Começar no auto-consumo

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Começar no auto-consumo

Mensagem por Fidel »

Nao faço a minima ideia :?
Vou ver se consigo descobrir.
Neste momento o que eu tou a pensar em comprar:
-1 controlador de carga entre 40A e 60A ( para ja estou a pensar neste: Outback FM60A)
-1 inversor de onda pura de 3000W ou 4000W (tou a pensar num W7 Power Star 24V)
- 500Ah em Baterias (futuramente aumentar)
- 500W de PV (futuramente aumentar)
- 1 Quadro tipo o do Esteves para automatizar entre a rede e o sistema PV
Acho que nao me falta nada...


pedrolima
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm
Localização: Sertã

Re: Começar no auto-consumo

Mensagem por pedrolima »

Cuidado com o Powerstar, os paineis de 500W não chegam para alimentar o consumo em vazio do bicho..
Recomendo apenas se for usado em paralelo com um pequeno inversor de qualidade e baixo consumo, ligando o Powerstar apenas quando fôr necessário para a máquina de lavar e bomba de água (mas desligar logo de seguida).

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Começar no auto-consumo

Mensagem por Emanuel Couto »

pedrolima Escreveu:Cuidado com o Powerstar, os paineis de 500W não chegam para alimentar o consumo em vazio do bicho..
Recomendo apenas se for usado em paralelo com um pequeno inversor de qualidade e baixo consumo, ligando o Powerstar apenas quando fôr necessário para a máquina de lavar e bomba de água (mas desligar logo de seguida).
500W não chegam para alimentar o consumo em vazio do W7 Power Star 24 !!!!!! Qual é o consumo dele?
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Começar no auto-consumo

Mensagem por Fidel »

Pois, ja percebi que sim... para ja acho que vou ter de ter um de 2000W (talvez) mas com um baixo consumo e um de 4000W para as cargas mais pesadas.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Começar no auto-consumo

Mensagem por visitante1 »

Todos os inversores tem um consumo mais ou menos razoavel, só que uns assinalam logo outros não dizem nada e deixam para depois o utilizador descobrir... alguns até de marcas bem conhecidas e de preços bem elevados.
Tudo para dizer que o enterranço pode ser de uma ou de varias formas!!! depende...
O sma 2224 por exemplo diz que consome 21w, não sei se é verdade, sei é que se ligar lá uma carga com uma potencia de arranque mais elevada fica a berrar por todo o lado...
é de facto uma boa ideia ter um inversor mais baixo para cargas mais leves, é o meu caso com um AJ1300, este porta-se bem, no entanto não aguenta grandes picos... não se pode ter tudo como eu custumo dizer.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Começar no auto-consumo

Mensagem por CrOhN »

O problema do pico da bomba, podes sempre resolvê-lo com um variador de frequência e uma bomba trifásica. Existem variadores com entrada 220V e saida 3 fases 380V. Se a bomba suportar, pode ser mesmo os mais normais com saida 220V trifásica. Apesar de ser uma solução mais cara, tem bastantes vantagens.


pedrolima
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm
Localização: Sertã

Re: Começar no auto-consumo

Mensagem por pedrolima »

Nem é preciso uma bomba trifásica. Se a potência não for exagerada para o inversor aguentar com ela em contínuo (por isso é que perguntei), existem uns quadros de controlo da bomba com variador/arrancador suave monofásicos que resolvem a situação. Existem até variadores destes que por apenas mais uns euros trazem opção de BusDC já específico para se ligarem paineis fotovoltaicos para bombeio directo;)

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Começar no auto-consumo

Mensagem por Emanuel Couto »

Feliz Páscoa. :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: Começar no auto-consumo

Mensagem por ICEM4N »

Fidel Escreveu:Pois, ja percebi que sim... para ja acho que vou ter de ter um de 2000W (talvez) mas com um baixo consumo e um de 4000W para as cargas mais pesadas.
Como vai o projecto?
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Começar no auto-consumo

Mensagem por rocker_pt »

Vou deitar mais axas para a fogueira...

A microprodução, para sistemas de 3500w a 5000w são vantajosas para quem concorre e tem acesso a regime bonificado.
Para nano sistemas de algo como 2, 4 ou 6 paineis, o lucro obtido com paineis é tão reduzido (1kwh=0.16€/por dia/painel) que se for investir em baterias não viabiliza o investimento.
Para ser utilizado a nível domestico no caso tipico em que durante o dia estamos fora de casa sem consumos, não há como gastar a energia se não a pudermos injetar na rede.

Instalar uma pequena "estação" geradora tem-se que
- Fazer investimento por própria conta e risco. PAGAR pelo equipamento + PAGAR pelo IVA do equipamento
- Estar coletado, ficando a PAGAR mais pela mudança de regime.
- Ter os paineis a produzir e PAGAR IRS pela tênue produção,
- PAGAR IVA da produção
No fundo, será que consegue ter lucro? duvido

Fazendo as contas por alto:
Gastos: 10 000€ (4000w)+ 2300€ (IVA) 16 paineis de 250w
Lucro/ano: 16x0.16x365=900€
-5% a 35% IRS =315€
-23% IVA =207

900-315-207=378€/ano
12300/378=32
São precisos 32 anos sem ter diminuição de rendimento e sem problemas nos paineis, só para conseguir pagar.
Paga-se iva quando se consome energia, então deveria-se receber iva quando se produz energia. Do modo como está, é pagar a dobrar.

Afinal um painel não é nada mais nada menos que um eletrodoméstico...e como tal deveria ser permitido ligar à rede interagindo normalmente com esta.
Para quando o princípio do consumidor/produtor? Como fazer chegar esta lei para ser aprovada no parlamento? Fazer uma petição?

