Projecto para 80w

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Re: Projecto para 80w

Mensagem por Jorge Rocha »

boostpt Escreveu:Nao se podem colocar baterias de litio?
Claro que sim! Apenas se pensa nas de chumbo se o investimento for apertado ou se já tiverem em stock!
Tudo por um mundo mais limpo!

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

boostpt Escreveu:Uma pergunta de 1 leigo nisto

Nao se podem colocar baterias de litio?

Sent from my iPhone using Tapatalk

Boas!

O poder até que se podia, mas já viste a que preço iria chegar um banco deste tipo de baterias!!!!!
Já as estacionarias são caras....

Sem falar que as baterias de lition, são muito menos tolerantes a aumentos na tensão, comparativamente às de chumbo!

Apesar de ter algumas baterias de lition em alguns equipamentos, a carregar no solar!
Tenho que ter um bom controlo na carga das mesmas, para não ter surpresas!

Mas normalmente estas baterias, são utilizadas em equipamentos que não queremos que sejam muito volumosos, devido as baterias, o mínimo peso possível e a máxima capacidade de energia possível.

Tipo motos elétricas lanternas, telemóveis, tablets, etc!

Aí sim justifica-se mas para banco de baterias de energias alternativas, nem pensar.

A não ser que os preços das mesmas, fossem muito menores....
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Autor do tópico
ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am

Mensagem por ICEM4N »

OK começam as perguntas.

Mono ou policriatalino?
Encontrei policriatalino 50w a 45eur e mono a 75eur

O controlador que potencia necessito para um painel de 50w?

Qual a capacidade que devo ter em baterias para alimentar lâmpadas de 12v cerca de 30w total

ICEM4N - Ricardo
Predator 40Ah - 22.000km
Tapatalk

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Boas!
Pela diferença de preço, claro que compraria os policristalinos.

O controlador para o painel de 50 watts! Se for um sistema de 12V!
Um controlador de 5 amperes dava , pois um painel desta capacidade, tem uma corrente muito baixa.

Mas não era aconselhável comprar um controlador tão fraco! Pois a diferença de preço deste controlador para um de 30 amperes, é insignificante, pois mais tarde, imagine que resolve fazer um aumento na carga, este controlador vai para a prateleira ganhar pó.

Quanto às baterias! Depende que o tempo que estas lâmpadas de 30w, vão ficar ligadas.
Se ficarem ligadas durante 12horas, 12hx30w= 360w:12v=30A, uma bateria 30 amperes.

Mas estes 30 amperes, são só em teoria, porque na prática, sabes bem que uma bateria só pode gastar uma parte da sua energia, não podemos descarregar a bateria por completo, mesmo se for estacionarias.

E as próprias baterias não tem uma eficiência 100%, e ainda devemos retirar, a autodescarga das mesma, pois varia de bateria para bateria!
Pois neste tipo de amplificação uma estacionaria seria melhor.

Descontando tudo isto, e para ter uma certa autonomia para dias com pouca radiação, uma bateria
de 80 amperes estacionaria, seria o aconselhável.
Se for uma bateria de tração, usada em bom estado 100 amperes.
Mas claro quanto mais melhor...

Só mais uma ! Um painel de 50w, é pouco, para esta carga! Pois só fica com uma margem de 20w, referente à produção e ao consumo!
E se vai ficar com as lâmpadas 12 horas ligadas!!!!

Abraço.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

Emanuel Couto Escreveu:
E as próprias baterias não tem uma eficiência 100%, e ainda devemos retirar, a autodescarga das mesma, pois varia de bateria para bateria!
Esqueceste-te de mencionar que a carga também não é 100% eficiente. Só nesse processo, tira, pelo menos, outros 20%.

Emanuel Couto
Moderador
Moderador

CrOhN Escreveu:
Emanuel Couto Escreveu:
Esqueceste-te de mencionar que a carga também não é 100% eficiente. Só nesse processo, tira, pelo menos, outros 20%.

A carga não e 100% eficiente, neste processo é retirado 20% !!!

Eu mencionei que a carga guardada na bateria não tinha uma eficiência 100%, ok, mas retirar 20% !

Realmente não estou a perceber? Era melhor explicares-me, gostava de aprender!
Acredita sem qualquer tipo de ironia!
Imagem

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

Os 20% que retirastes, foram dos 20% que convem deixar de margem de descarga. Os 20% que eu menciono, são referentes à carga que tens que dar às baterias. Posto de outro modo, para carregares 1KW de energia numa bateria, tens que gastar 1,2KW de energia. Isto sem entrar em consideração com as percas do próprio carregador.

Percebes agora porque neste tópico http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 45#p207801 disse o que disse?

Emanuel Couto
Moderador
Moderador

CrOhN Escreveu:Os 20% que retirastes, foram dos 20% que convem deixar de margem de descarga. Os 20% que eu menciono, são referentes à carga que tens que dar às baterias. Posto de outro modo, para carregares 1KW de energia numa bateria, tens que gastar 1,2KW de energia. Isto sem entrar em consideração com as percas do próprio carregador.

