compensa ou não?

Local para debater sobre o autoconsumo

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: compensa ou não?

Mensagem por alexjp4 »

RSSilva Escreveu:Olá, todas estas opiniões parecem-me um pouco pessimistas...

Numa ótica de aproveitamento ao máximo de um qualquer sistema de autoconsumo instalado, julgo importante "mover" alguns consumos, que habitualmente serão efetuados noutras horas, para as horas de máxima produção.

Por outras palavras, e falando do meu caso (e que se diga de passagem, ainda não tenho nenhum destes sistemas), a máquina de lavar roupa, de lavar loiça, o aquecimento do termoacumulador, a máquina de fazer pão, o motor de rega da horta, o ferro de engomar e mais um ou outro, deixariam de funcionar durante a noite (habitualmente entre a meia noite e as 07H00), para as 11H00 - 17H00.

Ou será que lavam toda a roupa à mão? num poço de cimento? engomam com um ferro a carvão? as senhoras, não secam o cabelo com um secador? ou metem a cabeça fora do carro e com o seu andamento vão secando o cabelo?

Não estão em casa durante o dia? para isso existem os relógios que poderão acionar as máquinas.
Uso para a máquina da roupa e da louça há anos... A do pão tem programa indeferido, mas se não tivesse, também teria um relógio para ligar às tantas.

Estou convencido de que, para mesmo um sistema mais pujante, por exemplo de 1500W (máximo permitido para o autoconsumo), seria possível aproveitar (e bem) toda ou quase toda a produção.

Naturalmente que existe a necessidade de evitar qualquer injeção de energia na rede, usando um inibidor de injeção na rede.
Naturalmente que implicaria algumas regras na utilização destes aparelhos, que não poderiam ser em simultâneo e que mesmo alguns deles, a trabalharem individualmente, têm consumos e picos de energia superiores a 1500W...
Naturalmente que levaria mais tempo a recuperar o investimento.

Como disse inicialmente, observo algum pessimismo nas vossas palavras.

O povo Português é sem qualquer sombra de dúvidas o mais desenrascado da Europa e com a sua arte e engenho, consegue sempre se desenvencilhar... Basta ver aqui, neste fórum, que muitos de vós "arranjam" sempre uma maneira de dar a volta aos problemas.

