Batlight
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: sexta jun 23, 2006 12:33 pm
Re: Batlight
o que vem na factura:
pack de 8 baterias de gel, ref FP12200D (12V-20Ah), para scooter eléctrica Batlight Flash 2000... 416.91€ + 95.89 IVA =512.80€...
em 31/05/2011...
700km depois estão a dar o berro... não nunca fiz 50km com elas... máximo 36km...
nunca a deixei descarregar....
e as baterias já estão a ir ao ar!!!! após 24 km já tenho que andar a menos de 25km para não a descarregar toda!!!
por isso carrego sempre que posso!
pack de 8 baterias de gel, ref FP12200D (12V-20Ah), para scooter eléctrica Batlight Flash 2000... 416.91€ + 95.89 IVA =512.80€...
em 31/05/2011...
700km depois estão a dar o berro... não nunca fiz 50km com elas... máximo 36km...
nunca a deixei descarregar....
e as baterias já estão a ir ao ar!!!! após 24 km já tenho que andar a menos de 25km para não a descarregar toda!!!
por isso carrego sempre que posso!
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
É de facto foram bem vendidas!!! para esse tipo de bateria foi muito cara, anda meio mundo a roubar outro meio...
cumprimentos
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
Autor do tópico - Membro

Isto é muito mau!

Agora tenho que correr atrás do prejuízo

Pode ser que corra melhor a partir de agora!
-
- Membro Gold
- Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Atenção que os 900€ que refiro incluem toda a eletronica necessária: baterias, BMS, cablagem, etc... o jorge depois explica!VitorPedroO Escreveu:900€! outch que isso dói... já não devia era ter gasto os últimos 500... agora vou deixar acabar estas baterias e depois mudo para litio.
Já agora, alguém me sabe dizer onde posso comprar um contador para ver que gasto estou a ter com a minha scooter? E preço?
Ouvi falar num de 10€ no Lidl (passo a publicidade) mas nunca encontrei nada!

Sobre o contador, o meu é um desses do lidl que custou 10€ ou por volta disso e é bastante completo. Só já não me lembro em que altura do ano é comercializado, pois não está sempre disponivel para venda. Mas pesquisando na net consegues encontrar produtos semelhantes.
Abraço,
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere PT
MP 3,45Kw: 18x230W BAUER / Kaco 3600xiPT / DegerEnergie - VER ONLINE
VE: EcoLiberty 2.0Kw 40Ah Li - 18.000Km (13.000 a Litio)
AQS: NORQUENTE CF 300LT
Ferreira do Zêzere PT
-
- Membro Platinium
Eu acho que tenho um desses contadores do lidl perdido algures... se o encontrar posso oferecer.
Cumprimentos
Cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Silver
- Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm
Lopes podes-me dizer como conseguis-te converter a scooter por 900€?? Sou de santo-tirso e tenho o mesmo problema que o ruiPedro que é as baterias não aguentarem a autonomia que é prometida ao fim de 2000km e tenho a certeza que n é por conhecer bem os VE porque ja tenho 3anos de VE e já li e recebi conselhos de utilizadores de VE experientes.. Sei que a unica hipótese passa por converter para lithium mas o problema é que os orçamentos que me deram foi de 1500€ e de 1700€ o que fica completamente proibitivo converter para lithium :S
-
- Membro Gold
Já à algum tempo que não vou ver como está a cotação das baterias, mas não devem estar com preço muito diferente..._rapt0r_ Escreveu:Lopes podes-me dizer como conseguis-te converter a scooter por 900€?? Sou de santo-tirso e tenho o mesmo problema que o ruiPedro que é as baterias não aguentarem a autonomia que é prometida ao fim de 2000km e tenho a certeza que n é por conhecer bem os VE porque ja tenho 3anos de VE e já li e recebi conselhos de utilizadores de VE experientes.. Sei que a unica hipótese passa por converter para lithium mas o problema é que os orçamentos que me deram foi de 1500€ e de 1700€ o que fica completamente proibitivo converter para lithium :S
Por alto as minhas contas fazem-se assim:
- 16 células thundersky (winsthon) de 40Ah - 800€
- BMS para a gestão das baterias (!!solução barata!!) - 40€ (quando puder sou capaz de fazer upgrade para outro melhor que fica na casa dos 100/150€, mas até agora este está a cumprir a função para as minhas necessidades)
- não devo ter gasto mais de 60€ em cablagem e outros acessórios.
- TOTAL: 900€
Isto não inclui obviamente a mão de obra que foi toda minha.
Quando avancei para a conversão também não tinha grandes conhecimentos da parte eletrica dos VE´s... apenas os básicos. Mas tinha uma referência aqui no forum de uma mota igual e segui quase à regra essa conversão - a liberty do civic - e claro pude sempre contar com a ajuda aqui da malta para ultrapassar um ou outro problema que fosse aparecendo.

Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere PT
Ferreira do Zêzere PT
-
- Membro Silver
Podes-me arranjar o fornecedor? tb keria converter mas n percebo nda de electrica.. li agora o diário de bordo do jorge e fiquei estupefacto, ele diz k deu 1200€ por 60 baterias de lithium
se for assim eu só preciso de 16 células e ficava por 400€.

