Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Tudo que seja relacionado com Projectos

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por PaulOL »

"acho que também será um risco que o proprio instalador parece estar disposto a correr, pois tem seguramente umas outras 30 instalações montadas da mesma forma."

boas!

a questão é:
- quem dá a garantia do seguidor, o instalador ou a deger?

no minimo obtenha "o preto no branco" sobre a garantia, pois tenho muitas duvidas que a deger assuma essa alteração, o instalador até pode dizer que sim, mas...?????


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Valter Silva »

paulol Escreveu:"acho que também será um risco que o proprio instalador parece estar disposto a correr, pois tem seguramente umas outras 30 instalações montadas da mesma forma."

boas!

a questão é:
- quem dá a garantia do seguidor, o instalador ou a deger?

no minimo obtenha "o preto no branco" sobre a garantia, pois tenho muitas duvidas que a deger assuma essa alteração, o instalador até pode dizer que sim, mas...?????
sem dúvida que a garantia é dada pelo instalador !
isso é da lei... a garantia é dada por quem vende, depois, quem vende tem de pedir responsabilidades à marca.... o instalador aí é que fica entalado. a deger não dá garantias a sistemas montados incorrectamente....

o que acontece é que os instaladores(lojas, etc) dizem que é a marca que dá garantia.... mas isso é treta, a lei diz que a garantia é dada pelo vendedor, sempre! isto acontece em computadores, carros, etc,etc,etc

comprou o seguidor ao instalador ou à deger ???.... tem aí a sua resposta ;)
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Valter Silva »

pedrolopes Escreveu:
paulol Escreveu:boas! pedrolopes

(...)
não intérprete mal esta minha visão, apenas o quero alertar, dando o meu contributo isento e realista, hás vezes quem vende não está interessado em contar toda a verdade e nessa fase tudo são rosas . o pior é sempre "o amanhã", pois infelizmente não faltam aqui relatos nesse sentido.

até
não interpreto nada mal! todas as observações são bem vindas. ao longo deste ano fui aprendendo muita coisa sobre a microprodução, mas não sei tudo nem de longe nem de perto.

neste momento não há volta a dar em relação ao seguidor, vai ter que ser o 3000nt e vai ter que levar com os 18 paineis. não vou interpretar isso como má fé do instalador, mas mais como uma forma de rentabilizar o seguidor - se ele quizesse tinha-me "encavado" o 5000nt (mais caro) e não o fez. pelas minhas contas o limite de m2 é então ultrapassado em cerca de 17%... hum... haja "fé em deus"! acho que também será um risco que o proprio instalador parece estar disposto a correr, pois tem seguramente umas outras 30 instalações montadas da mesma forma.
valter silva Escreveu:num outro post eu disse o que acho importante num instalador.... e não retiro nada:
1 - ser de perto
2 - ser uma empresa pequena e sólida
3 - mostrar facturas de outras instalações
4 - mostrar instalações feitas
5 - apontar defeitos a outras instalações feitas pela empresa
6 - discutir cada pormenor com o cliente
7 - haver apenas um responsável (não 2 ou 3, se não lá vem o jogo do empurra)
concordo inteiramente e para já estão a ser cumpridas a maioria dessas regras!
o instalador está a montar um 3000nt para ganhar na instalação.... pois com um 5000nt um instalador normal fazia-lhe o mesmo preço ou até menos!....
20 000€ é essa instalação com um deger 5000 e a mesma potência de painéis.....
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por PaulOL »

sem dúvida que a garantia é dada pelo instalador !
isso é da lei... a garantia é dada por quem vende, depois, quem vende tem de pedir responsabilidades à marca.... o instalador aí é que fica entalado. a deger não dá garantias a sistemas montados incorrectamente....

o que acontece é que os instaladores(lojas, etc) dizem que é a marca que dá garantia.... mas isso é treta, a lei diz que a garantia é dada pelo vendedor, sempre! isto acontece em computadores, carros, etc,etc,etc

comprou o seguidor ao instalador ou à deger ???.... tem aí a sua resposta ;)[/quote]

boas!

