Vectrix Li+ com 60 Ah

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Vectrix Li+ com 60 Ah

Mensagem por RuFuS »

Mumia Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu:P.S. - Aos moderadores, se acharem que isto não ajuda em nada os proprietários de quem tenha modelo igual, como um aviso de amigo, podem retirar sem deixar justificação, pois para esta mota já não vai servir, uma vez que vão ser colocados os sensores de temperatura em local apropriado para uma boa leitura das células.

Código: Selecionar todos

Toda a partilha de informação é bem vinda seja em que tipo de mota/carro for, ainda mais quando para alertar e informar os restantes. É essa a essência deste Fórum.
Este post não faz qualquer sentido, pois na verdade está a ser partilhada informação errada e mais não vou estar a dizer porque estaria a comprometer a minha relação com a Vectrix, o representante nacional e intervenientes associados.

Ainda assim desejo muito boa sorte para ambos (Jorge Rocha e Jasmim) ficando a aguardar o resultado final bem como a divulgação da fiabilidade obtida!
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

RuFuS Escreveu:Este post não faz qualquer sentido, pois na verdade está a ser partilhada informação errada e mais não vou estar a dizer porque estaria a comprometer a minha relação com a Vectrix, o representante nacional e intervenientes associados.

Código: Selecionar todos

Caro Rufus, em momento algum indiquei que estava correcta ou não a informação, cabe a cada um ler e interpretar da melhor maneira e conforme a sua opinião e conhecimentos nas matérias (como em qualquer post neste e outro qualquer Fórum).

Agradeço no entanto também a tua partilha (é disso que este Fórum vive) de que não estará tão correcta essa questão, pena não poderes explicar mais.

Foi apenas informado o Jorge Rocha que o que tinha dito em nada infringia as regras do Fórum.
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Mensagem por RuFuS »

Estar a partilhar para corrigir algo que alguém afirma? O Jorge Rocha afirmou, limito-me a dizer que afirmou informações erradas.

São todos livres aqui portanto, até posso ser eu que estou errado e o Jorge Rocha é que percebe de Vectrix's! Isto é um fórum, um espaço de discussão e partilha, cabe a cada um saber ler, interpretar e perceber quem realmente sabe sobre o que diz. :)
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

OMG, here we go again... :roll:

Rufus, sinceramente, já não há paciência.
Todos sabemos quem é o grande mestre das Vectrix aqui no nosso cantinho. Duvido que alguém o vá superar.

Mas o Jorge já fez muito pela mobilidade eléctrica e é corajoso vê-lo a meter mãos à obra numa Vectrix. Tal como com as "chinesas", ele precisará de tempo para aprender, tal como o jmal também precisou!

Jorge, para mim o teu comentário faz todo o sentido ;)
Boa sorte com o projecto.
E continua a postar fotos, muitas fotos que é com elas que vamos TODOS aprendendo.

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm

Mensagem por jasmim »

Gostava que este tópico se mantivesse centrado no trabalho executado.
Eu poderia ter optado para que o trabalho fosse feito "às escondidas" e quando estivesse pronto e depois de testes em estrada, que espero serem positivos, apresentar a máquina a rolar. Se não corresse bem calava-me...
Mas não é essa a minha maneira de pensar nem a do Jorge.
O que mais desejo com isto é que, para pessoas leigas na matéria como eu, sirva para aprendermos. Todos hão-de ganhar.
Obviamente que todas as críticas construtivas serão bem vindas. :)
Força nisso Jorge! :P
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Vivas a todos. :-).

