BMS FoundingPower

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: BMS FoundingPower

Mensagem por jmal »

RJSC Escreveu:
Realmente até houve: um tópico sobre um BMS open-source com o LTC6803, mas parou o desenvolvimento.
Porque não continuas tu o desenvolvimento ?
RJSC Escreveu:
Concordo que a corrente de descarga é baixa, mas não estou a ver melhor.
A esse preço não ! mas por pouco mais encontras melhor.
RJSC Escreveu: Quanto ao preço, um BMS não pode ser coisa para custar mais que um sistema computacional completo...
Deve custar como tudo mais, deve pagar o custo de desenvolvimento, de produção, de logistica e ainda dar lucro como todos os outros produtos.
RJSC Escreveu: Só se fosse mesmo o BMS de projeto aberto por forma a termos garantia de o poder reparar e modificar quase indefinidamente (até não haver componentes no mercado), e mesmo assim, mais de 200€ por 2 LTC6803 (20€ cada avulso), um microcontolador de (até 4€), uma fonte de alimentação e uns quantos componentes discretos numa PCB... :roll:
Também gostavas que andassem a mexericar naquilo que tu desenvolveste e depois viessem dizer que não funciona e ta cheio de problemas, provavelmente porque andaram a mexer.

Quanto à reparação, todos os que foram desenvolvidos para cumprir esse requesito dão.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

rmiguel
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda fev 20, 2012 9:35 am

Mensagem por rmiguel »

Pensava que este forum servia de entreajuda na questão dos veículos eléctricos...
Felizmente já identifiquei as pessoas que estão cá para ajudar e não para vender o seu produto...
Quem tudo quer tudo perde... já dizia o ditado.
Cumprimentos
Ricardo Miguel

rmiguel
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por rmiguel »

Não pedi a ninguém que dissesse como se faz um BMS...
Se quisesse fazer um BMS ia pesquisar, estudar, etc.
Eu posso não ter contribuído com grande coisa porque ainda tou verde neste assunto,mas há quem já esteja bem batido nestes assuntos de DIY nos EV's e a sua contribuição é ZERO.
E como disse o que safa é que há ainda alguns users que REALMENTE querem ajudar. Fica a dica...
Cumprimentos
Ricardo Miguel

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

rmiguel Escreveu:Pensava que este forum servia de entreajuda na questão dos veículos eléctricos...
Felizmente já identifiquei as pessoas que estão cá para ajudar e não para vender o seu produto...
Quem tudo quer tudo perde... já dizia o ditado.
Desculpa, mas eu não gosto de ficar com duvidas, eu também sou desses ? como o teu post veio imediatamente a seguir ao meu, fiquei naquela.
Cumps Inovadores

rmiguel
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por rmiguel »

Para fechar o assunto digo "uns mais outros menos".
Assunto encerrado. Passamos à entreajuda entre users.
Cumprimentos
Ricardo Miguel

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

rmiguel Escreveu:Para fechar o assunto digo "uns mais outros menos".
Assunto encerrado. Passamos à entreajuda entre users.
???? não entendo !! mandas a boca e depois mandas esquecer o assunto.

PS: deves ter ficado "tocado" comigo por te ter dito a verdade sobre a garantia, mas não deves, disse-te a verdade e repara que não viste ninguem discordar do meu ponto. Reflete bem sobre esse teu termo de "entreajuda", fica a sujestão.
Cumps Inovadores

rmiguel
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por rmiguel »

Não tem nada a ver com baterias, nem me lembrava disso.
Nem fui eu que puxei o assunto da garantia, perguntaram-me, como não sabia limitei-me a transcrever o que dizia no site.
Eu só lá comprei uma vez, tu certamente já compraste mais vezes por isso deves saber melhor que eu.

Para ficares tambem esclarecido, eu não tou chateado com ninguém.
O que disse foi por achar que há pessoal que tem o conhecimento e experiência e não o partilham.
Para o Rufus, não tou a falar de BMS's...
Cumprimentos
Ricardo Miguel

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Depois vai dando notícias sobre este BMS :-)
Live long and prosper!