Vamos lá, toca apensar e arranjar soluções, não mais problemas... :D :D :D

Bem haja!
Boas

Isto não são opiniões pessimistas é a realidade! e testada por muita gente.
Estou completamente contra essa ideia, e passo a explicar se tiveres um sistema que apenas elimina os stand bay , supondo que são de 100w/h e pondo como hipótese, como já aqui foi referido com um painel de 250w o investimento pode-te ficar em 400€ e não injectas praticamente nada na rede porque tudo o que é produzido é consumido e o pouco do excesso que poderá ir das 11h até as 14,30h agora no inverno e dependendo da localização parte dele ainda será pelo frigorífico quando arrancar nesse horário e caso haja uma arca tambem algumas vezes serão alimentados pelo excesso, tens uma pequena redução nos consumos mas tiveste um pequeno investimento que estará dentro das possibilidades de muita gente e poderás ter uma rentabilidade de 85 a 90% dependendo do tempo que o frigorífico e a arca estiverem a trabalhar quando os paineis estiverem a produzir mais de 100w se os stand by forem muito inferiores aos 100w/h pode-se optar por um painel de produção inferior em que a redução de valor de investimento não será muito significativo, mas não esquecer que por cada 1€ a mais é o equivalente a 5Kw ou 10Kw de electricidade em cheio ou vazio respectivamente.
Agora se fores para um sistema de 1500w de painéis e com o mesmo consumo de stand by e passares as cargas para durante o dia vais ter um enorme investimento, e uma rentabilidade baixa ou para conseguires aumentar a rentabilidade vais ter um grande trabalhão, senão vejamos, programas as máquinas para trabalharem durante o dia, o maior consumo da maquina de lavar roupa é no inicio que ela aquece a agua para a primeira lavagem tens um consumo que ronda os 1500w, aí durante o aquecimento 20 a 30m aproveitas o potencial dos painéis e depois os consumos do motor e centrifugação poderão rondar os 150w a 250w o tempo de lavagem pode demorar 3h, estás a desperdiçar electricidade, e durante bastante tempo a máquina está parada, a máquina de lavar loiça o comportamento dela tambem andará muito próximo e até a maquina de fazer pão enquanto amassa consome pouco e só depois quando está a "cozer" o pão é que tem um consumo elevado mas tambem a resistência não está sempre ligada de vez em quando desliga (pelo menos a minha) e o que é que fazes ao que se está produzir? se apanhas um dia com nuvens estás a consumir electricidade na tarifa mais cara pois os painéis não estão a produzir quase nada ou mesmo nada, logo para aumentares a rentabilidade terias que reprogramar os relógios para eles não permitirem os aparelhos trabalharem nos dias em que tu pensasses que não haveria sol, e se por acaso de manhã estava a chover desligavas os relógios e se viesse o sol a tarde estavas a oferecer a electricidade a EDP, tambem há aparelhos que permitem fazer a gestão dos consumos mas isso era mais um investimento e por cada 1kw de consumo durante o dia dá quase 2KW no bi-horário e os relógios devem custar nas melhor das hipóteses 20€ só que na maioria não vão durar muito tempo quando estão a gerir cargas elevadas e 20€ de electricidade são a volta de 100Kw em cheio e quase 200KW em vazio isto sem contar com o investimento inicial que dará para muitos Kws, claro que podes colocar desviadores de consumo e gestores de consumo só quanto é que custam? esse valor equivale a quantos Kws?
Tens razão não deve haver muita gente a lavar a roupa a mão, num poço de cimento e não engomam com ferro a carvão, mas, já pensas-te dizer a tua esposa que só pode secar o cabelo ou passar a ferro (electrico) entre as 11h e as 17h e quando há sol? se ela trabalha então a solução é como dizes meter a cabeça fora do carro... :cry:
Neste caso nem consegues saber a rentabilidade que terias porque tens muitas variáveis não só dos equipamentos mas tambem das condições atmosféricas só mesmo depois de estar implantado é que conseguirias ir vendo quanto é que estavas a desperdiçar para já não falar no enorme investimento.
Se o problema não é o dinheiro então aí é utilizar baterias e os excessos são armazenados nas baterias que depois seriam usados quando houvesse mais consumo do que produção e sim podias usar durante o dia porque o que não se estivesse a consumir não ia para a rede mas sim para as baterias para ser consumido mais tarde quando fosse necessário, claro que tinhas o custo das baterias e é um equipamento que tem um tempo de vida mais baixo do que qualquer outro e sendo dos mais caros.
Por isso para mim a maior rentabilidade é a eliminação dos stand by, é pouco paciência é sinal que não consumimos muito ou que se tem equipamentos mais eficientes, se quiserem tambem podem aumentar os consumos para poderem aumentar o campo solar. :mrgreen: e as cargas de maior consumo no bi-horário não se esqueçam que há duas tipologias de bi-horário é uma questão de escolherem a que lhes é mais vantajosa.
Tentem fazer bem as contas antes de implantar um campo solar para depois não se virem a arrepender e é sempre mais fácil aumenta-lo do que reduzi-lo (a nível de custos).
esta é a minha opinião nesta altura não quer dizer que não se altere conforme se possam alterar os preços.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: compensa ou não?

Mensagem por Quintas2 »

Hoje recolhi os seguintes dados de
2 x 250W monocristalinos e 2 Involar MAC250, orientação Sul, inclinação 35º, zona Lisboa
4 x 250W policristalinos e 2 Involar MAC500, orientação 5ºOeste, inclinação 35º, zona Lisboa

16 Fev 2016, céu limpo, temperatura máx. = 12ºC, cerca das 13h
grafico2.PNG
grafico2.PNG (13.37 KiB) Visto 4384 vezes
Meio-dia Solar às 12h50min, Lisboa
17h00 registo não considerado pois os painéis já estão a ficar à sombra
grafico'.png
grafico'.png (13.42 KiB) Visto 4384 vezes
Para consumos base da ordem de 100W por hora, quase metade da produção diária é desperdiçada.

Foi um dia de céu limpo, próximo dos dias mais curtos do ano. Há em Lisboa mais de 60% de dias de céu limpo por ano (fonte: doc. da Câmara Municipal de Lisboa na net). Sendo a maior parte desses dias de céu limpo no verão, dias de maior duração, não deve ser uma má aproximação dizer que em mais de 2/3 das horas de céu limpo do ano - 66%, cerca de metade da produção será desperdiçada. Poderá ser mais, pois os dias no verão serão mais longos. Por outro lado, aos fins de semana haverá um desperdício menor da produção.

