Ajuda Decisão microprodução

Tudo que seja relacionado com Projectos

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Re: Ajuda Decisão microprodução

Mensagem por PaulOL »

mcarneiro Escreveu:
carrir Escreveu:Obrigada Mario!
Assim farei. Para já so tenho um orçamento. Mas tenho varias reuniões marcadas para a semana.
Por enquanto ja percebi que o importante numa boa Mp são os paineis, inversor e estrutura.
Devo tb ter o cuidado de ter potencia entre os 4500 e os 5000 kw, para conseguir produzir or volta dos 6000 kw/ano.
So ainda não consegui entender a razão pela qual o pessoal não instala as Mp para produzir o maximo que pelo que ja pecebi são 8280 kw?

Cumts.
Cristina
8280kw é o maximo que a Cristina vai poder vender durante a fase bonificada, ai no norte para se aproximar desse valor , tera que ter pelo menos 22 paineis de 240w .

esqueça orçamentos 4500w , minimo dos minimos 4800w o ideal é mais
Boas,

Vamos ser realistas e assentar os pés no chão!... não vamos dar falsas expectativas à Cristina!

Então alguém pensa que é possivel com uma potencia de 3.45 chegar à fasquia dos 8.280Kw, com sistema FIXO... e no Norte?
Vejam só, por exemplo, o caso de uma excelente instalação do colega Sestevão, com 3.68, em Odivelas... goza de uma localização "privilegiada" :) pois tem muita aviação a espantar as nuvens!!!... :lol: :lol: é a melhor fixa nos "registos partilhados" e...

...em Estarreja, 7.000 a 7.500 era Excelente! :mrgreen:

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm

Mensagem por mcarneiro »

PaulOL Escreveu:
mcarneiro Escreveu:
carrir Escreveu:Obrigada Mario!
Assim farei. Para já so tenho um orçamento. Mas tenho varias reuniões marcadas para a semana.
Por enquanto ja percebi que o importante numa boa Mp são os paineis, inversor e estrutura.
Devo tb ter o cuidado de ter potencia entre os 4500 e os 5000 kw, para conseguir produzir or volta dos 6000 kw/ano.
So ainda não consegui entender a razão pela qual o pessoal não instala as Mp para produzir o maximo que pelo que ja pecebi são 8280 kw?

Cumts.
Cristina
8280kw é o maximo que a Cristina vai poder vender durante a fase bonificada, ai no norte para se aproximar desse valor , tera que ter pelo menos 22 paineis de 240w .

esqueça orçamentos 4500w , minimo dos minimos 4800w o ideal é mais
Boas,

Vamos ser realistas e assentar os pés no chão!... não vamos dar falsas expectativas à Cristina!

Então alguém pensa que é possivel com uma potencia de 3.45 chegar à fasquia dos 8.280Kw, com sistema FIXO... e no Norte?
Vejam só, por exemplo, o caso de uma excelente instalação do colega Sestevão, com 3.68, em Odivelas... goza de uma localização "privilegiada" :) pois tem muita aviação a espantar as nuvens!!!... :lol: :lol: é a melhor fixa nos "registos partilhados" e...

...em Estarreja, 7.000 a 7.500 era Excelente! :mrgreen:

Viva PaulOL

No meu texto não está escrito que ia chegar aos 8280W , diz "para se aproximar" , com 5280W e um solarmax "bem afinado" é possvel aproximar-se ultrapassar os 7500w que estas a referir, no caso do colega Sestevão, acho que ele cheragia com facilidade 8280W se tivesse um solarmax , porque o pico maximo é maior do que o do xantrex, o "terraço" que ele tem no grafico , é muito engraçado, mas é também energia que não é aproveitada, o inversor como chega ao pico maximo dissipa a restante energia sob a forma de calor

É também um alerta para a Cristina, não aceitar propostas com 4500w , porque é nitidamente insuficiente.