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Ora bem! Já aqui está esta muito boa experiência que tive, por ajudar na instalação!

Estava mesmo à espera de encontrar um bms capaz de mostrar as tensões de todas as células ao mesmo tempo, e que não tivesse um preço muito fora de mão.

Fiquei mesmo maravilhado com tudo o que nos está acessível e as suas possibilidades de programação.
Com um equipamento destes podemos todos os dias acompanhar o bom funcionamento de todo o pack e em caso de alguma diferença anormal, poder agir em tempo de segurança.

Em relação aos 200mA de descarga no balanceamento, para este tipo de células, e tendo em conta um uso diário, é muito bom, mais do que suficiente para equilibrar o pack. Só quem não conhece estas células é que pode duvidar.

A colocação também é bem simples, sendo possivel para qualquer pessoa (capaz de montar uma estrutura com mais de 20 peças do ikea) instala-lo em sua viatura.

Tivemos algum tempo perdido com a afinação das medições da sonda da corrente, mas foi mais um preciosismo de nossa parte (as afinações são feitas através do PC).

Em resumo, fica-se com um bom bms e com um CB fantástico, por um preço não muito assustador.

Se alguém entender adquirir e necessitar de ajuda na instalação, pode lançar suas duvidas aqui, que eu ou o MarcoPNS, podemos sempre descrever os passos desde o inicio até ao final.

Que não seja por falta de bms e CB que as electricas fiquem paradas na garagem.
Tudo por um mundo mais limpo!

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Mensagem por RuFuS »

Jorge Rocha Escreveu:Em relação aos 200mA de descarga no balanceamento, para este tipo de células, e tendo em conta um uso diário, é muito bom, mais do que suficiente para equilibrar o pack. Só quem não conhece estas células é que pode duvidar.
Como podes afirmar isso se o carregador na fase final de carregamento vai dar muito mais corrente que 200mAh em cada célula? :o
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

jmal Escreveu:
RJSC Escreveu:
Realmente até houve: um tópico sobre um BMS open-source com o LTC6803, mas parou o desenvolvimento.
Porque não continuas tu o desenvolvimento ?
Por uma razão simples, não tenho nenhum VE que necessite de um BMS do género.
Depois de fazer um para mim, o custo acrescido por divulgar o esquema é zero. Agora se não vou usar, não vou gastar o tempo a desenvolve-lo.
Se reparares, ele estava a ser desenvolvido por um membro do fórum que tem uma bicicleta elétrica, para seu seu pessoal, mas que depois a deixou de a usar quando comprou um carro elétrico e como deixou de dar uso à bicicleta não tinha grande motivação para continuar.

O Linus Torvalds desenvolveu o Linux com forma de estudar sistemas operativos e a arquitetura x86, novamente um objetivo pessoal.
Depois de o ter feito, custou-lhe zero extra divulgar o código fonte. Depois a indústria viu uso no software (especialmente para servidores) e hoje paga-lhe para continuar o desenvolvimento. Se ele tivesse guardado o Linux para si ou para tentar vender de forma fechada, é praticamente certo que hoje não teria expressão.

A equipa do fórum gasta tempo a mantêm-lo e não está a ficar rica com isso, tu próprio és moderador aqui e penso que não ganhas dinheiro com isso.

Eu já fiz um contributo com um projeto aberto para as SW (comparador para ativar travagem regenerativa progressiva) sem qualquer utilidade para mim, apenas para ajudar a comunidade.
Ainda gastei tempo a mandar fazer placas de circuito impresso e montar porque várias pessoas preferiram comprar o circuito pronto e testado em vez de o montarem.
Depois de todas as vendas que fiz paguei as encomendas de material e ganhei 80€, claro que ainda tenho placas de circuito impresso e componentes para mais circuitos em casa de sobra e se no futuro alguém quiser mais algum, poderei ganhar mais alguma coisa.
Dado que foi um projeto que não tem uso para mim, acho que não se pode pedir mais.
Além disso, pelo projeto ser aberto, ganhei com a ajuda que me deram ao reduzir o tamanho da placa de circuito impresso, o que permitiu fazer mais unidades pelo mesmo dinheiro, já que paguei pela área total das placas, e consegui colocar mais na mesma área.

