PS: zuss, passa pelas apresentações.

pjmdias Escreveu:Olá a todos!
A microprodução hoje produziu 35120Watts. Como disse um camarada do forum, nos meses mais quentes baixa a produção, mesmo assim são 13 €uritos, nada mal. O sistema já está integrado no seguro da casa.
Paulo Dias
Hummm... sempre havia alguma coisa mal contado...pjmdias Escreveu:Rectificação: São 18 paineis Rec Solar 235 de 60 células, fabrico Norueguês, especialmente fabricados para produzio com baixa luminosidade.
Um abraço.
Paulo Dias
pjmdias Escreveu:Olá a todos!
Primeiro mês de microprodução, 14h30 de 29 de Julho ás 14h30 de 29 de Agosto, gerou 855,26 KW o que perfaz 325 €uros.
É o adequado a um seguidor? Quem tiver seguidores que comentem.
Obrigado.
Paulo Dias
Olá Paulo,pjmdias Escreveu:Olá a todos!
Primeiro mês de microprodução, 14h30 de 29 de Julho ás 14h30 de 29 de Agosto, gerou 855,26 KW o que perfaz 325 €uros.
É o adequado a um seguidor? Quem tiver seguidores que comentem.
Obrigado.
Paulo Dias
Patalhetas Escreveu:lol,
está muito bem implementado, bonito de se ver.....
só vais ter uma problema, tal como eu tenho...... o kaco vai aquecer bueeee
ficou muito junto ao tecto e não vai ter espaço para ventilar ....... vais ter temperaturas muito altas e o inversor vai redusir o desempenho para baixar a temperatura !!!
um conselho, quando ligares o sistema vai verificando as temperaturas máximas atingidas.....
no meu tive de colocar 2 coolers ligados a um termostato que quando passa dos 55Gº liga automaticamente !!
boas energias
Boas,Patalhetas Escreveu:pois..... no meu caso foi mesmo por ignorância!!
porque se fosse hoje, ou mesmo passados uns dias de ter sido ligado...não era ali que tinha ficado !!
mas agora já lá esta, e nada há a fazer, a não ser ventilar
boas,PaulOL Escreveu:Boas,Patalhetas Escreveu:pois..... no meu caso foi mesmo por ignorância!!
porque se fosse hoje, ou mesmo passados uns dias de ter sido ligado...não era ali que tinha ficado !!
mas agora já lá esta, e nada há a fazer, a não ser ventilar
Será mesmo que não há nada a fazer, ou..."porque se fosse hoje...não era ali que tinha ficado" se bem interpreto, há solução, mas dá trabalho... é isso?
Boas,sestevao Escreveu:Mais um a meter o bedelho...
Sinceramente prefiro de longe ter o inversor dentro de casa, pois são à prova dos elementos até ao dia...E esse dia vai certamente calhar fora do período de garantia
![]()
Anos a fio de sol, frio, chuva, e afins não podem dar bom resultado, especialmente nos displays, partes em plastico e massas de isolamento.
O problema do aquecimento do inversor pode ser resolvido facilmente com um transformador 12v, 1 euro em componentes electronicos, cujo esquema coloquei no topico da minha micro e uma ou 2 ventoinhas de pc dependendo do tipo de cooler a ventilar. No Kaco meteria 2 ventoinhas de 80mm na parte inferior a mandar ar para cima...
Viva, andei a ver essas ventoinhas de 220v e têm típicamente um consumo a rondar os 10-14W que é bem superior às de 12v mesmo já a contar com as percas na transformação. Essas ventoinhas são desenhadas para aplicações de alto débito e pela propria robustez consomem mais.zointz Escreveu: Mais um a meter bedelho... existem dessas ventoinhas a 220v logo não têm as perdas associadas á transformação de energia....isto claro para os mais exigentes, e eu tb colocaria em baixo pois trabalhariam mais frescas (parece que os inversores podem aquecer bastante) e não esquecer o termostato para evitar consumos supérfluos.
Olá a todos!Patalhetas Escreveu:lol,
está muito bem implementado, bonito de se ver.....
só vais ter uma problema, tal como eu tenho...... o kaco vai aquecer bueeee
ficou muito junto ao tecto e não vai ter espaço para ventilar ....... vais ter temperaturas muito altas e o inversor vai redusir o desempenho para baixar a temperatura !!!
um conselho, quando ligares o sistema vai verificando as temperaturas máximas atingidas.....
no meu tive de colocar 2 coolers ligados a um termostato que quando passa dos 55Gº liga automaticamente !!
boas energias