
O meu Mega-ZEV
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: O meu Mega-ZEV
Volt, esse veiculo tem 4 rodas, existem vídeos na net a explicar como se anda apenas com 2.
:lol::lol:

Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: O meu Mega-ZEV
Vivas a todos.
.
Obrigado pelas palavras.
Celestino, tinhas razão, os GIDS (assim é que é) dependem da carga com que estamos a medir, e como na altura estava com cerca de meia carga, apresentava 130.
.
As baterias do MZ estão com 60.53 Ah (91.36%), que dá uma degradação de 8.64%. Não é mau para os 10 meses de idade que ele traz, com 20 cargas rápidas (QC) e 153 cargas lentas. Outro bom indicador, é a diferença entre a célula com maior e menor tensão. Está em 16 mV.
Bem, comprei o MZ na quinta-feira em Lisboa. Estreei-me saindo de Campolide em direcção aos Anjos na hora de almoço. Fiz uns 17 quilómetros e meti à carga na garagem do emprego.
Por hora, entram cerca de 2250 Wh para as baterias (com o carregador de +/- 10 ah a +/- 225v). Tenho também um cabo com a ficha Mennekes de 16 ah. Ainda não carreguei com este por manifesta falta de experiência (já lá vamos a essa história). Fiz a viagem rotineira para casa e regressei no dia seguinte.
Na sexta voltei a meter o MZ à carga depois de mais 80 KM feitos. Fiz a primeira carga completa. Ele tem 12 barras de "depósito". Meti a carregar quando apenas restava uma e atestei-o no emprego. Levou umas 9 horas a fazê-lo (18 kWh).
Quando saí, fui mostrar o MZ à Marina de Oeiras, onde temos feito o encontro semanal aqui na zona. Estiveram neste encontro 7 carros e 7 motas. Um Renault (Fluence), quatro Nissan (Leaf), um Opel (Ampera), um Peugeot (Ion), uma Volta e 6 Vectrix (VX-1).
Recebi alguns conselhos do ruimegas, que viu o estado da bateria do MZ. 60.53 AHr (91.36%). Creio que são valores perfeitamente aceitáveis. Regressei a casa depois de 99 KM feitos (e uma barra por gastar) e deixei-o a carregar até às 8 da manhã (quis que ele carregasse só durante as horas de vazio). Li o manual mais pequeno logo na primeira noite e defini um "timer" com o horário da tarifa de vazio.
No sábado, com 8 barras carregadas, aproveitei a manhã de "solteiro" e fui a Sesimbra mostrar o carro novo à família. Cheguei a Santana e cruzei-me com o vgomes.
. Liguei-lhe usando o mãos-livres do carro (que fino!), coisa que já estou habituado a fazer com o auricular que tenho nos capacetes da mota (;-)), e combinei passar em casa dele quando regressasse. Acabei por regressar rápido, pois o meu pai tinha acabado de sair para o Algarve, a minha irmã estava a trabalhar e mal conseguiu ver o "bólide", e o resto da família estava numa zona onde é impraticável estacionar sem o dístico de residente... Assim, fui-me meter à conversa com o vgomes até ser hora de regressar a casa. Chegado a casa, tive de meter a Goldwing na rua para o carro voltar a carregar na garagem. Carreguei completamente pela segunda vez. Tinha feito 41 km. Deu 13 kWh de carga.
No domingo resolvi fazer um passeio maior. Fiz 103 km. Fui a Sesimbra, à Costa da Caparica (visitei o carregador Mobi.E da praia do Rei) e a Vila Nogueira de Azeitão, onde pensei que tinha colocado a carregar com o cabo Mennekes. Afinal, não tinha pressionado o botão de desligar o timer e nada carreguei. Para a próxima, já sei... Acabei por regressar à garagem de casa para a já "habitual" tomada.
Na segunda regressei à rotina diária. Fiz os 42 km para o emprego e toca a carregar na garagem. Mais 9.5 kWh em cerca de 4 horas. No fim do dia, há que voltar a casa... Pelo caminho, jantámos no Almada Fórum. Num balcão de informações, uma menina disse que o posto Wattdrive do piso -2 não devia estar funcional, mas podíamos carregar o carro sempre que quiséssemos numa das tomadas que por lá estão espalhadas pelas colunas.
Na terça voltei a apenas carregar no emprego. Fiz 89 km. Carreguei 16 kWh. No regresso a casa fui às compras porque há alguém lá em casa que já não cabe nas calças. :-p. Passámos pelo Freeport (atravessei a ponte Vasco da Gama) antes de chegar a casa. Em termos de autonomia, o carro aguenta-se bem.
.
Na quarta (hoje) voltei a colocar à carga no emprego. Depois de 102 km feitos (deu-me a luz da "reserva" e já não fazia muitos mais, pois andei muito em AE) carregou mais 18.5 kWh (será que a reserva é de 6 kWh?).
Amanhã o Mega-ZEV faz uma semana nas minhas mãos. Para já, é cinco estrelas de carro. Estou siderado.
.

