CARREGAMENTOS NO CONDOMINIO

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: CARREGAMENTOS NO CONDOMINIO

Mensagem por Volt »

Eu não conheço muito bem a legislação, mas lembro-me que já por aqui foi muito debatida. Sei que já li um tópico (além deste) com isso.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

Isto vai ser a eterna dúvida .

Por um lado para o condominio é bom porque assim sabe quanto gastas e tens de pagar , por outro se pagas ao condominio é porque ele te vende electricidade e não pode , pq só quem pode vender electricidade é a EDP.

Vai ter sempre que existir bom senso entre ti e o condominio.

Master
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm

Mensagem por Master »

Eu moro numa vivenda, já morei em apartamentos com condomínio.
Talvez devido a ser uma construção recente, o meu predio tinha na garagem de cada um luz e 1 tomada, mas tudo ligado ao meu contador de casa.
Não acho boa idéia que as pessoas utilizem o que é de todos (prédio), não só para carregar carros ou motas á noite, mas também ter arcas, frigoríficos ou até ter uma oficina na garagem como muitos têm.
Quem quer luz na garagem deverá no meu entender pagar uma puxada (ramal) na EDP e assim não há confusão com ninguém.
O que gastar paga, não fica a dever favôr a ninguém e não está disponível a levar bocas de vizinhos.
Dos Fracos Não Reza a História...

electrizado
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jul 11, 2011 7:30 pm

Mensagem por electrizado »

Master nisso tenho de te dar razão mas já viste ter mais esse encargo da colocação do contador e aluguer.... penso q se houver bom senso consegue-se chegar a um acordo, uma coisa é certa sem electricidade n posso ficar.
"prudencia e segurança na estrada"

Electrizado bbrrrrrr

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Mas é fácil o que te mostrei é um contador portatil e de ilegal não tem nada só serve mesmo para contar, uma puxada podes até ser tu a fazer... isto é com conhecimentos...

Com o bom censo consegues decerto!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm

Mensagem por ricardocruzs2 »

Master Escreveu:Eu moro numa vivenda, já morei em apartamentos com condomínio.
Talvez devido a ser uma construção recente, o meu predio tinha na garagem de cada um luz e 1 tomada, mas tudo ligado ao meu contador de casa.
Não acho boa idéia que as pessoas utilizem o que é de todos (prédio), não só para carregar carros ou motas á noite, mas também ter arcas, frigoríficos ou até ter uma oficina na garagem como muitos têm.
Quem quer luz na garagem deverá no meu entender pagar uma puxada (ramal) na EDP e assim não há confusão com ninguém.
O que gastar paga, não fica a dever favôr a ninguém e não está disponível a levar bocas de vizinhos.
Concordo inteiramente

Axe
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda out 18, 2010 8:11 pm

Mensagem por Axe »

serges Escreveu:Imagem

Estou a falar disto, pois os outros as pessoas tendem a desconfiar sempre, assim tenho um igual ao da EDP com uma entrada e saída ao que contabiliza tudo...

Encontrei a venda na ecomotores, tem o desdém de ser enorme mas super fiável e visto como confiável!
Já agora, quanto é que custa um contador desses?
electrizado Escreveu:tb pensei nisso mas se houver uma fiscalização ou denuncia de alguem por maldade acho q esse contador é ilegal e pode trazer problemas sérios de multas. tou enganado?
Até pode ser ilegal estar a pagar electricidade a outra pessoa que não o fornecedor, mas também poderás sempre alegar que o contador é apenas para controlar o consumo do teu VE ;)

Eu até há pouco tempo morava com os meus pais numa vivenda e por isso não tinha problemas nenhuns com os carregamentos. Há coisa de 2 meses mudei-me para um apartamento no qual tenho um lugar de garagem, mas onde não há uma única tomada (ou melhor, há uma mas está ocupada com o motor de abertura automático do portão). Coloquei o meu problema à empresa que gere o condomínio e o que me disseram é que em situações semelhantes, foi possível utilizar as tomadas comuns (neste caso teria que aplicar uma ficha dupla ou tripla para que não bloqueasse a abertura do portão) desde que utilize sempre um contador e depois faça o pagamento ao condomínio. Neste momento escrevi uma carta ao condomínio que em princípio será aceite, mas logo veremos.