Autor do tópico
carrir
Membro
Membro
Registado: terça jan 29, 2013 11:19 pm

Mensagem por carrir »

Boa noite,

Mario, depois de ouvir já algumas empresas, tenho que concordar com o Paulol!
Pois todos com os que falei até agora dizem que é impossivel chegar ao valor de 8280

1° porque a minha mp é fixa no telhado
2° não está no algarve.
3° porque o inversor que eu posso la colocar (3.45) não deixa produzir tanto
Dois dos tecnicos chamaram-me tb a tençao na rede, que se for muito elevada e se eu produzir acima do valor 3.45 deita abaixo o inversor ( essa aina não percebi muito bem :oops: )

Até houve um que disse queé uma asneira colocar paineis a mais de 4200 pois estou a dar valor a mais pelos paineis quando a mp não pode produzir mais.
Estou novamente confusa, pois agora para alem de não saber muito bem pelo painel obtar, tb não sei bem qual a potência máxima que devo colocar!! HELP :?: :?: :?:

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

MP

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

carrir Escreveu:Boa noite,

Pois todos com os que falei até agora dizem que é impossivel chegar ao valor de 8280

2° não está no algarve.
Dois dos tecnicos chamaram-me tb a tençao na rede, que se for muito elevada e se eu produzir acima do valor 3.45 deita abaixo o inversor ( essa aina não percebi muito bem :oops: )

Até houve um que disse queé uma asneira colocar paineis a mais de 4200 pois estou a dar valor a mais pelos paineis quando a mp não pode produzir mais.
Estou novamente confusa, pois agora para alem de não saber muito bem pelo painel obtar, tb não sei bem qual a potência máxima que devo colocar!! HELP :?: :?: :?:
Viva,

os 8280w é bastante dificil , mas se tiver um bom sistema , pode produzir bastante mais do que os instaladores lhe estão a dizer , não está no algarve é verdade , por exemplo com uma micro com as caracteristicas da minha , ai em cima vai produzir menos , mas se tiver mais potencia , mais paineis vai ter tendencia a igualar as produções aqui em baixo, é obvio que com uma micro igual vai produzir menos , porque tem menos horas de sol, se a voltagem da rede for elevada efectivamento o inversor desliga-se , mas não tem nada a ver com o produzir acima de 3.45 , isso é um disparate !, eu aconselho-a a dar uma olhadela na micro do colega ogliv que fica em felgueiras http://mp.portelinha.info/, é 3.45 com 4940w paineis e um solarmax 4200S , a micro vai produzir ate á potencia maxima do inversor , mas presisa de ter potencia para isso , quanto mais potencia mais vai produzir , com o solarmax , até agora aqui no forum o maximo utilizado em termos de potencia são 5500w

por ultimo aconselho-a , a por de parte já os dois srs que disseram o disparate que está no ponto 3 , e o sr que disse que não valia a pena por mais de 4200w, porque a unica coisa que eles disseram de verdade é que se a tensão na rede for muito alta o inversor desliga-se , não tem nada a ver com a produção, alias a EDP tem a obrigação de reduzir a tensão se estiver fora dos limites. mais uma vez ,veja a micro de felgueiras , penso que o colega tem lá o instalador (é da maia), aconselho-a se tiver espaço por 22 paineis de 240w ou 250w , as marcas é tudo uma questão de preço , a instalação de felgueiras tem samsung , peça preços também para LDK , Suntech , e já agora a sugestão do colega Suntroika luxor , veja quais são as diferenças de preço , tendo em atenção que quanto mais caros forem os paineis , mais tempo vai demorar a recuperar o investimento.

