Página 2 de 16

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Enviado: domingo ago 01, 2010 12:11 am
por carlos.g
caríssimos (infelizmente) as férias já terminaram e estamos prontos para passar à acção.

duas semanas na praia, a recarregar as baterias à base de energia solar, faz muito bem ao corpo e aos neurónios. é uma ajuda preciosa para o “desafio” que agora começa.

para os invejosos , deixo aqui duas imagens admiráveis da nossa praia de eleição – cabanas de tavira.
temp. da água: 23ºc

Imagem

Imagem


conforme tinha ficado combinado com o amigo armando borges, a “máquina foi-nos entregue hoje, sábado, ao final do dia. por agora estamos a arranjar um espaço dedicado na garagem, para deitamos mãos à obra.

amanhã, já teremos mais algumas fotos com os pormenores do “principio do fim”.

continuação de b.f. de semana a todos

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Enviado: domingo ago 01, 2010 1:34 am
por Bluesky
para "provocar" esse bichinho nas pessoas que potencialmente podem usar uma base melhor que as produções chinesas e ficarem com uma moto ao seu gosto mantendo toda a qualidade ciclística, neste caso dos produtos japoneses, os meus eleitos
ora viva, caro veraneante sortudo, entendo muito bem o que queres dizer mas ... existem outras verdades, vê lá se concordas: tanto os chineses como os japoneses têm os olhos em bico, por isso parece que vêem melhor que os ocidentais. outra coisa parece estar em grande com a raça amarela, pelos vistos eles entendem as vantagens economicas dos veiculos electricos, por isso quando dizem que fazem então fazem mesmo, seja de que maneira for... grande mérito, não? graças a eles e depois de uma reciclagem nacional bem feita por alguns representantes temos por ai motas electricas que não são assim de tão fraca qualidade como podem parecer ser e a verdade é que até podemos comprar uma! isso é fantastico apesar de não parecer. por isso ao converteres uma japonesa isso torna-te muito mais chinês do que pensas ser, pois concretizas os teus sonhos e tens um raciocinio certo. topas? um abraço oriental. j

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Enviado: domingo ago 15, 2010 10:49 pm
por carlos.g
finalmente!!!!

ao fim de alguns dias de muita luta e persistência, conseguimos finalmente arrumar e encontrar o espaço certo na garagem, para definitivamente dar sequência ao nosso projecto.

durante o fim-de-semana montámos todos os plásticos, incluindo a cablagem eléctrica que tinha sido removida na oficina, para facilitar a desmontagem do motor, radiador e linha de escape. fizemos o levantamento das cotas do espaço disponível no interior da carenagem, que nos deu uma perspectiva bem real do espaço livre. a pesagem também foi feita e chegámos a um valor bastante interessante de +- 95 kg. muito bom.

aproveitámos também para tirar algumas fotos e fazer um pequeno filme, em que é bem visível todo o conjunto, e a estética desportiva da moto, agora já com um novo suporte de matrícula, oferecido pelo grande amigo armando borges da motonova, apenas ficaram a faltar as piscas traseiros, para substituir os existentes que não são legais.
aqui está ela limpinha de motor e escape.

Imagem

por esta altura, com excepção do pack de baterias que ainda está em fase de análise /decisão, já estão praticamente seleccionados todos os elementos principais, motor controlador, carregador, etc. os pormenores serão dados a seu tempo.

enquanto não chegam os primeiros componentes, a “máquina”vai ser objecto de total revisão. os plásticos e as jantes vão em breve para a pintura, e o quadro vai ser limpo e polido. travões, suspensões vai tudo ser desmontado e revisto. obviamente que os pneus também serão novos. o objectivo é manter as mesmas cores base, vermelho e branco pérola, mas com novos autocolantes mais apropriados para um veículo verde. para alteração da imagem a condizer com os novos padrões mais ecológicos, estou a ter a especial ajuda dos especialistas da 2print, e aproveito para deixar aqui um voto de boas férias ao ludovico, que nos deu uma boa ajuda nos últimos dias.

portanto meus amigos, à medida que tudo isto for avançando, serão colocadas no fórum fotos e mais vídeos para que, quem tiver curiosidade e interesse, possa acompanhar todos os detalhes e a evolução do trabalho.

Link


boa noite a todos e até breve.



ps. peço desculpa ao bluesky não ter respondido à provocação sobre os “olhos em bico”, mas nunca é tarde meu amigo. é verdade que os chinocas também têm os olhos em bico mas devem ser cópias, que é a especialidade deles. também é verdade que são muito empreendedores e oportunistas e a eles devemos a produção em grande escala de modelos eléctricos como as scooters. agora quanto à qualidade das mesmos aí já não alinho contigo. para mim os verdadeiros e genuínos olhos em bico, são os do povo do sol nascente que desde há muitos anos fabricam produtos com extrema e real qualidade como a tua dr 350. a propósito quando é que avanças com o projecto? era interessante que numa próxima concentração de ve`s estivessem presentes algumas conversões de motos. fica aqui o desafio.