Metade de 2/3 = 1/3
Se considerarmos uma produção de 1,7kWano por Wp, isso dá 250Wp x 1,7 x 1/3 = 142kW dados por ano à EDP, para um painel de 250Wp e consumos base = 100Wh.

Sobram (250Wp x 1,7) - 142 = 283kW aproveitados em autoconsumo.
A €0,20/kW, dá €57.
Um kit de €430 será pago ao fim de 7,5 anos. Com uma melhor gestão de consumos, ou consumos base maiores (se tiveres um frigorífico e arca mais gulosos) será melhor.

Se não me enganei nos raciocínios e nas contas, mais coisa menos coisa, ficas com uma ideia se "Compensa ou não?".
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: compensa ou não?

Mensagem por Emanuel Couto »

Magnífico debate... ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: compensa ou não?

Mensagem por jmlflorencio »

Bom estudo! ;-)


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: compensa ou não?

Mensagem por alexjp4 »

Boas

Não há nada como com nºs reais, bom trabalho de casa Quintas2, :lol: conforme venho a defender, antes de comprar há que saber os consumos em stand-by para se poder fazer uma compra racional e escolher o mais indicado para não haver desperdícios, e não esquecer que por mais 1€ são mais uns quantos dias (+-5 dias) para amortizar o investimento,
se quem tiver os consumos 100w e tiver um painel de 200w em que o valor é inferior (não é proporcional) mas conseguirá rentabilizar e amortizar o investimento mais rapidamente, outra coisa importante a electricidade tem a tendência para aumentar e não para baixar o que faz que num prazo tão longo a amortização seja inferior ao tempo apresentado.
Uma vez mais bom trabalho Quintas2

Avatar do Utilizador

RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: compensa ou não?

Mensagem por RSSilva »

Olá, não se deixem enganar pelos meus comentários.
Sou de acordo que para a grande maioria dos casos 1500 ou até 1000w é demasiado.

O que pretendo é contribuir no sentido de se obter um maior rendimentos dos sistemas instalados.
Quando falei em ideias e soluções é no sentido de incentivar-nos a ser engenhosos.

Falei na máquina de lavar roupa e da de louça.
Naturalmente que enquanto a máquina de roupa "roda", os consumos são mínimos, no caso da minha aproximadamente 250W. Quando aquece e para que a água fique a +/- 40º, passa a consumos de 2000W, durante 10 minutos na 1ª fase de lavagem e 15 minutos na segunda fase da lavagem, no total 25 minutos a 2000W (estando a temperatura do ar a 18º).
Enquanto aquece, o programa pára e apenas roda esporadicamente.
Uma das ideias é substituir a resistência que é de aproximadamente 2000w por outra de 500w ou de valor semelhante.
Não é linear, mas em vez de ficar 10 minutos + 15 minutos a aquecer, ficará 20 minutos ou mais na 1º fase e 40 minutos na 2º fase da lavagem a aquecer.

Resumindo, a lavagem levará mais 30 ou 40 minutos ou até mesmo uma hora a mais a trabalhar, mas sempre dentro de parâmetros de consumo que um sistema de autocomsumo razoável consiga alimentar.

Para uma máquina de lavar louça, poderia ser efetuada a mesma alteração, pois o princípio de funcionamento é igual ao da máquina de lavar roupa.
Aliás, em todos os equipamentos que envolvam resistências, poderiam ser efetuado alterações semelhantes.

No meu caso, a máquina de lavar roupa já foi alterada e possui uma resistência de aproximadamente 500W em vez de 1900w. Leva mais tempo a lavar, mas como não existe pressa em que ela acabe, não vejo qual o problema. Até poderíamos alterar o programa para quando começar a aquecer, parar totalmente de rodar e só depois de atingir a temperatura desejada, reiniciar o programa. ;)

Mas, como já aqui foi dito, cada caso é um caso.
Nem toda a gente tem os conhecimentos e a disponibilidade para alterar os seus eletrodomésticos.

Não sei se me fiz entender.

Mas, resumindo, prolonga-se no tempo a potência total despendida, de modo a que seja despendida a conta gotas (se necessário).
Não há nada como com nºs reais, bom trabalho de casa Quintas2, :lol: conforme venho a defender, antes de comprar há que saber os consumos em stand-by para se poder fazer uma compra racional e escolher o mais indicado para não haver desperdícios
Sem dúvida, é por isso que monitorizo o meu contador de energia há mais de um mês a esta parte, com registo de consumos de dois em dois minutos, mas infelizmente, tenho um padrão de consumo totalmente disforme pois há dias em que estou em casa de manhã, outros à tarde, folgo ao fim de semana, a esposa folga à terça e quarta-feira e com isto tudo ainda não consegui estabelecer uma linha de orientação.
Vou aguardar mais uns dias... e mais uns estudos...
Abraços

Bem haja!
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: compensa ou não?