Obrigado pelas palavras.
Celestino, tinhas razão, os GIDS (assim é que é) dependem da carga com que estamos a medir, e como na altura estava com cerca de meia carga, apresentava 130.

As baterias do MZ estão com 60.53 Ah (91.36%), que dá uma degradação de 8.64%. Não é mau para os 10 meses de idade que ele traz, com 20 cargas rápidas (QC) e 153 cargas lentas. Outro bom indicador, é a diferença entre a célula com maior e menor tensão. Está em 16 mV.
Bem, comprei o MZ na quinta-feira em Lisboa. Estreei-me saindo de Campolide em direcção aos Anjos na hora de almoço. Fiz uns 17 quilómetros e meti à carga na garagem do emprego.
Por hora, entram cerca de 2250 Wh para as baterias (com o carregador de +/- 10 ah a +/- 225v). Tenho também um cabo com a ficha Mennekes de 16 ah. Ainda não carreguei com este por manifesta falta de experiência (já lá vamos a essa história). Fiz a viagem rotineira para casa e regressei no dia seguinte.
Na sexta voltei a meter o MZ à carga depois de mais 80 KM feitos. Fiz a primeira carga completa. Ele tem 12 barras de "depósito". Meti a carregar quando apenas restava uma e atestei-o no emprego. Levou umas 9 horas a fazê-lo (18 kWh).
Quando saí, fui mostrar o MZ à Marina de Oeiras, onde temos feito o encontro semanal aqui na zona. Estiveram neste encontro 7 carros e 7 motas. Um Renault (Fluence), quatro Nissan (Leaf), um Opel (Ampera), um Peugeot (Ion), uma Volta e 6 Vectrix (VX-1).
Recebi alguns conselhos do ruimegas, que viu o estado da bateria do MZ. 60.53 AHr (91.36%). Creio que são valores perfeitamente aceitáveis. Regressei a casa depois de 99 KM feitos (e uma barra por gastar) e deixei-o a carregar até às 8 da manhã (quis que ele carregasse só durante as horas de vazio). Li o manual mais pequeno logo na primeira noite e defini um "timer" com o horário da tarifa de vazio.
No sábado, com 8 barras carregadas, aproveitei a manhã de "solteiro" e fui a Sesimbra mostrar o carro novo à família. Cheguei a Santana e cruzei-me com o vgomes.

No domingo resolvi fazer um passeio maior. Fiz 103 km. Fui a Sesimbra, à Costa da Caparica (visitei o carregador Mobi.E da praia do Rei) e a Vila Nogueira de Azeitão, onde pensei que tinha colocado a carregar com o cabo Mennekes. Afinal, não tinha pressionado o botão de desligar o timer e nada carreguei. Para a próxima, já sei... Acabei por regressar à garagem de casa para a já "habitual" tomada.
Na segunda regressei à rotina diária. Fiz os 42 km para o emprego e toca a carregar na garagem. Mais 9.5 kWh em cerca de 4 horas. No fim do dia, há que voltar a casa... Pelo caminho, jantámos no Almada Fórum. Num balcão de informações, uma menina disse que o posto Wattdrive do piso -2 não devia estar funcional, mas podíamos carregar o carro sempre que quiséssemos numa das tomadas que por lá estão espalhadas pelas colunas.
Na terça voltei a apenas carregar no emprego. Fiz 89 km. Carreguei 16 kWh. No regresso a casa fui às compras porque há alguém lá em casa que já não cabe nas calças. :-p. Passámos pelo Freeport (atravessei a ponte Vasco da Gama) antes de chegar a casa. Em termos de autonomia, o carro aguenta-se bem.

