apr Escreveu:Nunio, a minha ebike tb tem 250watts! Ora 75v x 30A = ... 250watt:)

apr Escreveu:Nunio, a minha ebike tb tem 250watts! Ora 75v x 30A = ... 250watt:)
Já há algum tempo que andava a pensar em comprar uma e-bike, e só com o teste drive da decathlon é que se fez clic... mas não percebo nada de e-bikes. Quando agora escreves-te sobre a travagem regenerativa, essa era uma dúvida que tinha, todas as e-bikes com motor brushless (igual a hub, certo?) fazem regeneração na travagem? Outra questão é a utilização do motor, é boa prática andar sempre a ligar e desligar o motor, mesmo quando vou a pedalar? Exemplo, tenho uma pequena subida, vou a pedalar com o motor ligado, termina a subida desligo o motor, apesar de ainda ir a pedalar, ando mais 200m em plano e nova subida, volto a ligar o motor...apr Escreveu:O motor na roda pedaleira não tem só vantagens, na minha opiniao se estivermos a falar de uma ebike para performance como a do fidel faz sentido, mas numa ebike para o dia a dia o motor hub tem muitos pontos fortes, é um sistema simples, nao tem nenhum sistema de transmissao o que o torna mais fiavel. E o ponto mais importante de todos é a travagem regenerativa que em conjunto com a travagem normal traz segurança acrescida - mas com uns torque arms em condições, claro.
Nunio, a minha ebike tb tem 250watts! Ora 75v x 30A = ... 250watt:)
Nem sempre, em motores hub existem tanto com, como sem escovas.Afreitas Escreveu:Os motores colocados nas rodas (motor hub) são sempre sem escovas, ou seja brushless.
Porque os que têm engrenagens têm roda livre.Afreitas Escreveu: Há dois tipos de motores colocados nas rodas:
1- Motores direct drive (sem engrenagens)
2- Motores gear (com engrenagens internas)
Os motores com engrenagens são os mais indicados para bicicletas do tipo comum pois são mais eficientes devido às desmultiplicações proporcionadas pelas engrenagens e também bastante mais leves.
A regeneração só funciona bem nos motores sem engrenagens (exemplo: bicicletas tipo scooter VORTEX NSR/SRS/TWA/NEXON,ETC.)
Tal como disse antes, não funciona devido ao rolamento roda livre, mas se não tivesse esse carreto, antes pelo contrário, funcionaria muito melhor, a regeneração funciona melhor com motores desmultiplicados e é mais eficiente, o motor antinge rotações mais altas produzindo mais tensão e mais corrente, e até de melhor controle.Afreitas Escreveu:Para bicicletas leves, a regeneração em motores gear (com engrenagens internas) nunca funcionaria bem, pois se as engrenagens potenciam a força do motor numa relação de 1 para 5, também potenciariam a travagem regenerativa na mesma relação o que seria insustentável para a condução.
Isto é: Sempre que se accionasse uma manete de travão ainda que levemente, o motor praticamente bloquearia a roda onde fosse instalado.
O tamanho conta, mas o efeito é o mesmo, já que as potências também são outras.Afreitas Escreveu:NOTA: refiro-me a motores gear em bicicletas. No caso de motas pesadas as coisas são diferentes pois a massas são também muito diferentes.
Bom dia José (respondi à sua MP ontem às 20:48)jose2004 Escreveu:Já percebi que há neste forum quem domine este assunto, grato pelas respostas, de certeza que vão ajudar na decisão final.
Faz-me alguma confusão o motor na pedaleira... se o motor vai puxar a corrente, enquanto ele está ligado, não adianta pedalar, ou seja, o esforço vai ser nulo, será? Tenho que experimentar... Aproveito para pedir ao Afreitas uma resposta à minha mensagem pm, obrigado.
Bom dia José.jose2004 Escreveu:Bom dia Afreitas!
Um dúvida, ambos, no cubo da roda (motores hub) ou na pedaleira, são sempre motores brushless, certo?
Entretanto há pouco enviei-lhe uma pm que pensei tinha enviado ontem...
Estas são algumas das vantagens do motor centralizado na pedaleira:jose2004 Escreveu:Obrigado Freitas pelo esclarecimento da garantia da bateria.
Outra dúvida que agora mesmo me surgiu, no caso destas e-bikes com motor na pedaleira, com o motor desligado fica em roda livre sem mais atrito ou "tornam-se mais presas"? E em caso de avaria do motor, conseguimos continuar a pedalar normalmente?
Sendo assim não tem regenerativa, tem 2 rodas livres uma entre os pedais e o motor e outra entre os pedais e a roda, pensa bem Nunio.Afreitas Escreveu:Estas são algumas das vantagens do motor centralizado na pedaleira:jose2004 Escreveu:Obrigado Freitas pelo esclarecimento da garantia da bateria.
Outra dúvida que agora mesmo me surgiu, no caso destas e-bikes com motor na pedaleira, com o motor desligado fica em roda livre sem mais atrito ou "tornam-se mais presas"? E em caso de avaria do motor, conseguimos continuar a pedalar normalmente?
1 - A partir do momento em se param os pedais e obviamente o motor, a bicicleta entra em modo de "rolement" e apenas existe o atrito da roda livre, tal como um vulgar velocípede sem motor, pois o stator e o rotor do motor estão absolutamente parados.
No caso da bicicletas como motor no cubo, existe sistematicamente o atrito dos imãns sobre o stator e não é atrito despiciendo!!!.
2-Se o motor avariar podemos continuar a pedalar normalmente. Existe um sistema de linguetes tipo "freewheel" sem atrito entre o motor e a roda pedaleira cujo movimento dos pedais não move o eixo do motor.
3 - A partir do guiador poderemos comandar 4 funções:
a - Motor completamente desligado.
b - Motor a rodar até 12 Km/h e desliga aos 12,1 Km/h
c - Motor a rodar até 17 Km/h e desliga aos 17,1 Km/h
d - Motor a rodar até 24,9 Km/h e desliga aos 25 Km/h
A função (a) - é como se o motor estivesse desligado.
NOTA: Tudo o que acima foi dito a favor do motor centralizado, não significa desvalorizar ou desprezar o motor Hub.
Temos no mercado, bicicletas GIX com motor Hub, Modelos LOTUS e NEXT.
Provavelmente o próximo modelo será com motor Hub, sobretudo por razões de preço.
Isto é verdade nos motores de cubo "direct drive" (s/ redução).Afreitas Escreveu:No caso da bicicletas como motor no cubo, existe sistematicamente o atrito dos imãns sobre o stator e não é atrito despiciendo!!!.
Entre os pedais e a roda, todas as bicicletas têm roda livre. Elétricas ou não.jmal Escreveu:Sendo assim não tem regenerativa, tem 2 rodas livres uma entre os pedais e o motor e outra entre os pedais e a roda, pensa bem Nunio.
O motor é que move os pedais.Nunio Escreveu:Entre os pedais e a roda, todas as bicicletas têm roda livre. Elétricas ou não.jmal Escreveu:Sendo assim não tem regenerativa, tem 2 rodas livres uma entre os pedais e o motor e outra entre os pedais e a roda, pensa bem Nunio.
A minha dúvida é entre o motor e os pedais. Só pode ter roda livre num dos sentidos:
Ou o motor move os pedais e os pedais não movem o motor.
Ou os pedais movem o motor e o motor não move os pedais.
Se tiver roda livre nos dois sentidos o motor não chega aos pedais nem à roda.
O que é que eu estou a ver mal aqui?