não é esse o meu entendimento sobre as garantias, se bem que, o que vende ao consumidor final, deve assumir a responsabilidade da execução da garantia, este faz a ligação entre o consumidor e a marca do produto.

mas o facto de um vendedor (empresa, firma, etc.) ser o último élo, na cadeia de venda até ao consumidor final, se por exemplo este falir, não perco a garantia da marca, isso é garantido, não é preciso dar aqui exemplos...

também é verdade que o vendedor pode dar garantia superior há da marca (+anos, outras rubricas, etc.), mas isso deve ficar bem escrito, e nesta caso a responsabilidade é exclusiva do vendedor


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Valter Silva »

paulol Escreveu:sem dúvida que a garantia é dada pelo instalador !
isso é da lei... a garantia é dada por quem vende, depois, quem vende tem de pedir responsabilidades à marca.... o instalador aí é que fica entalado. a deger não dá garantias a sistemas montados incorrectamente....

o que acontece é que os instaladores(lojas, etc) dizem que é a marca que dá garantia.... mas isso é treta, a lei diz que a garantia é dada pelo vendedor, sempre! isto acontece em computadores, carros, etc,etc,etc

comprou o seguidor ao instalador ou à deger ???.... tem aí a sua resposta ;)
boas!

não é esse o meu entendimento sobre as garantias, se bem que, o que vende ao consumidor final, deve assumir a responsabilidade da execução da garantia, este faz a ligação entre o consumidor e a marca do produto.

mas o facto de um vendedor (empresa, firma, etc.) ser o último élo, na cadeia de venda até ao consumidor final, se por exemplo este falir, não perco a garantia da marca, isso é garantido, não é preciso dar aqui exemplos...

também é verdade que o vendedor pode dar garantia superior há da marca (+anos, outras rubricas, etc.), mas isso deve ficar bem escrito, e nesta caso a responsabilidade é exclusiva do vendedor [/quote]
em casos normais é sempre responsabilidade do vendedor... em tempos tive problemas de garantias... e informei-me bem sobre o tema....

pede-se sempre responsabilidades a quem se compra o bem.... a partir daí é entre o vendedor e o fabricante/fornecedor.
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

valter silva Escreveu: pede-se sempre responsabilidades a quem se compra o bem.... a partir daí é entre o vendedor e o fabricante/fornecedor.
sem querer tirar mérito às palavras do paulol que tem a sua parte de razão, eu a ter algum problema também me vou dirigir ao instalador. a partir daí ele é que terá de acartar com as responsabilidades e entender-se com o fabricante pois não fui o responsável pela instalação, nem tenho competências para tal. se o instalador já não existir, ai a história é outra. mas dou um exemplo... quando coloquei o aqs no ano passado tive vários problemas com o instalador (era um grande sapateiro), até que cortei relações com o mesmo e chamei a marca à razão. a mesma foi excepcional (norquente), assumiu todos os erros de montagem, tirou tudo e montou tudo de novo outra vez e sem qualquer prejuízo para mim.

qualquer das formas fui avisado!
ainda à pouco estive junto a uma instalação igual à minha a uns 500m da minha casa (mesmo instalador) que vai mais adiantada, e a estrutura do 3000nt parece ser robusta o suficiente para se escorar com os paineis, ainda mais depois de equipada com a protecção de ventos fortes.


