PROJECTO 2 - CONVERSÃO DE CAGIVA


Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: PROJECTO 2 - CONVERSÃO DE CAGIVA

Mensagem por tavares »

o quadro é de ferro , mas fiquei espantado com a leveza do mesmo , aliás logo ao principio deste post eu frizei isso , que a mota era muito leve .

não sei se este quadro feito em aluminio seria muito mais leve porque este é de ferro mas a tubagem é muito fina , se fosse de aluminio de certeza que seria mais espesso .

como se vê o quadro é um quadro triangulado , ou seja os elementos fazem sempre triangulos ou quadriláteros e por isso bastante robusto, a vantagem de ser em ferro é que para acrescentar mais elementos ( por ex. suportes de bateria ) é facil de soldar barras, etc.

Avatar do Utilizador

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1706
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Localização: Abrantes

Re: PROJECTO 2 - CONVERSÃO DE CAGIVA

Mensagem por e_bike »

muito bom projecto! parabéns tavares!
só tenho pena não estar mais perto para te dar uma ajudinha de vez em quando.
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator


Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: PROJECTO 2 - CONVERSÃO DE CAGIVA

Mensagem por tavares »

o quadro ía para o jacto de areia , ía mas já não vai, porque o jacto de areia veio até ao quadro.

estava eu na oficina a arrumar umas tralhas quando me lembrei que podia fazer uma máquina de jacto de areia para este projecto e futuros projectos .

procurei no armazém e tinha todo o material disponivel , então mãos á obra .

o funcionamento é muito simples:

um deposito hermético para a areia , este depósito tem que ser pressuizado para ajudar a areia a sair , na parte de baixo do depósito temos a saida de areia e onde passa ar á pressão ( fazendo vácuo no depósito ), desta saida sai um tubo com ar e areia á pressão até uma ponta de porcelana e já está.
Anexos
jacto 003.JPG
jacto 003.JPG (106.16 KiB) Visto 7177 vezes
jacto 001.JPG
jacto 001.JPG (133.45 KiB) Visto 7177 vezes
jacto 002.JPG
jacto 002.JPG (135.74 KiB) Visto 7177 vezes
Última edição por tavares em domingo dez 12, 2010 12:19 am, editado 1 vez no total.


Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: PROJECTO 2 - CONVERSÃO DE CAGIVA

Mensagem por tavares »

mais umas fotos
Anexos
Ponteira de porcelana made in japan by NGK , eficaz e barata , dá trabalho é tirar o pólo metálico
Ponteira de porcelana made in japan by NGK , eficaz e barata , dá trabalho é tirar o pólo metálico
jacto 005.JPG (81.65 KiB) Visto 7175 vezes
A mangueira é uma vulgar mangueira de jardim
A mangueira é uma vulgar mangueira de jardim
jacto 007.JPG (108.62 KiB) Visto 7175 vezes
Esta é a entrada de areia que depois é fechada após enchimento
Esta é a entrada de areia que depois é fechada após enchimento
jacto 008.JPG (119.46 KiB) Visto 7175 vezes


Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: PROJECTO 2 - CONVERSÃO DE CAGIVA

Mensagem por tavares »

o equipamento já foi testado e funcionou na perfeição , apenas dois apontamentos:

a areia era areia normal de construção, e por isso menos eficaz

o compressor é só de 50l e o ar esgota-se rapidamente ( prever um depósito maior para armazenamento de ar )

Avatar do Utilizador

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 492
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
Localização: albufeira algarve

Re: PROJECTO 2 - CONVERSÃO DE CAGIVA

Mensagem por sergio ferraz »

muito completo este projecto !
maos á obra!
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: PROJECTO 2 - CONVERSÃO DE CAGIVA

Mensagem por Njay »

não fazia ideia de que se fazia "limpeza" de metais com jacto de areia por cá e de forma acessível ao público, muito menos que houvesse quem o fizesse em casa! gostei do pormenor da ponta cerâmica (vela) .
quanto tempo demoraste a limpar esse quadro com a areia? e quais eram as alternativas? lixa ou escova de pêlos metálicos à mão ou berbequim?
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: PROJECTO 2 - CONVERSÃO DE CAGIVA

