Batlight

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
VitorPedroO
Membro
Membro
Registado: sexta jun 23, 2006 12:33 pm

Re: Batlight

Mensagem por VitorPedroO »

o que vem na factura:
pack de 8 baterias de gel, ref FP12200D (12V-20Ah), para scooter eléctrica Batlight Flash 2000... 416.91€ + 95.89 IVA =512.80€...
em 31/05/2011...
700km depois estão a dar o berro... não nunca fiz 50km com elas... máximo 36km...
nunca a deixei descarregar....
e as baterias já estão a ir ao ar!!!! após 24 km já tenho que andar a menos de 25km para não a descarregar toda!!!
por isso carrego sempre que posso!

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

É de facto foram bem vendidas!!! para esse tipo de bateria foi muito cara, anda meio mundo a roubar outro meio...
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
VitorPedroO
Membro
Membro

:( pena u fazer parte do meio mundo que anda a ser roubado :!:
Isto é muito mau! :x
Agora tenho que correr atrás do prejuízo :cry:
Pode ser que corra melhor a partir de agora!

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm

Mensagem por lopes »

VitorPedroO Escreveu:900€! outch que isso dói... já não devia era ter gasto os últimos 500... agora vou deixar acabar estas baterias e depois mudo para litio.
Já agora, alguém me sabe dizer onde posso comprar um contador para ver que gasto estou a ter com a minha scooter? E preço?
Ouvi falar num de 10€ no Lidl (passo a publicidade) mas nunca encontrei nada!
Atenção que os 900€ que refiro incluem toda a eletronica necessária: baterias, BMS, cablagem, etc... o jorge depois explica! :P
Sobre o contador, o meu é um desses do lidl que custou 10€ ou por volta disso e é bastante completo. Só já não me lembro em que altura do ano é comercializado, pois não está sempre disponivel para venda. Mas pesquisando na net consegues encontrar produtos semelhantes.

Abraço,

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

Eu acho que tenho um desses contadores do lidl perdido algures... se o encontrar posso oferecer.
Cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm

Mensagem por _rapt0r_ »

Lopes podes-me dizer como conseguis-te converter a scooter por 900€?? Sou de santo-tirso e tenho o mesmo problema que o ruiPedro que é as baterias não aguentarem a autonomia que é prometida ao fim de 2000km e tenho a certeza que n é por conhecer bem os VE porque ja tenho 3anos de VE e já li e recebi conselhos de utilizadores de VE experientes.. Sei que a unica hipótese passa por converter para lithium mas o problema é que os orçamentos que me deram foi de 1500€ e de 1700€ o que fica completamente proibitivo converter para lithium :S

lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

_rapt0r_ Escreveu:Lopes podes-me dizer como conseguis-te converter a scooter por 900€?? Sou de santo-tirso e tenho o mesmo problema que o ruiPedro que é as baterias não aguentarem a autonomia que é prometida ao fim de 2000km e tenho a certeza que n é por conhecer bem os VE porque ja tenho 3anos de VE e já li e recebi conselhos de utilizadores de VE experientes.. Sei que a unica hipótese passa por converter para lithium mas o problema é que os orçamentos que me deram foi de 1500€ e de 1700€ o que fica completamente proibitivo converter para lithium :S
Já à algum tempo que não vou ver como está a cotação das baterias, mas não devem estar com preço muito diferente...

Por alto as minhas contas fazem-se assim:
- 16 células thundersky (winsthon) de 40Ah - 800€
- BMS para a gestão das baterias (!!solução barata!!) - 40€ (quando puder sou capaz de fazer upgrade para outro melhor que fica na casa dos 100/150€, mas até agora este está a cumprir a função para as minhas necessidades)
- não devo ter gasto mais de 60€ em cablagem e outros acessórios.
- TOTAL: 900€

Isto não inclui obviamente a mão de obra que foi toda minha.
Quando avancei para a conversão também não tinha grandes conhecimentos da parte eletrica dos VE´s... apenas os básicos. Mas tinha uma referência aqui no forum de uma mota igual e segui quase à regra essa conversão - a liberty do civic - e claro pude sempre contar com a ajuda aqui da malta para ultrapassar um ou outro problema que fosse aparecendo. ;)

_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por _rapt0r_ »

Podes-me arranjar o fornecedor? tb keria converter mas n percebo nda de electrica.. li agora o diário de bordo do jorge e fiquei estupefacto, ele diz k deu 1200€ por 60 baterias de lithium :| se for assim eu só preciso de 16 células e ficava por 400€.

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

As baterias subiram ligeiramente, agora compras a mesma capacidade 16x3,2Vx40ah por 837€ (iva incluido) + transporte.
O fornecedor é este: http://www.ev-power.eu

Atenção que as do Jorge sao de 20ah, nesse caso eram necessárias 32

_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por _rapt0r_ »

Mesmo assim compensava.. ficava por 600€.. mas sera que compensava em qualidade?

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

Tens varias marcas a escolha. As de 20ah azuis tem dado excelentes provas de qualidade. Mas vi agora o preço das Wiston de 40ah (as amarelas mais usadas) e para a capacidade que pretendes difere apenas 20€.

