VE's para viagens longas

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Re: Noticias de Eléctricos!

Mensagem por jmap »

romi Escreveu:ou um atrelado com um bom gerador!

mais ainda:

http://www.leiloes.net/gerador-1200-ins ... on_details

um modelo assim portátil para as nossas scooters a funcionar como extensor de autonomia, quando há muitos kilometros entre pontos de carga. isto é viável não é? ou está-me a escapar alguma coisa? o meu carregador é 15a, o que significa que consome cerca de 1kwh, logo este acentava que nem uma luva...
a vectrix tinha planeado um modelo hibrido assente nesse principio: célula de combustível, mas usavam o hidrogenio.
http://www.greencar.com/articles/vectri ... cooter.php
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Romi
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo out 19, 2008 12:42 pm

Mensagem por Romi »

estou a ponderar seriamente comprar um geradorzito desses.. bom bom era ser a gpl ou a gasóleo (para funcionar a óleo vegetal), mas portáteis é impossível... de qualquer das maneiras mesmo trabalhando a gasolina, como só seria para casos pontuais, penso ser uma opção válida para maiores percursos.

mas como o contexto se está a dispersar um pouco, peço sff a algum moderador que o transfira para um novo tópico, se assim o acharem.

cumprimentos
Há + de 40000 km's a virar frangos :mrgreen:

Autor do tópico
hmma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm

Mensagem por hmma »

estão a ver... até nas motas o pessoal está a considerar mecanismos extensores da autonomia e estamos num universo de utilizadores já com experiência no terreno... daí ser mais fácil vender um híbrido deste género a um "homem comum", penso de que...

@romi: será que não é possível converter o gerador para gpl, como se faz nos carros?
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Romi
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Romi »

possível é sem grandes espinhas, eu mesmo fazia isso na boa , mas não nos podemos esquecer que estamos a falar de uma mota e não de um carro. neste campo o tamanho e peso fazem toda a diferença, daí que o exemplo que dei em cima é mesmo de um gerador portátil, muito mais comedidos no tamanho e peso em relação aos demais com estruturas/depositos bem maiores...

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Mensagem por hmgp »

romi Escreveu:possível é sem grandes espinhas, eu mesmo fazia isso na boa , mas não nos podemos esquecer que estamos a falar de uma mota e não de um carro. neste campo o tamanho e peso fazem toda a diferença, daí que o exemplo que dei em cima é mesmo de um gerador portátil, muito mais comedidos no tamanho e peso em relação aos demais com estruturas/depositos bem maiores...
imaginas que aquele gerador te dava mais quantos km's por cada depósito cheio?
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: VE's para viagens mais longas

Mensagem por marcopns »

record de autonomia: 1003 km

depois de no mês de novembro termos anunciado o facto de que o clube japonês de veículos eléctricos ter batido o record de autonomia com 555,6km, eis que o mesmo clube consegue ultrapassar largamente esse record.

ao volante de um daihatsu mira van eléctrico foi possível desta vez percorrer a distância de 1003,184km. desta vez as baterias foram substituídas por umas de iões de lítio da sanyo (240.5v – 294ah – 50kwh/74kwh).

este record mostra mais uma vez que é possível aumentar ainda muito mais a autonomia deste tipo de veículos e que muito provavelmente a curto prazo, o grande inconveniente dos veículos eléctricos poderá estar ultrapassado.
fonte
http://www.veiculoselectricospt.com/rec ... a-1003-km/

é tudo uma questao de tempo.....

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

hmma Escreveu:estão a ver... até nas motas o pessoal está a considerar mecanismos extensores da autonomia e estamos num universo de utilizadores já com experiência no terreno... daí ser mais fácil vender um híbrido deste género a um "homem comum", penso de que...

@romi: será que não é possível converter o gerador para gpl, como se faz nos carros?
ao contrário do que advogas, a realidade é que as marcas que têm eléctricos não avançaram... porque achas que tal aconteceu?
Última edição por jmap em quinta jun 17, 2010 12:42 pm, editado 1 vez no total.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

marcopns Escreveu:
record de autonomia: 1003 km

depois de no mês de novembro termos anunciado o facto de que o clube japonês de veículos eléctricos ter batido o record de autonomia com 555,6km, eis que o mesmo clube consegue ultrapassar largamente esse record.

ao volante de um daihatsu mira van eléctrico foi possível desta vez percorrer a distância de 1003,184km. desta vez as baterias foram substituídas por umas de iões de lítio da sanyo (240.5v – 294ah – 50kwh/74kwh).

este record mostra mais uma vez que é possível aumentar ainda muito mais a autonomia deste tipo de veículos e que muito provavelmente a curto prazo, o grande inconveniente dos veículos eléctricos poderá estar ultrapassado.
fonte
http://www.veiculoselectricospt.com/rec ... a-1003-km/

é tudo uma questao de tempo.....
exactamente. a concentração deve ser na evolução do eléctrico!