Já agora dê também uuma vista de olhos na micro do colega Celestino , que fica ai perto de si em Ilhavo , tem um solarmax 4200s e 5000w de paineis luxor http://bit.ly/MicroPTL

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm

Mensagem por Celestino »

mcarneiro Escreveu:Já agora dê também uuma vista de olhos na micro do colega Celestino , que fica ai perto de si em Ilhavo , tem um solarmax 4200s e 5000w de paineis luxor http://bit.ly/MicroPTL
Atenção que esta não está virada a sul - tem um desvio grande e as perdas notam-se.
A inclinação também não é a ideal - ficou com a do telhado.
Se estivesse virada a sul como e com uma inclinação adequada o comportamento seria outro.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

Celestino Escreveu:
mcarneiro Escreveu:Já agora dê também uuma vista de olhos na micro do colega Celestino , que fica ai perto de si em Ilhavo , tem um solarmax 4200s e 5000w de paineis luxor http://bit.ly/MicroPTL
Atenção que esta não está virada a sul - tem um desvio grande e as perdas notam-se.
Se estivesse virada a sul como e com uma inclinação adequada o comportamento seria outro.

Viva Celestino ,

Isto era só para a Cristina ter uma ideia das potencias instaladas ai em cima, A Cristina andou a falar com instaladores , e havia pelo menos um , que sugeriu 4200w , e isso nem da para começar, Já agora o teu instalador é dai da zona ? eu para exemplos dei a tua e a do colega ogiliv . ficaste satisfeito com o instalador ? , é que a Cristina é dai da tua zona.

Celestino
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Celestino »

mcarneiro Escreveu:
Celestino Escreveu:

Viva Celestino ,

Isto era só para a Cristina ter uma ideia das potencias instaladas ai em cima, A Cristina andou a falar com instaladores , e havia pelo menos um , que sugeriu 4200w , e isso nem da para começar, Já agora o teu instalador é dai da zona ? eu para exemplos dei a tua e a do colega ogiliv . ficaste satisfeito com o instalador ? , é que a Cristina é dai da tua zona.
Tem toda a razão.
Mas ela também deve ter noção que o meu sistema podia produzir mais (bem mais) se o telhado possibilitasse uma melhor orientação.

No que se refere ao instalador, já tive oportunidade de a informar via MP a minha opinião sobre ele.
Para já, não tenho qualquer razão de queixa - aliás, muito pelo contrário.
Só não o fiz aqui em público porque ainda podiam pensar que tenho alguma comissão ou coisa do género... :lol:
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

[/quote]
No que se refere ao instalador, já tive oportunidade de a informar via MP a minha opinião sobre ele.
Para já, não tenho qualquer razão de queixa - aliás, muito pelo contrário.
Só não o fiz aqui em público porque ainda podiam pensar que tenho alguma comissão ou coisa do género... :lol:[/quote]

Aqui ninguem tem comissões , é só tentar ajudar , porque depois de estar instalado já há pouco a fazer. :)

suntroika
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jan 17, 2012 4:15 pm

Mensagem por suntroika »

Concordo com o colega mcarneiro, 4200w é um disparate e a história da tensão é outro, mesmo com essa potencia pode ir abaixo na mesma. Realmente aparece cada instalador, deve ser daqueles que simplesmente fazem a instalação e depois pedem a alguma empresa para fazer a inspecção, ou seja, malabaristas. De certeza que o valor que apresentam será imbativel, mas a finalidade não é essa, mas sim rentabilizar o investimento ao máximo. Sobre instaladores também já tive oportunidade de dar a minha sugestão tendo em conta a opinião do colega ogadiv, parece-me uma instalação bem feita e adequada ao investimento. Também é de 3.45kw. Eu como disse aplicaria um valor entre os 4.800w e os 5.000w, acima disso à que ter em atenção que o inversor por norma só aceita o limite maximo de 5kw pelo que se avariar o fabricante vai por-se ao fresco. Se conseguir uma produção entre os 6500w e os 7000 já me parece bom.

mcarneiro Escreveu:

2° não está no algarve.