Eu tenho um comentário a fazer, que nada tem a ver com a discussão que entretanto se gerou nos últimos posts, mas sim com o que eu comecei por perguntar logo no início. Não me levem a mal, mas também não me sentiria bem comigo mesmo se não o dissesse:
Essas baterias, em vez de aproveitar o potencial da mota, vão fazer exactamente o oposto, vão estrangulá-la. Vocês já sabem isso, tanto que até parece ser consensual (e já aqui o disseram) que a única forma dessas baterias durarem será não "puxando" pela mota. No Verão, elas aceitarão descargas de 2C (não é muito). No Inverno, provavelmente apenas de 1C (é muito pouco). Ora, como já tinha dito, tudo o que for abaixo das baterias de origem é mau. Mesmo as baterias de origem já são "à justa". E acho que o Jasmim até estava habituado a uma Vectrix, logo, vai notar o estrangulamento. Infelizmente, há aqui muita gente habituada a motas pouco potentes e não vão sequer perceber, mas provavelmente vão comentar. Por favor, não o façam. Nem interpretem isto como um ataque. Não estou a atacar ninguém, estou a dar a minha opinião. Era bom que houvesse gente conhecedora da tecnologia e sem interesses comerciais a informar melhor os que aqui colocam os seus projectos e procuram ajuda. Infelizmente, creio que tal não vai ser possível e só irá gerar conflito. Daí que deixo aqui o meu conselho (do pouco que sei) e opinião, e espero que a conversa continue de forma saudável, com o único interesse de ajudar o projecto e a comunidade.

O meu conselho, visto que as baterias já estão a ser colocadas e não há forma de voltar atrás (acho), é que a mota seja usada com acelerações suaves. O ideal era alterarem o software para que isso fosse automático, coisa que acho que vocês não conseguirão fazer.

Outra coisa que gostava de saber, é de que forma vão colocar os 60ah a funcionar, visto que o software original da mota está limitado a 42ah (apesar das baterias terem 45ah). É que, se colocarem os 60ah numa Vectrix com o software de origem, ela só vai usar 42ah...

Não me interpretem mal. Desejo boa sorte para o projecto e, como já referi noutras situações idênticas, gostava de estar errado, mas não me parece que esteja.

PS: Entretanto o Jasmim colocou um post que vem de encontro ao que aqui pedi. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por jasmim »

Volt Escreveu: Essas baterias, em vez de aproveitar o potencial da mota, vão fazer exactamente o oposto, vão estrangulá-la. Vocês já sabem isso, tanto que até parece ser consensual (e já aqui o disseram) que a única forma dessas baterias durarem será não "puxando" pela mota. No Verão, elas aceitarão descargas de 2C (não é muito). No Inverno, provavelmente apenas de 1C (é muito pouco). Ora, como já tinha dito, tudo o que for abaixo das baterias de origem é mau. Mesmo as baterias de origem já são "à justa". E acho que o Jasmim até estava habituado a uma Vectrix, logo, vai notar o estrangulamento.
De facto estou habituado à Vectrix NIMH, mas ela não está habituada a ser puxada por mim. Tenho um andamento muito suave, sempre com o intuito de aproveitar a paisagem, a autonomia e assim preservar o material.
Volt Escreveu: O meu conselho, (...), é que a mota seja usada com acelerações suaves. O ideal era alterarem o software para que isso fosse automático, coisa que acho que vocês não conseguirão fazer.
Penso que respondi anteriormente. De facto será usada com acelerações suaves, algo que já faço com as Nimh. De facto creio que não será possível alterar o software.
Volt Escreveu:(...) visto que as baterias já estão a ser colocadas e não há forma de voltar atrás (acho), (...)
Depois de colocadas e testadas, se não me agradarem, haverá forma de colocar umas melhores. ;)
Volt Escreveu: Era bom que houvesse gente conhecedora da tecnologia e sem interesses comerciais a informar melhor os que aqui colocam os seus projectos e procuram ajuda.
Pois era excelente. :roll:
Volt Escreveu:
Não me interpretem mal. Desejo boa sorte para o projecto e, como já referi noutras situações idênticas, gostava de estar errado, mas não me parece que esteja.
Obrigado. Vamos ver o resultado.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Já agora, desculpem lá mas esqueci-me de dizer isto, em termos de tensão essas baterias não podem baixar dos 2.5V, enquanto que o BMS corta já nos 2.4V e as células de origem aguentam descarga até aos 2v (menos 0.5v que essas). Isto quer dizer que cada vez que a mota cortar, já se passou do limite. Outro conselho será, obviamente, nunca a deixes ir ao limite.

