Página 2 de 6

Re: Carregamento: dicas e novidades

Enviado: domingo jan 25, 2015 9:38 pm
por visitante1
sergiomms Escreveu:
RJSC Escreveu:...
Para isso é sugerir um ponto lento ao lado.
Porque "entupir" um Ponto de Carga Rápida durante 3 horas causa muito transtorno.
Estas com medo que não chegue para ti?
Efectivamente pode-se sugerir muitos postos, o facto de ser rápido é só uma mais valia para quem os pode utilizar, porque existem modelos novos vendidos sem essa opção.
O facto de estar, como referes, entupido; penso que o RuFus tem uma opinião bem definida:
RuFuS @ [url=http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?p=250981#p250981]Ficha menekes[/url] Escreveu:...
Isso é um risco que qualquer utilizador de Veículo Elétrico terá de ter consciência...o direito do Paulo com a sua bicicleta é o mesmo de qualquer outro utilizador mesmo que com um Tesla...
...
Ou um Leaf, ou um golf, ou um volt, ou um saxo, um fiat 126, uma trotinete.....
A logica de utilização de um carga rápida é ser precisamente isso, rápido.
O problema de utilização prolongada acho que nem sequer se vai colocar, quando tudo estiver devidamente organizado.
Penso que será imposto um tempo máximo de carregamento de 20 a 30 minutos. Quem abusar, será penalizado, é o que se passa nos países onde já é utilizada massivamente.

Re: Carregamento: dicas e novidades

Enviado: domingo jan 25, 2015 11:40 pm
por sergiomms
Esses 30min são apenas para a utilização de carregamentos rápidos, certo?
Sabes o que estão a pensar no que respeita aos novos VEs que não têm a opção de carregamento rápido?
Dado que as nossas AEs têm limite máximo de 12h (pelo menos é o indicado no ticket, na viaverde não sei), seria boa ideia que em cada entrada/saida da AE estivesse um mobie normal, para que quem quisesse atravessar a AE só em 2 ou 3 troços o pudesse fazer ou até ir de Braga a Albufeira de VE.

Re: Carregamento: dicas e novidades

Enviado: domingo jan 25, 2015 11:43 pm
por Celestino
sergiomms Escreveu:...novos VEs que não têm a opção de carregamento rápido...
Perdoem a ignorância. Quais são eles?

Re: Carregamento: dicas e novidades

Enviado: domingo jan 25, 2015 11:47 pm
por sergiomms
pelo menos o bmw i3, em que o CR é opcional, acho que o golf também.

Re: Carregamento: dicas e novidades

Enviado: sexta jan 30, 2015 8:35 pm
por joaocfgoncalves
visitante1 Escreveu:O conector CCS será qualquer coisa parecido com o da foto em baixo do meio para a esquerda, tipo 2.
O do lado direito é o modelo utilizado pelo mercado americano, tipo 1, sem interesse no nosso caso.
O i3 usa este. Vou poder percorrer o pais como os nossos amigos "Leaft"...

Re: Carregamento: dicas e novidades

Enviado: quinta abr 16, 2015 11:18 pm
por visitante1
Entretanto e enquanto mais novidades não aparecem deixo aqui os menus do hmi relativos aos ditos pcr

[A extensão docx foi desativada e não pode ser exibida.]


Re: Carregamento: dicas e novidades

Enviado: quinta jun 11, 2015 11:58 pm
por visitante1
Parece que o carregador da A5 Oeiras já está a bombar! :) finalmente!!!

Equipamento QC50 Dual com 3 mangueiras e kiosk galp
QC50Dual.JPG
QC50Dual.JPG (18.46 KiB) Visto 7571 vezes
Kiosk.JPG
Kiosk.JPG (54.04 KiB) Visto 7571 vezes
HMI.JPG
HMI.JPG (28.7 KiB) Visto 7571 vezes

Re: Carregamento: dicas e novidades

Enviado: sexta jun 12, 2015 12:19 am
por visitante1
Utilização simples e intuitiva
Escolha a sua energia.jpg
Escolha a sua energia.jpg (28.78 KiB) Visto 7567 vezes
No entanto para este local só está disponivel 1 carregamento de cada vez, DC+AC ao mesmo tempo não é possivel.
A opção de balanceamento de potencia também não.
Pode ser utilizado DC CHAdeMO ou CCS ou AC43 á potencia maxima requerida pelo veiculo.



A opção de visualização dos erros está acessivel no menu de opções e é de extrema importancia para que seja possivel diagnosticar de imediato uma possivel anomalia, seja ela do lado do carregador ou do carro
DTC.jpg
DTC.jpg (24.44 KiB) Visto 7567 vezes
Exemplo de um erro de carga terminada pelo utilizador:
DTC Ex.jpg
DTC Ex.jpg (23.52 KiB) Visto 7567 vezes
acho que será importante reportar sempre que algo que levante duvida.

