depois falta me comprar uma UPS.
Cumps
Boa sorte....eu se mudasse era para caroço de azeitona, mas não sei se é exequível fazê-lo a partir duma caldeira a lenha....alguém sabe?Vice Escreveu:já esta quase montada a minha caldeira a ver se durante a tarde coloco umas fotos, agora esperar pelo frio para se fazer um teste a serio, mas para 63 elementos chega e sobra esta caldeira
depois falta me comprar uma UPS.
Cumps
Jorge Rocha Escreveu:O meu pai tinha lá em sua casa (180m2) um sistema parecido com este, pelas medidas dadas, onde se tornava perigoso quando a energia electrica faltava. É que fazer o corte do gasoleo é facil, e até pode ser feito com a propria temperatura, mas retirar a lenha quando já está em grande brasido, é bem mais complicado, podendo mesmo danificar alguma coisa no grupo. Mesmo fechando a entrada de ar, no minimo era um desperdicio de água quente que saia fora pela valvula de segurança (é que esta não tinha qualquer deposito, e o vaso espansor era insuficiente).
Eu coloquei-a em circuito termossifão, colocando um deposito de 800 litros por cima da caldeira. Assim já pode faltar a electricidade que não há problema.
Para aquecer 40º, aos 800 litros de água, é necessário 8 horas a bombar lenha lá para dentro. Depois pondo lenha a cada 4 horas já vai mantendo a chama, por vezes nem chega a apagar durante a noite ou durante a ida para o trabalho.
Posso dizer também, uma vez aquecidos os 800L e a casa, a caldeira pode estar completamente parada durante 24 horas, que a casa não arrefece (continuando com o sistema de recirculação ligado, claro). Sendo assim pode-se acender a caldeira dia sim, dia não, mantendo toda a casa quente!
O deposito foi feito por mim em chapa de inox e tem 3 serpentinas (a da caldeira, a dos radiadores e a das águas para os banhos).
Está a funcionar há 7 anos quase sem manutenção!