O mundo fantástico da Mobi.E

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.

Autor do tópico
bcarmona
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 14, 2011 9:55 am

Re: O mundo fantástico da Mobi.E

Mensagem por bcarmona »

Tirando a hidroeléctrica que vale cada vez menos da produção eléctrica nacional toda a produção renovável sobrevive graças a subsídios.

Subsídios para eólica e solar

Subsídios para microgeração

Subsídios para carros eléctricos

Subsídios para Mobi.E

Evidentemente, isto sai dos bolsos de todos, independentemente de terem carros a gasóleo ou não. Sai dos impostos que pagamos. E é mascarado no défice tarifário que o país acumula.

Só alguém muito ingénuo pode achar que isto é sustentável a médio/longo prazo.

No final deste ano a electricidade vai passar para o escalão IVA de 23% em vez dos 6%.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Não percebi. Então a solução é acabar com o petróleo de vez? Acho que estás a ser demasiado optimista. Ou será que estavas a atribuir afirmações tuas a outrem?

Enfim. 8 ou 80. Para muita gente, ou se mantém tudo como está, ou se quebra tudo de vez. Não sabem ver além das extremidades...

Resumindo, quem polui deve pagar conforme o que polui. Se polui muito, deve pagar muito. E não sou só eu que o digo. Basta estar atento às políticas mundiais.

:-).

PS: Quanto às minhas fixações, são minhas e de quem mais as quiser. Não gostar de poluir é um direito. Tentar poluir cada vez menos, para mim, é um prazer. Mas, mais do que isso, devia ser obrigação de todos.

PPS: Só alguém muito ingénuo pode acreditar que os combustíveis fósseis são sustentáveis (a qualquer prazo).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Master
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm

Mensagem por Master »

Os combustíveis fósseis não são sustentáveis a longo prazo, mas é o que tivemos até agora, é o que temos agora e é o que vamos ter durante largos anos, é ingénuo quem pensar o contrário.
Nesta altura não é o electrico a salvação da pátria, muito menos quando não produzimos a electricidade suficiente para o que temos e para o que vamos a ter no futuro, pois espero sinceramente que o electrico vingue.
Deve-se pagar por poluir, sem dúvida, aliás já se faz, é só vermos na conta da agua, quem mais gasta, mais paga nos residuos sólidos, estou plenamente de acordo, polui mais, paga mais, assim como gasta mais paga mais e no Mobi.E (é disso que trata o tópico), não se faz isso, ou seja gasta muito ou pouco NÃO PAGA NADA) Aliás pagar paga, só n paga quem usou, pagam os outros...
Neste momento não existe uma energia que se diga que é sustentável e a eléctrica menos ainda, se todos mudarmos para electrico a custo 0, quero ver donde virá o dinheiro que paga essa mesma energia.
Dos Fracos Não Reza a História...

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

Quanto ao mobi-e a energia á borla é até ao final deste ano, depois disso vai pagar-se, quanto não sei, mas já inventaram qualquer coisa como taxa para.
Também não acho justo pagar por algo que não está completo nem está a funcionar a 100 %, daí ter o nome de rede piloto.

Sobre subsidiários ou o que quer que seja, não é justo quem anda a gasolina que é um combustivel mais abundante e menos poluidor pagar mais imposto que outro que é menos abunde e poluidor.

Não é justo o estado andar a injectar dinheiro em empresas como a Auto-Europa, e não sei de que modo é que tira lá lucros que justifiquem, cheguei a ouvir entendidos sobre o caso e diziam que se mandassem as pessoas de férias para sempre com um ordenado, saia mais barato.

E já agora existe por ai uma notícia no fórum que diz que Combustíveis fósseis são mais subsidiados do que as renováveis, portanto não entendo a vossa preocupação.

EDIT: Olha aqui ela: http://www.apren.pt/noticias/detalhes.php?id=147
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

A preocupação é essa.
Chegamos ao cerne da questão.
Porque subsidiar???
Nenhum devia ser subsidiado, nem umas nem outras.
As pessoas deviam pagar o real valor de tudo o que usam e assim poderiam ver se o seu nível de vida dá ou não para o que querem.
Assim a escolha seria justa.
Posso ter isso? tenho
Não posso ter? não tenho
Agora ter e ser o estado (todos nós) a subsidiar é que não.
Em Portugal vivemos um pouco disso, subsidio para cá, subsidio para lá, é só dar exemplos, BPN, CP, TAP, CARRIS, METRO, TRANSTEJO, RTP, etc... vivem de subsidios, não dão lucros, mas servem poucos e são muitos a pagar.
No meu caso (tenho carro comercial) se o gasóleo aumentar para o dobro ou triplo e como ninguém me dá subsidios, eu simplesmente rebato o preço no meu cliente, pois como sabem quem paga é sempre o consumidor final.