Re: Carregamento: dicas e novidades

Enviado: sexta jun 12, 2015 12:33 am
por visitante1
Instruçoes de carregamento:

No carregamento AC é só introduzir a tomada e iniciar no menu correspondente do HMI, após validação de cartão.
O veiculo vai carregar até á potencia por ele permitida e até 43Kw trifasico, se for monofasico também carrega.
Instruções AC.JPG
Instruções AC.JPG (24.88 KiB) Visto 7566 vezes
No carregamento CHAdeMO também é necessário iniciar a sessão atravéz do HMI escolhendo a respetiva opção, a ficha pode ser introduzida antes ou depois, é indiferente.
Instruções CHAdeMO (Yazaki).JPG
Instruções CHAdeMO (Yazaki).JPG (29.69 KiB) Visto 7566 vezes
Na opção CCS apenas é necessário introduzir a ficha no carro e esperar que no menu apareça o pedido de validação do cartão. É sempre o veiculo que dá ordem de arranque do carregamento, nunca o carregador, ao contrario do CHAdeMO que essa ordem vem do carregador.
Instruções CCS.JPG
Instruções CCS.JPG (26.45 KiB) Visto 7566 vezes

Re: Carregamento: dicas e novidades

Enviado: sexta jun 12, 2015 12:39 am
por visitante1
Um exemplo deste carregador a fornecer esta bela potencia a um I3 que começou com cerca de 20%
Tensão 394V.jpg
Tensão 394V.jpg (44.94 KiB) Visto 7564 vezes
Corrente 125A.jpg
Corrente 125A.jpg (53.87 KiB) Visto 7564 vezes
e passados cerca de 24 Minutos com 86%
86%.jpg
86%.jpg (47.52 KiB) Visto 7564 vezes

Re: Carregamento: dicas e novidades

Enviado: sexta jun 12, 2015 12:46 am
por visitante1
E mais umas fotos...
com E-UP
E-UP.JPG
E-UP.JPG (67.51 KiB) Visto 7560 vezes
com BMW I3
I3.jpg
I3.jpg (25.84 KiB) Visto 7560 vezes
não fica nada fotogenico a potencia atrás do kiosk, mas são opções...
Noturna.JPG
Noturna.JPG (28 KiB) Visto 7560 vezes

Re: Carregamento: dicas e novidades

Enviado: sexta jun 12, 2015 12:56 am
por ogadiv
Muito interessante, será algo a colocar em pombal?
Tantas siglas ...

Re: Carregamento: dicas e novidades

Enviado: sexta jun 12, 2015 1:02 am
por Emanuel Couto
Great style ... :)

Muito bom.

Re: Carregamento: dicas e novidades

Enviado: sexta jun 12, 2015 9:45 am
por sugarstorm
visitante1 Escreveu:não fica nada fotogenico a potencia atrás do kiosk, mas são opções...
Sinceramente, para a comunidade, até podia ser assim em todo o lado. Desde que fosse!!!
Por exemplo os 49 PCR's que deviam estar instalados por todo o país?
Se formos a votos, entre não haver e ser feio, venha o feio. Desde que funcione!

Re: Carregamento: dicas e novidades

Enviado: sexta jun 12, 2015 1:05 pm
por galt
Eu sou daqueles utilizadores que acredito no esforço que foi feito pela empresa EFACEC e GALP para que a troca do posto fosse realizada tendo em conta os custos e os problemas associados à legislação que não permitem às empresas proprietárias dos postos criarem um modelo de negócio viável para que tudo funcione nas devidas condições.

Desejo que os postos rápidos de Aveiras e Pombal e eventualmente outros a colocar em zonas geográficas estratégicas disponibilizem os 3 modos de carregamentos para satisfazer todos os VE.

Obrigado pelas fotos e também pelas informações descritivas.
Aprendi alguns pormenores que desconhecia, em especial no CSS em que o VE é que dá a ordem de carregamento.

Parabéns VISITANTE1 pelo teu bom trabalho em prol da mobilidade eléctrica.
;) :D

Re: Carregamento: dicas e novidades

Enviado: sexta jun 12, 2015 3:01 pm
por meira78
Agora é só replicar e multiplicar por 49.

Fazer um é muito difícil.

Os outros é só copiar.

Parabéns a todos pelo esforço e empenho.

Vamos continuar a lutar pelo que temos direito...

Re: Carregamento: dicas e novidades

Enviado: sexta jun 12, 2015 3:01 pm
por meira78
... em prol de uma mobilidade cada vez mais eléctrica.

Re: Carregamento: dicas e novidades

Enviado: sexta jun 12, 2015 3:14 pm
por galt
meira78 Escreveu:Agora é só replicar e multiplicar por 49.

Fazer um é muito difícil.

Os outros é só copiar.

Parabéns a todos pelo esforço e empenho.

Vamos continuar a lutar pelo que temos direito...
Temos direitos?

Desconheço os direitos, deveres e responsabilidades...
A mobie está numa fase piloto, ou melhor n está em fase nenhuma, pode estar p desaparecer...

Re: Carregamento: dicas e novidades

Enviado: sexta jun 12, 2015 5:03 pm
por Volt
E, já agora, convém não confundir alhos com bugalhos. A Galp tem, até ao momento, carregador em Oeiras, Aveiras e Pombal, estando este último por montar. Essa conversa dos 49, que até são 50, deve ser para criar confusão.
Os 50 não têm nada a ver com a empresa privada Galp... Da Galp, são 5 para já. Um em Oeiras e dois nos outros.

Re: Carregamento: dicas e novidades

Enviado: segunda jun 15, 2015 11:16 pm
por RJSC
A opção de balanceamento de potência ficava muito mais caro para ter ficado de fora?
Pelo menos nos Leafs de 2ª geração, de 50% para cima já só uma metade da potência do posto e já poderia estar a ser fornecida para outro carro.