Quanto às garantias, obviamente que se alguém modificou o circuito, se não funcionar é sua responsabilidade, assim como acontece com hardware proprietário: se alguém faz uma modificação, negam-lhe a garantia.

Há quem não acredite no open-source, é uma opinião.
Eu pelo menos não gosto de ficar "na mão" de um fabricante, que pode fechar o negócio mais tarde.

É claro que as pessoas devem ser pagas pelo trabalho que realizam, mas devem ser pagas por unidade de trabalho realizado (por exemplo hora de trabalho) e não esperar trabalhar uma vez e receber indefinidamente por um trabalho executado uma vez.
No caso do software e multimédia digital o exemplo é notório: instalou-se uma cultura que em vez de o programador ganhar por hora de trabalho, trabalha uma vez e recebe indefinidamente por uma cópia executada com trabalho zero por parte programador...

Qualquer dia alguém chama um canalizador a casa para mudar uma torneira, aprende como se faz, e da próxima vez quando mudar a torneira sozinho com o seu trabalho aparece o canalizador a dizer que o seu procedimento foi copiado e portanto quer que lhe paguem uma taxa por terem mudado a torneira sem o chamar e portanto ter "perdido lucros potenciais". :lol:

Foi-me apresentado um caso de uma indústria têxtil portuguesa que comprou um tear automatizado do melhor que havia no mercado, controlado por hardware e software proprietário.
Passado 10 anos, avariou. O fabricante já tinha encerrado o negócio, e a máquina de milhares de euros ficou parada, tendo a fábrica que voltar a usar o velho tear mecânico com muitas dezenas que anos e com o design documentado, que felizmente tinha ficado num armazém.

Provavelmente alguém deve pensar que isto são ideias de esquerda, mas engana-se....
O movimento open-source nasceu em sociedades capitalistas, e raramente se vê surgir algum projeto de um país comunista...
A URSS não divulgou abertamente sua tecnologia...
No que toca ao hardware, a ideia é que se pagamos por um produto é nossa propriedade e ninguém deve tomar medidas para restringir o seu uso ou reparação.

Temos exemplos de empresas com hardware aberto no negócio há bastante tempo e a ganhar dinheiro.
Em 2010 haviam pelo menos 13 empresas que desenvolviam e comercializavam hardware aberto a faturar mais de 1 milhão de dólares por ano, conforme se pode ver neste artigo e vídeo da conferência:
http://singularityhub.com/2010/05/10/13 ... ore-video/

Claro que há muitos que ficam pelo caminho, mas com modelos fechados também outros tantos (ou mais) nunca chegam a ter sucesso.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Estás a complicar aquilo que é simples, não vês por aqui registos de patentes sobre o que quer que seja, nem ninguem a restringir o uso, nem a reparação, isto nos equipamentos desenvolvidos, produzidos e montados por cá, o mesmo não se passa com o que vem da china, muitos vêem com resinas que impossiblitam a subsituição de peças, processadores que não se podem comprar entre outras artimanhas que se encontram, podes pegar nos controladores kelly, dc-dc etc, que quando avariam são puro lixo, este bms é outro exemplo, se avariar ou tá na garantia ou é lixo.

Quanto ao open-source é tudo muito bonito e também gosto e até já fiz algumas contribuições para sistemas linux, mas quando alguém pegar numa ideia tua, com investimento que não tens, e de seguida faturar milhões com uma ideia que desenvolveste, ficas a "ver navios" sem sequer teres um reconhecimento, provavelmente depois vais mudar alguma coisa na tua atitude.

