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Re: Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Enviado: quarta jul 06, 2011 8:30 am
por hmma
Mas ainda não perceberam que as motas JÁ USAM A FAIXA DO BUS!

Só estamos a falar de legalizar a coisa... tal como fizeram com a despenalização do consumo de drogas :D
Além disso, como já foi referido, não acredito que as motas a circular nas faixas do BUS façam qualquer interferência nos transportes públicos, como afirmam os da Carris e dos Taxis - primeiro pq circulam mais depressa, e segundo, porque em caso de necessidade também facilmente passamos à faixa do lado e deixamos o BUS passar - coisa que não acontece com os carros.

A construção de novas faixas específicas para motas iria acarretar mais custos/endividamento, que não podemos suportar (enquanto país)... estamos a falar de um melhor aproveitamento de recursos já existentes!!

Re: Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Enviado: quarta jul 06, 2011 8:55 am
por Master
Então para que tanta conversa? Se já usam, está resolvido.

Re: Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Enviado: quarta jul 06, 2011 10:15 am
por mauri
Master Escreveu:Então para que tanta conversa? Se já usam, está resolvido.
Concordo.
Nem precisam mais petições!
Só espero é que não seja legalizado!

Re: Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Enviado: quarta jul 06, 2011 10:25 am
por Volt
Bom, o hmma veio resumir muito bem o problema. É preciso legalizar. Só isso. Será que percebeste Master? Legalizar... Para que serve a conversa: Para legalizar o uso das faixas BUS pelos motociclos.
Já agora, não sei se percebeste isto, mas se fores tão mau a matemática como aqui estás a demonstrar, dificilmente compreenderás o que vou dizer a seguir, mas eu digo na mesma.
A lotação de um veículo nada tem a ver com a média do número de pessoas que nele circulam. Pode ter a ver com o número de pessoas que podiam circular, mas de que me interessa contar o espaço vazio? O objectivo era mesmo ocupar o espaço necessário. O vazio está a mais. Se a média de passageiros a circular dentro de um paralelepípedo com 4 rodas é de 1 e picos, então para que é que 1 leva o paralelepípedo que ocupa o lugar de 4 ou 5?
Bom, mas este tópico é sobre a legalização do acesso às faixas BUS por parte dos motociclos.

Re: Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Enviado: quarta jul 06, 2011 10:26 am
por jmal
Master Escreveu:regras de transito http://www.legix.pt/docs/codestrada.pdf ver os artigos 77 e 78.
lá especifica o que se pode ou não fazer nessas vias e enquanto a lei não for alterada, é a que temos.
quanto ao facto de fazer dos separadores dos bus uma via também para 2 rodas, devo dizer que na minha opinião não é o caminho a seguir, quanto a fazer uma via só para 2 rodas até aceito, no dos transportes públicos não, aliás não sei se haverá algum país em que a lei de transito a permita.
aceito para as 2 rodas outras opções, como o caso de melhoria de estacionamentos, melhoria de sinaléctica, taxas mais baixas, parqueamento mais baixo, os ralis nas curvas, etc...
quanto aos custos de circulação, penso que a diferença não é muita, basta dividir os ltrs/km por passageiro e fazer contas, pois se as 2 rodas são mais económicas, só levam 2 pessoas e se o 4 rodas é mais gastador no entanto leva 5 pessoas, sem contar com os eléctricos (que dizem) gastam uma ninharia.
Pois, mas a média de pessoas dentro de um carro não passa das 1.2, e não podemos incluir as motos desportivas, senão temos de compara-las com carros desportivos.

Re: Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Enviado: quarta jul 06, 2011 10:33 am
por Volt
mauri Escreveu:
Master Escreveu:Então para que tanta conversa? Se já usam, está resolvido.
Concordo.
Nem precisam mais petições!
Só espero é que não seja legalizado!
Por mim, só espero que este país imite rapidamente os países civilizados e comece a cobrar portagens à entrada das cidades a todos os veículos com mais de 3 rodas que não sejam transporte público nem morem nela.
Assim, o problema de quem anda de mota no meio dos paralelepípedo embaciados que pululam as cidades, ficará logo resolvido.
Se, como foi provado noutros países, a legalização das faixas BUS para as motos reduz a sinistralidade e promove a mobilidade, qual é mesmo a razão (inveja não conta) de serem contra?

