O meu software para MPs

Tudo que seja relacionado com Projectos
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu software para MPs

Mensagem por Volt »

pedrolopes Escreveu:continua apenas a dar menos kw de produção (no total) do que o kacoviso... sabes porque será?
isso é estranho. tenho de investigar. falamos por pm.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: O meu software para MPs

Mensagem por lopes »

boas volt!

já implementei online no meu servidor os dados resultantes da tua aplicação...
com mais uns script's a coisa ficou à maneira!
poder ser visto aqui

tenho neste momento o pc a carregar dados de 5 em 5 minutos para o servidor, e a página a actualizar de minuto a minuto.

ainda faltam alguns retoques no site, mas o essencial está lá!
falta ainda estabilizar também a parte informática de recolha de dados com o kacoviso, que ainda não está 100%, por isso o grafico de hoje só conta a partir do meio-dia e tal... ontem à noite esqueci-me de carregar num botão... lol

ah e claro, faltam também os agradecimentos ao nosso amigo volt

abraço,

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu software para MPs

Mensagem por Volt »

viva pedro.

está óptimo. .

desculpem não ter mais novidades, mas hoje foi segunda-feira de crise nas bases de dados (no trabalho) e vou estar a trabalhar até tarde. no fim-de-semana comecei a trabalhar no log do xantrex, mas não acabei.

outra coisa que estou a pensar fazer, muito por causa do pedro, é alterar o cálculo do total diário ac. neste momento tenho feito as contas pela média medida de 10 em 10 segundos, mas, quando algum erro de comunicações acontece, perdem-se dados. a solução, é contabilizar a média medida na última vez e fazer uma espécie de estimativa do que se perdeu. tenho impressão que o kacoviso faz isso mesmo. depois darei novidades, quando tiver oportunidade.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: O meu software para MPs

Mensagem por JDuarte »

volt Escreveu:viva pedro.

está óptimo. .

desculpem não ter mais novidades, mas hoje foi segunda-feira de crise nas bases de dados (no trabalho) e vou estar a trabalhar até tarde. no fim-de-semana comecei a trabalhar no log do xantrex, mas não acabei.

outra coisa que estou a pensar fazer, muito por causa do pedro, é alterar o cálculo do total diário ac. neste momento tenho feito as contas pela média medida de 10 em 10 segundos, mas, quando algum erro de comunicações acontece, perdem-se dados. a solução, é contabilizar a média medida na última vez e fazer uma espécie de estimativa do que se perdeu. tenho impressão que o kacoviso faz isso mesmo. depois darei novidades, quando tiver oportunidade.
boas,

marcos, no log do xantrex existe uma coluna para o acumulado... o que facilita bastante.

pedro, posso adicionar o link na páginas de links no meu site?

cmps,

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: O meu software para MPs

Mensagem por lopes »

jduarte Escreveu:
pedro, posso adicionar o link na páginas de links no meu site?

cmps,
boas,
perfeitamente! mas ainda está em actualização...
faltam ainda algumas melhorias, mas podes avançar
abraço,

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu software para MPs

Mensagem por Volt »

jduarte Escreveu: marcos, no log do xantrex existe uma coluna para o acumulado... o que facilita bastante.
é mesmo essa coluna que me está a tramar. . eu pensei em normalizar os formatos, mas como o xantrex não dá o ac instantâneo, tramou-me. mas logo logo arranjo solução. .
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: O meu software para MPs

Mensagem por PaulOL »

volt Escreveu:
jduarte Escreveu: marcos, no log do xantrex existe uma coluna para o acumulado... o que facilita bastante.
é mesmo essa coluna que me está a tramar. . eu pensei em normalizar os formatos, mas como o xantrex não dá o ac instantâneo, tramou-me. mas logo logo arranjo solução. .

boas!

vou-me atrever e intrometer, apenas para dar os meus parabéns ao volt, jduarte e pedrolopes, porque isto sim é caprichar as mps ao limite... excelente trabalho e dedicação!

infelizmente, para mim e como diz o zé povo "é muita areia para a minha camioneta"...

continuem!


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: O meu software para MPs

Mensagem por JDuarte »

volt Escreveu:
jduarte Escreveu: marcos, no log do xantrex existe uma coluna para o acumulado... o que facilita bastante.
é mesmo essa coluna que me está a tramar. . eu pensei em normalizar os formatos, mas como o xantrex não dá o ac instantâneo, tramou-me. mas logo logo arranjo solução. .
viva marcos,

no log do xantrex a couna do ac instantâneo é a coluna ac pwr.

cmps,

jduarte

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu software para MPs

Mensagem por Volt »

jduarte Escreveu:
volt Escreveu:
jduarte Escreveu: marcos, no log do xantrex existe uma coluna para o acumulado... o que facilita bastante.
é mesmo essa coluna que me está a tramar. . eu pensei em normalizar os formatos, mas como o xantrex não dá o ac instantâneo, tramou-me. mas logo logo arranjo solução. .
viva marcos,

no log do xantrex a couna do ac instantâneo é a coluna ac pwr.