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

parece ironia, mas o que dizem disto: viagens longas que tal um motor de mota a gasolina convertido para gpl acoplado a um pequeno gerador, com reservatorio, tudo isto montado num pequeno atrelado à mota electrica? atrelados para mota, deixa-me ver se encontro...

Link

ou este ?

http://www.youtube.com/watch?v=3cas6hrgmws

ou ainda este ? unigo (parece a traseira de uma scooter modificada)

http://www.youtube.com/watch?v=9gdypdag_2g

venha o perito...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

koluirty
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda fev 01, 2010 12:00 pm

Mensagem por koluirty »

hmma Escreveu:
koluirty Escreveu:vais daqui (portugal) a serra nevada num leaf ... velocidades de 100 km/h e paragens de 30 minutos de 2 em 2 horas ... chegas a serra nevada fresco, tranquilo e com poucas probabilidades de teres acidentes.
hum... 2 horas a 100km/h dá 200km - tenho ouvido dizer que o leaf faz 160km - e não deve ser atulhado de malas de viagem e com 4 pessoas.

por isso será mais paragens de 90 em 90 minutos... e como já paraste quase no final da autonomia não esperas só 30 minutos para ele carregar.

volto ao ponto que deu origem a esta conversa - concordo plenamente que a solução de compromisso (enquanto a tecnologia de baterias não permite mais autonomia e menor tempo de carga) sejam veículos eléctricos com extensor de autonomia, tipo ampera (seja ele um painel solar, um aerogerador ou um motor de combustão) - só com a ajuda estes veículos é que vamos conseguir que o "zé-povinho" faça a transição e deixe os ci de lado.
a solução de compromisso é o que tenho agora, a fazer 4 anos e com 110.000 kms, acredito que o leaf em ae com um ritmo adequado faça os 160 kms, mais coisa menos coisa, o que queria frisar é que a "implicancia" com os 160 kms de autonomia não fazem sentido mesmo para um familiar, é uma questão de ajustar o paradigma, eu durante muitos anos fazia as viagens mais longas acima dos 160 km/h em ae, até que um dia experimentei fazer a 120, e fiquei a saber que é muito melhor, em todos os aspectos...

podes crer que se chegar a ter um leaf e houver postos de carga rápida disponíveis não terei problemas nenhuns em ir até barcelona de passeio.
Por agora de semi-electrico e assim:

Imagem

Em breve (espera-se) de Predator 90Ah

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

o problema do atrelado com gerador é com os "dispositivos de segurança" dos ve.
em muitos deles, senão na maioria, a electrónica desliga toda a potência para o motor quando o veículo está a carregar, para prevenir que alguém arranque com o cabo ligado à tomada.

têm de verificar primeiro se a vossa mota anda quando a carregar. pelo menos nos carros de produção parece que estamos tramados e eles nunca andam quando o carregador está em funcionamento.

o que não deixa de ser um dispositivo de segurança estúpido, pois nos veículos de combustão não há nenhum sensor que impeça de arrancar com a mangueira de gasolina no bocal de abastecimento. como se pode ver por aqui:
Imagem

se um vci não precisa porque raio um ve precisa? mais complicações para nos lixar a vida!

Romi
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Romi »

imaginas que aquele gerador te dava mais quantos km's por cada depósito cheio?
antes de mais quero frisar que estas contas são ainda pouco fiáveis, mas é só para ter uma ideia.
o consumo que consegui apurar para um gerador de 950wh é de 1l, mas convém frisar que o mesmo é a 2t. um a 4t consome menos.

mas vou fazer assim umas contas "rápidas e imprecisas" a 1l p/ kwh à mesma e para o meu caso. na minha xinesa 3000w permitem 70km a 70km/h. o meu carregador "puxa" 1kwh, logo num gerador também de 1kwh precisará de 3l.