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por PaulOL »

valter silva Escreveu:
paulol Escreveu:sem dúvida que a garantia é dada pelo instalador !
isso é da lei... a garantia é dada por quem vende, depois, quem vende tem de pedir responsabilidades à marca.... o instalador aí é que fica entalado. a deger não dá garantias a sistemas montados incorrectamente....

o que acontece é que os instaladores(lojas, etc) dizem que é a marca que dá garantia.... mas isso é treta, a lei diz que a garantia é dada pelo vendedor, sempre! isto acontece em computadores, carros, etc,etc,etc

comprou o seguidor ao instalador ou à deger ???.... tem aí a sua resposta ;)

em casos normais é sempre responsabilidade do vendedor... em tempos tive problemas de garantias... e informei-me bem sobre o tema....

pede-se sempre responsabilidades a quem se compra o bem.... a partir daí é entre o vendedor e o fabricante/fornecedor.

viva! valter silva

era bom que funciona-se a 100% tal como diz, mas a experiência de vida, não me dão essas garantias!

dou um exemplo de um caso banal que se passou comigo.
comprei um automóvel novo na alemanha num stand da marca xpto , vim para portugal e precisou de peças ainda com menos de 2 anos, uma empresa representante da marca em aveiro substitui ao abrigo da garantia, passado 3 meses outra avaria, peça nova substituída ao abrigo da garantia, mas desta vez estava no algarve e foi outra empresa desta região. isto para dizer que as peças foram substituídas por empresas diferentes e nenhuma destas me vendeu o dito automóvel, era assim que em todo o lado deveria funcionar, ao abrigo da garantia...
mas este caso, é prova evidente que quem dá a garantia é marca, o vendedor e as outras empresas “oficinas” são meros intermediários, evidentemente com o seu grau de responsabilidade nesta cadeia até ao consumidor final, mas se a marca não der oval à garantia é muito complicado obtê-la e eu que o diga… tive um caso, nem com apoio da deco e a pressão desta a obtive, a solução passava pelos tribunais, mas o valor em causa não justificava.

estas situações passaram-se à 4 anos, se a lei agora está diferente e a ser como o valter diz, isso é optimo
...mas também é preciso que funcione bem na prática, de preferência sem recurso a tribunais, porque os €€€ estão muito caros

Avatar do Utilizador

bywire
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: quarta dez 02, 2009 12:28 pm

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por bywire »

bubas Escreveu:boas ,

sei que não serve para a tua instalação mas é normal aconselharem ou sma, kaco ou fronius. outra marca decente, pouco falada neste fórum: solarmax, tecnologia suiça, ganhou recentemente um prémio relação qualidade/preço, monitorização custo zero, bastando para isso, descarregar um programazito e um cabo de rede. de fácil montagem (15kg), aspecto agradável, potência nominal 3680w/potência max 4050w (solarmax 4200s para portugal), eficiência 95,8%, grau de proteção ip54, perda de carga, noite 0w, suporta até 5000w painés, etc etc. tenho um e posso dizer: 5 estrelas, trabalha que nem uma abelha.
fica esta observação/ajuda .

fica bem,

bubas
bubas , como fazes a monitorização da tua microgeracão? usas um cabo de rede , ou tens o maxvisio?
tens o inversor na rua , ou debaixo de telha?
é que estou a pensar aceitar um orçamento que tem o solarmax 4200s e, não vem com o maxvisio...e gostaria de saber o preço dele..já pesquisei na net e nada....

fiquem bem,

bywire


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Valter Silva »

paulol Escreveu:
valter silva Escreveu:
paulol Escreveu:sem dúvida que a garantia é dada pelo instalador !
isso é da lei... a garantia é dada por quem vende, depois, quem vende tem de pedir responsabilidades à marca.... o instalador aí é que fica entalado. a deger não dá garantias a sistemas montados incorrectamente....

o que acontece é que os instaladores(lojas, etc) dizem que é a marca que dá garantia.... mas isso é treta, a lei diz que a garantia é dada pelo vendedor, sempre! isto acontece em computadores, carros, etc,etc,etc

comprou o seguidor ao instalador ou à deger ???.... tem aí a sua resposta ;)

em casos normais é sempre responsabilidade do vendedor... em tempos tive problemas de garantias... e informei-me bem sobre o tema....

pede-se sempre responsabilidades a quem se compra o bem.... a partir daí é entre o vendedor e o fabricante/fornecedor.

