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Re: Conversão Motociclo eléctrico
Enviado: sexta ago 06, 2010 7:53 pm
por tavares
a dominator da sw acho que está legalizada , ela era a gasolina, mas o melhor é perguntares ao orlando.
Re: Conversão Motociclo eléctrico
Enviado: sexta ago 06, 2010 10:03 pm
por Njay
o preço do lemco obtive directamente deles.
a minha dúvida nos 11kw é mais a seguinte: se pegarmos numa 125cc e lhe metermos um motor com mais de 11kw em contínuo, continua a ser considerada por lei uma 125cc? caso contrário é fácil legalizar?
quanto ao controlador já foi falado por aí (há um tópico se bem me lembro). também há 1 ou 2 opensource (procura no "ecomodder").
a parte de potência é grosso modo uma carrada de mosfets em paralelo, mas "o diabo esconde-se nos detalhes". podem trocar-se umas ideias.
para tensões abaixo de uns 40-50v um conversor dc-dc é bastante mais barato do que uma bateria + carregador (temos que incluir o preço do carregador para comparar). acima destas tensões é que já não é tão fácil fazer um.
Re: Conversão Motociclo eléctrico
Enviado: sábado ago 07, 2010 12:01 am
por tavares
njay Escreveu:
a minha dúvida nos 11kw é mais a seguinte: se pegarmos numa 125cc e lhe metermos um motor com mais de 11kw em contínuo, continua a ser considerada por lei uma 125cc? caso contrário é fácil legalizar?.
se pegarmos numa 125 e metermos um motor electrico , deixa de ter cilindrada não é? então é uma mota com 0 cc e motor electrico de potencia x . a cilindrada deixa de ter efeito porque já não existe , daí os escalões de potencia para os ve´s . e voltamos ao mesmo para uma alteração conta a carta que nos habilita a conduzir .
eu só tenho uma dúvida :
se numa conversão podemos ultrapassar a potencia que a mota tinha de origem a gasolina ( há 125´s com potencia de cerca de 40 cavalos , as nsr tinham 31 cv´s e chegaram a ter 36 cv´s)
Re: Conversão Motociclo eléctrico
Enviado: sábado ago 07, 2010 12:51 am
por Njay
é essa a minha dúvida. quando digo "equivalente a 125cc" interpreta isso como "sendo da gama de uma 125cc". parece-me óbvio que não podes pegar num veículo de uma determinada potência e enfiar-lhe um motor (de que tipo seja) de uma potência arbitrariamente maior, sem pelo menos algum tipo de "inspecção"/"homologação".
Re: Conversão Motociclo eléctrico
Enviado: sábado ago 07, 2010 12:39 pm
por tavares
nem quero imaginar o que seria um quadro de uma 125 com um motor electrico de 30 ou 40 cavalos , deve parecer mais uma dragster.
Re: Conversão Motociclo eléctrico
Enviado: sábado ago 07, 2010 3:55 pm
por jmal
tavares Escreveu:nem quero imaginar o que seria um quadro de uma 125 com um motor electrico de 30 ou 40 cavalos , deve parecer mais uma dragster.
concordo plenamente.
Re: Conversão Motociclo eléctrico
Enviado: sábado ago 07, 2010 6:14 pm
por Njay
definitivamente não me estou a fazer entender. a dúvida é simples: há alguma lei que me impeça de meter um motor de 100cv numa 125cc, independentemente de ser ou não uma loucura fazê-lo (posso argumentar que tenho o torque e potência máximas limitadas)?
Re: Conversão Motociclo eléctrico
Enviado: sábado ago 07, 2010 8:21 pm
por tavares
njay,
parece que estamos fora de sintonia,
o que limita a potencia numa conversão é a potencia que a mota tinha quando era a gasolina isto porque o quadro foi feito para essa potencia ( claro que aguenta mais mas aí o material entrará em esforço ) .
para uma 125 convertida para eléctrica nunca será preciso aplicar um motor de potencia igual ao original , meter um motor de 30 cv eléctrico equivale a quase um motor a gasolina de 100cv , por isso é que eu disse que pareceria uma dragster.
acho que para a conversão de uma 125 ( para manter caracteristicas identicas ) um motor entre 15 e 20 kw é mais que suficiente.
outra variante que limita a conversão e no meu caso é o que aconteceria é a minha carta pq estou limitado aos 11kw.