Um BMS da Vectrix para essas baterias teria de cortar entre algures os 2.8V e 3.0v. Por isso, evita baixar disso. Se eu tivesse essas baterias, iria andar sempre em modo "debug" e a monitorizar a low cell. A consequência disto poderá ser, teres de fazer algumas subidas a "pastelar"...

Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por jasmim »

Obrigado Volt, irei ter em consideração os teus comentários.
Quando estiver tudo pronto, obviamente, deixarei aqui as minhas experiências.

Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por jasmim »

Tal como disse anteriormente, peço que se concentrem no assunto do tópico. O resto não contribui em nada.
Obrigado pela compreensão. ;)

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Volt,
Saibas que te vejo como uma pessoa que partilha tudo o que sabe. Essa é uma qualidade de que eu aprecio muito, e por isso mesmo tento fazer o mesmo.

Os meus conhecimentos nada chegam aos teus comparando-os, para discutir sobre Vectrix. Daí que não discuto, mas sim aceito e agradeço-te sempre que possas partilhar algo.

No que diz respeito a baterias de Lítio LiFePO4, já muitas marcas me passaram pelas mãos, entre os mais variadíssimos usuários.
Isto serviu para me dar conhecimentos suficientes para poder dimensionar bem um veiculo, e para verificar se o fabricante, quando define os valores de tensões mínimos e máximos, assim como as correntes de descarga e carga, se o fez de forma modesta ou se pelo contrário... faço-me entender?

Não quero dizer que as células das Li+ sejam piores que o que as especificações o dizem, mas sim, que as CALB que estou a colocar, têm valores muito conservadores, para poderem garantir os 2000 ciclos a 80% de descarga.

Vou fazer um pedido especial ao Jasmim, para que ele te deixe conduzir esta VX1, depois de estar com os 7,68KWh de CALB.
Só tu irás saber, melhor que ninguém se a tensão mínima das células se mantém a níveis inferiores ou superiores, relativamente às tensões das células de origem.
Posso-te garantir que te vais surpreender (com pontos a favor para as CALB)!

Quanto ao problema do medidor de Ah, aferido para 42Ah, não haverá problema algum. Quando a autonomia prevista no mostrador chegar a zero, significa que ainda tem de reserva os 18Ah (o controlo a a partir daqui será feito pela tensão da célula mais baixa do pack). Já verifiquei que enquanto a tensão das células estiver alta, não há nada que faça parar a mota.

Da mesma forma que quando se carrega, se as baterias aceitarem mais de 42Ah e enquanto as tensões não chegarem a valores altos, o carregador continua o carregamento a toda a força.

As tensões mínimas para as CALB, chegarem a 2,40V quando em esforço, significa simplesmente que quando se deixa de acelerar as tensões passarão para valores perto dos 3,00V, ou até mais, se a resistência interna das células fosse muito alta.

Deixo-te uma pergunta... para o software da Li+, segunda versão (penso eu que seja a segunda, pois a primeira deixava o controlador puxar mais corrente, o que levou a muitas queixas por degradação precoce).
Quantos Amperes são disponibilizados numa subida em auto estrada com punho a fundo?

Grato pela contribuição de todos!
Tudo por um mundo mais limpo!

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Mensagem por zeuz »

A fundo, na minha, já vi valores acima de 120ah ( espero não estar a dizer uma barbaridade ).
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Não estás, zeuz. Já há muito tempo que não faço o teste - tenho de repetir - mas vai até aos 170a, se não estou em erro. Para baterias de 45ah, são 3.77C. Não chegam a 4C. O que até já é bastante próximo dos 5C limite das baterias de origem (especialmente se nos lembrarmos que, no Inverno, com temperaturas ambiente próximas dos 0 graus, o limite diminui certamente).

Por isso é que, pelos dados teóricos, estas baterias parecem "dar pouco". A 60ah tens 120a disponíveis (os 2C de limite máximo, a 25º acho, destas baterias). Mas, como disse antes, isto é teoria e espero estar errado.

Bem, Jorge, eu de Vectrix tenho apenas a experiência de andar e a memória do que ouvi e interliguei com o que vou conhecendo e aprendendo. A minha opinião é somente a opinião de um tipo "destes". :-).