O silêncio perante a pergunta será suficiente.

Re: Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Enviado: quarta jul 06, 2011 10:38 am
por Volt
jmal Escreveu:
Master Escreveu:regras de transito http://www.legix.pt/docs/codestrada.pdf ver os artigos 77 e 78.
lá especifica o que se pode ou não fazer nessas vias e enquanto a lei não for alterada, é a que temos.
quanto ao facto de fazer dos separadores dos bus uma via também para 2 rodas, devo dizer que na minha opinião não é o caminho a seguir, quanto a fazer uma via só para 2 rodas até aceito, no dos transportes públicos não, aliás não sei se haverá algum país em que a lei de transito a permita.
aceito para as 2 rodas outras opções, como o caso de melhoria de estacionamentos, melhoria de sinaléctica, taxas mais baixas, parqueamento mais baixo, os ralis nas curvas, etc...
quanto aos custos de circulação, penso que a diferença não é muita, basta dividir os ltrs/km por passageiro e fazer contas, pois se as 2 rodas são mais económicas, só levam 2 pessoas e se o 4 rodas é mais gastador no entanto leva 5 pessoas, sem contar com os eléctricos (que dizem) gastam uma ninharia.
Pois, mas a média de pessoas dentro de um carro não passa das 1.2, e não podemos incluir as motos desportivas, senão temos de compara-las com carros desportivos.
Quase que aposto que a média de pessoas que entram na cidade de mota ainda é superior à que entra de carro. Mas mesmo que não seja, seria estúpido dizer que um carro que leva 1,1 pessoa a gastar (e a emitir CO2) 6 litros aos 100 é mais económico que uma moto que leve 1 pessoa e gaste 4 litros aos 100. Seria preciso ser mesmo mau a matemática para falhar estas contas...

Re: Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Enviado: quarta jul 06, 2011 11:01 am
por BondadeSua
Master Escreveu:Segundo a carris quantas motas entram em lisboa e com quantos passageiros?
Já agora a média aumentou, segundo os teus calculos é de 1,48 (já subiu um pouco, era de 1,10))
A carris contabilizou o que eu disse antes? desses carros quantos milhares são comerciais de 2 lugares?
Já agora, eu estou de acordo em retirar os carros da cidade, desde que haja alternativa, carris, metro, transtejo, parqueamentos, etc...
Uma das alternativas é manter os corredores dos BUS (autocarros) livre, para serem uma alternativa.
È sobre isso que trata o tópico, vamos ou não alterar a lei para que o separador BUS deixe de ser uma via alternativa para escoar os passageiros em cidade, isso é que é importante e não me digam que não é o facto de haver 1 ou 100 motas no separador que faz a diferença, faz...
È a minha opinião, e não mais que isso, a via BUS é para os transportes colectivos, se querem uma via p motos que o façam ao lado, se querem uma via para bicicletas, que façam outra ao lado, se querem uma via para os atletas correrem (tb têm direitos) que façam outra ainda ao lado.
:oops:
Exemplos, meu caro! Exemplos, mas bons exemplos, é o que este PAÍS precisa.
Exemplos que se traduzam em mudança de comportamentos! Exemplos que tragam uma "melhoria na mobilidade"! Exemplos que possam trazer economia! Exemplos que possam melhorar a "segurança" sem aumentar os custos!