Percebes agora porque neste tópico http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 45#p207801 disse o que disse?
Estavas a referir ao processo de carregamento, sim claro que sim!
Claro se gastamos 1000 watts no carregamento de uma bateria,  a bateria não vai produzir, 1000 watts!  Tens toda a razão! Estas perdas tb devem ser consideradas....

Agora vamos à outra questão!

Não há sol por uns dias, e as baterias não têm carga para continuar a fornecer energias ao nosso sistema de 12V! 
E dizes que mais vale comprar um inversor 220V / 12V, por ter mais eficiência, comparativamente a um carregador de baterias!

Logo à partida devemos separar as águas!

Podemos colocar, um inversor 220V / 12V, (simples transformador de 220v / 12V) e ligar à carga directamente.
Ou um inversor, 220V/ 12V, que na realidade não são de 12V na saída, pois para carregador de baterias, tem que ter pelo menos mais 10% da tensão nominal das mesmas, ligados às baterias! Servindo tb como carregador?

E só depois lhe vou dar uma resposta final.

Pois já construi um carregador de baterias, que tinha as duas funções.

Tinha uma saída rectificada, onda completa estabilizada a 12V, como um simples transformador, e uma saida com 18,5V , nesta saída a retificação era de meia onda, ou seja a corrente seguia num sentido, mas era pulsante.

E claro com um ci muito modesto, tipo alguns capacitores, transistores, diodo zener de 12v, potenciometro, e pouco mais, de controlo, para cortar quando a bateria tivesse carregada,

Este modesto carregador e fonte 12V, desenrascou-me durante vários anos, para carregar baterias dos meus veículos. E para servir de fonte.
Infelizmente, anos depois, e de ter levado muita porrada, o transformador queimou.

Eu até já fiz um carregador de baterias, com apenas uma ponte retificadora e uma lâmpada, 220v, para limitar a tensão, mas claro, foi mesmo só para experimentar, pois em termos de eficiência, era uma porcaria, pois a lâmpada, consumia a maior parte da energia!
Mas carregou a bateria.

Tb já fiz um carregador de baterias com uma fonte de pc, atx modificada.

Fico a aguardar a tua resposta, relativamente a que tipo de inversor 220/12v, que te referes?
Imagem

Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Então ICEM4N!
Nunca mais disseste nada!
Imagem

Autor do tópico
ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por ICEM4N »

Ando a ponderar o custo EDP Vs Paineis solares, depois ainda tenho que fazer as devidas alterações e comprar lampadas 12v.

Estamos a falar que o custo anual das atuais lampadas 10h/dia são 7€/ano e a ideia dos paineis ficam em contas redondas a 100€.

Conclusao: preciso de muitos anos para poder ter algum rendimento e basta qualquer peça ou bateria avariar que são logo mais 2 ou 3 anos que não amortizo o equipamento.

Ainda ando pensativo. Se fosse so comprar os paineis e montar e já esta, a esta hora já tinha tudo, mas ainda tenho que fazer algumas alteracoes estruturais pos isso a minha indecisão.

E ainda tenho que contar com amigos que entendam da coisa pois não me arrisco a fazer isto sozinho.

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
Desculpem o offtopic:
Emanuel Couto Escreveu: ...
Tb já fiz um carregador de baterias com uma fonte de pc, atx modificada.

...
Esta questão interessa por demais. As anteriores também, mas esta... ;)
Será que se pode construir um tópico sobre o assunto?
Obrigado por partilharem.
Estou a seguir este "projecto" :oops:

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

Mas já devias saber desde o início que neste momento os sistemas com bateria são apenas por uma questão de sentimento de independência e autonomia e não económica, já que as baterias ficam arruinadas antes do payback.

Se colocares é 100W de painéis e um inversor grid-tie, aí sim consegues o retorno do investimento.
Durante o dia baixas o consumo da EDP em 100W que depois gastas à noite.
A rede elétrica passa a ser a tua bateria.

Se durante o dia tiveres sempre 100W de consumo de modo ao contador não registar saída de energia para a rua até com um contador digital te safas sem contrato.

Autor do tópico
ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por ICEM4N »

RJSC Escreveu:Mas já devias saber desde o início que neste momento os sistemas com bateria são apenas por uma questão de sentimento de independência e autonomia e não económica, já que as baterias ficam arruinadas antes do payback.

Se colocares é 100W de painéis e um inversor grid-tie, aí sim consegues o retorno do investimento.
Durante o dia baixas o consumo da EDP em 100W que depois gastas à noite.
A rede elétrica passa a ser a tua bateria.

Se durante o dia tiveres sempre 100W de consumo de modo ao contador não registar saída de energia para a rua até com um contador digital te safas sem contrato.
Tal como digo, nem sempre os custos altos sao efectivamente altos.
O Ronaldo não é caro por 100.000eur ao mes, o KAKA ao banco por 20.000 era bem mais caro!!!!!

Comprei uma mota electrica por 5000eur quando podia ter comprado uma combustao usada por 1000eur ou menos...