Um caso curioso, quando estava à procura de apartamento, tinha sempre o cuidado de ver as garagens e as respectivas ligações eléctricas. Num prédio novo, questionei o senhor que me estava a mostrar o apartamento (que por acaso era o próprio construtor) e fiquei admirado por ele me dizer que dada à nova legislação, não era permitido colocar tomadas nos lugares de garagem. Não sei se me estava a dar tanga ou não, mas não deixa de ser ridículo, dado o esperado aumento de procura de VE... De uma maneira geral, vi de tudo: prédios novos ou com poucos anos com lugar de garagem com tomada individual, lugar de garagem sem qualquer tomada, lugar de garagem com uma ou duas tomadas para todos, garagens fechadas sem tomadas mas com lâmpada e garagens fechadas com tomadas.

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:

Não sei se este meu raciocínio está correcto. Parece-me que sim, mas é a minha leitura só.
Quando nós condóminos, pagamos ao condomínio, algo que consumimos, e no caso da electricidade, não restámos a comprar electricidade propriamente. Estamos a devolver ao condomínio, a nossa quota parte da responsabilidade de consumo eléctrico que o condomínio tem. Este consumo, sendo um extra, deve ser suportado por nós, se o fizemos para benefício próprio. Seja para VE, uma obra pontual de serralharia, ou um frigorífico.
Apenas fizemos uma transferência de consumo acrescido de electricidade, para nosso benefício, "por via da instalação do condomínio", que também é nosso. Não creio que se esteja a violar qualquer lei. Desde que as normas de segurança das instalações estejam acauteladas, não há prejuízo do fornecedor, EDP, nem compra ou venda, da nossa parte, ao condomínio consumindo. Apenas comparticipação "responsável" e portanto cidadania.
Sempre respeitando as normas de segurança e sendo o mais rigoroso e justo possível. Não deverá haver é ganho nem dividendos, neste "negócio". Apenas o custo justo.

BondadeSua

t3lmo
Moderador
Moderador
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm

Mensagem por t3lmo »

Axe Escreveu:Já agora, quanto é que custa um contador desses?
Posso dar-te o meu exemplo, também montado no meu parqueamento do condomínio:
  • Caixa com porta/janela (dimensão de contador trifásico) (Leroy Merlin) » 26,75€
  • Contador monofásico de disco (Futurluz) » 30,66€
  • Instalação de tomada 2P+T saliente (StrongCurrent) » 21,80€
Imagem

Imagem

Na foto vê-se o contador digital também porque nos primeiros dias estava a aferir as contagens entre ambos.
Podes ler mais no meu DB
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Axe
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda out 18, 2010 8:11 pm

Mensagem por Axe »

Excelente solução!

Só não faço o mesmo, porque o apartamento onde estou é arrendado e não sei por quanto tempo cá ficarei.

pestevens
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta mar 30, 2011 11:46 am

Mensagem por pestevens »

Desculpem lá desenterrar este tópico mas precisava da vossa ajuda/opinião.
Deverá estar para breve a reunião de Condominio e gostava de abordar este tema junto dos meus vizinhos.

Basicamente o que gostaria de fazer era montar uma caixa com um contador monofásico de disco tal como o t3lmo fez.

Imagem

Existe alguma minuta "oficial" para pedidos deste genero? A minha ideia é entregar a todos os presentes um documento com os detalhes da alteração na tomada que se encontra no meu lugar de parqueamento e como seria feita a contagem (Anual, Semestral ou mesmo mensal).
Obrigado

PE

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

Nada mais do que fiz...

Não precisei de minuta falei com os condominos e resolvido...

Sent from my XT910 using Tapatalk
Mapa dos pontos de carga

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

Eu também pago a electricidade ao condomínio. Quando comprei casa nova pedi logo ao construtor que instalou o contador.
Depois numa das reuniões informei os presentes, que tinha um contador de electricidade junto ao quadro de piso destinado a contabilizar o consumo da tomada privada instalada no meu parqueamento.
Depois expliquei que o pagamento deveria ser pago quando o consumo atingisse um valor justificável no mínimo 100kws e não trimestral como alguém sugeriu. Disse que a mota consome pouco para efetuar pagamento trimestral e dei o exemplo do aspirador e forno eletrico que consomem no mínimo 1500w ou 2000w respectivamente. Comparando estes consumos com o da mota que fica pelos 900 e tal watts.