Acho que os 600€ que falas é o preço antigo sem Iva e transporte. O preço actual é o que te disse na mensagem anterior

lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

_rapt0r_ Escreveu:Podes-me arranjar o fornecedor? tb keria converter mas n percebo nda de electrica.. li agora o diário de bordo do jorge e fiquei estupefacto, ele diz k deu 1200€ por 60 baterias de lithium :| se for assim eu só preciso de 16 células e ficava por 400€.
O jorge optou por meter baterias de 20Ah, pois ele viu vantagem em ter baterias mais pequenas para aproveitar mais espaços vazios na mota, mas também instalou mais capacidade.

Eu consegui comprar por cá a uma pessoa que as tinha em stock, mas cheguei a ter a encomenda iniciada no fornecedor que o marcopns te disse, e lembro-me que na altura o preço até nem era muito diferente comprando num lado ou noutro. As minhas são estas: http://www.ev-power.eu/Winston-40Ah-100 ... html?cur=1

Fazendo as contas de outra forma:
16 x 44,87 = 717,92
(+ 65,25 portes) = 783,17
VALORES SEM IVA
(O IVA pode ser deduzido por exemplo se tiveres uma empresa e a compra for feita por intermédio desta)

Abraço,

_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por _rapt0r_ »

E bms? podes-me dizer onde compras-te??

Autor do tópico
VitorPedroO
Membro
Membro

Realmente o meu erro foi ter deixado de vir ao forum... aqui sempre se ganha algum ânimo... ainda não fiz nada e já olho para a minha scooter doutra forma!!! LOL
Acredito que quando a alterar vou ficar bem contente... o meu objetivo é no próximo verão usá-la sempre que andar sozinho!
Por enquanto, uso mediante possibilidade.

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
VitorPedroO Escreveu:Realmente o meu erro foi ter deixado de vir ao forum... aqui sempre se ganha algum ânimo........
O teu erro e o de uns tantos! :cry: :cry: Mantendo uma boa comunidade, sempre surge uma ideia...e/ou solução! ;)
É esse o meu espírito/objectivo.

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

_rapt0r_ Escreveu:E bms? podes-me dizer onde compras-te??
Descupa, nunca mais me lembrei de vir responder... Comprei este: http://eclipsebikes.com/48v-bms-16-cell-60a-p-1042.html
Contudo não é o indicado para as potências das nossas motas... e só estou a usá-lo temporáriamente para fazer o balanceamento das baterias tendo as restantes proteções desligadas. Isto porque raramente ultrapasso mais de metade da automonia que a mota dá neste momento e assim ando "+/- em segurança". Se esse cenário se alterar, terei que avançar para um BMS provávelmente mais caro como referi atrás, de forma a tornar mais segura a descarga com mais kms.
Se procurares no eBay também é possivel encontrares material desse a preços razoáveis.

Para dar também umas luzes da coisa ao VitorPedro, deixo o básico: um BMS serve para proteger as baterias - basicamente para não as deixar ganhar muita tensão (no carregamento) ou não as deixar descarregar dos minimos permitidos (na descarga). Outra função essencial do BMS é manter as baterias todas ao mesmo nivel, pois pela sua natureza e construção, duas baterias iguais podem ter um comportamento diferente durante a carga/descarga, assim o BMS faz a compensação de umas para as outras para que todas fiquem com a tensão o mais próximo possivel. É um componente essencial numa conversão para litio, embora conheça quem opte por não o instalar.

;)

Autor do tópico
VitorPedroO
Membro
Membro

lopes Escreveu:
_rapt0r_ Escreveu: Para dar também umas luzes da coisa ao VitorPedro, deixo o básico: um BMS serve para proteger as baterias - basicamente para não as deixar ganhar muita tensão (no carregamento) ou não as deixar descarregar dos minimos permitidos (na descarga). Outra função essencial do BMS é manter as baterias todas ao mesmo nivel, pois pela sua natureza e construção, duas baterias iguais podem ter um comportamento diferente durante a carga/descarga, assim o BMS faz a compensação de umas para as outras para que todas fiquem com a tensão o mais próximo possivel. É um componente essencial numa conversão para litio, embora conheça quem opte por não o instalar.

;)
OK... percebido mas isto é um pormenor no meio de tanta coisa... não sendo a minha área... eu só pretendo ser utilizador... parece que aqui estou bem acompanhado! ;)

_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por _rapt0r_ »

Se tvas a falar de mim, sim tas bem acompanhado, moras perto (cerca de 10/15km), ambos temos uma scooter elétrica com problemas de baterias(os meus já duram a 3s anos) e n percebemos nda disto xD

cumps

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

Vejam este topico em que falo sobre a manutenção preventiva das vossas baterias
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... &start=480
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por _rapt0r_ »

pnunes Escreveu:Vejam este topico em que falo sobre a manutenção preventiva das vossas baterias
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... &start=480
cumprimentos
N vale apena Pnunes, gel chumbo é uma treta.. eu segui tdas as regras a risco, n deixo descarregar menos de 50%, n ando sp de punho fixo, ponho elas sp a carregar e n uso o turbo boost mas ao fim de 2000km elas perdem mta autonomia.. já tenho 8000km e já vou a caminho do 3º pack..

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”