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Re: hynec

Enviado: quarta nov 15, 2006 9:28 pm
por hynek
olá mtavares,
é exactamente o que eu tenho feito, duas chapas de 5 mm de espessura cada, furadas em conjunto com uma chapa de 0,3 mm entre eles, com brocas correspondentes ao diâmetro da vela (5 mm) e diâmetro do tubo (6 mm). assim, ao apertar as chapas, a vela e o tubo ficam bem abraçadas para transmitir o calor. se olhares bem com atenção para foto acima, vais verificar que as chapas abraçam os tubos sem haver espaço entre elas. quando faço alguma coisa, penso bem e não faço disparates do tipo que tu descreveste.

entretanto já contactei casas que fabricam resistências e pedi orçamento para fazer uma centena de velas à medida das nossas necessidades. mas os preços são proibitivos. não vale a pena.

como alternativa vou mesmo bobinar as resistências sobre os tubos. já desenvolvi a técnica. na semana passada mandei vir da uk o fio de resistência que vou precisar, pois não encontrei cá em portugal.

o meu filtro tem 200 w de potência (0,7 ohm), na sucata custa 30 a 40 €.

Enviado: quarta nov 15, 2006 9:56 pm
por hynek
mtavares Escreveu:ate me passo, na busca por diesel filter heater aparece isto !!!!

http://vegburner.co.uk/heat.htm


dahh ja tive um filtro destes !!!! aparenta ser mais simples a brincadeira !!!
parece-me complicado e aquele suporte do filtro com vela.....

não sou suicida para instalar uma coisa dessa.

o elemento de aquecimento do filtro, que eu tenho instalado, tem umas chapas, por onde passa óleo. tem uma grande superfície de contacto para permutar o calor. e não aquece para ficar vermelho.

Enviado: quarta nov 15, 2006 11:57 pm
por Tó Miguel
hynek, as fotos estão espetaculares e gostei de ver a utilização do cinto de segurança para prender o deposito sebes utilizo o mesmo sistema quando transporto bilhas de gás .
estou a pensar tapar metade da entrada de ar da grelha, pois à duas noites atrás fiz uma viagem de 50km estava 10º no exterior e nevoeiro e a temperatura da agua não passou os 65º, temos que pensar também em isolamento

Enviado: quinta nov 16, 2006 12:04 am
por hynek
exactamente, o isolamento poupa imensa energia. vou mandar vir umas fitas, para isolamento dos componentes:

http://seealte.europecon.net/convers-o- ... tivel.html

Enviado: quinta nov 16, 2006 12:19 am
por Tó Miguel
e o que dizes de diminuir a entrada de ar no compartimento do motor?

Enviado: quinta nov 16, 2006 9:30 am
por hynek
tó miguel Escreveu:e o que dizes de diminuir a entrada de ar no compartimento do motor?
isso é frequente nos países com inverno mais rigoroso. muitas vezes até se vê os carros terem tapada a parte de frente do carro, i.e. entrada do ar para o radiador de refrigeração, com uma manta.

para nós, cá em portugal, também é perfeitamente aceitável ajudar ao motor manter-se quentinho desta forma. claro que é necessário controlar mais vezes o termómetro do aquecimento, para não exagerar.

Enviado: quinta nov 16, 2006 11:02 am
por Tó Miguel
hynek Escreveu:
tó miguel Escreveu:e o que dizes de diminuir a entrada de ar no compartimento do motor?
isso é frequente nos países com inverno mais rigoroso. muitas vezes até se vê os carros terem tapada a parte de frente do carro, i.e. entrada do ar para o radiador de refrigeração, com uma manta.

para nós, cá em portugal, também é perfeitamente aceitável ajudar ao motor manter-se quentinho desta forma. claro que é necessário controlar mais vezes o termómetro do aquecimento, para não exagerar.
mesmo no verão o meu disco nunca chega a meio do manómetro da temperatura +- 82º

Enviado: quinta nov 16, 2006 11:17 am
por hynek
cuidado que o problema pode ser do termómetro (manómetro é para indicar pressão)

Enviado: quinta nov 16, 2006 7:55 pm
por Tó Miguel
não é problema do manómetro, pois também tenho um lede ligado ao promutador e liga quando as temperaturas baixam.