A maioria disse que estava bem. Num reunião posterior perguntaram quanto gastei e disse que tinha pago 30€ para uns milhares de quilómetros. Ficaram :o

O contador está fechado mas é visível o consumo.

Não apresentes papel.... conversa é melhor (fica logo falado e tratado)
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

t3lmo
Moderador
Moderador
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm

Mensagem por t3lmo »

pestevens Escreveu:Existe alguma minuta "oficial" para pedidos deste genero?
Oficial não existe nada. Existe sim uma Lei sobre pontos de carga em espaços privados que estabelece que se podem instalar desde que não sejam alterem a segurança do local.
Deixo-te um minuta que fiz para apresentar a questão à Administração do Condomínio:
https://docs.google.com/open?id=0B1h_co ... UxCSFNqems ou http://ge.tt/12EkP1S/v/0
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

pestevens
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por pestevens »

serges Escreveu:Nada mais do que fiz...

Não precisei de minuta falei com os condominos e resolvido...

Era simples se fossem poucos, mas no total são 28. :?

pestevens
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por pestevens »

galt Escreveu:Eu também pago a electricidade ao condomínio. Quando comprei casa nova pedi logo ao construtor que instalou o contador.
Depois numa das reuniões informei os presentes, que tinha um contador de electricidade junto ao quadro de piso destinado a contabilizar o consumo da tomada privada instalada no meu parqueamento.
Depois expliquei que o pagamento deveria ser pago quando o consumo atingisse um valor justificável no mínimo 100kws e não trimestral como alguém sugeriu. Disse que a mota consome pouco para efetuar pagamento trimestral e dei o exemplo do aspirador e forno eletrico que consomem no mínimo 1500w ou 2000w respectivamente. Comparando estes consumos com o da mota que fica pelos 900 e tal watts.

A maioria disse que estava bem. Num reunião posterior perguntaram quanto gastei e disse que tinha pago 30€ para uns milhares de quilómetros. Ficaram :o

O contador está fechado mas é visível o consumo.

Não apresentes papel.... conversa é melhor (fica logo falado e tratado)
Galt, concordo em tudo aquilo que dizes, mas por vezes as coisas não são assim tão fáceis, e a vizinhança poderá ficar a pensar que o "motorato" anda a passear à conta. Hoje sou eu com uma mota eléctrica amanha pode ser um vizinho com um carro ou mota. Oficializar o pedido de carregamento é para evitar confusões futuras nada mais.
Obrigado.

pestevens
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por pestevens »

t3lmo Escreveu:
Oficial não existe nada. Existe sim uma Lei sobre pontos de carga em espaços privados que estabelece que se podem instalar desde que não sejam alterem a segurança do local.
Deixo-te um minuta que fiz para apresentar a questão à Administração do Condomínio:
https://docs.google.com/open?id=0B1h_co ... UxCSFNqems ou http://ge.tt/12EkP1S/v/0

Obrigado, não foge muito aosrascunho que já tinha elaborado.
Vou anexar ao documento 2 fotos com o cenário proposto. (o antes e o depois)

Abraço

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

pestevens Escreveu:
t3lmo Escreveu:

Obrigado, não foge muito aosrascunho que já tinha elaborado.
Vou anexar ao documento 2 fotos com o cenário proposto. (o antes e o depois)

Abraço
Boa sorte

Com compreensão a coisa corre bem...

Mapa dos pontos de carga

pestevens
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por pestevens »

serges Escreveu:
Boa sorte

Com compreensão a coisa corre bem...

Obrigado Sérgio

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

Caso exista mais de um consumidor de electricidade para veículos num edifício é necessário ponderar outras soluções, porque a potência do condomínio pode não ser o suficiente.
A mobie enviou para o email dos primeiros utilizadores um documento com as possibilidades de carregamento em espaços privados.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”