viva! valter silva

era bom que funciona-se a 100% tal como diz, mas a experiência de vida, não me dão essas garantias!

dou um exemplo de um caso banal que se passou comigo.
comprei um automóvel novo na alemanha num stand da marca xpto , vim para portugal e precisou de peças ainda com menos de 2 anos, uma empresa representante da marca em aveiro substitui ao abrigo da garantia, passado 3 meses outra avaria, peça nova substituída ao abrigo da garantia, mas desta vez estava no algarve e foi outra empresa desta região. isto para dizer que as peças foram substituídas por empresas diferentes e nenhuma destas me vendeu o dito automóvel, era assim que em todo o lado deveria funcionar, ao abrigo da garantia...
mas este caso, é prova evidente que quem dá a garantia é marca, o vendedor e as outras empresas “oficinas” são meros intermediários, evidentemente com o seu grau de responsabilidade nesta cadeia até ao consumidor final, mas se a marca não der oval à garantia é muito complicado obtê-la e eu que o diga… tive um caso, nem com apoio da deco e a pressão desta a obtive, a solução passava pelos tribunais, mas o valor em causa não justificava.

estas situações passaram-se à 4 anos, se a lei agora está diferente e a ser como o valter diz, isso é optimo
...mas também é preciso que funcione bem na prática, de preferência sem recurso a tribunais, porque os €€€ estão muito caros
viva paulol,

isso que diz é perfeitamente normal... no meu entender que não sou jurista (nem queria ), estamos a falar de concessões e não de vendedores.

também lhe posso dar um exemplo... comprei um telemóvel xxx na f*ac e ele deu problemas.... na f*ac disseram para ir directamente à marca.... pois a marca não resolveu o problema (o telefone tinha de ser substituído), a f*ac dizia que tinha de ser com a marca, a marca dizia que não me tinha vendido o telefone... a deco foi clara: "quem vende é que é responsável"... e no fim foi a f*ac que trocou por novo....


o meu entender sobre os carros é diferente, porque estamos a falar de concessões, com habilitação para representar a marca (em exclusivo muitas vezes). além de que nas condições de garantia tem lá que o carro tem garantia internacional em todos os concessionários. ou seja a marca está a dar um beneficio ao cliente.

mas, também me parece que legalmente, se o tal concessionário de aveiro o mandasse para a alemanha nada ia poder fazer nada se não apresentasse as condições de garantia que lhe foram dadas quando comprou o carro (que funcionam como um contrato).... mas se calhar a marca em questão ia apertar muito o tal concessionário! disso não tenho dúvidas....

isto é o meu entendimento da coisa, atenção que não sou jurista (nem queria ser )....
1 abraço e desculpem o off-topic
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


assismata
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo ago 09, 2009 11:04 am

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por assismata »

boa tartde.
eu já instalei um sistema fotovoltaico para produção de energia electrica e estou a vender á edp a 0,65€ kw/h no sistema bonificado.
em 2010 a edp pagou-me 3120€ e eu queria fazer comparação com outros microprodutores para ver qual a rentabilidade do meu sistema.
eu tenho instalado 20 paineis nonocristalinos e uma potencia contratada de 6,9kva. a empresa que me instalou este sistema disse que este era o melhor sistema e mais rentavel. a quem puder fazer comparação agradecia um comentario para poder avaliar o meu sistema. obrigado