Agora RJSC estás a falar a minha lingua.
Tenho que ver essa solução mesmo que o custo inicial seja mais elevado.
Como tenho vistos projetos desses mas com custos e paineis carissimos tenho que ver algo mais em conta e se vale a pena.

Mas é outra solução a adoptar.

Tento começar por algo simples e barato e depois ir aumentando com a experiencia.
Mas nao queria muito gastar 200 para ter retorno de 10 ao ano

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

Há inversores Grid-Tie de 300W no eBay por 70~80€.

Agora paineís solares não sei quanto custam.
Acho que o Jorge já mandou vir uns.

Autor do tópico
ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por ICEM4N »

RJSC Escreveu:Há inversores Grid-Tie de 300W no eBay por 70~80€.

Agora paineís solares não sei quanto custam.
Acho que o Jorge já mandou vir uns.
Os paineis já tenho noção dos precos, o resto é que ainda nao tenho.
Como por ex.
Como injecto na rede? Quadro de electricidade? tomadas?
Já sabes que nao domino nada disto mas quero aproveitar o solzinho!!!

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

rocheiro
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo dez 04, 2011 5:57 pm

Mensagem por rocheiro »

Quem quiser comprar paineis fotovoltaicos recomendo o site abaixo, ja comprei a volta de 6 paineis
http://solarventa.de/

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

Emanuel Couto Escreveu:
CrOhN Escreveu:Os 20% que retirastes, foram dos 20% que convem deixar de margem de descarga. Os 20% que eu menciono, são referentes à carga que tens que dar às baterias. Posto de outro modo, para carregares 1KW de energia numa bateria, tens que gastar 1,2KW de energia. Isto sem entrar em consideração com as percas do próprio carregador.

Estavas a referir ao processo de carregamento, sim claro que sim!
Claro se gastamos 1000 watts no carregamento de uma bateria,  a bateria não vai produzir, 1000 watts!  Tens toda a razão! Estas perdas tb devem ser consideradas....

Agora vamos à outra questão!

Não há sol por uns dias, e as baterias não têm carga para continuar a fornecer energias ao nosso sistema de 12V! 
E dizes que mais vale comprar um inversor 220V / 12V, por ter mais eficiência, comparativamente a um carregador de baterias!

Logo à partida devemos separar as águas!

Podemos colocar, um inversor 220V / 12V, (simples transformador de 220v / 12V) e ligar à carga directamente.
Ou um inversor, 220V/ 12V, que na realidade não são de 12V na saída, pois para carregador de baterias, tem que ter pelo menos mais 10% da tensão nominal das mesmas, ligados às baterias! Servindo tb como carregador?
Não, esquece a carga das baterias. Se as tiveres descarregadas, deixa ficar. Tens que eliminar as baterias da equação. Vê os seguintes cenários:

Carregador baterias -> Baterias -> Luzes

Energia disponível (100%) - percas no carregador (ex:10%, sim, estou a ser optimista!) - Percas processo carga quimico baterias (20%) - prcesso de descarga (10%). Tudo somado, aproveitas, na melhor das hipóteses, 60% da energia inicial. O resto, é desperdiçado.

Apenas fonte de alimentação 220V / 12V -> Luzes

A unica perca, (aqui assumo as percas do carregador de baterias, 10%), serão mesmo os 10% de percas na fonte de alimentação.

Não é este ultimo, o processo mais eficiente de alimentar as luzes?

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

ICEM4N Escreveu: Como injecto na rede? Quadro de electricidade? tomadas?
Já sabes que nao domino nada disto mas quero aproveitar o solzinho!!!
Com esses inversores de potências baixas pode mesmo ligar-se numa tomada.
Mas se quiseres uma instalação mais limpa, podes meter fios pela tubagem existente até ao quadro.

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

Iceman, também já tive as tuas duvidas... primeiro começamos por querer iluminar o exterior da casa, depois queremos aproveitar o sol ao máximo e independência energética.

As minhas conclusões foram as seguintes:
Os gridtie nao exige grande investimento, podemos produzir 280w/h por menos de 400€... mas não me chama a atenção porque não sei se o meu contador conta ao contrario ou se tenho de oferecer a energia a EDP. Depois tenho duvidas sobre a sua legalidade.
Armazenamento em baterias, pode não ser rentável, logo se avançamos nao será por esperar um retorno financeiro. Exige um investimento inicial muito superior. Fiz algumas simulações (incompletas) por exemplo, um inversor de 4kw, regulador de carga, 5kw de baterias e 1,7kw de painéis fica por um preço total de 4400€. As baterias são de lítio, 5000 ciclos a 70% e custam 2000€ o que representa quase 50% do investimento inicial..

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Na minha opinião fazias o seguinte.
Compravas um inversor de rede barato tipo 300w
Compravas 3 painéis de 100w.
Os painéis já se consegue no eBay da Alemanha de 100w por 80 e poucos euros .
E ligavas isso numa tomada em casa a que te desse mais jeito ou no sótão ou assim.
Compravas um medidor de corrente e ias vendo se compensa ou não .:-)
Live long and prosper!

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”