cmps,

jduarte
bem, estive tanto tempo a olhar para o ficheiro e não sei como não vi isto! não percebo como é que foi possível ver o dc pwr (e tratá-lo) e não ver o ac pwr que está mesmo ao lado.
obrigado joão. realmente... tenho de retomar o granulado.

ps: paulo, se quiseres, só precisas ligar um pc (com internet) ao inversor, e eu trato do resto. .
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: O meu software para MPs

Mensagem por lopes »

o volt está um programador nato!
graças a ele, consegui dar um novo ar à minha monitorização online.
ele conseguiu fazer com que os dados gerados pela sua aplicação pudessem ser aproveitados para eu fazer uma brincadeira em flash. já agora se alguém quiser o flash, desde que consiga colocar os dados num servidor, também posso facultar
obrigado volt!
boas programações


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: O meu software para MPs

Mensagem por JDuarte »

pedrolopes Escreveu:o volt está um programador nato!
graças a ele, consegui dar um novo ar à minha monitorização online.
ele conseguiu fazer com que os dados gerados pela sua aplicação pudessem ser aproveitados para eu fazer uma brincadeira em flash. já agora se alguém quizer o flash, desde que consiga colocar os dados num servidor, também posso facultar
obrigado volt!
boas programações
olá pedro,

de dia para dia são vistas melhorias... ainda vai sair daqui uma versão de software comercial...
nestes dois endereços tens exemplos de monitorização em flash, vê se algum dos conceitos se pode aplicar na tua mp.

- http://www.cachelan.com/green/solarvuli ... &dr=solera - sw solera
- http://view2.fatspaniel.net/fst/portal/ ... rsepalace/ - sw fatspaniel

monitorização online já está funcional, agora os esforços devem ser direcionados para o histórico de dados... os gráficos mensais davam jeito nas comparações!

mãos à obra,

jduarte

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu software para MPs

Mensagem por Volt »

bem, o gráfico do pedro hoje está um espectáculo!... isto com seguidor é outra coisa...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu software para MPs

Mensagem por Volt »

jduarte Escreveu: de dia para dia são vistas melhorias... ainda vai sair daqui uma versão de software comercial...
nestes dois endereços tens exemplos de monitorização em flash, vê se algum dos conceitos se pode aplicar na tua mp.

- http://www.cachelan.com/green/solarvuli ... &dr=solera - sw solera
- http://view2.fatspaniel.net/fst/portal/ ... rsepalace/ - sw fatspaniel

monitorização online já está funcional, agora os esforços devem ser direcionados para o histórico de dados... os gráficos mensais davam jeito nas comparações!

mãos à obra,

jduarte
viva joão.

eu tenho uma versão mensal a funcionar, mas ainda está com muito lixo no código. vou ver se pego nela e preparo-a de forma a que o pedro a possa utilizar rapidamente no projecto dele.
gostei muito do primeiro link que deste. foi de imediato que absorvi a informação nele contida e, adorei aquele velocímetro! .
pedrolopes Escreveu:o volt está um programador nato!
graças a ele, consegui dar um novo ar à minha monitorização online.
ele conseguiu fazer com que os dados gerados pela sua aplicação pudessem ser aproveitados para eu fazer uma brincadeira em flash. já agora se alguém quiser o flash, desde que consiga colocar os dados num servidor, também posso facultar
obrigado volt!
boas programações
viva pedro.

obrigado pelo elogio. . lembro-me que, desde os meus tempos de faculdade, sou visto um pouco como o tipo da programação. nas licenciaturas em informática, há sempre um tipo que faz dois trabalhos de grupo. um para o seu grupo e outro para distribuir aos colegas. aqui há 15 anos atrás, esse tipo era eu. .
não tarda, vou te cravar essas maravilhas em flash para a minha mp.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: O meu software para MPs

Mensagem por Patalhetas »

não tarda, vou te cravar essas maravilhas em flash para a minha mp.
eheheh já somos 2
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: O meu software para MPs

Mensagem por JDuarte »

volt Escreveu:bem, o gráfico do pedro hoje está um espectáculo!... isto com seguidor é outra coisa...
hoje fui comparando hora a hora as 3 mps (a minha, a do marcos e do pedro).
às 11h da manhã o pedro levava 6,5kh de avanço, entre as 11h e as 15:00 essa diferença foi diminuindo até 3,1 kwh (os amorfos como não perdem tanto com o calor mantiveram melhor produção nesse período) depois das 15h o seguidor do pedro manteve a produção lá em cima e os nossos fixos foram ficando para trás.
no final do dia o pedro tinha 33,6kwh contra os 26,5kh dos amorfos (o que se traduz em mais 27% de rendimento). se no período das 11h às 15 a mp do pedro estivesse na casa dos 3700w em vez dos 3500w conseguidos essa diferença subia para os 36%.
aos que planeiam a instalação da sua mp, se poderem optar pelo seguidor...

quanto à comparação das duas fixas, a pouca inclinação da mp do marcos ainda causa muitas perdas... embora durante a tarde a produção seja muito semelhante à minha.... de onde se concluiu que esta não está orientada bem a sul... mas sim com desvio a poente.

