temperatura no acumulador de inverno

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por Celestino »

Jcab Escreveu:...a minha instalação de circulação forçada sofre ou sofria de todos esses factores menos a do local do acumulador que se encontra mesmo por debaixo da cuba:...
Pensava que quando falavas da "cuba" que te estavas a referir ao acumulador.
Com esta frase dás a entender que não é a mesma coisa.
A que é que chamas "cuba"?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


Autor do tópico
Jcab
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta mar 19, 2014 5:45 pm

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por Jcab »

Celestino Escreveu:
Jcab Escreveu:...a minha instalação de circulação forçada sofre ou sofria de todos esses factores menos a do local do acumulador que se encontra mesmo por debaixo da cuba:...
Pensava que quando falavas da "cuba" que te estavas a referir ao acumulador.
Com esta frase dás a entender que não é a mesma coisa.
A que é que chamas "cuba"?
desculpa enganei-me...queria dizer "acumulador que se encontra mesmo por debaixo do painel solar no telhado" ja vou editar esse post :oops:


Autor do tópico
Jcab
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta mar 19, 2014 5:45 pm

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por Jcab »

Ninguem recomenda ou sabe empresa que nos possa fazer o serviço e que sejam representantes da vulcano ou sonnenkraft, ou seja que tenham paineis horizontais? preferimos uma empresa em vez de instaladores por uma questão de mais confiança em termos de garantia e manutenção futura.

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por Esteves »

Jcab Escreveu:.queres dizer paineis solares em tubos de vacuo? mas também os há horizontais...ou querias tu dizer colocar assim a nascente e por serem em tubos de vácuo conseguiam ter rendimento ? ja ouvi falar disso mas não sei qual a diferença nem para que servem.

Segundo alguns fornecedores os tubos de vacuo, o painel a partir de 5º de inclinação é para funcionarem a 100%, atenção há por ai muita qualidade de tubos, uns bons outros maus...



Comparação entre painéis solares planos e de tubos de vácuo.

O gráfico à esquerda mostra-nos a comparação entre um colector de tubos de vácuo (a vermelho) com um painel plano (a azul).
Quando o sol brilha mais intensamente (ao princípio da tarde), ambos os colectores são bastante eficientes a absorver o calor proveniente do sol e a transferi-lo para a água. Mas noutras alturas do dia, nas quais o sol já não incide directamente nos painéis, o colector solar de tubos de vácuo tem uma muito melhor performance que o painel plano.

Imagem

Os tubos de vácuo isolam o fluído contido nele (ou o “heat-pipe”), prevenindo perdas de calor por condução, e assim aumenta a eficiência do colector. O gráfico abaixo mostra como os tubos de vácuo funcionam bem em dias frios.
A temperatura exterior pode ser muito inferior à do interior do tubo, mas mesmo assim o colector é eficaz.

Imagem

Quanto maior for a sua necessidade de água quente, maior é o rendimento retirado do uso de colector solares de tubos de vácuo.


PS: Há situações que no verão aquecem de mais e se não tiverem um sistema de segurança em condições é aconselhável tapa-los.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
Jcab
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta mar 19, 2014 5:45 pm

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por Jcab »

Obrigado pela explicação Esteves. pelo que vi são mais caros e no meu caso não se aplicara acho eu (3 pessoas), contudo realmente parece que se aplicam em zonas com menos sol realmente

Em relação ao nº de paineis necessarios para uma cuba de 200 l podem consultar aqui:

http://pt.enat.pt/pt/produtos/energia-s ... r%C3%A7ada" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por visitante1 »

O que o Esteve queria dizer é que há paineis caros e outros baratos!
Eu optei por marca branca e não estou descontente de forma alguma.
Com menos de 400€ compra-se um conjunto com 20 tubos, comparei com um parecido de marca e o preço era de mais de 1000€, como não encontrei diferença significativa optei.
Penso e continuo a pensar que será a melhor opção em termos aqs, se partir um tubo substitui-se em andamento por menos de 20€ está o problema resolvido, se aquecer demais é só arranjar forma de o arrefecer, no meu caso arranjei uma forma natural de o fazer, o sistema de tubagens interligado com a caldeira biomassa e os rediadores fazem isso.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por Celestino »

Jcab Escreveu:Outra coisa...se o acumulador/cuba estiver instalada na horizontal por motivos de espaço..ja sei que se perde algum rendimento..mas é assim tão grande que impeça ate a realização de um projecto?
Se é grande ou pequena a perda não sei.
O que sei é que a água fria entra por baixo e a quente sai por cima podendo existir um diferencial muito grande de temperatura entre a parte de baixo e a parte de cima num acumulador na vertical.
É o efeito "estratificação térmica da água" se não estou em erro.