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Enviado: segunda ago 16, 2010 2:54 pm
por Ricardo_Santos
parabéns!

vá colocando por aqui as novidades para o pessoal acompanhar!

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Enviado: segunda ago 16, 2010 4:42 pm
por Bluesky
o meu projecto avança a passo de caracol mas espero encontrar uma equipe interessada em trabalhar na minha supermotard electrica. como ves o meu projecto é diferente do teu, mas no final teremos duas rainhas da estrada que vão dar muito gozo montar. de momento são grandes dores de cabeça pois são muitas as peças a substituir. paz




já viste isto? um perm 132...


Link

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Enviado: segunda ago 16, 2010 11:55 pm
por carlos.g
estilos diferentes, mas o mesmo objectivo - a conversão de ci.

o perm 132, é efectivamente uma solução com muita qualidade, mas o seu custo é bastante elevado.
por quase metade do preço tens o mars 0709 que embora tenha menos uns "pozinhos" de potência e binário, é, comparativamente, uma boa opção e assim as células duram mais uns kms.

quanto a mim o mais importante é ter uma solução equilibrada entre potência e autonomia.

num projecto deste tipo temos de refrear o entusiasmo, se não quem sofre é a carteira €€€.

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Enviado: terça ago 17, 2010 9:53 pm
por Njay
vais comprar o mars fora da ue ou encontraste algum sítio "cá dentro" que o vende?

eles aqui já têm uns kits com o motor, controaldor (alltrax, é bom), contactor, fusível e fios...
http://www.electricmotorsport.com/store ... etek-r.php

ainda não consegui ter a certeza se estes acima são os mars, embora me pareça que sim.

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Enviado: quarta ago 18, 2010 2:23 pm
por carlos.g
esse é um dos problemas que estou a tentar contornar, o pagamento dos direitos alfandegários.
pelo que sei nem sempre isso acontece, mas é um risco real para compras fora da ue.

em relação ao motor são idênticos ou mesmo iguais ,tanto o mars como o etek rt têm as mesmas características.

obrigado pelo link, vou indagar junto deles se existe algum distribuidor na europa.

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Enviado: quarta ago 18, 2010 6:30 pm
por jmal
carlos.g Escreveu:esse é um dos problemas que estou a tentar contornar, o pagamento dos direitos alfandegários.
pelo que sei nem sempre isso acontece, mas é um risco real para compras fora da ue.

em relação ao motor são idênticos ou mesmo iguais ,tanto o mars como o etek rt têm as mesmas características.

obrigado pelo link, vou indagar junto deles se existe algum distribuidor na europa.
para compras desse valor não tens qualquer hipótese.

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Enviado: quarta ago 18, 2010 9:10 pm
por Njay
desse valor e desse peso e tamanho. vais ter que no minimo pagar iva em cima do valor total (incluindo portes). não sei se leva direitos aduaneiros e quanto, mas dá para consultar isso on-line da "pauta aduaneira", embora dê algum trabalho encontrar a classificação certa.

fica aqui o link da mars, eles também vendem on-line:

http://www.marselectricllc.com/

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Enviado: quarta ago 18, 2010 9:16 pm
por jmal
njay Escreveu:desse valor e desse peso e tamanho. vais ter que no minimo pagar iva em cima do valor total (incluindo portes). não sei se leva direitos aduaneiros e quanto, mas dá para consultar isso on-line da "pauta aduaneira", embora dê algum trabalho encontrar a classificação certa.

fica aqui o link da mars, eles também vendem on-line:

http://www.marselectricllc.com/
motores não tenho importado, mas baterias, alguns kg, e o iva e direitos foi o que me saiu mais barato até agora, o pior são os honorários, taxas, emolumentos e o raio mais que eles inventam.

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Enviado: quarta ago 18, 2010 10:07 pm
por carlos.g
em relação às baterias já existe na ue, a partir da republica checa, pelo menos este fornecedor

http://gwl-power.tumblr.com
[link corrigido: sky]

para o resto do material, é que aparentemente não existe outra solução que os us.
vamos ver.

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Enviado: quarta ago 18, 2010 10:57 pm
por Njay
já tens preços dos checos?

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Enviado: quarta ago 18, 2010 11:08 pm
por carlos.g
ainda não cheguei a essa parte. por acaso sabes se já alguém pediu orçamentos a esse distribuidor?
no site apenas está publicado o custo do transporte na europa, para portugal são cerca de 60€+iva, até 40 kg.

