Já experimentaste todas essas versões?
Qual achas que é melhor?
Então mas...mota quase toda carregada, 133v e a low cell com 3,09v...????jasmim Escreveu:
E na outra foto a seguir 133v na mesma a low cell a 3,12v...???jasmim Escreveu:
A sério...?? Ainda tá avariado? Pensei que o Jorge Rocha já o tivesse reparado...jasmim Escreveu:Um módulo BMS avariado
Repara bem no seguinte, Jorge Rocha:Jorge Rocha Escreveu:O modulo avariado está a fazer com que uma célula fique com uma tensão mais baixa aproximadamente 0,17V, o que origina essa diferença toda que se vê.
jasmim Escreveu:
Em ambas as fotos, a mota tem 133v e nas duas fotograficas a tensão da low cell é diferente...como podes afirmar com certeza que o valor de erro na leitura é próximo de 0,17 se não é constante?jasmim Escreveu:
Mais sábia e saudável.Jorge Rocha Escreveu: Se todos os meus vizinhos viverem muito bem, com certeza que eu também não terei dificuldades. Esta será a forma mais sábia de se viver.
Posso afirmar que nesse momento das fotos, as tensões estariam muito próximas dos 3,325V para todas as células, já que não tinha ultrapassado os 98% de carga.Jorge Rocha Escreveu:... um pack com as células de boa saúde, nunca pode ter diferenças muito grandes dentro dos 30% aos 98% (sendo o balanceamento feito por cima). Normalmente 0,01V ou 0,02V já é uma grande diferença para as tensões médias.
Quero eu dizer que se na média as tenões estiverem nos 3,28V a maior diferença ficará pelos 3,27V ou 3,29V. Por vezes até à milésima do Volt ficam iguais em mais de 90% das células.
zeuz Escreveu:Interessante!.
Qual achas que é melhor?
Não é preciso tanta explicação: afirmas os valores consonte a tua experiência e não de acordo com o que é indicado dado que os valores não são constantes...não me parece correcto. apenas isso.Jorge Rocha Escreveu:RuFuS,
Não há paciência...!
Já foi referido que o modulo BMS está avariado... o que queres que te diga mais?
Os valores da célula mais baixa por vezes ficam, a 0,59V e segundos depois pode já ficar a 3,32V, quando já está perto do final do carregamento.
O BMS está avariado, o que quer dizer que não existem constantes nos valores que nos mostra.
QUando está com valores muito diferentes do normal, desligando a chave e voltando a ligar, ou andando um pouco, volta a fazer medições mais perto da realidade, mas sempre com esta aproximada margem de erro de 0,17V.
Qual foi a parte que não percebeste neste paragrafo?Posso afirmar que nesse momento das fotos, as tensões estariam muito próximas dos 3,325V para todas as células, já que não tinha ultrapassado os 98% de carga.Jorge Rocha Escreveu:... um pack com as células de boa saúde, nunca pode ter diferenças muito grandes dentro dos 30% aos 98% (sendo o balanceamento feito por cima). Normalmente 0,01V ou 0,02V já é uma grande diferença para as tensões médias.
Quero eu dizer que se na média as tenões estiverem nos 3,28V a maior diferença ficará pelos 3,27V ou 3,29V. Por vezes até à milésima do Volt ficam iguais em mais de 90% das células.
Ainda ontem estive a analisar isto e:jmal Escreveu:zeuz Escreveu:Interessante!.
Qual achas que é melhor?
A melhor é, claramente, a ultima, tem um algoritmo de balanceamento melhorado que permite mais rapidez, melhor controle de potência, tem o bug de diferença de tensão para a real corrigido (na versao anterior (REV8010-8) tinha uma diferença de 0.03 volts para cima, a tensão total é mais certa, entre outras, não tem limite de tempo de carga,e continua com este menu que se fala neste tópico. Depois deste ainda fiz umas alterações em conjunto com o bms para que a leitura das tensões sejam lidas mais rapidamente, já se deram conta que a actualização das tensões é um pouco atrasada.
No controlador a ultima versão tem melhor corte por tensão baixa de cada célula, é mais suave e não permite que a tensão desça tanto, peguei nele e alterei a curva de potência para semelhante à nimh versão 1017B, é uma curva progressiva que permite bom desempenho e muito conforto, a li na versão REV2042-4 é muito brusca no arranque, e também aumentei os valores de corte para valores que considero mais seguros, 2.65 a 2.85 volts por célula, mais velocidade, 120kmh, entre outras funcionalidades.
Sim, é verdade, a nimh entrega até 240 amperes, mas só a partir dos 80 kmh, e dependendo do pack, a li+ entrega até 170, algumas até 140 amperes, isso é a potencia máxima, outra coisa é a curva de entrega de potência, a li+ a partir dos 20 - 30 já está a entregar cento e tal amperes, a nimh deve ficar pelos 60-70, ou seja, a li+ é muito brusca no arranque, é bom para a malta que gosta de arranque como eu, mas mau para as baterias e mecânica, a nova curva é muito suave e no final tem a mesma potência, uma que está para sair (a do sugarstorm) com esse sw, ele depois explica...zeuz Escreveu:Obrigado jmal.![]()
Dizes que suavizaste a curva de potência da Li, programando-a para ser mais semelhante à NiMh, mas, salvo erro, escreveste aqui algures que a NiMh é mais forte a entregar a potência. Ou estou a fazer confusão com os conceitos envolvidos na entrega de potência?
O que pretendes ver?serges Escreveu:Muito bem!
Optima partilha, tinha curiosidade de ver assim melhor!
Obrigado