Imagem

É uma coisa que eu também gostaria de saber: A vantagem de um acumulador na vertical será essa, a de permitir uma maior amplitude térmica e assim podermos ter água quente durante mais tempo?
Jcab Escreveu:
Celestino Escreveu:Não sou técnico mas da experiência que tenho, hoje não instalaria um sistema desses sem estas condições mínimas:
1- ...
5- Válvula de 3 vias à saída.
Esta válvula de 3 vias de que falas faz precisamente o que? e porque a mencionas? há sistemas que não a têm?
Eu penso que o termo correcto até será "válvula termostática", mas vejo toda a gente a chamar-lhe válvula de 3 vias.

Imagem

Mencionei este dispositivo porque o acho de uma importância enorme.
E sim, há muitos sistemas que não o têm...
Este dispositivo recebe água quente do acumulador e água fria da rede, fazendo a mistura adequada de modo a que à saída se obtenha água à temperatura que pretendermos.
No meu caso, está parametrizado para uma temperatura que permita que se tome banho agradavelmente sem abrir a água fria na misturadora.

Vantagens:
1. Poupa-se muita água quente, só sai mesmo a que é necessária. Assim dura mais tempo;
2. Temos a certeza que ninguém se vai queimar quando se abrir uma torneira de água quente. Onde há crianças esta vantagem é enorme;
3. Para quem tem a MLLouça/MLRoupa ligadas com esta água quente sabe que não estragará estas máquinas por introdução de temperaturas muito elevadas;
4. A mistura de água fria à saída, faz com que se reduza o caudal necessário de água quente e isso ajuda a manter a estratificação
térmica já que é provocado menos turbilhão na entrada de água fria dentro do acumulador;
5. ...(se alguém quiser completar com mais alguma dica)...

Desvantagens:
1. Não é possível obter água bem quente naquelas alturas em que necessitamos de água a ferver (p.e. p/ depenar galinhas :lol: :lol: )
No entanto isso resolve-se instalando uma saída de água quente antes da válvula.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por visitante1 »

Viva Celestino,
não foi engano, o que referes é de facto a termostatica, é quase imprescindivel a sua instalação exactamente pelos motivos que referiste.

A valvula de 3 vias é outra coisa, serve para "desviar" o circuito da agua para outra alternativa por exemplo.
Eu tenho isso instalado para ter uma alternativa quando os meus termoacumuladores deixam de ter agua quente por algum motivo e assim desvia para o velho e obsoleto esquentador :)

pode-se ver aqui:
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 47&t=17360" onclick="window.open(this.href);return false;
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
Jcab
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta mar 19, 2014 5:45 pm

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por Jcab »

Obrigado pessoal..em relação aos tubos de vácuo quando vier cá alguém falarei disso..já no que diz respeito à cuba infelizmente a única opção que tenho é mesmo na horizontal.


Autor do tópico
Jcab
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta mar 19, 2014 5:45 pm

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por Jcab »

Aqui vai uma fostos do resto da instalação para aqui os tecnicos e profissionais do forum analisarem :)

Imagem

e mais uma:

Imagem

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por Celestino »

Que é isto branco que tens aqui ao alto do lado direito?
Imagem
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por visitante1 »

Se é o que estou a pensar seria só ter tirado daí e colocar o outro com uma resistencia lá dentro...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
Jcab
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta mar 19, 2014 5:45 pm

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por Jcab »

Então..isso é o cilindro normal (penso que tem 65 ou 75 litros de capacidade)que tínhamos..e temos...existe um no sótão e outro no rés do chão...ambos ficaram prontos a serem utilizados se fosse necessário.. não podem ser utilizados como acumulador pois não são próprios para o efeito


@pnunes..não ha espaço em altura para coloicar uma cuba de 200 litros...se houvesse tinha sido colocada.