Pelo que percebi das tuas palavras, o problema de ter de carregar mais do que os 42ah que o software Li+ traz de limite, fica resolvido porque ela não pára o carregamento enquanto não atinge os 3.65v por célula. É isso? Sendo assim, parece-me excelente! Aí não há nada para fazer. O problema resolve-se logo à cabeça. Embora ainda falte perceber como é que o software se vai portar na equalização que faz no fim de todos os carregamentos. E, já agora, não há um corte de tensão total? Acho que aos 140v do pack ela pára de carregar.

Já o problema do corte por célula em esforço, não sei como vai ser com essas baterias... Com as de origem, se bem me recordo, a potência da Vectrix faz diferenças (entre esforço e repouso) de quase 0.5v acontecerem logo na primeira aceleração a fundo. Com baterias de menos C's, a diferença ainda deve ser maior, acho...

PS: E o corte é gradual. Não estamos a falar de BMS como os que estão nas chinesas. O primeiro corte começa por diminuir a potência, mas a mota não deixa de andar logo. Continua a ser possível "dar-lhe" esforço.

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

A mudança de baterias nas Vetrix já foram feitas pelos 3 técnicos especialzados em Portugal (Jorge Rocha está a fazer agora).

Dentro do pouco que sei, todos estes detalhes foram ajustados no software.

Comprar as baterias de origem devem ficar num preço incomportável, seria mais barato comprar uma Brammo.
:lol:

Penso que a maioria dos utilizadores quer uma mota económica para usufruir do prazer do silêncio.
Desportiva só mesmo a Brammo.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Sem ser o jmal, acho que ninguém mais mexeu no software da Vectrix. O problema nas conversões não é mudar de baterias (e as baterias de origem até têm um preço bem em conta, ao contrário do que insinuas, especialmente atendendo à qualidade delas). O problema é que o software está desenhado para as características dessas baterias de origem.

A própria Vectrix teve de trocar todos os packs iniciais das Li+ porque o fornecedor enganou-se nas definições que tinha dado para a construção do BMS, dando mesmo origem a que muitos packs tivessem de ser trocados já com células afectadas.

A razão porque tenho estado a tentar informar (dentro do que sei), é mesmo para que o Jorge Rocha (bem como o Jasmim) se acautele e faça o que puder com esse conhecimento que partilho. O Nuno Santos (calculo que seja ele quem também referes) creio que não mexeu no software e não sei se foram estas as baterias que ele colocou (já não me recordo, embora ele já me tenha dito isso algures durante o ano passado).

Há motas (maxi-scooters) que têm comportamentos mais potentes do que os que te habituaste. A Vectrix e a BMW, podem não ser nakeds desportivas (como a Brammo ou a Zero), mas atingem as potências que temos estado a referir nos posts anteriores. Já uma vez no passado perguntaste aqui no fórum se não se podiam colocar as baterias da tua scooter numa Vectrix. Não se pode. Creio que essas dão no máximo 1C e eu não sei explicar melhor do que isto. 1C quer dizer que as baterias (se forem de 60ah) dão no máximo 60a; e 2C, 120a. Ora se numa aceleração a mota pedir (imaginemos) 150a, estará a pedir mais 1,5C do que as baterias dão. A consequência será uma diminuição abrupta da capacidade e número de ciclos para os quais ela foi desenhada. Talvez algum técnico consiga te explicar isto melhor, até porque saberá mais e melhor do que eu, tecnicamente falando.

:-).

Autor do tópico
jasmim
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por jasmim »

Volt, sabes quantos C tem a Nimh?

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

Volt Escreveu:Sem ser o jmal, acho que ninguém mais mexeu no software da Vectrix. O problema nas conversões não é mudar de baterias (e as baterias de origem até têm um preço bem em conta, ao contrário do que insinuas, especialmente atendendo à qualidade delas). O problema é que o software está desenhado para as características dessas baterias de origem.

A própria Vectrix teve de trocar todos os packs iniciais das Li+ porque o fornecedor enganou-se nas definições que tinha dado para a construção do BMS, dando mesmo origem a que muitos packs tivessem de ser trocados já com células afectadas.

