tractortp Escreveu:contactei uma empresa que comercializa maquinas para produção de biodiesel, elanotec, nomeadamente como sr. jacinto.
ora bem, eles vendem óleo alimentar à 0.3 € lt + iva para bidões de 200 lts, mas só vendem a quem comprar as maquina deles.
disse que importavam o óleo para ficar bem mais barato.
é uma idea............ juntarmo-nos para importar também em quantidades grandes, reduzindo a nossa dependencia àos supermercados.
ou será que alguém daqui conhece alguma fábrica que possa ser contactada directamente ?
outra idéia seria a criação de uma área neste fórum de cooperativa, aproveitando a nossa necessidade de determinados produtos e materias primas, comprando em grandes quantidades e distribuindo pelos integrantes do fórum a preços mais baixos.
pode-se criar um tópico para isso mesmo na àrea dos classificados e colocar-se em inamotivel.
uma especie de compras em grupo em que os diferentes compradores sei iam inscrevendo e dizendo as quantidades que queriam.
o tópico pode até chamar-se mesmo compras em grupo.
podes fazer isso tractortp??
eu coloco em inamotivel :p :p
não creio que possamos atingir grande economia de escala, seria necessário morarmos próximo uns dos outros. um bidão de 200 litros são pouco mais de 5 depositos portanto não é demais. onde podemos poupar será talvez no transporte dos bidons e encomendar por zonas do país de forma a que a distribuição ocorra no mesmo dia. do género: alentejo e algarve 10 bidons, um ou dois por cada casa. assim pode ser temos que saber o custo que este transporte poderá ter. eu por mim enterrava um deposito de 1000 litros no quintal e enchia-o de uma só vez, já com gasoleo, gasolina e oleo 2t misturado já tenho 4 depositos de 1000 para agua...
garrafas de 1lt de oleo fula a 0.60cent por litro.... tava la um papel a dizer que so se podia levar 6 de cada vez.... bem... la me fizeram entrar e sair um montao de vezes por caixas diferentes... mas trouxe o stock todo... dvo ter trazido umas 80garrafas... lol...
ja da pa 2 depositos...
p.s: nota-se mesmo que este oleo é muito mais refinado... nota-se outra fluidez e nao ´tao espesso" nem tao viscoso... eu vou ficar de olho ver se vou la limpar o resto do stock... inda no fim de semana a promoçao era com oleo vêgê a 0.66cent litro...
como pensam transportar ou descarregar 200l? ainda é pesadote... quem transporta descarrega ou têm já amigos cravados para a tarefa? até tenho carro para transportar... o pior é quando chego e quero descarregar.
ta no modelo em faro oleo vegê a 0.50€ o litro....
não sei se é o mais indicado visto nao ser de girassol, ou soja mas acho que é um grande preço...
aproveitem..
abraços do padrinho
tambem eu para a minha primeira experiencia em ovd procurei os melhores preços de combustivel vegetal, e alem de estar preocupado com o custo para mim lembrei-me de aspectos importantes:
o facto de usarmos combustiveis renováveis no meu ponto de vista tem 3 razões principais, a saber:
1- custo para o utilizador.
2- redução do impacto ambiental.
3- busca de alternativa para um bem cujas reservas estão a ser reduzidas drasticamente.
portanto alem do ponto 3 para o qual pouco conta o local, e forma como compramos o nosso ov nos outros pontos temos de estar atentos a factores que por vezes esquecemos, ou lembramos menos.
o custo do ov que compramos alem de precisar de ser baixo deve ser justo para todos, desde o produtor até ao consumidor final, portanto os custos com transporte devem ser os minimos possiveis, ainda mais importante é que o custo de embalagem seja o mais reduzido que consigamos. perante esses factos na minha busca descartei imediatamente os oleos importados, cujo custo de transporte será sempre superior, alem de fazer pender a nossa balança comercial no sentido indesejavel como no caso do petro diesel, depois descartei as embalagens de litro visto serem grandes quantidades de polietileno (derivado do petróleo) para deitar fora ainda para mais não reciclavel por estarem contaminadas com gordura, perante tais permissas na rede comercial comum procurei e descobri que:
o oleo alvolino, comercializado no lidl é embalado em portugal tem um custo aceitavel, sem promoções (2,25€/3l= 0,75€/1l), vem em embalagens cómodas para uso no meu caso, outras opções oleo de marca branca dia, embalagem 3l custo por litro mais 3 centimos k o alvolino, a embalagem parece ser igual portanto acredito que seja proveniente da mesma linha de enchimento, os restantes que encontrei eram ou muito mais caros ou em embalagens inimigas da racionalidade ambiental.
contudo acredito que a solução ideal para os utilidadores de ovd passa por conseguir ov em distribuição avulso ou em embalagens de grande dimensão reutilizaveis (a meu ver 25 lt seria o ideal) para cumprirmos com o importantissimo principio ambiental do rrr de ao preterirmos as embalagens pequenas reduzimos, ao usarmos embalagens reutilizavceis fazermos isso mesmo para não termos de reciclar algo que pela contaminação de gordura se torna impraticavel de reciclar.
se alguem tiver conhecimento de pontos de abastecimento de ov avulso acho que seria interessante partilhar essa informação connosco visto que mesmo que o custo para o consumidor se mantenha nos mesmos niveis (até 0,75€/lt) os custos para o ambiente serão menores.
outro factor muito importante é a composição efectiva do oleo, como nesse aspecto sou completamente leigo gostaria que alguem mais conhecedor desse o seu contributo para que possamos todos escolher da forma mais racional possivel.