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

Volt Escreveu: Quanto às minhas fixações, são minhas e de quem mais as quiser. Não gostar de poluir é um direito. Tentar poluir cada vez menos, para mim, é um prazer. Mas, mais do que isso, devia ser obrigação de todos.

PPS: Só alguém muito ingénuo pode acreditar que os combustíveis fósseis são sustentáveis (a qualquer prazo).
Pois Volt , isto dos VE´s é para nós que gostamos do presente e do futuro , os outros ainda nem descobriram o fogo.
Master Escreveu: Nesta altura não é o electrico a salvação da pátria.
Pode não ser a salvação da pátria mas para mim é a salvação do meu bolso , todos os meses gasto menos cento e tal euros em combustivel , dá-me para outras despesas , a partir de agora vou-me tornar egoísta :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

Master,
A GALP está com uma promoção de oferecer combustível grátis até ao final do ano a cada hora que passa!!
Tens alguma coisa contra???

A MOBI.E está com uma promoção de oferecer carregamentos grátis até ao final do ano!

QUAL É A DIFERENÇA?????
sergiomms

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

Vai ver o regulamento da GALP, é um sorteio...Não é chegar e abastecer.
Quanto ao ser a salvação do teu bolso, acho bem pois todos temos que fazer pela vida e se tu carregas em casa a preços que te valem a pena PARABÈNS eu fazia o mesmo, quanto ao MOBI.E gratuito fica na consciencia de quem usa, se fica bem usar e outros pagarem.
Quanto ao eléctrico ser o futuro, já disse várias vezes que estou de acordo, é o futuro, mas não o presente, pois só é o presente para alguns, e temos que arranjar meios de o tornar progressivamente o futuro, começando principalmente pelo preço no fabrico.

Autor do tópico
bcarmona
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por bcarmona »

Por esta ordem de ideias o Metro e os comboios deviam ser grátis pois usam energia eléctrica.

A carne devia pagar muito mais impostos que os vegetais pois a pecuária é dos sectores que mais emite gases de efeito de estufa.

and so on

civic
Moderador
Moderador
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am

Mensagem por civic »

Eu acho que a demora na entrega dos cartões da mobi tem a ver com o facto de ser à borla e se calhar estão a empurrar até ao final do ano, acho que já devia ser a pagar e entregarem os cartões mais rápido, pois existe quem precise deles e ... nada. Posso comparar com a via verde que em 3 dias a recebi em casa, o cartão mobi demora quanto? 3 meses?
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
70 000Km's

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

É uma rede piloto. Tudo está a ser iniciado e está tudo em testes. A demora nada teve a ver com isso civic. Teve influencia de muita coisa, desde burocracia e legislação (a qual depende de muita gente) até aos materiais que são disponibilizados. Posso dizer-te que até houve o caso de se perderem dados de "futuros clientes" entre a passagem de testemunho de empresas responsáveis pelo Mobi.E.

Quanto às opiniões dos pró-nuclear, estou a ver que são muito de "livre" mercado. Claro que, socialmente, isso não é justo. Estou certo que são os mesmos que acham que os mais pobres não devem ter tantos subsídios. São opiniões. A minha é diferente, e é, a meu ver, muito mais justa.
Todos temos direito a um mundo melhor. Não é (como aparenta ser a vossa opinião) "todos os que têm possibilidades de obter um mundo melhor, têm direito a um mundo melhor".

:-).

civic
Moderador
Moderador
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am

Mensagem por civic »

Pois pode ser que não tenha nada a ver, mas é a ideia com que se fica. Já agora, alguém tem ideia das tarifas que irão ser aplicadas?
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
70 000Km's

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Em princípio (e não falo porque sei oficialmente de alguma coisa, mas sim, porque suspeito que é o que vai acontecer), será a tarifa normal de electricidade mais uma pequena taxa. Não será nada de mais, comparado com o que se paga pelos derivados de petróleo...

Autor do tópico
bcarmona
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por bcarmona »

Volt Escreveu:Em princípio (e não falo porque sei oficialmente de alguma coisa, mas sim, porque suspeito que é o que vai acontecer), será a tarifa normal de electricidade mais uma pequena taxa. Não será nada de mais, comparado com o que se paga pelos derivados de petróleo...
O lixo que se escreve neste fórum.

Os derivados do petróleo são altamente taxados. É um sector altamente lucrativo para o estado português.

Ao invés, o sector eléctrico acumula défice graças à eólica. Não se consegue pagar a si mesmo.