Tem razão em muito do que diz, mas falta-lhe a parte em que os nossos comportamentos, iniciam por imitação!
Acredite que os motociclistas, são-no, essencialmente para não empatar no transito! Eles tem muito respeito pelo seu próprio "verniz", pois estala completamente, mesmo em pequenos encontrões! :lol: :lol: :lol:

BondadeSua

Re: Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Enviado: quarta jul 06, 2011 12:41 pm
por marcopns
Master Escreveu:...
A média das motas na mesma percentagem é de 0,44, basta usar uma regra de 3 simples (um ligeiro de 5 lugares leva 1,1 passageiros, logo um mota de 2 lugares leva X) x= 0,44 logo uma mota leva em média muito menos que um ligeiro.
...
Que confusão que vai para aqui... então 66% das motas viaja sozinha sem condutor?
É impressão minha ou a media de pessoas por veiculo não pode ser inferior a 1? Se 10 carros transportam 13 pessoas, qual é a media? E se forem 5 carros + 5 motas a transportar as 13 pessoas?
Nao percebo porque tanto stress com as medias, não é necessário cálculos matemáticos, basta olhar para dentro dos carros para perceber que é raríssimo ver um com 3 ou mais pessoas dentro. Estamos a falar de transportes individuais, não carros de trabalho. Um VW Golf gasta 5L aos 100km, se transportar 5 pessoas é 1L por pessoa, se transportar 1 pessoa são 5L por pessoa, qual é a condição que se repete mais vezes?
Na minha opinião quem anda de mota concorda com a medida, quem anda de carro não concorda.

Re: Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Enviado: quarta jul 06, 2011 12:47 pm
por jmal
marcopns Escreveu:
Master Escreveu:...
A média das motas na mesma percentagem é de 0,44, basta usar uma regra de 3 simples (um ligeiro de 5 lugares leva 1,1 passageiros, logo um mota de 2 lugares leva X) x= 0,44 logo uma mota leva em média muito menos que um ligeiro.
...
Que confusão que vai para aqui... então 66% das motas viaja sozinha sem condutor?
É impressão minha ou a media de pessoas por veiculo não pode ser inferior a 1? Se 10 carros transportam 13 pessoas, qual é a media? E se forem 5 carros + 5 motas a transportar as 13 pessoas?
Nao percebo porque tanto stress com as medias, não é necessário cálculos matemáticos, basta olhar para dentro dos carros para perceber que é raríssimo ver um com 3 ou mais pessoas dentro. Estamos a falar de transportes individuais, não carros de trabalho. Um VW Golf gasta 5L aos 100km, se transportar 5 pessoas é 1L por pessoa, se transportar 1 pessoa são 5L por pessoa, qual é a condição que se repete mais vezes?
Na minha opinião quem anda de mota concorda com a medida, quem anda de carro não concorda.
Já tenho, por curiosidade contado os carros que passam em frente ao meu local de trabalho, enquanto espero que abram a porta, normalmente em cada 10 carros, 8 levam apenas uma pessoa, dos 2 restantes, apenas 1 leva mais de 2 pessoas, isto é a situação que mais acontece, porque carros lotados penso que só ao fim de semana é que se vê, 2 em cada 10.

Re: Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Enviado: quarta jul 06, 2011 1:24 pm
por sestevao
Bons dias

Sou daily driver de uma mota, faça chuva ou sol. Neste tópico ainda não percebi bem qual é a relação entre uma mota ser mais ou menos perigosa e a lei que permitisse a circulação de motociclos em faixas de BUS. Por existir mais risco potencial de lesões faz menos sentido a discussão?

Pessoalmente não me faz grande diferença a existencia ou não da lei, dado que a polícia é tolerante em relação à utilização do BUS pelas motas, utilizo-a diáriamente e sempre com a devida atenção aos veículos prioritários que possam circular nela. Devo acrescentar que mais depressa se tiram 10 motas de uma faixa de BUS que um carro em hora de ponta, especialmente se o condutor estiver cómodamente instalado, sem saber para que servem os retrovisores, de vidros fechados e a ouvir as notícias por isso não faz grande sentido comparar carros a motas com o argumento "se as motas podem, os carros também deviam".

