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Re: Carregamento: dicas e novidades
Enviado: domingo jan 25, 2015 9:38 pm
por visitante1
sergiomms Escreveu:RJSC Escreveu:...
Para isso é sugerir um ponto lento ao lado.
Porque "entupir" um Ponto de Carga Rápida durante 3 horas causa muito transtorno.
Estas com medo que não chegue para ti?
Efectivamente pode-se sugerir muitos postos, o facto de ser rápido é só uma mais valia para quem os pode utilizar, porque existem modelos novos vendidos sem essa opção.
O facto de estar, como referes, entupido; penso que o RuFus tem uma opinião bem definida:
Ou um Leaf, ou um golf, ou um volt, ou um saxo, um fiat 126, uma trotinete.....
A logica de utilização de um carga rápida é ser precisamente isso, rápido.
O problema de utilização prolongada acho que nem sequer se vai colocar, quando tudo estiver devidamente organizado.
Penso que será imposto um tempo máximo de carregamento de 20 a 30 minutos. Quem abusar, será penalizado, é o que se passa nos países onde já é utilizada massivamente.
Re: Carregamento: dicas e novidades
Enviado: domingo jan 25, 2015 11:40 pm
por sergiomms
Esses 30min são apenas para a utilização de carregamentos rápidos, certo?
Sabes o que estão a pensar no que respeita aos novos VEs que não têm a opção de carregamento rápido?
Dado que as nossas AEs têm limite máximo de 12h (pelo menos é o indicado no ticket, na viaverde não sei), seria boa ideia que em cada entrada/saida da AE estivesse um mobie normal, para que quem quisesse atravessar a AE só em 2 ou 3 troços o pudesse fazer ou até ir de Braga a Albufeira de VE.
Re: Carregamento: dicas e novidades
Enviado: domingo jan 25, 2015 11:43 pm
por Celestino
sergiomms Escreveu:...novos VEs que não têm a opção de carregamento rápido...
Perdoem a ignorância. Quais são eles?
Re: Carregamento: dicas e novidades
Enviado: domingo jan 25, 2015 11:47 pm
por sergiomms
pelo menos o bmw i3, em que o CR é opcional, acho que o golf também.
Re: Carregamento: dicas e novidades
Enviado: sexta jan 30, 2015 8:35 pm
por joaocfgoncalves
visitante1 Escreveu:O conector CCS será qualquer coisa parecido com o da foto em baixo do meio para a esquerda, tipo 2.
O do lado direito é o modelo utilizado pelo mercado americano, tipo 1, sem interesse no nosso caso.
O i3 usa este. Vou poder percorrer o pais como os nossos amigos "Leaft"...
Re: Carregamento: dicas e novidades
Enviado: quinta abr 16, 2015 11:18 pm
por visitante1
Entretanto e enquanto mais novidades não aparecem deixo aqui os menus do hmi relativos aos ditos pcr
[A extensão docx foi desativada e não pode ser exibida.]
Re: Carregamento: dicas e novidades
Enviado: quinta jun 11, 2015 11:58 pm
por visitante1
Parece que o carregador da A5 Oeiras já está a bombar!

finalmente!!!
Equipamento QC50 Dual com 3 mangueiras e kiosk galp

- QC50Dual.JPG (18.46 KiB) Visto 7571 vezes

- Kiosk.JPG (54.04 KiB) Visto 7571 vezes

- HMI.JPG (28.7 KiB) Visto 7571 vezes
Re: Carregamento: dicas e novidades
Enviado: sexta jun 12, 2015 12:19 am
por visitante1
Utilização simples e intuitiva

- Escolha a sua energia.jpg (28.78 KiB) Visto 7567 vezes
No entanto para este local só está disponivel 1 carregamento de cada vez, DC+AC ao mesmo tempo não é possivel.
A opção de balanceamento de potencia também não.
Pode ser utilizado DC CHAdeMO ou CCS ou AC43 á potencia maxima requerida pelo veiculo.
A opção de visualização dos erros está acessivel no menu de opções e é de extrema importancia para que seja possivel diagnosticar de imediato uma possivel anomalia, seja ela do lado do carregador ou do carro

- DTC.jpg (24.44 KiB) Visto 7567 vezes
Exemplo de um erro de carga terminada pelo utilizador:

- DTC Ex.jpg (23.52 KiB) Visto 7567 vezes
acho que será importante reportar sempre que algo que levante duvida.
Re: Carregamento: dicas e novidades
Enviado: sexta jun 12, 2015 12:33 am
por visitante1
Instruçoes de carregamento:
No carregamento AC é só introduzir a tomada e iniciar no menu correspondente do HMI, após validação de cartão.
O veiculo vai carregar até á potencia por ele permitida e até 43Kw trifasico, se for monofasico também carrega.

- Instruções AC.JPG (24.88 KiB) Visto 7566 vezes
No carregamento CHAdeMO também é necessário iniciar a sessão atravéz do HMI escolhendo a respetiva opção, a ficha pode ser introduzida antes ou depois, é indiferente.

