Conversão Motociclo eléctrico

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Conversão Motociclo eléctrico

Mensagem por tavares »

a dominator da sw acho que está legalizada , ela era a gasolina, mas o melhor é perguntares ao orlando.

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

o preço do lemco obtive directamente deles.

a minha dúvida nos 11kw é mais a seguinte: se pegarmos numa 125cc e lhe metermos um motor com mais de 11kw em contínuo, continua a ser considerada por lei uma 125cc? caso contrário é fácil legalizar?

quanto ao controlador já foi falado por aí (há um tópico se bem me lembro). também há 1 ou 2 opensource (procura no "ecomodder").
a parte de potência é grosso modo uma carrada de mosfets em paralelo, mas "o diabo esconde-se nos detalhes". podem trocar-se umas ideias.
para tensões abaixo de uns 40-50v um conversor dc-dc é bastante mais barato do que uma bateria + carregador (temos que incluir o preço do carregador para comparar). acima destas tensões é que já não é tão fácil fazer um.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

tavares
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por tavares »

njay Escreveu:
a minha dúvida nos 11kw é mais a seguinte: se pegarmos numa 125cc e lhe metermos um motor com mais de 11kw em contínuo, continua a ser considerada por lei uma 125cc? caso contrário é fácil legalizar?.
se pegarmos numa 125 e metermos um motor electrico , deixa de ter cilindrada não é? então é uma mota com 0 cc e motor electrico de potencia x . a cilindrada deixa de ter efeito porque já não existe , daí os escalões de potencia para os ve´s . e voltamos ao mesmo para uma alteração conta a carta que nos habilita a conduzir .

eu só tenho uma dúvida :
se numa conversão podemos ultrapassar a potencia que a mota tinha de origem a gasolina ( há 125´s com potencia de cerca de 40 cavalos , as nsr tinham 31 cv´s e chegaram a ter 36 cv´s)

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

é essa a minha dúvida. quando digo "equivalente a 125cc" interpreta isso como "sendo da gama de uma 125cc". parece-me óbvio que não podes pegar num veículo de uma determinada potência e enfiar-lhe um motor (de que tipo seja) de uma potência arbitrariamente maior, sem pelo menos algum tipo de "inspecção"/"homologação".
Aprilia RS125e

tavares
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por tavares »

nem quero imaginar o que seria um quadro de uma 125 com um motor electrico de 30 ou 40 cavalos , deve parecer mais uma dragster.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

tavares Escreveu:nem quero imaginar o que seria um quadro de uma 125 com um motor electrico de 30 ou 40 cavalos , deve parecer mais uma dragster.
concordo plenamente.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

definitivamente não me estou a fazer entender. a dúvida é simples: há alguma lei que me impeça de meter um motor de 100cv numa 125cc, independentemente de ser ou não uma loucura fazê-lo (posso argumentar que tenho o torque e potência máximas limitadas)?
Aprilia RS125e

tavares
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por tavares »

njay,

parece que estamos fora de sintonia,

o que limita a potencia numa conversão é a potencia que a mota tinha quando era a gasolina isto porque o quadro foi feito para essa potencia ( claro que aguenta mais mas aí o material entrará em esforço ) .

para uma 125 convertida para eléctrica nunca será preciso aplicar um motor de potencia igual ao original , meter um motor de 30 cv eléctrico equivale a quase um motor a gasolina de 100cv , por isso é que eu disse que pareceria uma dragster.

acho que para a conversão de uma 125 ( para manter caracteristicas identicas ) um motor entre 15 e 20 kw é mais que suficiente.

outra variante que limita a conversão e no meu caso é o que aconteceria é a minha carta pq estou limitado aos 11kw.

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”