Vivas a todos.

.
Eu tenho um comentário a fazer, que nada tem a ver com a discussão que entretanto se gerou nos últimos posts, mas sim com o que eu comecei por perguntar logo no início. Não me levem a mal, mas também não me sentiria bem comigo mesmo se não o dissesse:
Essas baterias, em vez de aproveitar o potencial da mota, vão fazer exactamente o oposto, vão estrangulá-la. Vocês já sabem isso, tanto que até parece ser consensual (e já aqui o disseram) que a única forma dessas baterias durarem será não "puxando" pela mota. No Verão, elas aceitarão descargas de 2C (não é muito). No Inverno, provavelmente apenas de 1C (é muito pouco). Ora, como já tinha dito, tudo o que for abaixo das baterias de origem é mau. Mesmo as baterias de origem já são "à justa". E acho que o Jasmim até estava habituado a uma Vectrix, logo, vai notar o estrangulamento. Infelizmente, há aqui muita gente habituada a motas pouco potentes e não vão sequer perceber, mas provavelmente vão comentar. Por favor, não o façam. Nem interpretem isto como um ataque. Não estou a atacar ninguém, estou a dar a minha opinião. Era bom que houvesse gente conhecedora da tecnologia e sem interesses comerciais a informar melhor os que aqui colocam os seus projectos e procuram ajuda. Infelizmente, creio que tal não vai ser possível e só irá gerar conflito. Daí que deixo aqui o meu conselho (do pouco que sei) e opinião, e espero que a conversa continue de forma saudável, com o único interesse de ajudar o projecto e a comunidade.
O meu conselho, visto que as baterias já estão a ser colocadas e não há forma de voltar atrás (acho), é que a mota seja usada com acelerações suaves. O ideal era alterarem o software para que isso fosse automático, coisa que acho que vocês não conseguirão fazer.
Outra coisa que gostava de saber, é de que forma vão colocar os 60ah a funcionar, visto que o software original da mota está limitado a 42ah (apesar das baterias terem 45ah). É que, se colocarem os 60ah numa Vectrix com o software de origem, ela só vai usar 42ah...
Não me interpretem mal. Desejo boa sorte para o projecto e, como já referi noutras situações idênticas, gostava de estar errado, mas não me parece que esteja.
PS: Entretanto o Jasmim colocou um post que vem de encontro ao que aqui pedi.

.