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: O meu software para MPs

Mensagem por lopes »

boas!

aqueles flash's dos link's estão realmente um espectáculo, mas requerem muito mais trabalho
aquilo que está no meu site demorou umas 2 horas a fazer... hoje dei aqui mais uns retoques a preparar uma nova versão para os novos dados que o marcos se protificou a incluir na sua aplicação! digamos que irá disponibilizar todos os elementos que o próprio kaco também inclui nos seus log's. agora uma coisa daquelas... umas semanitas fazia-se... falta é o tempo!

quanto ao disponibilizar o flash... claro que sim! deixem-me só aprimorar a coisa!
não esquecer que só funciona em conjunto com o programa do marcos

sobre as produções de hoje... o gráfico ficou realmente engraçado, e ainda fui penalizado um pouco de manhã com o nevoeiro... e com o pó dos pinheiros - tinha bastante e agora ao final da tarde já dei uma lavadela a preparar o belo dia de sol que está prometido para amanhã. espero que a radiação solar também suba um pouco mais

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu software para MPs

Mensagem por Volt »

pedrolopes Escreveu:hoje dei aqui mais uns retoques a preparar uma nova versão para os novos dados que o marcos se protificou a incluir na sua aplicação! digamos que irá disponibilizar todos os elementos que o próprio kaco também inclui nos seus log's.
fazer isto que pediste, não custou nada. tens nova versão pronta para download. a única alteração que fiz, foi acrescentar os dados todos que precisas para o flash.
para quem não acompanhou esta troca de pm que tive ontem com o pedro, a nova versão do "kacografdiaminuto" (v2) adicionou a geração de um ficheiro txt com os mesmos dados do pequeno html ("smallkaco.html"), chamado "monitor.txt". a última versão (v3) além destes dados, acrescentou todos os outros que estão visíveis no flash do pedro em http://www.solar.zezere.com.

entretanto acabei o conversor xantrex2kaco e não gostei do resultado. o kaco, como tira dados de 10 em 10 segundos, faz com que a soma da média acumulada (por cada 10 segundos) tenha um erro entre 0% e 0,02%. ou seja, em cada 10000wh, pode contar 2wh a mais, ou a menos... por sua vez o xantrex, como tira dados de minuto a minuto, provoca um erro exponencialmente superior (cerca de 1% ou 2%, que é muito). vou ter de alterar isto. passou para segundas núpcias.

o meu próximo passo é construir a versão mensal desta aplicação.

irei dando notícias.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: O meu software para MPs

Mensagem por JDuarte »

volt Escreveu: entretanto acabei o conversor xantrex2kaco e não gostei do resultado. o kaco, como tira dados de 10 em 10 segundos, faz com que a soma da média acumulada (por cada 10 segundos) tenha um erro entre 0% e 0,02%. ou seja, em cada 10000wh, pode contar 2wh a mais, ou a menos... por sua vez o xantrex, como tira dados de minuto a minuto, provoca um erro exponencialmente superior (cerca de 1% ou 2%, que é muito). vou ter de alterar isto. passou para segundas núpcias.
boas marcos,

o xantrex faz o log com o intervalo de tempo que quiseres... eu tenho o log de minuto a minuto, mas já fiz de 3 em 3 segundos para mostrar as tensões de rede à edp.
a aplicação sgt permite definir esses parâmetros...

cmps,

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu software para MPs

Mensagem por Volt »

pois... a minha ideia é usar o acumulado que o log do xantrex faz, em vez do instantâneo, pois assim ficará certo de certeza.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: O meu software para MPs

Mensagem por lopes »

volt Escreveu:fazer isto que pediste, não custou nada. tens nova versão pronta para download. a única alteração que fiz, foi acrescentar os dados todos que precisas para o flash.
para quem não acompanhou esta troca de pm que tive ontem com o pedro, a nova versão do "kacografdiaminuto" (v2) adicionou a geração de um ficheiro txt com os mesmos dados do pequeno html ("smallkaco.html"), chamado "monitor.txt". a última versão (v3) além destes dados, acrescentou todos os outros que estão visíveis no flash do pedro em http://www.solar.zezere.com.
boas noticias... durante o fim-de-semana já devo pegar nisso mais a sério
vou-te só pedir mais uma coisa, que já te tinha pedido ontem, não sei se viste... vê email
abraço,

Responder

Voltar para “Projectos”