Viva,

os 8280w é bastante dificil , mas se tiver um bom sistema , pode produzir bastante mais do que os instaladores lhe estão a dizer , não está no algarve é verdade , por exemplo com uma micro com as caracteristicas da minha , ai em cima vai produzir menos , mas se tiver mais potencia , mais paineis vai ter tendencia a igualar as produções aqui em baixo, é obvio que com uma micro igual vai produzir menos , porque tem menos horas de sol, se a voltagem da rede for elevada efectivamento o inversor desliga-se , mas não tem nada a ver com o produzir acima de 3.45 , isso é um disparate !, eu aconselho-a a dar uma olhadela na micro do colega ogliv que fica em felgueiras http://mp.portelinha.info/, é 3.45 com 4940w paineis e um solarmax 4200S , a micro vai produzir ate á potencia maxima do inversor , mas presisa de ter potencia para isso , quanto mais potencia mais vai produzir , com o solarmax , até agora aqui no forum o maximo utilizado em termos de potencia são 5500w

por ultimo aconselho-a , a por de parte já os dois srs que disseram o disparate que está no ponto 3 , e o sr que disse que não valia a pena por mais de 4200w, porque a unica coisa que eles disseram de verdade é que se a tensão na rede for muito alta o inversor desliga-se , não tem nada a ver com a produção, alias a EDP tem a obrigação de reduzir a tensão se estiver fora dos limites. mais uma vez ,veja a micro de felgueiras , penso que o colega tem lá o instalador (é da maia), aconselho-a se tiver espaço por 22 paineis de 240w ou 250w , as marcas é tudo uma questão de preço , a instalação de felgueiras tem samsung , peça preços também para LDK , Suntech , e já agora a sugestão do colega Suntroika luxor , veja quais são as diferenças de preço , tendo em atenção que quanto mais caros forem os paineis , mais tempo vai demorar a recuperar o investimento.

Já agora dê também uuma vista de olhos na micro do colega Celestino , que fica ai perto de si em Ilhavo , tem um solarmax 4200s e 5000w de paineis luxor http://bit.ly/MicroPTL

Autor do tópico
carrir
Membro
Membro

Mensagem por carrir »

Boa noite,
Hoje estive a dar uma vista de olhos aos foruns alemaes ( uma vez q tenho a facilidade da língua é a minha 2ª patria) para ver o que é que eles gastam por á.
Então e assim:
Marcas boas - Aleo, kyocera, sharp, schott, sanyo
Marcas chinesas de confiança - Trina, yingli, suntech
Luxor que é uma das marcas que grande parte dos instaladores me falaram, não conhecem, e quem conhece diz que é mais uma marca chinesa com carimbo alemão, mas pouco fiável!
Falam na Lg e na bosch, com preferêcias para a bosch, que é uma mistura de produção alemã, chinesa e portuguesa.
Martifer......ninguem conhece!!!
:| :|

O que acham disto ???

Quanto aos inversores
1° sma
2° fornios
alguns falam solarmax ( ja me tinha decidido por este, mas agora estou novamente a zero) e kaco ninguem fala!

A vossa opinião s.ff ;) :P

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm

Mensagem por JDuarte »

Viva Carrir,
Nos inversores, veja o AEG4600. Parece-me ser a melhor aposta para um sistema sobre dimensionado. Também lhe recomendaria o Xantrex (mas isto sou eu a defender a minha dama :lol: ).
Cmps,

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

Viva ,

Cristina pde adicionar o AEG que o colega JDuarte está a Sugerir, não aceite propostas com SMA , porque a SMA não tem um bom inversor para 3.45 , com a opção que eles têm para a sua potencia , não é rentavel ai em cima , esqueça esse fornios, a kaco já teve um bom inversor para 3.45 actualmente não tem , o kaco 4200 não está a altura do que a Cristina precisa para rentabilizar o investimento.

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

Cristina ,

não vá na conversa dos instaladores, a Cristina escolha os paineis que quer e o inversor que quer e peça orçamentos com base nisso, não deixe que os instaladores imponham o material , porque vai ser um mau negocio para si de certeza!

Só pelo facto de dizerem que não conhecem a Martifer , posso dizer-lhe que ou não percebem nada do assunto ou estão a tentar enganala , A Martifer é um fabricante nacional ai do Norte!

peça as propostas por escrito , e depois antes de dicidir , ponha aqui no forum para o pessoal analizar (se quiser claro!), exiga proposta por escrito com todo o material discriminado, incuindo os quadros e os dispositivos instalados nos quadros.

