jmal Escreveu:RJSC Escreveu:
Realmente até houve: um tópico sobre um BMS open-source com o LTC6803, mas parou o desenvolvimento.
Porque não continuas tu o desenvolvimento ?
Por uma razão simples, não tenho nenhum VE que necessite de um BMS do género.
Depois de fazer um para mim, o custo acrescido por divulgar o esquema é zero. Agora se não vou usar, não vou gastar o tempo a desenvolve-lo.
Se reparares, ele estava a ser desenvolvido por um membro do fórum que tem uma bicicleta elétrica, para seu seu pessoal, mas que depois a deixou de a usar quando comprou um carro elétrico e como deixou de dar uso à bicicleta não tinha grande motivação para continuar.
O Linus Torvalds desenvolveu o Linux com forma de estudar sistemas operativos e a arquitetura x86, novamente um objetivo pessoal.
Depois de o ter feito, custou-lhe zero extra divulgar o código fonte. Depois a indústria viu uso no software (especialmente para servidores) e hoje paga-lhe para continuar o desenvolvimento. Se ele tivesse guardado o Linux para si ou para tentar vender de forma fechada, é praticamente certo que hoje não teria expressão.
A equipa do fórum gasta tempo a mantêm-lo e não está a ficar rica com isso, tu próprio és moderador aqui e penso que não ganhas dinheiro com isso.
Eu já fiz um contributo com um projeto aberto para as SW (comparador para ativar travagem regenerativa progressiva) sem qualquer utilidade para mim, apenas para ajudar a comunidade.
Ainda gastei tempo a mandar fazer placas de circuito impresso e montar porque várias pessoas preferiram comprar o circuito pronto e testado em vez de o montarem.
Depois de todas as vendas que fiz paguei as encomendas de material e ganhei 80€, claro que ainda tenho placas de circuito impresso e componentes para mais circuitos em casa de sobra e se no futuro alguém quiser mais algum, poderei ganhar mais alguma coisa.
Dado que foi um projeto que não tem uso para mim, acho que não se pode pedir mais.
Além disso, pelo projeto ser aberto, ganhei com a ajuda que me deram ao reduzir o tamanho da placa de circuito impresso, o que permitiu fazer mais unidades pelo mesmo dinheiro, já que paguei pela área total das placas, e consegui colocar mais na mesma área.
Quanto às garantias, obviamente que se alguém modificou o circuito, se não funcionar é sua responsabilidade, assim como acontece com hardware proprietário: se alguém faz uma modificação, negam-lhe a garantia.
Há quem não acredite no open-source, é uma opinião.
Eu pelo menos não gosto de ficar "na mão" de um fabricante, que pode fechar o negócio mais tarde.
É claro que as pessoas devem ser pagas pelo trabalho que realizam, mas devem ser pagas por unidade de trabalho realizado (por exemplo hora de trabalho) e não esperar trabalhar uma vez e receber indefinidamente por um trabalho executado uma vez.
No caso do software e multimédia digital o exemplo é notório: instalou-se uma cultura que em vez de o programador ganhar por hora de trabalho, trabalha uma vez e recebe indefinidamente por uma cópia executada com trabalho zero por parte programador...
Qualquer dia alguém chama um canalizador a casa para mudar uma torneira, aprende como se faz, e da próxima vez quando mudar a torneira sozinho com o seu trabalho aparece o canalizador a dizer que o seu procedimento foi copiado e portanto quer que lhe paguem uma taxa por terem mudado a torneira sem o chamar e portanto ter "perdido lucros potenciais".
Foi-me apresentado um caso de uma indústria têxtil portuguesa que comprou um tear automatizado do melhor que havia no mercado, controlado por hardware e software proprietário.
Passado 10 anos, avariou. O fabricante já tinha encerrado o negócio, e a máquina de milhares de euros ficou parada, tendo a fábrica que voltar a usar o velho tear mecânico com muitas dezenas que anos e com o design documentado, que felizmente tinha ficado num armazém.
Provavelmente alguém deve pensar que isto são ideias de esquerda, mas engana-se....
O movimento open-source nasceu em sociedades capitalistas, e raramente se vê surgir algum projeto de um país comunista...
A URSS não divulgou abertamente sua tecnologia...
No que toca ao hardware, a ideia é que se pagamos por um produto é nossa propriedade e ninguém deve tomar medidas para restringir o seu uso ou reparação.
Temos exemplos de empresas com hardware aberto no negócio há bastante tempo e a ganhar dinheiro.
Em 2010 haviam pelo menos 13 empresas que desenvolviam e comercializavam hardware aberto a faturar mais de 1 milhão de dólares por ano, conforme se pode ver neste artigo e vídeo da conferência:
http://singularityhub.com/2010/05/10/13 ... ore-video/
Claro que há muitos que ficam pelo caminho, mas com modelos fechados também outros tantos (ou mais) nunca chegam a ter sucesso.