Grato para quem opinar.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Começar no auto-consumo

Mensagem por MRider »

Tudo isso é verdade

Por isso é que um sistema grid é mais eficiente e mais simples.
Mas quando não há consumo ta a desperdiçar energia .
Usando baterias acumula a energia , mas quando se estraga as baterias la foi o lucro...

No meu caso é quase mais como um Hobbie, e ganho alguns cêntimos e produzo energia limpa .
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Começar no auto-consumo

Mensagem por Master »

Eu também tenho essa idéia, que no meu tipo de consumo em casa não compensa (ainda) e como eu estão a maior parte das pessoas.
Quero investir pouco (até 1.000 €) e para investir pouco só pode ser do tipo de injectar directamente na rede (sem baterias).
E o problema é que durante o dia e quando temos Sol, não temos quase nada a consumir, pois não está ninguém em casa....
À noite temos consumo e não temos Sol....
Portanto no meu caso, irei esperar que os painéis e principalmente as baterias baixem de preço.
No entanto na minha empresa já valeria a pena, pois o consumo é de dia, só tenho que contornar a ida ao telhado, pois sempre que tiver que ir ver e limpar os painéis, tenho que ir pela casa da vizinha...e o marido é ciumento ;)
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Re: Começar no auto-consumo

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

Master Escreveu:Eu também tenho essa idéia, que no meu tipo de consumo em casa não compensa (ainda) e como eu estão a maior parte das pessoas.
Quero investir pouco (até 1.000 €) e para investir pouco só pode ser do tipo de injectar directamente na rede (sem baterias).
E o problema é que durante o dia e quando temos Sol, não temos quase nada a consumir, pois não está ninguém em casa....
À noite temos consumo e não temos Sol....

Portanto no meu caso, irei esperar que os painéis e principalmente as baterias baixem de preço.
No entanto na minha empresa já valeria a pena, pois o consumo é de dia, só tenho que contornar a ida ao telhado, pois sempre que tiver que ir ver e limpar os painéis, tenho que ir pela casa da vizinha...e o marido é ciumento ;)
desculpem desenterrar este post de 2013 mas só para ter uma informação. é verdade que no periodo de produção nao ha uso, mas supostamente o contador ou pára ou regride correto (seja ele digital ou nao)?


BRibeiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 133
Registado: sexta dez 26, 2014 5:45 pm
Localização: Pico, Açores

Re: Começar no auto-consumo

Mensagem por BRibeiro »

LeNnOxLeWiS Escreveu:
Master Escreveu:Eu também tenho essa idéia, que no meu tipo de consumo em casa não compensa (ainda) e como eu estão a maior parte das pessoas.
Quero investir pouco (até 1.000 €) e para investir pouco só pode ser do tipo de injectar directamente na rede (sem baterias).
E o problema é que durante o dia e quando temos Sol, não temos quase nada a consumir, pois não está ninguém em casa....
À noite temos consumo e não temos Sol....

Portanto no meu caso, irei esperar que os painéis e principalmente as baterias baixem de preço.
No entanto na minha empresa já valeria a pena, pois o consumo é de dia, só tenho que contornar a ida ao telhado, pois sempre que tiver que ir ver e limpar os painéis, tenho que ir pela casa da vizinha...e o marido é ciumento ;)
desculpem desenterrar este post de 2013 mas só para ter uma informação. é verdade que no periodo de produção nao ha uso, mas supostamente o contador ou pára ou regride correto (seja ele digital ou nao)?
Depende do contador, se for analógico (com rodinha) ao produzir mais que o que consome ele anda para trás 8-) , mas para os digitais a história muda de figura, pelo que já vi aqui pelo fórum, existem contadores que ao produzir mais do que o que é consumido ele conta para a frente como se retirasse da rede :o .
Os mais informados sobre as marcas dos contadores que se pronunciem.

Avatar do Utilizador

LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Re: Começar no auto-consumo

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

Pois foi exactamente isso que entendi após leitura no fórum e é preocupante. Só não percebo se são todos os contadores ou só alguns

Avatar do Utilizador

sousacastro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: sexta jul 29, 2011 9:22 pm
Localização: Vila Real - Trás os Montes

Re: Começar no auto-consumo

Mensagem por sousacastro »

Parece que alguns alguns ao produzir em excesso conta para a frente e outros ficam parados.
Cumprimentos,

Sousa Castro
_______
O Sol nas nossas mãos.
Micro-produção 3,45 kW
Seguidor Das4, 20 painéis LG 240w, inversor Kaco 4200
Citroen CZERO

Avatar do Utilizador

LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Re: Começar no auto-consumo

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

sousacastro Escreveu:Parece que alguns alguns ao produzir em excesso conta para a frente e outros ficam parados.
Sim, também já vi essa informação no fórum.

Ficar parado já é mau o suficiente, não "acumulo" energia durante o dia enquanto não estou em casa. Faturarem-me o excedente ainda é mais grave... Era bom criar um tópico onde se pudesse compilar essa informação em termos de contadores.. a não ser que seja taboo

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16147
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Começar no auto-consumo

Mensagem por serges »

LeNnOxLeWiS Escreveu:
sousacastro Escreveu:Parece que alguns alguns ao produzir em excesso conta para a frente e outros ficam parados.
Sim, também já vi essa informação no fórum.

Ficar parado já é mau o suficiente, não "acumulo" energia durante o dia enquanto não estou em casa. Faturarem-me o excedente ainda é mais grave... Era bom criar um tópico onde se pudesse compilar essa informação em termos de contadores.. a não ser que seja taboo
Ou que muitos olhos te leiam as palavras que tanto queres perceber e cortar a torneira a muitos...

Percebes!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Autoconsumo”