Mas centramo-nos no tópico, vamos continuar a dar o ouro ao bandido que produz barato porque também não perdeu tempo com desenvolvimentos.
Cumps Inovadores

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

jmal Escreveu:... se avariar ou tá na garantia ou é lixo.
Nem tudo o que deveria ter garantia, a tem, independentemente de sua origem. Isto é uma constante, aqui e em qualquer lado...
Isto de virar lixo acontece em quase tudo! Fica muito mais barato comprar novo do que mandar arranjar!

RuFuS Escreveu:Como podes afirmar isso se o carregador na fase final de carregamento vai dar muito mais corrente que 200mAh em cada célula? :o
Mais uma pergunta completamente desnecessária para quem entende o seu funcionamento.

O carregador irá desligar (ou não, dependendo do aparelho) assim que atinja a tensão final, mas até lá irá diminuir a corrente até valores inferiores a 1A (1000mA). Mesmo que durante este processo final de carregamento o bms não tenha tempo de balancear tudo, depois do carregador desligar, esse processo continuará até que não haja nenhuma célula a exceder a tensão definida para começo do sangramento (com os 200mA). Este valor de começo do sangramento (balanceamento) é também definido pelo utilizador, podendo deste modo ajustar-se à tensão final do carregador (quando este não permite esse ajuste facilmente, como acontece na maioria dos casos, e que o mesmo não atinja uma tensão tão elevada como de costume aos 3,60V/célula).
Se alguma das células exceder o valor de sobre-tensão (definido também pelo utilizador), o circuito desliga-se. Esse circuito do carregador está limitado a 30A (que em condições comuns nem com metade da corrente leva).
Já agora acrescento, este equipamento (BMS + CB) também tem a função de proteger a ignição, pois a mesma é feita através dele e assim poupam-se os contactos eléctricos da chave.
Com isto passa a ser 3 em um (BMS + CB + Relé sólido de ignição)

Para mim, poder acompanhar as tensões de todas as células (mesmo em andamento) continua a ser uma das melhores características num bms. As possibilidades de programação dos parâmetros complementam-no muito bem!
Tudo por um mundo mais limpo!

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:Isto de virar lixo acontece em quase tudo! Fica muito mais barato comprar novo do que mandar arranjar!
Essa é a realidade comum para aqueles que compram equipamentos sem qualidade e que não estão preparados para isso.

Encontras bons exemplos nas tv, lcd, plasmas, etc, com 300 euros tens algo que dificilmente passa o tempo de garantia sem avariar e quando passa, não dura muito, no entanto reparar é mais caro, pois claro, porque não está preparado para isso. Ao contrário de uma tv de qualidade que custe 2 ou 3 vezes mais, onde a reparação é simples e barata, durante 3 a 10 vezes mais.

PS: Estranho ouvi/ler isso de alguém que parece se preocupar com o ambiente.
Cumps Inovadores

labutess
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Mensagem por labutess »

marcopns
Excelente partilha
Esse teu BMS é muito interessante,consegue reunir muita informação útil em tempo real e que nos mantem alerta a possiveis problemas em viagem.Já pesquisei alguma coisa sobre este assunto mas o teu ainda não tinha visto, 8-)
Quanto a possiveis problemas,todos os componentes os caros e os baratos podem falhar,como tudo na vida,só com o tempo é que se poderá ver se o desempenho e a qualidade do material estará a altura dos euros gastos ;)
Mas é para isso que abriste este topico,mostrares o bom e o mau da tua compra,para dares e reunires informação do teu Bms,isto, é coisa que alguns não compreendem mt bem :x
bons kms e vai dando noticias

rmiguel
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por rmiguel »

Viva marcopns, como vai indo o BMS?

Sent from my MT15i using Tapatalk
Cumprimentos
Ricardo Miguel

david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am

Mensagem por david_neves »

marcopns Escreveu:A primeira célula sempre foi a minha célula mais baixa. Mas tal não significa que tenha menos capacidade de carga, porque ao fim de uns 60kms fica ao nível das restantes. Isto acontece desde os primeiros kms, com e sem bms. Quando puder meto uma foto a comprovar.
Mas todas as células estão bem carregadas, todas elas ficaram entre os 3,6v e os 3,65V.