Se as motas são, como dizem, um transporte mais "arriscado" mas com claros benefícios em termos de ambiente e transito, não fará algum sentido protege-los de alguma forma dos "enlatados" que muitas vezes conduzem distraidos, sonolentos, a fazer a barba, a ler o jornal, etc etc?

Re: Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Enviado: quarta jul 06, 2011 1:47 pm
por Master
No início pensava que era o único contra a utilização da via BUS por veículos que não os transportes públicos, agora já vi pelo menos mais 2 que acham que n é a solução, estou melhor...
O tópico é sobre a utilização ou não da faixa de BUS pelas motos, é só sobre isso.
NÃO ESTOU DE ACORDO
Se houver referendo voto CONTRA
Não se pode mudar leis de acordo com os nossos interesses pessoais.
O Tópico em si não é imparcial, pois não haverá 1 único utilizador de mota que vá contra uma melhoria no seu interesse.
Posso dizer que eu sou IMPARCIAL, sabem porque? Não tenho moto, não tenho autocarro, não tenho taxis e não uso a via BUS (excepto no previsto pela lei), para mim n adianta nada que as motos andem ou não na via dos outros, pelo contrário quanto mais motos estiverem noutra faixa, menos transito estarão na minha, mas como passageiro e como utente do que dizem ser o futuro (tirar os veículos da cidade) não é uma boa medida.
Seria parcial se houvesse referendo para arranjar uma via para carros de trabalho, como o meu que só vai a uma cidade fazer entregas porque é obrigado e aí sim convém ter uma faixa para entrar e sair mais depressa, e aí votava a favor por ser do meu interesse.
Como tal não se pode perguntar a quem tem mota se é a favor ou contra a sua melhoria.
Fica a minha opinião e mais uma vez os utilizadores de mota não devem comparar carros com motas para seu benefício, podem utilizar vários argumentos, mas n ir contra os outros veículos, se formos comparar a poluição também existem carros electricos, se formos comparar estacionamentos, só n há porque não os fazem (dá muito dinheiro a sua exploração) se formos falar em acidentes, tudo depende do condutor, manutenção de estradas, pagamos bem por isso no IUC, etc...
Por mim e para n arranjar mais atritos fico por aqui, aconselho que n haja extremismos, está a acontecer um pouco neste forum, devemos todos ser capazes de estar ou não de acordo e se n estivermos devemos justificar essa opinião, e os outros devem aceitar que nem todos pensem da mesma maneira, não devemo-nos calar só pq alguns discordam, e essas discordancias tornam-se um pouco azedas em frases menos bonitas.
Dou a minha opinião também que a moderação esteja um pouco em cima de alguns users extremistas e comentários menos próprios, estamos a perder users, só n viu ainda quem n quer....

Re: Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Enviado: quarta jul 06, 2011 1:57 pm
por Volt
Bom, até agora ainda não reparei em nenhum comentário extremista. Por isso, caso alguém repare ou ache que há aqui ou em algum outro lado um comentário extremista, que diga qual é para que possa ser analisado.

Quando ao que dizes, Master, era bom era estar fundamentado. Pois ser contra só por ser contra, não é opinião que eu tenha como válida. Como disse antes:
Se, como foi provado noutros países, a legalização das faixas BUS para as motos reduz a sinistralidade e promove a mobilidade, qual é mesmo a razão (inveja não conta) de serem contra?

Re: Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Enviado: quarta jul 06, 2011 2:34 pm
por hmma
Façam favor de completar e serem objectivos:

Pontos a favor (da legalização ou despenalização do uso das faixas do BUS pelos motociclos e equiparados)
  • - Menos motas no meio do trânsito, com menos risco de bater em algum carro mais "distraido"
  • - Menor sinistralidade (conforme provam os exemplos já implementados no estrangeiro)
  • - Legalização de uma situação já existente (evitando "caça-à-multa" em várias situações que já vi ocorrerem)
  • - Poderá incentivar indirectamente a uma maior utilização de motas na cidade (com consequentes melhorias na mobilidade, tempo dispendido, poluição emitida, etc.)
Pontos contra
  • - Ao circular mais rápido à direita pode dar origem a acidentes em cruzamentos?!
  • - Taxistas não gostam das motas na "sua" faixa?! (tem graça, que dos condutores de quem tenho mais medo é dos taxistas - em qualquer faixa, quer vá de carro ou de mota)
Claro que ideal mesmo eram faixas específicas, mas se as do BUS fossem separadas por pinos, como já tentaram em tempo em algumas artérias da capital, todos ficavam a ganhar, principalmente os transportes públicos... alguém sabe como ficou esse projecto/piloto??
De qualquer forma sempre era mais económico colocar separadores nas faixas do BUS do que construir novas faixas dedicadas às motas.

Re: Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Enviado: quarta jul 06, 2011 3:40 pm
por Volt
Quem já caiu de mota por causa de uma lata qualquer cujo dono estava ao telemóvel e lhe empurrou para cima de um desses "pilaretes", não achou piada nenhuma (sim, isso já aconteceu)...

:-).

Re: Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Enviado: quarta jul 06, 2011 4:32 pm
por sestevao
Creio que a colocação de pinos nas faixas de BUS não iam ser muito bem aceites. Até porque em muitas delas os autocarros não cabem na própria faixa de rodagem deles. No caso dos taxistas que gostam de andar entrar e a sair da faixa para ganhar a "pole position" no arranque do semáforo também não lhes iria dar muito jeito....

Re: Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Enviado: quarta jul 06, 2011 4:33 pm
por Volt
Desculpem estar em inglês, mas este artigo do "The New York Times" tem 15 dias (é fresquíssimo) e faz um ponto de situação do que as metrópoles mais desenvolvidas têm feito para resolver os seus problemas de mobilidade. Umas proíbem a entrada de carros CI, outras promovem as duas rodas (bicicletas incluídas)... Enfim. Resumidamente, as cidade europeias estão a:
creating environments openly hostile to cars.
Criar ambientes hostis para os carros.

http://www.nytimes.com/2011/06/27/scien ... affic.html

Re: Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Enviado: quarta jul 06, 2011 4:58 pm
por jmal
No blog a seguir também contem informação sobre o tema.

http://menos1carro.blogs.sapo.pt/

Re: Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Enviado: quarta jul 06, 2011 6:33 pm
por mauri
Mas julgo que ainda há o direito de não querer o que não se pretende. Cada um joga para aquilo que quer ou pela força, mesmo infringindo a lei, ou só vê o seu lado e não vê o que os outros pensam que é o melhor.
Claro que quem tem motas só vê e quer o que lhe melhor pode ser para ele e não vê que há quem não queira e tenha o direito de não querer e não ser por embirrice mas sim ser o seu lado mais positivo.
Eu por mim e porque insistem, discordo, porque BUS quer dizer transporte público.Alterem o nome e coloquem: só permitido a motas. Acabem com os transportes públicos, com as ambulâncias, acabem com os táxis, andem só de motas!

Re: Veículos 2 rodas - Corredor BUS

Enviado: quarta jul 06, 2011 6:39 pm
por Mumia
eu no meio disto tudo... so me riu... é da "opiniao" dos taxistas... os "reis" do asfalto... os que mais transgressões fazem na condução... mas pera lá... "não ha fiscalização ás motas que usam o BUS" povo do c.... :evil:

como em tudo... e se HOUVER CIVISMO... não há qq prob das motas usarem... pois... a quando da circulação com veiculos de transporte publico, e caso assim seja necessário teriam de dar prioridade... mas isto claro, teria de ser com um outro povo não o Português... que faz tudo e mais alguma coisa a conduzir... menos CONDUZIR!!!

se há pessoal que anda de mota e que abusa? Há sim sr!!! não são só santinhos e coitadinhos...

mas basta ver o que se diz em outros países... e ver a dura realidade... beneficiou o transito nessas cidades..

e sem qualquer dúvida... que os automoveis deviam ser proibidos de entrar nas cidades... como em Italia (exemplo).