Na quarta (hoje) voltei a colocar à carga no emprego. Depois de 102 km feitos (deu-me a luz da "reserva" e já não fazia muitos mais, pois andei muito em AE) carregou mais 18.5 kWh (será que a reserva é de 6 kWh?).
Amanhã o Mega-ZEV faz uma semana nas minhas mãos. Para já, é cinco estrelas de carro. Estou siderado.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 4093
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
- Localização: Ilha da Madeira
Re: O meu Mega-ZEV
Belo diário que fizeste .
Agora com um carro os consumos energéticos disparam mas é perfeitamente normal
Agora com um carro os consumos energéticos disparam mas é perfeitamente normal

Live long and prosper!
-
- Membro Silver
- Mensagens: 487
- Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm
Re: O meu Mega-ZEV
Boas.
Antes de mais, parabéns pela máquina e pela reportagem.
Fiquei com algumas duvidas daquele primeiro quadro. O que é:
Hlth=90.52% ?
SOC=49.9% ?
Quando foi tirado esse quadro? Em carga, completamente carregado, meia carga, logo depois de carregar...?
Boa sorte com a máquina.
Nunio
Antes de mais, parabéns pela máquina e pela reportagem.
Fiquei com algumas duvidas daquele primeiro quadro. O que é:
Hlth=90.52% ?
SOC=49.9% ?
Quando foi tirado esse quadro? Em carga, completamente carregado, meia carga, logo depois de carregar...?
Boa sorte com a máquina.
Nunio
-
- Membro Silver
- Mensagens: 952
- Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
- Localização: Costa de Caparica
- Contacto:
Re: O meu Mega-ZEV
Olá Nunio, tudo bem ?Nunio Escreveu:Boas.
Antes de mais, parabéns pela máquina e pela reportagem.
Fiquei com algumas duvidas daquele primeiro quadro. O que é:
Hlth=90.52% ?
SOC=49.9% ?
Quando foi tirado esse quadro? Em carga, completamente carregado, meia carga, logo depois de carregar...?
Boa sorte com a máquina.
Nunio
Espero estar a responder bem.
Hlth=90.52% ? Health - Saude das baterias
SOC=49.9% ? State of Charge - Estado de Carga
Abraços,
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1706
- Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
- Localização: Abrantes
Re: O meu Mega-ZEV
Nunca pensei que chegasse o dia em que ia dar os parabéns ao Volt por um veículo de 4 rodas!
Só podia mesmo ser um eléctrico! Doutra forma de certeza que não largavas as 2 rodas!
A garagem está a ficar apertada!

Só podia mesmo ser um eléctrico! Doutra forma de certeza que não largavas as 2 rodas!
A garagem está a ficar apertada!

-
- Administrador
- Mensagens: 16168
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: O meu Mega-ZEV
Os meus parabéns malandro...
Abraços
Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
Abraços
Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
- Moderador
- Mensagens: 5524
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
- Localização: Carcavelos
Re: O meu Mega-ZEV
é que dp ainda tira fotos do Leaf e da Li+ juntos isto quer-se dizer paaaaaaaa...



Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: O meu Mega-ZEV
Vivas a todos.
.
Segundo os nossos vizinhos aqui do fórum nissanleafpt.com, o Hlth não tem a ver com a saúde das baterias, mas algo relacionado com a capacidade de resistência... Eu não percebo muito disso para adiantar mais...
O SOC é exactamente o que disse o zointz. Estava com +/- meia carga.
PS: "Obrigados".
.
PPS: Também tenho um DB do MZ no nissanleafpt.com: Link.

Segundo os nossos vizinhos aqui do fórum nissanleafpt.com, o Hlth não tem a ver com a saúde das baterias, mas algo relacionado com a capacidade de resistência... Eu não percebo muito disso para adiantar mais...
O SOC é exactamente o que disse o zointz. Estava com +/- meia carga.
PS: "Obrigados".