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Enviado: quinta ago 19, 2010 1:15 am
por Bluesky
já viram onde os checos utilizaram essas baterias? chama-se ehr 10.

http://www.ehotrod.cz/en_index.html

http://www.electricmotion.cz/

Imagem

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Enviado: quinta ago 19, 2010 9:25 pm
por Njay
carlos.g Escreveu:ainda não cheguei a essa parte. por acaso sabes se já alguém pediu orçamentos a esse distribuidor?
no site apenas está publicado o custo do transporte na europa, para portugal são cerca de 60€+iva, até 40 kg.
não faço ideia. mas estou curioso para comparar com os preços cá em pt.

há aqui outro tópico no fórum de alguém que estava a considerar um mars para uma conversão tb de motociclo (http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 4&start=20), pode ser vantajoso fazer uma "compra de grupo".

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Enviado: sábado ago 21, 2010 3:38 pm
por carlos.g
há aqui outro tópico no fórum de alguém que estava a considerar um mars para uma conversão tb de motociclo (http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 4&start=20), pode ser vantajoso fazer uma "compra de grupo".
pode ser uma opção interessante, mas estou a ficar com o meu timing no limite.
além de que, em principio, vou adquirir alguns componentes em kit.
não sei quais são as intenções do outro possível interessado. vou enviar mp

obrigado pela sugestão.

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Enviado: sábado ago 28, 2010 10:35 pm
por carlos.g
meus caros,

como o prometido é devido aqui vão mais algumas novidades sobre a evolução do trabalho, que por agora está totalmente dedicado à desmontagem das peças principais (suspensões e travões), para uma merecida revisão geral.

começámos pelo eixo da frente, como poderão ver no filme que fizemos, e dedicámos também algum tempo a desmontar toda a secção frontal com os faróis incluídos e todos os plásticos da carenagem. contamos durante este fim se semana desmontar também o eixo traseiro e respectivo mono-amortecedor.

com excepção da suspensão invertida da frente que será entregue aos “especialistas”, para substituir retentores e recarregar, os outros componentes serão revistos por nós.

vamos aproveitar para actualizar as cores e melhorar o acabamento de algumas peças, como as maxilas dos travões, que mais á frente iremos mostrar o "antes e o depois".

Imagem


Imagem




Link

fiquem bem e até breve.

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Enviado: quarta out 06, 2010 10:34 pm
por carlos.g
meus caros,

o processo de revisão geral da moto continua com muito empenho e esforço, e já com muitas horas de dedicação à causa, até porque o tempo disponível é escasso.
nesta fase estamos a ter imenso trabalho com o processo dos 3 r`s.
restauro, recuperação e renovação de todos os componentes e peças, conforme nos tínhamos proposto desde o início do projecto. portanto está tudo a correr dentro do previsto.

ao mesmo tempo também nos está a dar muito gozo e satisfação confrontar o “antes e o depois”. deixamos aqui algumas fotos que testemunham todo o nosso esforço, mas que nos servem de redobrado incentivo para continuarmos;

lembram-se do braço oscilante traseiro,

antes…

Imagem

Imagem

Imagem

depois de reparado, com acabamento especial em tinta de inox e duas demão de verniz de alta temperatura, para aumentar a resistência ao desgaste e impactos….

Imagem

Imagem

Imagem

as pinças da frente eram assim…

Imagem

e agora, após total renovação, pintura com tinta de alta temperatura – cor bronze velho – e acabamento com verniz de alta temperatura novos parafusos em aço inox, ficaram assim….

Imagem

a frente estava assim…

Imagem

Imagem

depois de uma revisão geral (retentores novos, e mudança de óleo) pelo nosso grande amigo armando borges da motonova, seguidamente foi toda limpa e polida cá em casa…… e o resultado está à vista,

Imagem

os banco foram forrados de novo com revestimento moderno e anti-escorregamento. aproveitou-se para suavizar os bordos ao estilo mais actual das motos desportivas

Imagem

por agora, e por último, o amortecedor traseiro também recebeu um tratamento especial e está neste óptimo estado…

Imagem

Imagem

Imagem


em breve daremos mais noticias com mais novidades sobre a evolução do projecto

abraço a todos e até breve

Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total

Enviado: quinta out 07, 2010 2:12 am
por Bluesky
devagar se vai ao longe, excelente recuperação

com essa dedicação não importa as dificuldades, já vos dou os parabéns pelo trabalho "concluido". continuo curioso sobre a vossa estrategia na organização dos elementos electricos, se a mota vai sofrer uma remodelação estrutural (quadro) para alojamento de baterias/motor ou mesmo para melhoramento da ciclistica. continuação do bom trabalho.