
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é de mim ou há aí algum erro nas contas? será que falta alguma variável? (ex: 44,08*60=2644,8€ e o empréstimo é de 3000€)volt Escreveu:bom, sejamos realistas... quanto custa neste momento fazer um leasing para comprar uma electrica de 3 mil euros?
- 44,08€ (fiz uma simulaçao a 60 meses, sem entrada, com o valor da euribor ah media do ultimo mes e com spread de 1,5%).
e se fosse 4 mil euros?
- 58,77€.
e se a euribor der na maluca, voltar aos 3% e eu nao re-negociar o spread?
- 46,32€ e 61,76€ respectivamente.
eh muito?
eh pah (para imitar o volt )! eu tenho uma keeway supershadow com quase 2 anos e cerca de 200km e está como nova, mas também tem motor e caixa da yamaha, nada de partes importantes chinocas. ela é uma cópia melhorada (com jantes de liga leve, alarme, etc) da virago com autorização da yamaha. alguém quer comprar? é que com a vectrix não sinto necessidade de lhe pegar...jmal Escreveu: 50 mil kms, era bom era, tenho um vizinho que tem uma keeway com 300 kms, com quase 2 anos (portanto aqui está a minha teoria a funcionar) e espreitei por baixo do motor e aquilo já derrama óleo como tudo.
tenho uma yamaha dt e o consumo é também de +- 5 litros de gasolina e a cada 4 depositos +- mais um litro de oleo 2t a 6€volt Escreveu:exactamente... a "conversa" dos 130 a 150 euros era a contar com uma busa, que gasta 5 a 5.5 litros aos 100. mas ateh se pode comparar com uma dessas chinocas ******* que ao fim de 50 mil kms jah gastam mais oleo que gasolina... a electrica ganha sempre.marcopns Escreveu:a comparação do volt é com uma suzuki hayabusa... acho eu
vamos imaginar os seguintes cenarios:
o tipo 1 compra uma mota a gasolina que custa 1500 euros. faz 50 mil kms. fez 8 revisoes (de 6 em 6 mil kms) a 100 euros cada (estou a arredondar "pra baixo"). 2300 euros. com gasolina a 1,3 o litro e gastando 4 litros aos 100, fica 5,2 euros a cada 100 kms, ou seja, 2600 euros os 50 mil. 4900 euros. nem vou acrescentar os impostos...
o tipo 2 compra uma mota electrica que custa 4 mil euros. faz 50 mil kms. imaginemos as mesmas 8 revisoes a 15 euros cada (estou a arredondar "pra cima"). 4120 euros. se gastar 0,5 euros a cada 100 kms, sao 250 euros em 50 mil. 4370 euros. nem sequer vou aqui colocar o retorno do irs... conseguem fazer as contas?
edit: retirei uma palavra que estava "idioticamente" mal colocada.
uggabugga Escreveu:o jmal já tocou no ponto que me parece o mais importante: o “bichinho do eléctrico”
mas mesmo em questão de contas e, para simplificar, tens duas hipóteses:
compras a “fumarenta” ou compras a eléctrica. seja qual for a opção que tomares, daqui a 4,8 anos tens exactamente o mesmo dinheiro gasto. e nessa altura qual é a opção que terá sido melhor para ti? se for para a manteres preferes ter optado por qual: por uma que nessa altura continuará a gastar 3 litros aos 100, sabendo que se recuperarmos da crise o preço do petróleo não vai ficar por aqui, ou por uma que gastará 4 kw aos 100? claro que a electricidade nessa altura também será mais cara mas estamos a falar de valores completamente diferentes…
também é verdade que em 5 anos muita coisa muda… mas, e se resolveres vendê-la nessa altura, qual é que achas que valerá mais?
se entretanto começares a gostar de andar à chuva (e posso-te garantir que te habituas depressa desde que tenhas um bom equipamento), as contas podem, ainda, ser substancialmente alteradas…
mas, normalmente, limitamo-nos a fazer contas e não valorizamos muito o facto de podermos ter qualquer coisa de “diferente” enquanto o é… (claro que “diferente” não é a palavra que deveria ser usada aqui, mas não me ocorre outra).
o peso a atribuir a esse factor variará de pessoa para pessoa, mas terá certamente alguma importância, para qualquer um de nós, o facto de sentirmos que estamos a contribuir para mudar qualquer coisa.
tens razao. olhei para a coluna dos valores sem iva. eh preciso acrescenta-lo. onde se le 44,08, deve-se ler 52,89; 58,77 passa a 70,52; 46,32 passa a 55,58; e 61,76 passa a 74,11.easy Escreveu:é de mim ou há aí algum erro nas contas? será que falta alguma variável? (ex: 44,08*60=2644,8€ e o empréstimo é de 3000€)volt Escreveu:bom, sejamos realistas... quanto custa neste momento fazer um leasing para comprar uma electrica de 3 mil euros?