Enviado: quinta nov 16, 2006 9:24 pm
por mtavares
ola! hynek e to miguel !

o meu mercedes tema temperatura do oleo assinalado , o sensor de temperatura esta no bloco do motor.

a agua anda perto dos 70ºc.

recordo-me do meu corsa b 1.5td, em que este , tinha as valvulas da ventoina de refirgeracao para 95ºc, e 110ºc. e nao me recordo de sentir as ventoinhas ligarem, só quando estava 10minutos prego a fundo parado para ver a temperatura subir....

procurem onde está a valvula de temperatura do vosso carro e tentem monitorizar a temperatura com um termometro de jeito.

se a malta alinhar, compro um, e alugo a um custo simbolico pra fazerem experiencias, e verificarem in loco a temperatura do vosso liquido de refrigeracao.

ab
mtavares

Enviado: quinta nov 16, 2006 11:40 pm
por batatinhas
o teu motor não sobe mais a temperatura por causa da caixa de termostato, derivado a deixar passar a agua entre o termostato e a caixa, eu não sei se já viste se ele tem termostato, ou se esta furado para não subir a temperatura.

Enviado: sexta nov 17, 2006 12:05 pm
por manuelcar
precisamente. a temperatura do refrigerante deve ser medida no circuito primário, antes da valvula termostática.

Enviado: sexta nov 17, 2006 12:27 pm
por Tó Miguel
se a derivação para o premutador estiver feita no circuito da água que vai, para a sofagem não deve ter ter esse problema.
no meu fiz uma saida antes do termostato, assim tenho a água sempre à temperatura que está o motor antes de passar pelo radiador

Enviado: sexta nov 17, 2006 1:03 pm
por mtavares
ai ai ai ai!! falo falo falo , e nao entendem nada!

o meu mercedes !! nao avaria com qq coisa ok! este menino é de 1977 e tem 5000 peças.

eu verifiquei a temperatura em 2 lugares,
1- á entrada no radiador, em cima, que fic após a valvula termostatica
2- no circuito da sofagem, que nao esta conectado á valvula termostatica, leva com o criculador de agua mas a valvula nao interfere.

aqui nestes dois lugares medi 65 ºc.com um termometro de contacto da roca, e este esta "calibrado" pela comparacao das funcoes que executa no aquecimento central cá de casa, com tenho 3 termometros eles todos indicam o mesmo.
a temperatura foi medida da seguinte maneira. porque estava preocupado com esta.

5 lugares ocupados, serra acima, durante uns 7 km, sempre a derreter prego a fundo, é obvio que a temperatura subiria um pouco, mas nada, o termometro do carro marcava perto dos 80ºc e o termometro nos tubos de agua 65 !!!

ab mtavares

Enviado: sexta nov 17, 2006 1:14 pm
por Tó Miguel
vê onde estão os tubos que vão para a sofagem e depois mede aí a temperatura

Enviado: sexta nov 17, 2006 5:25 pm
por hynek
peço esclarecimento:
- o que é sofagem?

não encontrei este termo em dicionário nenhum.

Enviado: sexta nov 17, 2006 6:01 pm
por Tó Miguel
hynek Escreveu:peço esclarecimento:
- o que é sofagem?

não encontrei este termo em dicionário nenhum.
desculpa lá o meu francês "chauffage"

Enviado: sexta nov 17, 2006 6:41 pm
por manuelcar

tem que vir um estrangeiro para pôr os portugueses na ordem! boa hynek!

Enviado: sexta nov 17, 2006 7:05 pm
por Tó Miguel
vamos é deixar de estrangeirismos e chamar aquecimento central, dando assim cumprimento à regra n.º 9 das regras de utilização do novaenergia fórum, a qual passo a transcrever:
9. se um tópico incluir um texto numa língua que não a de camões, exige-se a tradução para português a acompanhar o texto original. a referência à fonte de qualquer texto original que não seja da autoria do membro que o coloca é obrigatória

Enviado: sexta nov 17, 2006 8:13 pm
por Fry
concordo plenamente com o que foi descrito. neste forum tem-se dado tanto pontapé na gramática que até dá para humorizar

faz-me lembrar aquela pequena anedota... escreva três palavras sem erros?

ao que o outro responde: na sará facel....