Página 2 de 2

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Enviado: domingo dez 08, 2013 11:13 am
por RuFuS
Não percebo onde faltei ao respeito ou educação a quem quer que seja...ninguém usou argumentos fidedignos para comprovar as suas teorias ao contrário do jmal e apenas limitei-me a constatar e escrever esse facto questionando quem aqui surge com argumentos não documentados ou descritos por um fabricante de baterias...

Se vos fere o ego, pois não tenho culpa uma vez que restringi-me a elucidar os menos atentos que contra factos descritos pelos fabricantes de baterias não há argumentos igualmente descritos e documentados por parte desses mesmos fabricantes...

Se acham que o fabricante de baterias está errado, porque não lhes enviam um mail para informar? Certamente que os fabricantes terão muito interesse nas vossas experiências mas não sei se terão qualquer validade pois quem dá a missa é o padre e não o sá cristão...

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Enviado: domingo dez 08, 2013 3:20 pm
por Emanuel Couto
Bem malta!
Não estou com muito tempo para escrever, mas gostaria de escrever rapidamente umas palavras sobre o assunto!!

Da minha vasta experiência em fóruns, que não é de um ano nem dois..... diria que mais cedo ou mais tarde vai haver desavenças e choques, sobretudo quando se encontram pessoal com grande conhecimento em determinadas áreas.

Muitas das vezes as pessoas estão tão empenhadas em defender os seus pontos de vista,  não reparam que estão de acordo, que estão os dois corretos nos seus argumentos, e na verdade estão a discutir pequenas coisas, talvez não tão relevantes. No fundo é apenas uma questão de ego, e tb de não querer dar o braço a torcer.

A  parte positiva destas disputas é o fato do pessoal menos informado ir aprendendo muito, e se souber fazer uma boa filtragem das informações recebidas, só vai enriquecer o seu conhecimento no assunto.

Mas isto funciona como uma corda bamba!! estas disputas de conhecimento, podem tornar um tópico muito empolgante e interessante, mas se a coisa descambar e começar com linguagem de baixo nível, um tópico pode passar de bestial a besta, de interessante a lixo....

Pelo pouco de tempo que estou por cá! Nunca li linguagem de baixo nível!
Se todos os foruns fossem assim..... (era uma maravilha) e os comentário que já vi por aí!!!! Ui!!! :shock: :shock: Nem vos passa pela cabeça .......

De qualquer maneira a moderação tem que fazer o seu trabalho, para não deixar as coisas chegar a este ponto.
Pois quando se perde pulso à coisa, é muito complicado .... :|

(BOM DOMINGO PARA TODOS)

Re: Moralismos

Enviado: domingo dez 08, 2013 4:53 pm
por jmal
Quanto à experiência de cada um, isso só cada um pode dar o valor, caso contrário o melhor é apresentar provas, agora lembrei-me da pessoa que veio aqui á uns anos dizer que tinha quase 2 décadas de experiencia com baterias lifepo4 instaladas em submarinos, bms e etc, no entanto o seu bms de origem japonesa (claro), resultado de uma joint venture entre uma empresa portuguesa com a empresa japonesa (a mesma que tinha desenvolvido o bms para o toyota prius, quando este não usa este tipo de bms) nunca funcionou correctamente nas scooters em questão com baterias lifepo4. :lol: :lol: :lol: :lol:

Re: OFF-TOPIC - SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Enviado: domingo dez 08, 2013 11:08 pm
por Emanuel Couto
Jmal Jmal.... :lol:

Re: OFF-TOPIC - SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Enviado: segunda dez 09, 2013 10:39 am
por marcopns
Eu já tinha discutido este assunto com o Jmal em 2010-2011... parece que ele se esqueceu...

Existe um "Operator´s manual" da Winston, as baterias amarelas mais populares que é muito mais completo que as tradicionais datasheets que circulam pela net. Neste manual a Winston recomenda diferentes voltagens para diferentes temperatura... mas tambem diz mais coisas importantes para a discussão:
Imagem
Imagem

Download aqui: http://en.winston-battery.com/index.php ... oad-center

Como podem ver, não há donos da verdade. Devemos sempre respeitar opiniões diferentes das nossas, mesmo que nos pareçam estúpidas.

Re: OFF-TOPIC - SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Enviado: segunda dez 09, 2013 10:44 am
por jmal
Eu não me esqueci Marco, referi isso no tópico e tendo em conta temperatura que estava, 10 ºC.

http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 00#p228200

E além do mais, a mota do pafi não tem destas baterias.