Mensagem por jmlflorencio »

Essa ideia das resistências é muito interessante!

Não notas que cause problemas no processo de lavagem? As vezes que a máquina roda enquanto está a aquecer, será um parâmetro controlado por frequência (rodar de 'x' em 'x' tempo, até atingir a temperatura) ou por n° absoluto (rodar 'x' vezes apenas, independentemente da temperatura)?

E nas máquinas mais modernas, não causará? Ainda começam a mostrar códigos de erro, como os carros novos :D


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: compensa ou não?

Mensagem por Quintas2 »

alexjp4 Escreveu: outra coisa importante a electricidade tem a tendência para aumentar e não para baixar o que faz que num prazo tão longo a amortização seja inferior ao tempo apresentado.
Aqui, penso que não vale a pena dispersar muito, pois também teríamos que pensar que o dinheiro investido poderia ser melhor rentabilizado noutro investimento qualquer. Até parado, poderia dar juros pouco inferiores à subida do preço da energia (certificados do tesouro, por ex.), ou até superiores, em aplicações com maior risco.

O que me parece importar é saber que o investimento vai pagar-se em 6,7 ou 8 anos. Não será em 2 ou 3 anos, mas também não será em 15 anos. Para mim, isto é suficiente para uma decisão apenas com base em critérios de retorno do investimento e sem considerações ambientais.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: compensa ou não?

Mensagem por Quintas2 »

jmlflorencio Escreveu:Essa ideia das resistências é muito interessante!
Concordo.

Mas, em vez de dispersar em resistências em máquinas diversas, penso que o melhor é mesmo aquecer diretamente a água num cilindro, e daqui usar para o que for preciso. Foi o que eu fiz. Tenho 1000Wp para uma resistência de 750W (cá está, procurei uma resistência fraca, com termostato incorporado) que instalei no cilindro. 750W/4 painéis = 190W/painel. No gráfico que postei acima, 250Wp produzem isso durante cerca de 4h/dia de céu limpo, agora no inverno. No verão, produzirão isso por muitas mais horas por dia e com muitos mais dias de céu limpo.

Ora eu aqueço a água do cilindro com lenha, durante pelo menos 5 meses do ano (quando o aquecimento central está ligado). Nos restantes 7 meses uso gasóleo, equivalente a €200/ano. Comprei 2 kits de 500W + resistência por €1400, os quais me vão fornecer aproximadamente toda a eletricidade para essa resistência funcionar cerca de 6 horas por dia (o que preciso para ter 170l de água a 60ºC) durante esses 7 meses. Significa isso que o investimento será pago no máximo em 7 anos (um solar térmico para AQS não demora menos que isso a pagar-se), para aquecer toda a água quente sanitária, para banhos, cozinha, máquinas de roupa e de loiça. E entretanto deixo de queimar gasóleo para o ar. Pontualmente, é preciso um reforço e o termostato do cilindro para a caldeira a gasóleo garante que a água não desça dos 40ºC, o que já dá para uma banhoca. Idealmente, o cilindro teria maior capacidade, pois quer com lenha quer com eletricidade fotovoltaica há capacidade para isso. Mas isso será para quando este cilindro tiver que ser substituído.

Mas acontece que esses 1000Wp produzem mais do que o necessário e, durante os 5 meses mais frios, muito mais, pois a água aquece com lenha. Por isso desloquei consumos entre fases (tenho trifásica) para o melhor aproveitamento possível, o que também é facilitado por haver gente em casa todo o dia. Mas, mesmo perdendo-se uma parte para a EDP, os 7 anos de retorno do investimento e sem queimar gasóleo estão garantidos.