-
- Membro Gold
- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
As baterias subiram ligeiramente, agora compras a mesma capacidade 16x3,2Vx40ah por 837€ (iva incluido) + transporte.
O fornecedor é este: http://www.ev-power.eu
Atenção que as do Jorge sao de 20ah, nesse caso eram necessárias 32
O fornecedor é este: http://www.ev-power.eu
Atenção que as do Jorge sao de 20ah, nesse caso eram necessárias 32
-
- Membro Silver
Mesmo assim compensava.. ficava por 600€.. mas sera que compensava em qualidade?
-
- Membro Gold
- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
Tens varias marcas a escolha. As de 20ah azuis tem dado excelentes provas de qualidade. Mas vi agora o preço das Wiston de 40ah (as amarelas mais usadas) e para a capacidade que pretendes difere apenas 20€.
Acho que os 600€ que falas é o preço antigo sem Iva e transporte. O preço actual é o que te disse na mensagem anterior
Acho que os 600€ que falas é o preço antigo sem Iva e transporte. O preço actual é o que te disse na mensagem anterior
-
- Membro Gold
O jorge optou por meter baterias de 20Ah, pois ele viu vantagem em ter baterias mais pequenas para aproveitar mais espaços vazios na mota, mas também instalou mais capacidade._rapt0r_ Escreveu:Podes-me arranjar o fornecedor? tb keria converter mas n percebo nda de electrica.. li agora o diário de bordo do jorge e fiquei estupefacto, ele diz k deu 1200€ por 60 baterias de lithiumse for assim eu só preciso de 16 células e ficava por 400€.
Eu consegui comprar por cá a uma pessoa que as tinha em stock, mas cheguei a ter a encomenda iniciada no fornecedor que o marcopns te disse, e lembro-me que na altura o preço até nem era muito diferente comprando num lado ou noutro. As minhas são estas: http://www.ev-power.eu/Winston-40Ah-100 ... html?cur=1
Fazendo as contas de outra forma:
16 x 44,87 = 717,92
(+ 65,25 portes) = 783,17
VALORES SEM IVA
(O IVA pode ser deduzido por exemplo se tiveres uma empresa e a compra for feita por intermédio desta)
Abraço,
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere PT
Ferreira do Zêzere PT
-
- Membro Silver
E bms? podes-me dizer onde compras-te??
-
Autor do tópico - Membro
Realmente o meu erro foi ter deixado de vir ao forum... aqui sempre se ganha algum ânimo... ainda não fiz nada e já olho para a minha scooter doutra forma!!! LOL
Acredito que quando a alterar vou ficar bem contente... o meu objetivo é no próximo verão usá-la sempre que andar sozinho!
Por enquanto, uso mediante possibilidade.
Acredito que quando a alterar vou ficar bem contente... o meu objetivo é no próximo verão usá-la sempre que andar sozinho!
Por enquanto, uso mediante possibilidade.
-
- Membro Gold
- Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

O teu erro e o de uns tantos!VitorPedroO Escreveu:Realmente o meu erro foi ter deixado de vir ao forum... aqui sempre se ganha algum ânimo........

É esse o meu espírito/objectivo.
BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]
-
- Membro Gold
Descupa, nunca mais me lembrei de vir responder... Comprei este: http://eclipsebikes.com/48v-bms-16-cell-60a-p-1042.html_rapt0r_ Escreveu:E bms? podes-me dizer onde compras-te??
Contudo não é o indicado para as potências das nossas motas... e só estou a usá-lo temporáriamente para fazer o balanceamento das baterias tendo as restantes proteções desligadas. Isto porque raramente ultrapasso mais de metade da automonia que a mota dá neste momento e assim ando "+/- em segurança". Se esse cenário se alterar, terei que avançar para um BMS provávelmente mais caro como referi atrás, de forma a tornar mais segura a descarga com mais kms.
Se procurares no eBay também é possivel encontrares material desse a preços razoáveis.
Para dar também umas luzes da coisa ao VitorPedro, deixo o básico: um BMS serve para proteger as baterias - basicamente para não as deixar ganhar muita tensão (no carregamento) ou não as deixar descarregar dos minimos permitidos (na descarga). Outra função essencial do BMS é manter as baterias todas ao mesmo nivel, pois pela sua natureza e construção, duas baterias iguais podem ter um comportamento diferente durante a carga/descarga, assim o BMS faz a compensação de umas para as outras para que todas fiquem com a tensão o mais próximo possivel. É um componente essencial numa conversão para litio, embora conheça quem opte por não o instalar.

Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere PT
Ferreira do Zêzere PT
-
Autor do tópico - Membro
OK... percebido mas isto é um pormenor no meio de tanta coisa... não sendo a minha área... eu só pretendo ser utilizador... parece que aqui estou bem acompanhado!lopes Escreveu:_rapt0r_ Escreveu: Para dar também umas luzes da coisa ao VitorPedro, deixo o básico: um BMS serve para proteger as baterias - basicamente para não as deixar ganhar muita tensão (no carregamento) ou não as deixar descarregar dos minimos permitidos (na descarga). Outra função essencial do BMS é manter as baterias todas ao mesmo nivel, pois pela sua natureza e construção, duas baterias iguais podem ter um comportamento diferente durante a carga/descarga, assim o BMS faz a compensação de umas para as outras para que todas fiquem com a tensão o mais próximo possivel. É um componente essencial numa conversão para litio, embora conheça quem opte por não o instalar.

-
- Membro Silver
Se tvas a falar de mim, sim tas bem acompanhado, moras perto (cerca de 10/15km), ambos temos uma scooter elétrica com problemas de baterias(os meus já duram a 3s anos) e n percebemos nda disto xD
cumps
cumps
-
- Membro Platinium
Vejam este topico em que falo sobre a manutenção preventiva das vossas baterias
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... &start=480
cumprimentos
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Silver
N vale apena Pnunes, gel chumbo é uma treta.. eu segui tdas as regras a risco, n deixo descarregar menos de 50%, n ando sp de punho fixo, ponho elas sp a carregar e n uso o turbo boost mas ao fim de 2000km elas perdem mta autonomia.. já tenho 8000km e já vou a caminho do 3º pack..pnunes Escreveu:Vejam este topico em que falo sobre a manutenção preventiva das vossas baterias
cumprimentos