Re: OFF-TOPIC - SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Enviado: segunda dez 09, 2013 10:57 am
por O_volt
Emanuel Couto Escreveu:Jmal Jmal.... :lol:
Onde está esse post que gostaria de o reler....

Re: OFF-TOPIC - SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Enviado: segunda dez 09, 2013 11:09 am
por jmal
O_volt Escreveu:
Emanuel Couto Escreveu:Jmal Jmal.... :lol:
Onde está esse post que gostaria de o reler....
Não sei, tens de procurar.

Re: OFF-TOPIC - SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Enviado: segunda dez 09, 2013 11:10 am
por serges
Como este off topic já foi separado do oficial, melhor agora peço contenção!

Re: OFF-TOPIC - SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Enviado: segunda dez 09, 2013 11:39 am
por O_volt
jmal Escreveu:
O_volt Escreveu:
Emanuel Couto Escreveu:Jmal Jmal.... :lol:
Onde está esse post que gostaria de o reler....
Não sei, tens de procurar.
Já vi.....o que me ri...

Re: OFF-TOPIC - SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Enviado: segunda dez 09, 2013 1:19 pm
por jmal
O_volt Escreveu:
jmal Escreveu:
O_volt Escreveu:
Onde está esse post que gostaria de o reler....
Não sei, tens de procurar.
Já vi.....o que me ri...

caros parceiros ecologicamente proactivos:


:lol: :lol: :lol: :lol:

Re: OFF-TOPIC - SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Enviado: segunda dez 09, 2013 2:00 pm
por O_volt
pro activo....parece publicidade do iogurte...

Re: OFF-TOPIC - SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Enviado: terça dez 10, 2013 3:26 am
por Jorge Rocha
jmal Escreveu:E além do mais, a mota do pafi não tem destas baterias.
E dizes muito bem, as Calb não são ThunderSky, mas as suas características não andam muito longe. Penso até terem uma resistência interna mais alta, o que faria reforçar a minha ideia!
Supondo que o corte foi accionado pelo bms aos 2,2V (com uma descarga de 0,5C, 70V X 35A = 2450W, muito facil de chegar com qualquer arranque muito suave) sua tensão real e em repouso andaria bem perto dos 3,00v, se não mais!
Mesmo o fabrico não sendo igual, e por não encontrar o data sheet referente às Calb 70Ah, fica o das mais modernas Calb de 100Ah: http://www.ev-power.eu/docs/pdf/CALB-Us ... -Cells.pdf, que penso terem a resistência interna mais baixa com baixas temperaturas (do que as do pafi).

Re: OFF-TOPIC - SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Enviado: terça dez 10, 2013 11:41 am
por jmal
Jorge Rocha Escreveu:
jmal Escreveu:E além do mais, a mota do pafi não tem destas baterias.
E dizes muito bem, as Calb não são ThunderSky, mas as suas características não andam muito longe. Penso até terem uma resistência interna mais alta, o que faria reforçar a minha ideia!
Supondo que o corte foi accionado pelo bms aos 2,2V (com uma descarga de 0,5C, 70V X 35A = 2450W, muito facil de chegar com qualquer arranque muito suave) sua tensão real e em repouso andaria bem perto dos 3,00v, se não mais!
Mesmo o fabrico não sendo igual, e por não encontrar o data sheet referente às Calb 70Ah, fica o das mais modernas Calb de 100Ah: http://www.ev-power.eu/docs/pdf/CALB-Us ... -Cells.pdf, que penso terem a resistência interna mais baixa com baixas temperaturas (do que as do pafi).

Certo, os valores são os que referi e repara que o valor máximo de carga é 3.8v, a carga pára quando alguma atinge 3.95, daí a minha observação no tópico do pafi, não creio que tenha havido danos, mas sem qualquer verificação o pack vai andar sempre nestes limites, o resultado é aquilo que o pafi referiu, 2 barras falsas que tendem a aumentar, além de provocar mais deterioração do pack.

Tenho aqui um pack com alguns milhares de kms que andava mal controlado individualmente, e o utilizador usava quase sempre a capacidade total, o pack tem uma resistencia interna muito alta, qualquer toque no acelerador faz o bms cortar, em termos de capacidade a uns 0.1C tem cerca de 30 ah.