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Valter Silva »

assismata Escreveu:boa tartde.
eu já instalei um sistema fotovoltaico para produção de energia electrica e estou a vender á edp a 0,65€ kw/h no sistema bonificado.
em 2010 a edp pagou-me 3120€ e eu queria fazer comparação com outros microprodutores para ver qual a rentabilidade do meu sistema.
eu tenho instalado 20 paineis nonocristalinos e uma potencia contratada de 6,9kva. a empresa que me instalou este sistema disse que este era o melhor sistema e mais rentavel. a quem puder fazer comparação agradecia um comentario para poder avaliar o meu sistema. obrigado
podes procurar por aqui que encontras muito sistemas com gráficos de rentabilidade...
um dos meus num ano fez 4010€ (sistema fixo)...
abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por PaulOL »

assismata Escreveu:boa tartde.
eu já instalei um sistema fotovoltaico para produção de energia electrica e estou a vender á edp a 0,65€ kw/h no sistema bonificado.
em 2010 a edp pagou-me 3120€ e eu queria fazer comparação com outros microprodutores para ver qual a rentabilidade do meu sistema.
eu tenho instalado 20 paineis nonocristalinos e uma potencia contratada de 6,9kva. a empresa que me instalou este sistema disse que este era o melhor sistema e mais rentavel. a quem puder fazer comparação agradecia um comentario para poder avaliar o meu sistema. obrigado

boas! assismata

ou seja, tem uma mp fixa (?), com um contrato de produção de 3.45kw e produziu 4.800kwh no ano 2010!

olhando apenas para este números acima, parece-me muito pouco, se fizer uma pesquisa aqui pelos projectos, vai encontrar muitas mp de 3.45, com as respectivas produções do ano 2010, depois é só comparar os equipamentos que tem montado e tirar as devidas conclusões. deve ter em conta também os locais de cada mp, pois é diferente a produção, para os mesmos equipamentos de uma mp no algarve e outra em trás-os-montes.

para ficarmos a saber o que efectivamente tem montado, deve dar elementos mais concretos sobre os equipamentos, principalmente dos painéis fotovoltaicos e inversor, marcas e modelos, o ângulo e a orientação que foi instalada?

e já agora, faço um convite e porque não abrir aqui um tópico com os dados da sua mp?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

estáva mais que na altura de dar novidades

esta quinta-feira foi o segundo dia de trabalho de volta da minha mp e ficou praticamente pronta para levar com os paineis e o inversor. além de outros pequenos pormenores, é basicamente o que falta montar.
o "arranque" após a saída da nova legislação parece ter vindo provocar alguma rotura de stock de material, essencialmente dos paineis, pelo que a chegada dos meus continua prevista para o final do mês (como inicialmente previsto).
acho que desta vez já estou em condições de confirmar que vão ser 18 paineis da bauer 230w (4140w instalados), e a pedido de muitas familias... o kaco 3600xi pt 3.45! aqui tenho que agradesser a muitos de vocês, pois seguramente que me ia arrepender de instalar o sma...

deixo mais algumas fotos:

o contador já com o modem
Imagem

já lá está o espaço guardado para o kaco
Imagem

o seguidor completamente montado e desertinho por levar com os paineis em cima!
Imagem

abraço e um fim-de-semana cheio de sol para todos!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

e tal como previsto os paineis chegaram mesmo na semana passada, pelo que avançaram logo com a instalação...
tinha referido que faltavam apenas pequenos pormenores, mas são mesmo muitos pormenores envolvidos numa montagem duma mp... não fazia ideia, já vai com mais 3 dias de trabalho e amanhã ficará pronto para marcar o registo.
sei que durante a tarde já fizeram alguns testes ao seguidor e tenho pena de não poder ter estado presente... deve ser emocionante ver o nosso "gira-sol gigante" por fim a mexer-se.

deixo mais umas fotos (digam lá que aquele inversor não combina lindamente com o azul do céu )

Imagem

Imagem

abraço e bons dias de sol para todos!