Outro detalhe importante é que todas as células têm mais de 3 anos e 40 000kms.
Sinceramente fiquei com inveja com o teu novo visor, ja tinha chateado varias vezes o 'doutor do Landal' com esse tema.
O ultimo teste que fiz com 3 anos e 23mil km deu todas as celulas certas ate centésimo nao me parece ser de bom 'tratamento'
o ultimo dono dava escafia e as vezes fazia consumos eu nunca fiz 60km com uma carga.
Boa sorte com a Ve
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

david_neves Escreveu: Sinceramente fiquei com inveja com o teu novo visor, ja tinha chateado varias vezes o 'doutor do Landal' com esse tema.
O ultimo teste que fiz com 3 anos e 23mil km deu todas as celulas certas ate centésimo nao me parece ser de bom 'tratamento'
o ultimo dono dava escafia e as vezes fazia consumos eu nunca fiz 60km com uma carga.
Boa sorte com a Ve
Então mas se tens as células certas ao centésimo isso deve-se a quê e já agora porque queres ou precisas dessa informação ? Para teres a informação de capacidade, tensão,etc, o cb que o Jorge instalou nalgumas serve.

Não consegues fazer 60 kms porque és muito agressivo com o acelerador, tenta ter mais controle sobre ele, mais sensibilidade, acelerar mais devagar.

Eu mostrei-te o que tinha na evo, com todas essas informações e muito mais, cb, cruise control, log em cartão, controlo de potencia, etc, incluindo todas as caracteristicas que tens no teu.

PS: mas não vamos falar nisso, ao que parece quando venho aqui alertar para alguns pormenores ou desvantagens, sou interpretado como o malvado da fita, e só venho aqui para dizer mal e vender. No entanto recordo-me á uns anos atrás de também ter feito o mesmo com bms de 2 empresas importadoras portuguesas (que entretanto fecharam portas) e também nessa altura, era eu o malvado, e o resultado está à vista. Sei também de outra empresa que usa um bms que não é bms, mas chama-lhe bms sem o ser, no entanto também não vou divulgar porque isso seria dizer mal e tentar vender. É normal ser-se mal interpretado quando não se entende daquilo que se fala e lê/ouve, portanto até compreendo.

PS: Desculpem o desabafo, e sim, um administrador pode exprimir as suas opiniões e também desabafar.
Cumps Inovadores

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

Se há uma empresa que vende um BMS que não o é, deve ser dito (acompanhado do porquê).

Será um corte que atua segundo a tensão total do pack em vez de célula a célula?

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm

Mensagem por MVS »

Sobre o balanceamento de baterias LiFePO4 temos de distinguir dois tipos de balanceamento:

1. O balanceamento para compensar as pequeníssimas diferenças nas células do pack no uso do dia a dia.

2. O balanceamento da substituição de uma célula do pack por outra num estado diferente de carga.

Os 200mA são perfeitamente suficientes para a situação 1 mas não para a situação 2.

A situação 2 exige um balanceamento manual da nova célula.

Tenho experiência de balanceamentos (aprox. 10mV) regulares do uso do dia a dia de 240mA em células de 180Ah e o mesmo ocorre em breves minutos.

Esta solução tecnológica (corte acelerador e ignição) só tem um problema que não é frequente.

Trata-se da hipótese de uma falha não catastrófica (insuficiente para actuar o fusível geral ou disjuntor) no controlador do motor que provoque o drain incontrolado do pack. O controle de um contactor em série com o path de potência podia resolver esta questão.

As resistência de descarga dos condensadores do DC bus do controlador do motor também podem causar problemas em paragens muito prolongadas (anos) se o disjuntor geral não for cortado.

Se o disjuntor geral for cortado é necessário ter um mecanismo de pré-carga dos condensadores do DC bus do controlador do motor.

Se tudo isto for controlado de forma sistemática pelo BMS as hipóteses de erro de manobra serão inferiores.
Imagem

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”