A razão porque tenho estado a tentar informar (dentro do que sei), é mesmo para que o Jorge Rocha (bem como o Jasmim) se acautele e faça o que puder com esse conhecimento que partilho. O Nuno Santos (calculo que seja ele quem também referes) creio que não mexeu no software e não sei se foram estas as baterias que ele colocou (já não me recordo, embora ele já me tenha dito isso algures durante o ano passado).

Há motas (maxi-scooters) que têm comportamentos mais potentes do que os que te habituaste. A Vectrix e a BMW, podem não ser nakeds desportivas (como a Brammo ou a Zero), mas atingem as potências que temos estado a referir nos posts anteriores. Já uma vez no passado perguntaste aqui no fórum se não se podiam colocar as baterias da tua scooter numa Vectrix. Não se pode. Creio que essas dão no máximo 1C e eu não sei explicar melhor do que isto. 1C quer dizer que as baterias (se forem de 60ah) dão no máximo 60a; e 2C, 120a. Ora se numa aceleração a mota pedir (imaginemos) 150a, estará a pedir mais 1,5C do que as baterias dão. A consequência será uma diminuição abrupta da capacidade e número de ciclos para os quais ela foi desenhada. Talvez algum técnico consiga te explicar isto melhor, até porque saberá mais e melhor do que eu, tecnicamente falando.

Estiveste junto da mota com a conversao com baterias iguais às da minha mota. O software foi alterado como é logico.
Parece-me estranho teres falado com ele e n tenhas eessa informacao. A mota já foi vendida.

Em relacao à minha tem é muito mais baterias para alcançar a voltagem do motor.
Ficou com uma autonomia surpreendente.

Nao percebo porque valorizas ou desvalorizadas as pessoas que trabalham e conhecem bem estes equipamentos.
Eu tenho uma opinião neutra. São os 3 excecionais.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Não percebo, galt, onde é que me viste aqui a desvalorizar as pessoas que trabalham e conhecem bem estes equipamentos (a valorizar sei que é possível ver neste fórum com uma simples consulta). E referes-te a quem? Ao Jorge? Ao Nuno? Ao jmal? Deves ter interpretado alguma coisa mal, certamente, pois não o fiz nem tive (ou tenho) esse tipo de intenções.

As NiMH da Vectrix VX-1 permitiam 3C contínuos (90a) e entre 5C e 10C (não sei quantos ao certo) por segundos. Já as LiFePO4 das Vectrix VX-1 Li+ permitem 5C contínuos (225a) e 10C (450a) por cinco segundos, isto a 20 graus, se bem me recordo. Acho que tenho isso num PDF algures. Se o encontrar coloco aqui, pois essa informação é sempre útil.

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

http://www.gpina.com/pdf/GP30EVH_DS.pdf

2C contínuos e 3C por 5 segundos. Dados do fabricante.
Mas o jmal afirma que elas são muito tolerantes. Afinal de contas as Vectrix originais a Nimh puxam mais de 200A.

E quanto ao carregamento das de lítio de 60Ah, o problema se não for mexido o software é que quando as 17 barras encherem ela já não carrega mais. A menos que metas um carregador externo? É essa a ideia?
Para teres os 60Ah disponíveis e as barras a funcionar como deve ser, tens de ter um software próprio para essas baterias.
Vê lá isso bem Jorge.

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Mensagem por Fidel »

sugarstorm Escreveu:http://www.gpina.com/pdf/GP30EVH_DS.pdf

2C contínuos e 3C por 5 segundos. Dados do fabricante.
Mas o jmal afirma que elas são muito tolerantes. Afinal de contas as Vectrix originais a Nimh puxam mais de 200A.

E quanto ao carregamento das de lítio de 60Ah, o problema se não for mexido o software é que quando as 17 barras encherem ela já não carrega mais. A menos que metas um carregador externo? É essa a ideia?
Para teres os 60Ah disponíveis e as barras a funcionar como deve ser, tens de ter um software próprio para essas baterias.
Vê lá isso bem Jorge.
Mas esses dados nao sao para as Nimh? pelo menos la fala em niquel, e acho que as que estao em discussão sao as de Litio.

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”