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por PaulOL »

boas! pedrolopes

sem duvida que está a ficar um beleza…
agora só falta por a bombear uns bons kwh por dia!
uma dica, quando estiverem a testar o seguidor aconselho simular rajadas de vento forte em função da calibração e temporizador pretendido, fazendo com que o seguidor primeiramente se coloque à defesa (horizontal) e seguidamente faça um movimento de correcção com reposicionamento para o sol, é um teste que deve presenciar de preferência para ter a certeza que essa função está ok!

pelos vistos a paisagem próxima já levou um desbaste, pelo menos um laranjeira e uma oliveira já foram dar achas... mas foi por uma boa causa, todas as sombras são de evitar!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

paulol Escreveu:boas! pedrolopes

sem duvida que está a ficar um beleza…
agora só falta por a bombear uns bons kwh por dia!
uma dica, quando estiverem a testar o seguidor aconselho simular rajadas de vento forte em função da calibração e temporizador pretendido, fazendo com que o seguidor primeiramente se coloque à defesa (horizontal) e seguidamente faça um movimento de correcção com reposicionamento para o sol, é um teste que deve presenciar de preferência para ter a certeza que essa função está ok!

pelos vistos a paisagem próxima já levou um desbaste, pelo menos um laranjeira e uma oliveira já foram dar achas... mas foi por uma boa causa, todas as sombras são de evitar!
boas,
sim, os técnicos falaram-me também nesse teste, que acho que ainda não foi feito hoje. infelizmente não vou poder presenciar já agora qual é o tempo de espera normal para o seguidor se voltar a reposicinar? alguém sabe? é configurável?

é verdade! já comecei a tratar de arranjar mais uns minutos de sol... lol foram mesmo 2 laranjeiras e 2 oliveiras, mas as laranjeiras apenas mudaram de sitio pois eram mal empregadas. as oliveiras já fazem cinza ali na lareira e então com este frio não é perceptivel nas últimas fotos, mas ao fundo do lado direito tenho uma plantação de 60 pés de oliveiras colocados no ano passado... azeite também não vai faltar!


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por PaulOL »

[quote="pedrolopes"][quote="paulol"]boas! pedrolopes

sim, os técnicos falaram-me também nesse teste, que acho que ainda não foi feito hoje. infelizmente não vou poder presenciar já agora qual é o tempo de espera normal para o seguidor se voltar a reposicinar? alguém sabe? é configurável?



boas!

o tempo para se reposicionar é regulável, pode ir de 6 minutos (tempo necessário para sair da posição mais vertical, até chegar à horizontal) e até... os minutos que desejar!

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Volt »

eu não percebo muito disso, mas acho que está uma maravilha...

parabéns.

ps: esse inversor é tão parecido com o meu... . olha a minha produção de hoje aqui: http://www.marcosjoao.netne.net/kaco.html. está um pouco temporário, mas um dia eu embelezo o "bicho".
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por lopes »

paulol Escreveu:boas! pedrolopes
o tempo para se reposicionar é regulável, pode ir de 6 minutos (tempo necessário para sair da posição mais vertical, até chegar à horizontal) e até... os minutos que desejar!
por informação dos técnicos, considerando os parametros que vêm de fábrica e um teste efectuado já ontem, ele iniciou o reposicionamento após cerca de 15m.
volt Escreveu:eu não percebo muito disso, mas acho que está uma maravilha...

parabéns.

ps: esse inversor é tão parecido com o meu... . olha a minha produção de hoje aqui: http://www.marcosjoao.netne.net/kaco.html. está um pouco temporário, mas um dia eu embelezo o "bicho".
eu também acho que está a ficar muito bom, só falta ver na prática. estou a gostar bastante da forma profissional e sem pressas como a instalação está a ser feita.
e estou a roer-me todo porque estão neste momento a fazer os testes finais... e não consigo estar presente!!!
com uns retoques essa página fica nos trinques, mas o importante está lá... quero ver se consigo colocar o meu online também... tenho que estudar ainda sobre o assunto... estás a usar isso através do kacovisio?

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Microprodução - Seguidor - Ferreira do Zêzere

Mensagem por Volt »

yep. fiz um programita que recolhe os dados e cria uma página. se quiseres, liga um pc ao teu inversor e depois coloco o meu programa no teu pc.
o kaco-viso a única coisa que faz é colocar os dados num ficheiro texto. o programita que fiz pega nesses dados.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Responder

Voltar para “Projectos”