Ainda não há VE's em Portugal

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Brunus
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta out 28, 2009 2:30 pm

Re: Ainda não há VE's em Portugal

Mensagem por Brunus »

mix Escreveu:segundo eu percebi custos de categoria b são custos de empresas e/ou profissionais.
duvido muito que não possamos descontar a aquisição dos nossos ve's, que tenham sido adquiridos em 2009 claro. estes senhores da deco é que estão desactualizados, alguém que deveria proteger os nossos interesses de consumidores nem sabe o que podemos, e andamos a consumir!!!!

[[]]
correcto. o modelo b do irs é para quem por exemplo, passa recibos verdes. já tive nessa situação, e como sou informático, podia depois deduzir no iva da minha actividade, o iva do material informático que comprava.

ou seja, se forem profissionais independentes, e conseguirem justificar a aquisição de um ve para a vossa actividade, podem deduzir o iva deste ve no iva que cobram aos clientes e que têm de passar às finanças. nesta situação, a dedução de 30% para efeitos de irs não é válida.

é assim que percebo a coisa...

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Mensagem por uggabugga »

boa tarde.

como já foi aqui falado, no “site” da dgci, a título informativo, refere que são dedutíveis à colecta “veículos sujeitos a matrícula exclusivamente eléctricos ou movidos a energias renováveis não combustíveis”, justificando com a “redacção dada pela lei 64-a/2008, de 31 de dezembro”.

ora esta lei 64-a/2008 é nem mais nem menos que o orçamento de estado para 2009 (para ser mais rigoroso, e evitar que algum jurista venha dizer que não é bem assim, é a lei que contém e aprova o orçamento de estado), e que diz o seguinte no art. 85:

2 — são igualmente dedutíveis à colecta, desde que não susceptíveis de serem considerados custos na categoria b, 30 %, com o limite de € 796 das importâncias despendidas com a aquisição de:
a) ------
b) veículos sujeitos a matrícula exclusivamente eléctricos ou movidos a energias renováveis não combustíveis.

e termina assim:

“artigo 174.º
entrada em vigor
a presente lei entra em vigor no dia 1 de janeiro de
2009.
aprovada em 28 de novembro de 2008.
o presidente da assembleia da república, jaime gama.
promulgada em 30 de dezembro de 2008.
o presidente da república, aníbal cavaco silva
referendada em 30 de dezembro de 2008.
pelo primeiro-ministro, fernando teixeira dos santos,
ministro de estado e das finanças.”

portanto, não temos dúvidas que entrou em vigor em 1 de janeiro de 2009.
assim sendo, teremos sempre a lei a nosso favor e isso é a única coisa que interessa neste caso. não estou a ver como problema o facto de o “sistema” não aceitar isso…
tanto quanto sei ainda não há impressos para o preenchimento do irs de que estamos a falar, pois ainda faltam uns meses para a entrega. deste modo, ainda não sabemos como é que virão os campos discriminados. mesmo que seja como o apresentado na imagem podemos sempre colocar o valor da compra no campo 809, uma vez que os valores são cumulativos (possivelmente no caso dos “veículos eléctricos de quatro rodas” se não for alterado nada, até irá no futuro ficar aí). na altura da entrega, não é pedido nem verificado nada. se for pela internet não é verificado de certeza, e deverá ainda ter uma apresentação diferente, como é habitual. depois de recebermos o valor em causa, se houver alguma verificação, e mesmo que as finanças continuem a fazer mal o seu trabalho até ao limite possível (que passaria por exigir o dinheiro e a multa e, depois de nos recusarmos a pagar, nos processar) em tribunal iríamos ver quem devia o quê a quem e porquê… nem me parece que fosse um caso muito complicado. há leis com interpretações dúbias e nesse caso não tenho dúvidas que a interpretação é sempre o mais restritiva possível, e contra nós. aqui parece-me tudo muito claro…

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

uggabugga Escreveu:boa tarde.

como já foi aqui falado, no “site” da dgci, a título informativo, refere que são dedutíveis à colecta “veículos sujeitos a matrícula exclusivamente eléctricos ou movidos a energias renováveis não combustíveis”, justificando com a “redacção dada pela lei 64-a/2008, de 31 de dezembro”.

ora esta lei 64-a/2008 é nem mais nem menos que o orçamento de estado para 2009 (para ser mais rigoroso, e evitar que algum jurista venha dizer que não é bem assim, é a lei que contém e aprova o orçamento de estado), e que diz o seguinte no art. 85:

2 — são igualmente dedutíveis à colecta, desde que não susceptíveis de serem considerados custos na categoria b, 30 %, com o limite de € 796 das importâncias despendidas com a aquisição de:
a) ------
b) veículos sujeitos a matrícula exclusivamente eléctricos ou movidos a energias renováveis não combustíveis.

e termina assim:

“artigo 174.º
entrada em vigor
2009.

assim sendo, teremos sempre a lei a nosso favor e isso é a única coisa que interessa neste caso. não estou a ver como problema o facto de o “sistema” não aceitar isso…
tanto quanto sei ainda não há impressos para o preenchimento do irs de que estamos a falar, pois ainda faltam uns meses para a entrega. deste modo, ainda não sabemos como é que virão os campos discriminados. mesmo que seja como o apresentado na imagem podemos sempre colocar o valor da compra no campo 809, uma vez que os valores são cumulativos (possivelmente no caso dos “veículos eléctricos de quatro rodas” se não for alterado nada, até irá no futuro ficar aí). na altura da entrega, não é pedido nem verificado nada. se for pela internet não é verificado de certeza, e deverá ainda ter uma apresentação diferente, como é habitual. depois de recebermos o valor em causa, se houver alguma verificação, e mesmo que as finanças continuem a fazer mal o seu trabalho até ao limite possível (que passaria por exigir o dinheiro e a multa e, depois de nos recusarmos a pagar, nos processar) em tribunal iríamos ver quem devia o quê a quem e porquê… nem me parece que fosse um caso muito complicado. há leis com interpretações dúbias e nesse caso não tenho dúvidas que a interpretação é sempre o mais restritiva possível, e contra nós. aqui parece-me tudo muito claro…
é essa a interpretação minha expressa aqui neste tópico.
ainda nem sequer temos datas de entregas do irs e a malta já está preocupada!
ainda falta uns meses para a entrega do irs!
claro que não há dedução referente aos ve comprados em 2008, porque ainda não estava regulamentado como dizia a dgci.
julgo que já chega de explicações porque está tudo explicado.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

a deco não diz que os adquiridos este ano não estão incluídos, só diz que não os há.
ou seja, quer dizer que se houvesse as despesas com eles efectuadas seriam dedutíveis.
e também diz (no quadro azul) para escrever o valor gasto no campo 809. aparentemente estão a referir-se a gastos tanto de energias renováveis como de veículos eléctricos.
seria, então, aí, se os houvesse… eles dizem que não há mas nós sabemos que não é assim.

eles não acreditam em veículos eléctricos, pero que los hay los hay…

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

uggabugga Escreveu:a deco não diz que os adquiridos este ano não estão incluídos, só diz que não os há.
ou seja, quer dizer que se houvesse as despesas com eles efectuadas seriam dedutíveis.
e também diz (no quadro azul) para escrever o valor gasto no campo 809. aparentemente estão a referir-se a gastos tanto de energias renováveis como de veículos eléctricos.
seria, então, aí, se os houvesse… eles dizem que não há mas nós sabemos que não é assim.

desculpem a minha insistência: penso que nem sequer deveria alegar mais nada mas o facto é relevante.
como é que a deco, ou as finanças ou seja quem for sabe dalguma coisa do que ainda não saíu cá para fóra (os impressos)?
se os impressos ainda não saíram como podem dizer como preencher? isso seria aberrante!
isso deve ser em relação ao ano de 2008 concerteza e não em relação a 2009.
todos sabem que há ve.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

eu também sou assinante da deco proteste mas ainda não olhei bem para ela. tenho a revista em casa mas só chego a casa à noite. vou tentar ver se eles fazem referência à data dos impressos...
de qualquer maneira lembro-me (creio que foi o ano passado) que num ponto qualquer mencionavam o facto de algumas alterações ainda poderem vir a ser feitas nos impressos.
todas as explicações que eles dão são baseadas nos dados que eles têm no momento, não me parece que possam fazer muito mais do que isso nem ter acesso a dados que o "cidadão comum" não tenha.

absent-minded
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 01, 2009 8:17 pm

Mensagem por absent-minded »

marcopns Escreveu:eu contactei as finanças, para saber da possibilidade de deduzir um motociclo usado e recebi a seguinte resposta:
exmo senhor

em resposta ao pedido de esclarecimento formulado através de e-mail dirigido a esta direcção de serviços, relativamente ao assunto em epígrafe, informa-se o seguinte:

a despesa efectuada com a aquisição de motociclo movido exclusivamente a energia eléctrica, seja novo ou usado, não poderá assumir-se em sede de irs, para efeitos de dedução, por falta de previsão legal.

com os melhores cumprimentos,

a directora de serviços

irene antunes abreu

que confusao que vai por aqui...
se me permites a sugestão, devias responder a essa comunicação com as disposições legais pertinentes, que já foram citadas neste tópico. a senhora não está a ver bem a coisa...