PPS: Também tenho um DB do MZ no nissanleafpt.com: Link.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 2993
- Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
- Localização: Internet
Re: O meu Mega-ZEV
Parabens atrazados pela compra 

A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa
-
- Membro Silver
- Mensagens: 487
- Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm
Re: O meu Mega-ZEV
Ok.Volt Escreveu:Vivas a todos..
Segundo os nossos vizinhos aqui do fórum nissanleafpt.com, o Hlth não tem a ver com a saúde das baterias, mas algo relacionado com a capacidade de resistência... Eu não percebo muito disso para adiantar mais...
O SOC é exactamente o que disse o zointz. Estava com +/- meia carga.
É possível ter acesso a esse gráfico quando o carro está a carregar?
E em andamento, é possível?
Nunio
-
- Membro Silver
- Mensagens: 914
- Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
- Localização: Aveiro
Re: O meu Mega-ZEV
Sim, é possível ter acesso.
Só se estiver desligado e não estiver a carregar é que não.
Só se estiver desligado e não estiver a carregar é que não.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________
-
- Membro Silver
- Mensagens: 952
- Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
- Localização: Costa de Caparica
- Contacto:
Re: O meu Mega-ZEV
Volt Escreveu:Vivas a todos..
Segundo os nossos vizinhos aqui do fórum nissanleafpt.com, o Hlth não tem a ver com a saúde das baterias, mas algo relacionado com a capacidade de resistência... Eu não percebo muito disso para adiantar mais...
O SOC é exactamente o que disse o zointz. Estava com +/- meia carga.
PS: "Obrigados"..
PPS: Também tenho um DB do MZ no nissanleafpt.com: Link.
Boas Volt,
Eu tenho um grande defeito, adoro conhecimento, devoro toda a info que aparecer, e descobri isto, pode ser que dê jeito a alguém. Parece que Hlth não está bem definido, embora se inclinem para a saúde das baterias pela resistência interna.
Segue um pequena imagem.
http://www.mynissanleaf.com/wiki/index. ... pplication
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: O meu Mega-ZEV
Fixe.
. Por mim, estás à vontade. Isso até ajuda-me a perceber melhor os prints quando for eu a fazê-los.
.
Daqui a pouco já meto aqui mais informação com que me tenho deparado.
.


Daqui a pouco já meto aqui mais informação com que me tenho deparado.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Silver
- Mensagens: 971
- Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm
Re: O meu Mega-ZEV
Boas volt,
Antes de mais os meus parabéns.
Eu vi logo que teria de haver uma forma de transportar o voltinho(a) de forma segura
Mas agora quero ver-te a gabares por ultrapassares todos os dias de manhã 10 kms de fila para a ponte na A2
Vais ter uns meses de inferno
Antes de mais os meus parabéns.
Eu vi logo que teria de haver uma forma de transportar o voltinho(a) de forma segura

Mas agora quero ver-te a gabares por ultrapassares todos os dias de manhã 10 kms de fila para a ponte na A2

Vais ter uns meses de inferno

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.
-
- Membro Silver
- Mensagens: 952
- Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
- Localização: Costa de Caparica
- Contacto:
Re: O meu Mega-ZEV

sugarstorm Escreveu:Boas volt,
Antes de mais os meus parabéns.
Eu vi logo que teria de haver uma forma de transportar o voltinho(a) de forma segura
Mas agora quero ver-te a gabares por ultrapassares todos os dias de manhã 10 kms de fila para a ponte na A2![]()
Vais ter uns meses de inferno
Que mauzinho ..... eh eh eh



-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: O meu Mega-ZEV
Vivas a todos.
.
É verdade que já estava muito habituado a fazer este meu trajecto diário na Vectrix (foram 5 anos de Vectrix e alguns 12 noutras motas) demorando metade do tempo que agora demoro. Mas, creio que ainda é cedo para tirar conclusões, pois ainda não sei se me vou habituar a "isto", bem como o "isto" pode ter ligeiras alterações em breve com o fim das férias de toda a gente e o começo do tempo mais invernal... Para já, não me tem custado muito. Verdade seja dita que tenho cometido alguns erros próprios de quem está habituado à mota e ao trajecto de mota. Como exemplo, já por várias vezes me senti obrigado a pedir desculpa por só entrar numa via para onde quero ir numa altura "limite" (o que de mota não seria nada de mais).
.
Uma das comodidades que muito me tem agradado, é o Carwings, que é um sistema que permite-nos "comunicar" um pouco com o carro remotamente, bem como guardar algumas estatísticas. Hoje vou falar da parte da comunicação.
Eu uso a versão Website e IOS do Carwings.
A versão Web é a mais completa. Tem uma série de estatísticas e dá para configurar os RSS Feeds (que é algo que permite que a voz do carro nos leia as últimas notícias enquanto conduzimos), bem como planear trajectos e enviar para o GPS do carro entre outras configurações.
Para mim, o que mais me tem dado jeito são as funções que a versão IOS também tem. São elas a parte ligada ao carregamento e a climatização.
É possível, por exemplo, verificar se o carro está ligado à ficha, se está a carregar, dar ordem para o fazer caso não esteja e ver quanto tempo falta para o fim da carga.
A climatização, podemos ligá-la antes de chegarmos ao carro ou definir um temporizador para o fazer.
Fez hoje uma semana que tenho o MZ. O dia ainda não acabou mas, nas minhas mãos, o MZ está prestes a completar 700 quilómetros.
.

