srecologico Escreveu:
sim. a ideia é essa.
A ideia..... ?????
srecologico Escreveu:é verdade que é dificil de calcular esses custos. mas com certeza que o consumo é de longe a maior fatia e que é no minimo 50% do valor total. De qualquer forma, em vez de por exemplo considerares 100.000km, considera o dobro.
Portanto acho que é especulação dizeres que:
O custo ambiental de produção e reciclagem das baterias é enorme. Não trás mais valias. Além disso nem sequer podemos assegurar que a energia que usamos para as carregar é limpa. È uma falsa questão.
quando não sabemos os custos da solução que reina à pelo menos um século.
srecologico Escreveu:é que 200.000km é perto de 500€ em créditos de CO2. Já mais que chega e sobra.
????????????
srecologico Escreveu:De qualquer forma qual seria a alternativa? Um carro eletrico? como calculas a % de energia renovavel que estás a usar? como sabes que não estás a usar energia produzida 100% através do petroleo? ok tudo bem podes ver qual é a % de renovaveis do país.
O fornecedor de energia eléctrica é obrigado a detalhar as parcelas das fontes energéticas que te forneceu, o mesmo não acontece com o teu fornecedor de hibrocarbonetos, não te diz quais as fontes nem as emissões que foram lançadas para produzir a energia que te está a vender, portanto logo aqui temos um contra-censo e uma aplicação de norma, lei,etc desigual, certo ???
srecologico Escreveu: De qualquer forma tens de acrescentar o custo de produção das baterias. E olha que esse custo ambiental é enorme.
Não me leves a mal, mas eu digo muito isto, "a gasolina, diesel etc, e motores a combustão não nascem nas árvores ????"
Quando houver um tratamento igual, eu terei isso em consideração.
srecologico Escreveu:Ou seja, para teres emissões 0 num carro eletrico também precisas de comprar créditos de CO2 para compensares esses factores.
O que é certo é que com economias de escala é bem barato retirar CO2.
???????????
srecologico Escreveu:É uma questão apenas de custos e um pouco de evitar os inconvenientes. Podemos fazer contas se quiserem. Um nissan leaf são 35mil €, diria por alto que gasta 2000€ de energia em 100.000km. Vamos considerar que 100% dessa energia é renovavel (o que é ridiculo) e nem vamos contabilizar o custo enorme de produção e reciclagem das baterias. Portanto nissan leaf 37.000€ 0% de emissões.
Que custos são esses, eu consumo pilhas normais e meto-as no pilhão, no entanto nunca paguei nada para as reciclar, sei que existe uma taxas na compra, mas será assim tão grande ??
srecologico Escreveu:Outro carro qualquer, 15000€ (discutivel obviamente mas ao menos temos muito maior escolha) GPL 10L/100 dá cerca de 26000€, podemos meter 1000€ em créditos de co2. 27000€. 0% de emissões. sem os inconcenientes dos carros eletricos.
Então e o custo da reciclagem de todos os componentes de um carro a gasolina ???? óleos, filtros, etc, catalisadores (estes parece que existe um mercado "negro" para lhes sacar a platina e outros metais caros).
srecologico Escreveu:Claro está isto é tudo muito relativo, é obvio que causa outros problemas como poluição sonora e baixa qualidade no ar nas grandes cidades. Mas também os eletricos têm inconvenientes. Imaginem que agora todos os carros passavam a eletricos. É verdade que seria tudo mais eficiente mas nas zonas das centrais térmicas seria uma brutalidade de poluição. Muito menor em % obviamente.
Isso parece-me uma vantagem, é mais fácil controlar e aplicar as tecnologias necessárias para reduzir as emissões numa central que nos escapes de 1.000.000 veículos.
Alias, até acho que se os veículos tivessem o controle que têm uma central térmica a nível de emissões, esse problema nem se colocava, mas isso sou eu a pensar, não tenho a certeza nem dados para o afirmar.
srecologico Escreveu:Este problema só existe porque simplesmente não existem mais modelos de carros eletricos e principalmente mais baratos. Sem falar sequer na infraestrutura.
Infelizmente não vivemos num país ideal e temos de viver com a realidade que temos agora neste momento. E neste momento não me apetece gastar 35mil € num carro que só faz 100km e onde não tenho de o carregar se quiser ir a determinados sitios. Sem sequer referir que não posso escolher um modelo que se adeque ás minhas necessidades. Deste modo prefiro comprar créditos de CO2 e obter emissões zero, emissões até inferiores ao de um carro eletrico. A um custo bastante inferior.
Então ficas descansado porque tens dinheiro e assim podes poluir à vontade, logo ser ecológico ou não, é uma questão monetária.
srecologico Escreveu:Podia tentar fazer um PHEV com o prius e tinha o melhor de 2 mundos. Podia, mas não era a mesma coisa. E já tenho demasiadas xatiçes na minha vida. E o tempo e dinheiro que iria gastar neste projecto posso aplicar em outras coisas mais importantes. De ambas as formas obtenho 0% de CO2.