Entendo que seja simpático para os utilizadores de veículos eléctricos não pagarem o custo da sua utilização. É melhor fazer carregar sobre os contribuintes essa factura.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

bcarmona Escreveu:
Volt Escreveu:Em princípio (e não falo porque sei oficialmente de alguma coisa, mas sim, porque suspeito que é o que vai acontecer), será a tarifa normal de electricidade mais uma pequena taxa. Não será nada de mais, comparado com o que se paga pelos derivados de petróleo...

Os derivados do petróleo são altamente taxados. É um sector altamente lucrativo para o estado português.

Ao invés, o sector eléctrico acumula défice graças à eólica. Não se consegue pagar a si mesmo.

Entendo que seja simpático para os utilizadores de veículos eléctricos não pagarem o custo da sua utilização. É melhor fazer carregar sobre os contribuintes essa factura.

LOL
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

bcarmona Escreveu:

O jmal disse tudo com apenas 3 letras. Eu, vou pegar nas tuas próprias palavras e fazer com que elas façam sentido:

Código: Selecionar todos

Os derivados do petróleo são um sector altamente lucrativo. Não se consegue pagar a si mesmo. É carregar sobre os contribuintes essa factura.

:lol:

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

E já agora, se achas que é lixo, não faz sentido vir cá mexer para angariar clientes... ;-).

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

Master Escreveu:Vai ver o regulamento da GALP, é um sorteio...Não é chegar e abastecer....
E é essa a tua diferença? Queres comparar o numero de pessoas que ganham na GALP por hora e o numero de carros eléctricos a abastecer???
E é grátis só no MOBI.E, tal e qual como na GALP, em qualquer outro lado que abasteças (gasolina ou electricidade) tens que pagar!

Granda teoria a tua, não pode haver promoções nos eléctricos mas para o teu CI já pode! (há e tal é um sorteio....)
Master eu não tenho nenhum VE (ainda) mas tb não estou assim com tanta dor de cotovelo que nem perceba as circunstancias.
Eu até tento a sorte na GALP. Pode ser que.....até ao fim do ano :)
sergiomms

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

Eu tb não tenho V.E. ainda e possivelmente não irei ter tão cedo por várias circunstancias, mas essa da dor de cotovelo espero que não seja para mim.
Sou português e tenho opinião e a minha opinião é e sempre foi a de UTILIZADOR _ PAGADOR, pois acho quer é o melhor para Portugal e o melhor para os meus 3 filhos no futuro.
Em Portugal vivemos de apoios, e estamos-nos borrifando para quem os paga, eu estou incluido nesse rol, pois se tivesse um carro electrico eu fazia o mesmo que os outros, apenas acho que não é muito justo, apenas acho que haverá outras maneiras de incentivar o electrico que não ás custas dos outros.
Porque hei-de estar de acordo que a electricidade seja gratuita para eu passear se existem centenas de portugueses que não têm electricidade em casa para ter um frigorífico ligado, que já haja pessoas com a luz cortada a viver com velas, todos sabem disso, mas para carregar um carro para eu ir passear já há electricidade gratuita, posso gastar o que quiser, é só meter o cartão...
E mais uma vez digo-te sergiomms, não sou contra o electrico, apenas acho que deverá haver maneira de os incentivar sem que sejam outros a carregar o peso dessa inovação, que aliás de novo não têm nada, motores electricos existem a décadas.
Mas pelo que li será até ao fim do ano, depois já se paga e aí quero ver o que dizem e conforme os preços se vão lá carregar ou se carregam em casa.
Estou de acordo com incentivos, como foi dado aos AQS, mexeu com a economia portuguesa, desde instaladores, empresas, regulamentação, importação e exportação, foi um incentivo que milhares de pessoas aderiram, mas nos electricos? quem ganha com isso? 2 ou 3 marcas, adesão? não tenho o número de vendas, mas serão que? 100 ou 200 carros vendidos?

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Master Escreveu:Estou de acordo com incentivos, como foi dado aos AQS, mexeu com a economia portuguesa, desde instaladores, empresas, regulamentação, importação e exportação, foi um incentivo que milhares de pessoas aderiram, mas nos electricos? quem ganha com isso? 2 ou 3 marcas, adesão? não tenho o número de vendas, mas serão que? 100 ou 200 carros vendidos?
Quem ganha com isso?! Queres mesmo que te diga quem é que ganha com o facto de fazermos os nossos quilómetros diários num VE em vez de os fazermos num CI?

Ok. Eu digo:
- Os teus filhos.

PS: Só em motas, esse valor que apresentas já foi ultrapassado. Mas é claro que isso nem problema é, pois a tendência é para crescer e tu sabes disso.

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”