Mensagem por Ferra »

uau!!!
muito bem pensado! podia fazer um esquema para eu compreender a função de certas torneiras? percebi a função de algumas mas não de todas?...
realmente a areia normal é menos eficaz pois a limpeza a jacto de areia envolve a utilização de areia com a granulometria muito bem definida. no entanto para fins caseiros penso que é mais que suficiente.
o pormenor da ponta de cerâmica está muito bem pensado mas qual é a função? a ponta pura e simples da mangueira não era suficiente?
o facto de o ar se esgotar rapidamente não tem a ver mais com o débito de ar do compressor e da saída da torneira do que com o deposito propriamente? fechando a saída mais um pouco a saída não se conseguia encontrar um ponto de equilíbrio ou essa acção vai fazer com que a areia deixasse de fluir em quantidade e ou velocidade suficiente?
ps: penso que para fins profissionais o jacto de areia foi proibido devido ao risco de contrair uma doença profissional (silicose?), passando a ser feita com esferas metálicas. mas para uso esporádico e com as devidas protecções penso que é uma solução muito eficaz e rápida.
mas antes de mais os meus parabéns pelo projecto! muito bem arquitectado!!!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

BRICOLEIRO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 193
Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm

Re: PROJECTO 2 - CONVERSÃO DE CAGIVA

Mensagem por BRICOLEIRO »

amigo belo trabalho. também já usei areia amarela das obras para decapagem, mas primeiro passeia por um crivo muito fino.


Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: PROJECTO 2 - CONVERSÃO DE CAGIVA

Mensagem por tavares »

njay Escreveu:não fazia ideia de que se fazia "limpeza" de metais com jacto de areia por cá e de forma acessível ao público, muito menos que houvesse quem o fizesse em casa! gostei do pormenor da ponta cerâmica (vela) .
quanto tempo demoraste a limpar esse quadro com a areia? e quais eram as alternativas? lixa ou escova de pêlos metálicos à mão ou berbequim?
sim há em portugal várias casas dedicadas á decapagem com jacto de areia
ainda não limpei o quadro, experimentei numas peças metálicas que cá tinha
sim as alternativas eram essas e ainda decapante quimico.
ferra Escreveu:uau!!!
muito bem pensado! podia fazer um esquema para eu compreender a função de certas torneiras? percebi a função de algumas mas não de todas?...
vou pôr aqui um desenho
ferra Escreveu: realmente a areia normal é menos eficaz pois a limpeza a jacto de areia envolve a utilização de areia com a granulometria muito bem definida. no entanto para fins caseiros penso que é mais que suficiente.
a areia utilizada nas decapagens é areia de silica, a que usei é muito macia
ferra Escreveu: o pormenor da ponta de cerâmica está muito bem pensado mas qual é a função? a ponta pura e simples da mangueira não era suficiente?
é nesta ponta ( menor diametro que a mangueira ) que o ar comprimido despressuriza e a areia ganha velocidade , experimentei com uma ponta metálica e aquilo até largava faiscas por causa da fricção da areia com o metal , depois lembrei-me que as pistolas de jacto de areia teem pontas de ceramica e o mais parecido que tinha era uma vela de um motor ci.
ferra Escreveu: o facto de o ar se esgotar rapidamente não tem a ver mais com o débito de ar do compressor e da saída da torneira do que com o deposito propriamente? fechando a saída mais um pouco a saída não se conseguia encontrar um ponto de equilíbrio ou essa acção vai fazer com que a areia deixasse de fluir em quantidade e ou velocidade suficiente?
sim tem mesmo a ver com o compressor , quando falei num depósito maior estava a falar num acumulador de ar comprimido
ferra Escreveu: ps: penso que para fins profissionais o jacto de areia foi proibido devido ao risco de contrair uma doença profissional (silicose?), passando a ser feita com esferas metálicas. mas para uso esporádico e com as devidas protecções penso que é uma solução muito eficaz e rápida.
sim o uso de areia está proibido , o que se usa é grenalha metálica , ou micro-esferas de vidro e recentemente bicarbonato de sódio ( no youtube procurem por soda blast)
bricoleiro Escreveu:amigo belo trabalho. também já usei areia amarela das obras para decapagem, mas primeiro passeia por um crivo muito fino.
eu usei areia dos filtros das piscinas que era o que tinha em armazem , vem já crivada e em sacas de 25kg.