É verdade que já estava muito habituado a fazer este meu trajecto diário na Vectrix (foram 5 anos de Vectrix e alguns 12 noutras motas) demorando metade do tempo que agora demoro. Mas, creio que ainda é cedo para tirar conclusões, pois ainda não sei se me vou habituar a "isto", bem como o "isto" pode ter ligeiras alterações em breve com o fim das férias de toda a gente e o começo do tempo mais invernal... Para já, não me tem custado muito. Verdade seja dita que tenho cometido alguns erros próprios de quem está habituado à mota e ao trajecto de mota. Como exemplo, já por várias vezes me senti obrigado a pedir desculpa por só entrar numa via para onde quero ir numa altura "limite" (o que de mota não seria nada de mais).

Uma das comodidades que muito me tem agradado, é o Carwings, que é um sistema que permite-nos "comunicar" um pouco com o carro remotamente, bem como guardar algumas estatísticas. Hoje vou falar da parte da comunicação.
Eu uso a versão Website e IOS do Carwings.
A versão Web é a mais completa. Tem uma série de estatísticas e dá para configurar os RSS Feeds (que é algo que permite que a voz do carro nos leia as últimas notícias enquanto conduzimos), bem como planear trajectos e enviar para o GPS do carro entre outras configurações.
Para mim, o que mais me tem dado jeito são as funções que a versão IOS também tem. São elas a parte ligada ao carregamento e a climatização.
É possível, por exemplo, verificar se o carro está ligado à ficha, se está a carregar, dar ordem para o fazer caso não esteja e ver quanto tempo falta para o fim da carga.
A climatização, podemos ligá-la antes de chegarmos ao carro ou definir um temporizador para o fazer.
Fez hoje uma semana que tenho o MZ. O dia ainda não acabou mas, nas minhas mãos, o MZ está prestes a completar 700 quilómetros.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Silver
- Mensagens: 189
- Registado: quarta jul 25, 2012 10:52 pm
- Localização: Pataias
Re: O meu Mega-ZEV
Parabéns pela aquisição!
Quanto tempo de garantia ainda te resta nas baterias? Qual deverá ser o custo de um pack novo para o MZ?
Quanto tempo de garantia ainda te resta nas baterias? Qual deverá ser o custo de um pack novo para o MZ?
D.Branca - Vectrix VX1 NiMh nos 6800 kms (13800 - 1933 = 11867 kms).
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1655
- Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
- Localização: Lisboa
Re: O meu Mega-ZEV
Cada mês que passa o pack de baterias muda de preço.
Quando ele precisar, ou troca de carro, ou compra um pack com o dobro ou tripo da autonomia actual.

Mas tendo em conta o passado histórico do VOLT em veículos eléctricos, não vai comprar novo pack, vai mesmo comprar um carro novo eléctrico.

Quando ele precisar, ou troca de carro, ou compra um pack com o dobro ou tripo da autonomia actual.



Mas tendo em conta o passado histórico do VOLT em veículos eléctricos, não vai comprar novo pack, vai mesmo comprar um carro novo eléctrico.


Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
-
- Membro Silver
- Mensagens: 317
- Registado: segunda mar 14, 2011 5:28 pm
- Localização: Malveira
Re: O meu Mega-ZEV
Vejo que continuas a queimar electrões em grande estilo 

MH_electric
DB Vectrix VX-1 - Aventura de 40 Meses e 43.000Km. The end!
DB BMW C-EVO LR - Full Power de 18 Meses e 22.000Km.
DB Vectrix VX-1 - Aventura de 40 Meses e 43.000Km. The end!
DB BMW C-EVO LR - Full Power de 18 Meses e 22.000Km.