- 44,08€ (fiz uma simulaçao a 60 meses, sem entrada, com o valor da euribor ah media do ultimo mes e com spread de 1,5%).
e se fosse 4 mil euros?
- 58,77€.
e se a euribor der na maluca, voltar aos 3% e eu nao re-negociar o spread?
- 46,32€ e 61,76€ respectivamente.
eh muito?
nluis Escreveu:um dos grandes problemas, ainda não resolvido, são as baterias, especialmente em fim de vida. os materiais em que são feitas são tudo menos ecologicos e nada amigos da reciclagem. por outro lado se se mantiver o mesmo modelo de produção energética a utilização de ve obrigam as centrais eléctricas a gastar mais carvão mineral que é a base da nossa produção eléctrica.
será que o futuro das baterias passa por aqui?
investigadores da universidade do missouri, nos eua, criaram pilhas nucleares, com um milhão de vezes mais capacidade do que as pilhas tradicionais.
este tipo de dispositivos já é utilizado com fins militares e espaciais. desta vez, os cientistas aplicaram uma nova forma para conseguir estabilizar as partículas, de forma a utilizá-las no quotidiano.
a equipa de jae wan kwon utiliza um semicondutor no estado líquido que não se danifica com a passagem das partículas nucleares, explica a bbc.
"fontes de energia nucleares já são utilizadas em segurança em dispositivos como pacemakers, satélites ou sistemas subaquáticos", diz o chefe de investigação.
este jovem pensa que as baterias das motas sao as mesmas que as dos telemoveis...nluis Escreveu:um dos grandes problemas, ainda não resolvido, são as baterias, especialmente em fim de vida. os materiais em que são feitas são tudo menos ecologicos e nada amigos da reciclagem.
e qual eh a base da produçao de gasolina?nluis Escreveu:por outro lado se se mantiver o mesmo modelo de produção energética a utilização de ve obrigam as centrais eléctricas a gastar mais carvão mineral que é a base da nossa produção eléctrica.
nluis Escreveu:um dos grandes problemas, ainda não resolvido, são as baterias, especialmente em fim de vida. os materiais em que são feitas são tudo menos ecologicos e nada amigos da reciclagem. por outro lado se se mantiver o mesmo modelo de produção energética a utilização de ve obrigam as centrais eléctricas a gastar mais carvão mineral que é a base da nossa produção eléctrica.
será que o futuro das baterias passa por aqui?
investigadores da universidade do missouri, nos eua, criaram pilhas nucleares, com um milhão de vezes mais capacidade do que as pilhas tradicionais.
este tipo de dispositivos já é utilizado com fins militares e espaciais. desta vez, os cientistas aplicaram uma nova forma para conseguir estabilizar as partículas, de forma a utilizá-las no quotidiano.
a equipa de jae wan kwon utiliza um semicondutor no estado líquido que não se danifica com a passagem das partículas nucleares, explica a bbc.
"fontes de energia nucleares já são utilizadas em segurança em dispositivos como pacemakers, satélites ou sistemas subaquáticos", diz o chefe de investigação.
dizes bem: "se se mantiver o mesmo modelo de produção..."nluis Escreveu: por outro lado se se mantiver o mesmo modelo de produção energética a utilização de ve obrigam as centrais eléctricas a gastar mais carvão mineral que é a base da nossa produção eléctrica.
congratulo-o caro uggabugga pelas opções de vida que tomou. infelizmente a confusão reina em muitos como o nluis que confudem o civismo e responsabilidade individual com a das empresas energéticas. na realidade se estas quisessem podiam depender apenas de energias renováveis. não o fazem por motivos económicos mas estes transcedem a reponsabilidade individual. na realidade o máximo que podemos fazer é propiciarmos meios que não consumam combustiveis poluentes, agora se outros o fazem para nos fornecerem as ditas "energias limpas" tal não nos pode ser atribuído. no entanto podemos e devemos condenar publicamente as más opções que as empresas (neste caso edp) de energia implementam.uggabugga Escreveu:dizes bem: "se se mantiver o mesmo modelo de produção..."nluis Escreveu: por outro lado se se mantiver o mesmo modelo de produção energética a utilização de ve obrigam as centrais eléctricas a gastar mais carvão mineral que é a base da nossa produção eléctrica.
mas não tem necessariamente que ser assim
com a eléctrica que estou à espera posso fazer até 140 mil kms por ano só com a energia produzida pelo meu “telhado”.
como não prevejo fazer mais de 20 mil...
...ainda vai sobrar muita electricidade produzida sem gastar carvão.
e qual eh a base da produçao de gasolina? [/quote]nluis Escreveu:por outro lado se se mantiver o mesmo modelo de produção energética a utilização de ve obrigam as centrais eléctricas a gastar mais carvão mineral que é a base da nossa produção eléctrica.
eucurto Escreveu:aqui um colega tem uma 125cc e levantou a questão da diferença de aceleração... alguém já comparou? falo da sw bm gti vs keeway 125cc.