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: PROJECTO 2 - CONVERSÃO DE CAGIVA

Mensagem por Bluesky »

é nesta ponta ( menor diametro que a mangueira ) que o ar comprimido despressuriza e a areia ganha velocidade
nesse caso pressuriza donde ganha velocidade . excelente aplique, tavares, engenhoso. onde arranjas-te aquele deposito hermetico onde colocas a areia? se percebi pressurizas o deposito em cima e em baixo e a areia sai pelo semi-vacuo ( o obstaculo da massa de areia) e a força da gravidade, certo? estava a pensar se o sal grosso não funcionaria, talvez nao seja abrasivo o suficiente.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: PROJECTO 2 - CONVERSÃO DE CAGIVA

Mensagem por tavares »

é isso mesmo , pressurizo em cima e aproveito a sucção em baixo feito pelo vácuo da passagem do ar a alta velocidade ( efeito de venturi ), que puxa a areia

o depósito era um simples balão de pressão de água de 80l em alguns sitios conhecido como autoclave , todos os acessórios são de latão e são acessórios de rega , as torneiras são torneiras normais de água.

como antes disse , era tudo material que tinha em armazém .

penso que o sal não dá , porque é muito macio e não é abrasivo , além disso é humido e aglomera-se não saindo depois.

Avatar do Utilizador

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 492
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
Localização: albufeira algarve

Re: PROJECTO 2 - CONVERSÃO DE CAGIVA

Mensagem por sergio ferraz »

silicose é uma doença proficional sem cura
deve-se á concentração de particulas de silica (areia fina , vidro ou barro) nos pulmões
tem atenção ao pó!
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: PROJECTO 2 - CONVERSÃO DE CAGIVA

Mensagem por itisix »

antes de mais, bela máquina que deve sair daí e boa sorte para o projecto.

aqui há uns tempos andei a investigar jacto de areia para um projecto que tenho em casa. assustei-me com a silicose. além de muito grave, é facilmente contraível.
usem sempre máscara de protecção, em locais bem ventilados e após a utilização, deixem assentar o pó (umas horas) antes de voltar a entrar. e ainda assim, devia ter extracção de ar e ser feito dentro de um "recipiente" ou câmara hermeticamente fechada.

http://pt.wikipedia.org/wiki/silicose

usem antes isto:

http://www.aircooledtech.com/tools-on-t ... a_blaster/


Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: PROJECTO 2 - CONVERSÃO DE CAGIVA

Mensagem por tavares »

além de ser um perigo para os pulmões , a utilização da areia era também uma chatisse para a vizinhança , devido á poeirada , porque eu usava a máquina na rua , então com uma pequena alteração juntei um jacto de água junto com a areia e assim acabei com dois problemas .

o quadro da cagiva neste momento encontra-se na metalização.


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: PROJECTO 2 - CONVERSÃO DE CAGIVA

Mensagem por O_volt »

mostra...mostra....mostra
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: PROJECTO 2 - CONVERSÃO DE CAGIVA

Mensagem por tavares »

já há uns tempos que não actualizava este tópico.

como disse no inicio do tópico faltavam algumas peças e a maneira mais fácil foi comprar uma outra cagiva neste caso acidentada e acabou-se a falta de peças , esta vinha com o motor ci em perfeito estado de funcionamento e foi muito facil de vender , resultado a venda do motor ci mais respectivos acessórios acabou por me pagar as duas motas.

vou começar a limpeza peça-a-peça e também começar a preparar o quadro , tenho ainda a dúvida nas baterias ( ts ou headway , ou até mesmo a123 ), estou ainda dependente do projecto do motor.

Avatar do Utilizador

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1706
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Localização: Abrantes

Re: PROJECTO 2 - CONVERSÃO DE CAGIVA

Mensagem por e_bike »

tavares Escreveu: tenho ainda a dúvida nas baterias ( ts ou headway , ou até mesmo a123 ), estou ainda dependente do projecto do motor.
porque não autosil? estive recentemente no site deles, e vi que eles têm um programa de apoio às conversões eléctricas, o "i win".
pelo que vi lá os packs deles não ficam atrás das ts, e já trazem bms incorporado, é questão de comparar preços. em termos de garantia, deve ser melhor comprar cá do que comprar na china.
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: PROJECTO 2 - CONVERSÃO DE CAGIVA

Mensagem por mauri »

em termos de garantia, deve ser melhor comprar cá do que comprar na china.
pelo menos têm os representantes.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

carlos.g
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: sexta jul 24, 2009 11:57 pm
Localização: Alverca do Ribatejo/Lisboa

Re: PROJECTO 2 - CONVERSÃO DE CAGIVA

Mensagem por carlos.g »

tavares, finalmente de regresso, espero que as coisas estejam correr pelo melhor, se puder ajudar ajudar em qualquer coisa, fico ao dispor.

já agora,as ts, não têm de vir obrigatoriamente da china, já existe distribuidor na ue.

carlos
Projecto Suzuki GSX-R
Canal do Projecto Suzuki GSX-R EV no Youtube -AQUI

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”