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Enviado: segunda nov 13, 2006 10:08 pm
por hynek
pois, para curtas viagens tens de arranjar um depósito maior, pelo menos de 20 litros, para não ter de abastecer muito frequentemente.
coloquei esta questão à europecon, disseram-me que os aquecedores deles conseguem pôr o carro à temperatura de serviço muito mais rápido que elsbett. a superfície de permuta do calor é maior.
Enviado: segunda nov 13, 2006 10:41 pm
por Tó Miguel
estou cada vez mais baralhado, sinto-me tal qual bocage com a peça de tecido ás costas, à espera da ultima moda
Enviado: segunda nov 13, 2006 10:44 pm
por mtavares
senhores do oleo!
na alemanha usam o oleo de colza, e nao de girasol, supostamente as diferenças sao bastantes.
para outros oleos que nao o de colza acrescenta-se 30% de gasoleo, segundo os entendidos.
agora sobre os pequenos trajectos, acho que vamos a pé! nao vale a pena o esforço pra andar a oleo, so estamos a estragar o material!!
eu deixei das misturas , com este tempo frio não ha nada pra ninguem, nem com o permutador ando, desliguei tudo, so gasoleo!
ab mtavares
Enviado: segunda nov 13, 2006 10:47 pm
por hynek
tó miguel, baralhado porquê? se escapou-te algo, bota cá, gente explica.
Enviado: segunda nov 13, 2006 10:48 pm
por Tó Miguel
eu tive uma informação muito vaga sobre a colza mas parece que o óleo é dos mais finos
Enviado: segunda nov 13, 2006 10:50 pm
por hynek
pequenos trajectos tipo 4 a 20 km. ir e vir ao trabalho, etc... não dá sempre andar a pé.
desistir porquê? com alguma adaptação podemos continuar andar a ov.
Enviado: segunda nov 13, 2006 11:05 pm
por ANCCO
gente,
repito a pergunta por aqui: alguém está usando óleo de soja refinado ou degomado (antes do refino)?
Enviado: segunda nov 13, 2006 11:10 pm
por Tó Miguel
cá ninguém usa puro pois é caro, oque usamos é com mistura de girassol ou milho, mas experimenta e não te esqueças de postar aqui os resultados
Enviado: segunda nov 13, 2006 11:11 pm
por hynek
ancco, duvido que alguem sabe que óleo usa. os usados é uma grande incógnita, os comprados nos supermercados não trazem muita especificação. ainda não vi no rótulo algum menciorar soja. estou falar dos óleos mais baratos que compramos para carros. os mais caros são de girasol, etc...
Enviado: segunda nov 13, 2006 11:12 pm
por manuelcar
não creio amigo. aqui o pessoal vai ao supermercado ou vai ao restaurante.
Enviado: segunda nov 13, 2006 11:29 pm
por ANCCO
pessoal,
hoje adquiri o tanque, bóia e pescador do tanque, nesta semana (se deus quiser... ) começo a andar a ov. vou seguir a seguinte sequência:
sistema 2 tanques:
1 - ov refinado 100%
2 - ov degomado 100%
3 - ov usado, após filtragem, lavagem e decantação a 100%
o clima aqui favorece, em 1 ano só dois dias ficaram abaixo de 25ºc (durante a noite..... )
peço comentarem algo a respeito da sequência, conforme a experiência de cada um, obrigado.
forte abraços aos portugas de plantão....
Enviado: segunda nov 13, 2006 11:31 pm
por ANCCO
ah, ov, aqui, só de soja: menos da metade do preço dos outros....
ancco
Enviado: terça nov 14, 2006 12:36 pm
por mtavares
ola!
se fazes grandes distancias e tens o motor sempre quente aproveita para aqueceres o oleo que vai usar no carro, qq que seja este.
uma vez que, a viscosidade do oleo a uma temperatura baixa ie menos de 60ºc, nao permite uma pulverização igual á do gasóleo, daí se usarem misturas com gasoleo e gasolina para baixar a viscosidade do combustível,
mais do que provado está que , o oleo tem de estar o mais quente possível , ie ate ao 80ºc , quando passa nos injectores !
a bomba injectora tb sofre com a viscosidade do oleo a frio , esta mais espesso , faz mais força , resultado ta á vista. ...
por isso o oleo quente, menor viscosidade.
sobre sistemas para aquecer o oleo existem bastantes, tem topicos que abordam isso aqui no forum,
o oleo que eu usei, foi o do supermercado, e sao misturas de oleo girasol. a informacao que vem nas garrfas não é muita.
na alemanha , aconselham apenas oleo de colza para queimar a 100%, e misturar ate 30% de gasoleo noutros oleos.
bom trabalho.
Enviado: terça nov 14, 2006 12:42 pm
por mtavares
hynek Escreveu:pequenos trajectos tipo 4 a 20 km. ir e vir ao trabalho, etc... não dá sempre andar a pé.
desistir porquê? com alguma adaptação podemos continuar andar a ov.
eu nao desisti, demora tempo, troquei o filtro de oleo que era aquecido a água, de uma carrinha fiat, e agora tenho um filtor aquecido electricamente, da boch que vem nos corsas e astras.
estou á espera de uma bomba manual, tipo balao, como tem nas carrinhas kangu e outros renault, para purgar o sistema de oleo.
outra promenor é a ford transit nova tem uma bomba circuladora para o gasoleo, so nao entendi o significado de 4 tubos a passar pelo filtro de gasoleo, tem 2 finos e 2 mais fortes, como foi num monte de peças da sucata, nao deu pra entender, será que eles fazes o aquencimento do gasoleo com água do motor.
comentários aceitam-se!
mtavares
Enviado: terça nov 14, 2006 1:50 pm
por Tó Miguel
os dois mais grossos devem de ser da água quente, fazendo funcional o permutador, que devem de ser ligados á água da sofagem
Enviado: terça nov 14, 2006 2:32 pm
por balurcos
pois meu amigos essa bomba circuladora tem a minha ford também vou ver como funciona mais tarde já digo qualquer coisa
abraço francisco silva
Enviado: terça nov 14, 2006 5:05 pm
por jossef
quanto ao 2.º depósito, realmente os que estão no e-shop tem uma grande inconveniência - côr vermelha aberrante.
temos sempre umbalde de tinta para passar a azul , verde , branco etc
temos ainda madeira para fazer uma caixinha
Enviado: terça nov 14, 2006 6:14 pm
por hynek
claro, mas pintar o plástico não é fácil, caixinha resulta melhor.
Enviado: terça nov 14, 2006 6:31 pm
por mtavares
balurcos Escreveu:pois meu amigos essa bomba circuladora tem a minha ford também vou ver como funciona mais tarde já digo qualquer coisa
abraço francisco silva
obrigado pela tua futura colaboração ! se puderes coloca fotos, se na conseguires manda pro meu email.
Enviado: terça nov 14, 2006 6:44 pm
por jossef
mas depois do teu emilio mandas tu para aqui.