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

uggabugga Escreveu:boa tarde.

a) ------

e termina assim:

“artigo 174.º
entrada em vigor
2009.

parabéns e obrigado pela descrição objectiva. explica portanto que a lei só passa a estar em vigor quando é promulgada e não na data da sua publicação em diário da republica. ainda não percebi como tem data anterior mas não compliquemos...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

mauri Escreveu:
uggabugga Escreveu:a deco não diz que os adquiridos este ano não estão incluídos, só diz que não os há.

desculpem a minha insistência: penso que nem sequer deveria alegar mais nada mas o facto é relevante.
como é que a deco, ou as finanças ou seja quem for sabe dalguma coisa do que ainda não saíu cá para fóra (os impressos)?
se os impressos ainda não saíram como podem dizer como preencher? isso seria aberrante!
isso deve ser em relação ao ano de 2008 concerteza e não em relação a 2009.
todos sabem que há ve.
aberrante mas possível! já tive uma situação dessas e fiquei a arder, num outro tema mas que é possível é.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

absent-minded Escreveu:
marcopns Escreveu:eu contactei as finanças, para saber da possibilidade de deduzir um motociclo usado e recebi a seguinte resposta:
exmo senhor

em resposta ao pedido de esclarecimento formulado através de e-mail dirigido a esta direcção de serviços, relativamente ao assunto em epígrafe, informa-se o seguinte:

a despesa efectuada com a aquisição de motociclo movido exclusivamente a energia eléctrica, seja novo ou usado, não poderá assumir-se em sede de irs, para efeitos de dedução, por falta de previsão legal.

com os melhores cumprimentos,

a directora de serviços

irene antunes abreu

que confusao que vai por aqui...
se me permites a sugestão, devias responder a essa comunicação com as disposições legais pertinentes, que já foram citadas neste tópico. a senhora não está a ver bem a coisa...
sim, isso é muito importante. trata-se de uma directora desinformada com uma atitude de lamentar, ou seja, não se procura informar e entender. convém essa senhora ficar esclarecida o mais depressa possível.

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm

Mensagem por tiago_eco »

o que também não há em portugal são os mais de 100 postos de carregamento mobi-e até final de 2009... não admira que 90% das pessoas pensem que os ve's são uma coisa estranha digna de um filme de ficção científica...
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

tiago_eco Escreveu:o que também não há em portugal são os mais de 100 postos de carregamento mobi-e até final de 2009... não admira que 90% das pessoas pensem que os ve's são uma coisa estranha digna de um filme de ficção científica...
pois nao... lamentavelmente, isso nao vai ser uma realidade antes do final do ano. mas esse eh outro tema...

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

desenterrado!

já receberam?
eu entreguei hoje sem stress levei toda a informação assim como o artigo lei como onde preencher!
acho que vendi uma vectrix a uma pessoa das finanças...

um aparte, vendeu se em dezembro 1 e outra em janeiro, vectrix, onde elas andam!? já devemos ultrapassar as 20!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

é verdade, sei que a masac tinha parado de as vender mas uma pessoa disse-me que lhe tentaram vender uma numa exposição. voltaram ao negócio?

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Mensagem por O_volt »

serges Escreveu:desenterrado!

já receberam?
eu entreguei hoje sem stress levei toda a informação assim como o artigo lei como onde preencher!
tás a falar de quê? do decreto para poder abater a eléctrica no irs?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

o_volt Escreveu:
serges Escreveu:desenterrado!

já receberam?
tás a falar de quê? do decreto para poder abater a eléctrica no irs?
pois!
jmap Escreveu:é verdade, sei que a masac tinha parado de as vender mas uma pessoa disse-me que lhe tentaram vender uma numa exposição. voltaram ao negócio?
segundo o orlando os dados que recolheu continuam a ser matriculadas!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

serges, já entreguei e já recebi. mas eu só meti painéis...

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por O_volt »

jmap Escreveu:é verdade, sei que a masac tinha parado de as vender mas uma pessoa disse-me que lhe tentaram vender uma numa exposição. voltaram ao negócio?
podes ver aqui
http://www.autoinforma.pt/index.php?mit ... 36458,,,0,
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

o_volt Escreveu:
podes ver aqui
não vi lá categoria para as eléctricas...

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por O_volt »

jmap Escreveu:
o_volt Escreveu:
podes ver aqui
não vi lá categoria para as eléctricas...
tens que ir às 125cc. quando vires jonway, olha mais abaixo e verás vectrix!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”