- Instruções CHAdeMO (Yazaki).JPG (29.69 KiB) Visto 7566 vezes
Na opção CCS apenas é necessário introduzir a ficha no carro e esperar que no menu apareça o pedido de validação do cartão. É sempre o veiculo que dá ordem de arranque do carregamento, nunca o carregador, ao contrario do CHAdeMO que essa ordem vem do carregador.

- Instruções CCS.JPG (26.45 KiB) Visto 7566 vezes
Re: Carregamento: dicas e novidades
Enviado: sexta jun 12, 2015 12:39 am
por visitante1
Um exemplo deste carregador a fornecer esta bela potencia a um I3 que começou com cerca de 20%

- Tensão 394V.jpg (44.94 KiB) Visto 7564 vezes

- Corrente 125A.jpg (53.87 KiB) Visto 7564 vezes
e passados cerca de 24 Minutos com 86%

- 86%.jpg (47.52 KiB) Visto 7564 vezes
Re: Carregamento: dicas e novidades
Enviado: sexta jun 12, 2015 12:46 am
por visitante1
E mais umas fotos...
com E-UP

- E-UP.JPG (67.51 KiB) Visto 7560 vezes
com BMW I3

- I3.jpg (25.84 KiB) Visto 7560 vezes
não fica nada fotogenico a potencia atrás do kiosk, mas são opções...

- Noturna.JPG (28 KiB) Visto 7560 vezes
Re: Carregamento: dicas e novidades
Enviado: sexta jun 12, 2015 12:56 am
por ogadiv
Muito interessante, será algo a colocar em pombal?
Tantas siglas ...
Re: Carregamento: dicas e novidades
Enviado: sexta jun 12, 2015 1:02 am
por Emanuel Couto
Great style ...
Muito bom.
Re: Carregamento: dicas e novidades
Enviado: sexta jun 12, 2015 9:45 am
por sugarstorm
visitante1 Escreveu:não fica nada fotogenico a potencia atrás do kiosk, mas são opções...
Sinceramente, para a comunidade, até podia ser assim em todo o lado. Desde que fosse!!!
Por exemplo os 49 PCR's que deviam estar instalados por todo o país?
Se formos a votos, entre não haver e ser feio, venha o feio. Desde que funcione!
Re: Carregamento: dicas e novidades
Enviado: sexta jun 12, 2015 1:05 pm
por galt
Eu sou daqueles utilizadores que acredito no esforço que foi feito pela empresa EFACEC e GALP para que a troca do posto fosse realizada tendo em conta os custos e os problemas associados à legislação que não permitem às empresas proprietárias dos postos criarem um modelo de negócio viável para que tudo funcione nas devidas condições.
Desejo que os postos rápidos de Aveiras e Pombal e eventualmente outros a colocar em zonas geográficas estratégicas disponibilizem os 3 modos de carregamentos para satisfazer todos os VE.
Obrigado pelas fotos e também pelas informações descritivas.
Aprendi alguns pormenores que desconhecia, em especial no CSS em que o VE é que dá a ordem de carregamento.
Parabéns VISITANTE1 pelo teu bom trabalho em prol da mobilidade eléctrica.

Re: Carregamento: dicas e novidades
Enviado: sexta jun 12, 2015 3:01 pm
por meira78
Agora é só replicar e multiplicar por 49.
Fazer um é muito difícil.
Os outros é só copiar.
Parabéns a todos pelo esforço e empenho.
Vamos continuar a lutar pelo que temos direito...
Re: Carregamento: dicas e novidades
Enviado: sexta jun 12, 2015 3:01 pm
por meira78
... em prol de uma mobilidade cada vez mais eléctrica.
Re: Carregamento: dicas e novidades
Enviado: sexta jun 12, 2015 3:14 pm
por galt
meira78 Escreveu:Agora é só replicar e multiplicar por 49.
Fazer um é muito difícil.
Os outros é só copiar.
Parabéns a todos pelo esforço e empenho.
Vamos continuar a lutar pelo que temos direito...
Temos direitos?
Desconheço os direitos, deveres e responsabilidades...
A mobie está numa fase piloto, ou melhor n está em fase nenhuma, pode estar p desaparecer...
Re: Carregamento: dicas e novidades
Enviado: sexta jun 12, 2015 5:03 pm
por Volt
E, já agora, convém não confundir alhos com bugalhos. A Galp tem, até ao momento, carregador em Oeiras, Aveiras e Pombal, estando este último por montar. Essa conversa dos 49, que até são 50, deve ser para criar confusão.
Os 50 não têm nada a ver com a empresa privada Galp... Da Galp, são 5 para já. Um em Oeiras e dois nos outros.
Re: Carregamento: dicas e novidades
Enviado: segunda jun 15, 2015 11:16 pm
por RJSC
A opção de balanceamento de potência ficava muito mais caro para ter ficado de fora?
Pelo menos nos Leafs de 2ª geração, de 50% para cima já só uma metade da potência do posto e já poderia estar a ser fornecida para outro carro.