Autor do tópico
carrir
Membro
Membro

Mensagem por carrir »

mcarneiro Escreveu:Cristina ,

não vá na conversa dos instaladores, a Cristina escolha os paineis que quer e o inversor que quer e peça orçamentos com base nisso, não deixe que os instaladores imponham o material , porque vai ser um mau negocio para si de certeza!

Só pelo facto de dizerem que não conhecem a Martifer , posso dizer-lhe que ou não percebem nada do assunto ou estão a tentar enganala , A Martifer é um fabricante nacional ai do Norte!

peça as propostas por escrito , e depois antes de dicidir , ponha aqui no forum para o pessoal analizar (se quiser claro!), exiga proposta por escrito com todo o material discriminado, incuindo os quadros e os dispositivos instalados nos quadros.

Obrigado Mario, mais uma vez pelo seu conselho,
Quando eu dizia que não conhecem, referia-me aos Alemaes.
Mas diga-se de passagem, que o nosso pessoal (instaladores) tb. Não falam muito nela.
Ou nem se quer propõem ou dizem melhor do produto alternativo :ugeek:

Cris

Autor do tópico
carrir
Membro
Membro

Mensagem por carrir »

Boa noite,

Penso que ja consegui chegar mais ou menos a uma decisão.
Provavelmente irei optar por uma destas duas opcoes:

1ª opção
18 paineis Martifer Mprime3R- 240 ou 245 (os que são montados em portugal)
Inversor Solermax 4200
contador siemens com modem e antena GSM
Extrutura em alimunio e inox( os ganchos de telha são todos em inox inclusive os parafusos e as barras em aliminio anudizado. )

2ª opção

So muda os paineis
18 paineis Bosch C-si-M60 monocritalinos ou P60 policristalinos

Estou mais inclinada para a 2ª opção, pois 25 anos é muito tempo e Bosch é sempre Bosch?!
O que acham?!!

Peço-vos encarecidamente a vossa opinião!

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

E qual o preço de cada conjunto carrir?
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Celestino
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Celestino »

Eu não sei quais as condicionantes...
Mas se fosse meu, sabendo o que sei hoje e sendo possível, não hesitaria de forma nenhuma em colocar mais potência.
O resto parece-me bem.

No entanto sou leigo no assunto...
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

1ª opção
Inversor Solermax 4200
Extrutura em alimunio e inox( os ganchos de telha são todos em inox inclusive os parafusos e as barras em aliminio anudizado. )

2ª opção

So muda os paineis

Estou mais inclinada para a 2ª opção, pois 25 anos é muito tempo e Bosch é sempre Bosch?!
O que acham?!!

Viva Cristina ,

isso vai tudo depender dos preços , qualquer uma dessas opções é boa , são é poucos paineis , tem que sem pelo menos 20x240w ou 20x245w . se as diferenças de preços forem pequenas , mais vale ir para a opção com monocristalinos . se forem os bosch monocristalinos há opção de 20x250w , que seria o ideal .

suntroika
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jan 17, 2012 4:15 pm

Mensagem por suntroika »

Eu não aplicava martifer, decididamente bosch, é mais caro mas compensa e é melhor garantia. Atenção à martifer porque está praticamente na falência e qualquer dia fecha.
Eu também optava entre 20x240/24/250.

mcarneiro Escreveu:

1ª opção
Inversor Solermax 4200

2ª opção

So muda os paineis

O que acham?!!

Viva Cristina ,

isso vai tudo depender dos preços , qualquer uma dessas opções é boa , são é poucos paineis , tem que sem pelo menos 20x240w ou 20x245w . se as diferenças de preços forem pequenas , mais vale ir para a opção com monocristalinos . se forem os bosch monocristalinos há opção de 20x250w , que seria o ideal .

Responder

Voltar para “Projectos”