3l x 1,35€ = +-4€. sim eu sei o que estão a pensar, são muitos € para fazer 70km, e eu concordo, o meu carro a gpl faz menos.

mas neste caso prático é capaz de ter algum interesse: quero fazer cerca de 200km sem pressas, arranco e faço 70km, almoço num restaurante previamente reservado que dê almoço também à minha oriental e almoçamos à vontade (novamente sem pressas lol). arranco, tenho mais 70km pela frente e ainda mais 70km provenientes do gerador. = 210km com 4€ ou menos (sem contar com o almoço claro).

como estas kilometragens serão mais casos pontuais, penso que terá algum interesse... claro que se o gerador estivesse a gpl a factura era metade e as coisas tornavam-se mais atractivas. o pior é o espaço para a bilha

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm

Mensagem por e_bike »

romi Escreveu:ou um atrelado com um bom gerador!

mais ainda:

http://www.leiloes.net/gerador-1200-ins ... on_details

um modelo assim portátil para as nossas scooters a funcionar como extensor de autonomia, quando há muitos kilometros entre pontos de carga. isto é viável não é? ou está-me a escapar alguma coisa? o meu carregador é 15a, o que significa que consome cerca de 1kwh, logo este acentava que nem uma luva...
confesso que já me tinha passado pela cabeça, essa do gerador atrelado à scooter, é menos ecológico mas dava para fazer o lés a lés sem estar preocupado em achar tomadas pelo caminho. um desses pequeno quase que deve caber no top case, ou debaixo do banco.
tínhamos era de parar de vez em quando nas bombas de gasolina.
será possível carregar em andamento?
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Re: VE's para viagens longas

Mensagem por Bluesky »

sim, claro que é possivel carregar em andamento, mas o processo é complexo se não vier feito de fabrica. em caso domestico penso que o melhor é fazer um bypass ao sistema de baterias (via controlador de tensão directo ao motor) e ter um comutador que faça o switch entre os dois modos e não os misturar. dois sistemas de gestão independentes - evita problemas, não sendo mesmo possivel por causa dos sistemas actuais de controlo e protecção das baterias que não prevêem estas frescuras.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

não vejo qualquer problema em carregar em andamento, o carregador como fornece uma tensão superior à nominal da bateria, essa corrente vai directamente para o motor, as baterias repõem ou armazenam consoante o consumo do controlador/motor. o tozeve tem isso no carro dele.

tenho a ideia de fazer isso para realizar uma viagem à concentração de faro.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Romi
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Romi »

jmal Escreveu:não vejo qualquer problema em carregar em andamento, o carregador como fornece uma tensão superior à nominal da bateria, essa corrente vai directamente para o motor, as baterias repõem ou armazenam consoante o consumo do controlador/motor. o tozeve tem isso no carro dele.

jmal que tens em mente para a adaptar o gerador à mota? no sitio dos pés, atrás..., ...?

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

romi Escreveu:
jmal Escreveu:não vejo qualquer problema em carregar em andamento, o carregador como fornece uma tensão superior à nominal da bateria, essa corrente vai directamente para o motor, as baterias repõem ou armazenam consoante o consumo do controlador/motor. o tozeve tem isso no carro dele.

jmal que tens em mente para a adaptar o gerador à mota? no sitio dos pés, atrás..., ...?
pois, isto é apenas a ideia, é que ainda não arranjei nenhum para testar, mas provavelmente no local da mala.
Cumps Inovadores

souza1234
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 08, 2010 8:47 pm

Mensagem por souza1234 »

por que é que não ponderam a troca de baterias?

http://www.megaupload.com/?d=2wqjdlfk
Existe um Deus comum. A Mãe Natureza.

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

vê o meu post atrás! nas conversões caseiras e nas scooters mais simples, em que o carregador e controlador são entidades completamente separadas e não sabem da existência um do outro isso funciona.
o tesla roadster por exemplo acabei de confirmar que não se mexe enquanto estiver com o carregador a funcionar.
o mesmo se deve passar com o leaf e com os restantes automóveis ve de construção e provavelmente até com a vectrix.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

rjsc Escreveu:
vê o meu post atrás! nas conversões caseiras e nas scooters mais simples, em que o carregador e controlador são entidades completamente separadas e não sabem da existência um do outro isso funciona.
o tesla roadster por exemplo acabei de confirmar que não se mexe enquanto estiver com o carregador a funcionar.
o mesmo se deve passar com o leaf e com os restantes automóveis ve de construção e provavelmente até com a vectrix.
certo, já tinha lido, a minha também não se mexe enquanto carrega, mas isso é algo que tem de ter como opção.
Cumps Inovadores

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”