Mas telefonei hoje mesmo para o fabricante da cuba a termo brasa que me confirmou que há realmente uma perda de eficácia em relação as verticais, mas nada que impeça a realização de um projecto de aqs por solar...referiu que vendem e fabricam milhares de termo acumuladores horizontais e que as horizontais obviamente são fabricadas para trabalhar deitadas e são diferentes das verticais

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por visitante1 »

Mas até ai está tudo bem, se é fabricado horizontal é porque há necessidade deles assim, e as perdas não são muito muito grandes nem sequer é essa a questão.
A questão é que precisas de mais paineis para compensar a falta de eficacia desses com o limitação da instalação. Ou então colocar uns de tubos de vacuo e problema fica minorizado ou quase resolvido...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
Jcab
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta mar 19, 2014 5:45 pm

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por Jcab »

pnunes Escreveu:Mas até ai está tudo bem, se é fabricado horizontal é porque há necessidade deles assim, e as perdas não são muito muito grandes nem sequer é essa a questão.
A questão é que precisas de mais paineis para compensar a falta de eficacia desses com o limitação da instalação. Ou então colocar uns de tubos de vacuo e problema fica minorizado ou quase resolvido...
Mas a falta de eficacia eu atribuo, na sua maior parte à orientação a que estava...nascente. Concordas?

Alias coloquei atras um link onde o fabricante refere que para cuba de 200 litros é necessario 1 painel apenas.


Amanha vai ser tudo removido excepto a cuba.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por visitante1 »

Claro! se está a nascente tem que se compensar isso colocando mais paineis, para que aqueça até deixar de lhe dar o sol...

200 litros com um painel é um sistema desenhado para verão! não é um sistema para todo o ano.

vai ser removido para onde? outra posição mais sol?

ou vais remover definitivamente para não estragar a estetica da casa??? :?
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
Jcab
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta mar 19, 2014 5:45 pm

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por Jcab »

em definitivo...vamos substituir aquele colector vertical por um horizontal. O Horizontal já permite uma estrutura para o orientar a sul sem ficar uma aberração no telhado. Penso que ainda não tinhas percebido isso.

Edit--ja foi tudo desmontado. Para quem não percebeu nos fizemos uma reclamação à empresa que instalou e como a mesma não se disponibilizou para resolver o problema entramos em acordo e ficou decidido pagarmos só a cuba e eles virem remover o material.
Porque a decisão de colocar a nascente foi da empresa. Nós inclusive na visita previa técnica, indagamos ao Engº se não deveria estar a sul mas o técnico disse que não valia a pena que com um painel maior se resolvia o problema.
Infelizmente na pratica isso não aconteceu.


Autor do tópico
Jcab
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta mar 19, 2014 5:45 pm

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por Jcab »

Imagem

:( :(

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por visitante1 »

Mas... não era so mudar para o outro lado do telhado???
já estou com um nó no cerebro!!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
Jcab
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta mar 19, 2014 5:45 pm

Re: temperatura no acumulador de inverno

Mensagem por Jcab »

pnunes Escreveu:Mas... não era so mudar para o outro lado do telhado???
já estou com um nó no cerebro!!!

Não..aquele painel não dava para virar para o outro lado..tem que ser um painel horizontal e não vertical..reclamamos, a empresa não trabalha com paineis horizontais e recusou trocar o painel...entramos em acordo e removeram tudo...ficamos so com a cuba.

A culpa foi da empresa... aquela instalação foi da responsabilidade deles... mas pronto ao menos resolvemos as coisas



Edit: ja tinha explicado acima:
--ja foi tudo desmontado. Para quem não percebeu nos fizemos uma reclamação à empresa que instalou e como a mesma não se disponibilizou para resolver o problema entramos em acordo e ficou decidido pagarmos só a cuba e eles virem remover o material.
Porque a decisão de colocar a nascente foi da empresa. Nós inclusive na visita previa técnica, indagamos ao Engº se não deveria estar a sul mas o técnico disse que não valia a pena que com um painel maior se resolvia o problema.
Infelizmente na pratica isso não aconteceu.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”