Para quem precisar de aquecer a água a eletricidade todo o ano, o cenário ainda será melhor, pois rentabiliza melhor os 1000Wp durante 12 meses/ano. Mas, neste caso, penso que a melhor solução, e muito mais barata, será instalar 1000Wp diretamente a uma resistência de 750w, mas em DC, com a voltagem que sair do gerador fotovoltaico. Gasta-se mais em cabos elétricos, mas poupa-se nos inversores, uma parte importante do investimento. Eu não optei por esta solução, para aproveitar um bocado do que produzo a mais e, em particular durante os 5 meses de inverno que não uso a eletricidade para aquecer a água. Mas esta outra solução precisa também de um back-up (no meu caso são a lenha ou o gasóleo) para quando não houver sol. Na Austrália, em locais com muito sol, há muitos sistemas de AQS por solar fotovoltaico e não térmico. Aqui, não sei o que compensará mais.
Cumprimentos,
Quintas2


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: compensa ou não?

Mensagem por CrOhN »

Em vez de alterar a resistência, pode-se sempre colocar um regulador de intensidade (uns 5eur) no ebay. e regular para a potência que se pretender.


Embora eu ache que isto são tretas para o problema principal, que é o não sermos ressarcidos do que injectamos. Mas lá está, os sistemas grid tie estarão sempre sujeitos à maré politica. Hoje é assim, depois é assado, mais tarde é cozido....

Avatar do Utilizador

RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: compensa ou não?

Mensagem por RSSilva »

Olá

jmlflorencio
Não notas que cause problemas no processo de lavagem? As vezes que a máquina roda enquanto está a aquecer, será um parâmetro controlado por frequência (rodar de 'x' em 'x' tempo, até atingir a temperatura) ou por n° absoluto (rodar 'x' vezes apenas, independentemente da temperatura)?

E nas máquinas mais modernas, não causará? Ainda começam a mostrar códigos de erro, como os carros novos :D
No caso da minha máquina (marca branca), com controlador mecânico, tudo funciona perfeitamente. A máquina continua a rodar normalmente (rodar de 'x' em 'x' tempo), o que até uma vantagem, pois a roupa fica melhor lavada (existe maior rodagem do tambor; pode é desgastar mais cedo os rolamentos..., mas também custam 15 euros e são fáceis de mudar).

Nas mais modernas, os controladores são eletrônicos e aqui é que eventualmente irá dar problemas...
Pessoalmente, não as quero, pois dão demasiados problemas. Conheço vários casos que com menos de quatro ou cinco anos, foram à vida, quer por parte do controlador (que custa os olhos da cara), quer por parte dos rolamentos...

Quando se envolve demasiada eletrônica em artigos com funcionamento simples, acaba-se por complicar. É o caso das máquinas de lavar (que já falam e tudo), é o caso de alguns veículos automóveis (e que depois desligam-se em andamento, enfim....)

Quintas2
Mas, em vez de dispersar em resistências em máquinas diversas, penso que o melhor é mesmo aquecer diretamente a água num cilindro, e daqui usar para o que for preciso. Foi o que eu fiz. Tenho 1000Wp para uma resistência de 750W (cá está, procurei uma resistência fraca, com termostato incorporado) que instalei no cilindro. 750W/4 painéis = 190W/painel.
Afinal, arranjaste uma solução (e cada caso é um caso), em que te obriga a ter mais do que uns 250 ou 500W.

É isso que eu pretendi dizer nos vários posts que escrevi.
É sempre possível arranjar pequenas soluções para absorver o excesso e no teu caso vai mais longe, é parte fulcral no teu aquecimento.

Aliás, já há algum tempo que se fornece painéis de aquecimento de águas por células fotovoltaicas.
Mas acontece que esses 1000Wp produzem mais do que o necessário e, durante os 5 meses mais frios, muito mais, pois a água aquece com lenha. Por isso desloquei consumos entre fases (tenho trifásica) para o melhor aproveitamento possível, o que também é facilitado por haver gente em casa todo o dia. Mas, mesmo perdendo-se uma parte para a EDP, os 7 anos de retorno do investimento
Também penso assim, não me chateio de "oferecer" alguns Watts à EM, desde que o "grosso" seja por mim consumido.

Bem haja!
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: compensa ou não?

Mensagem por alexjp4 »

CrOhN Escreveu:Em vez de alterar a resistência, pode-se sempre colocar um regulador de intensidade (uns 5eur) no ebay. e regular para a potência que se pretender.


Embora eu ache que isto são tretas para o problema principal, que é o não sermos ressarcidos do que injectamos. Mas lá está, os sistemas grid tie estarão sempre sujeitos à maré politica. Hoje é assim, depois é assado, mais tarde é cozido....
Cuidado com os reguladores, vejam até quantos W aguentam a regulação! Havia uns em Portugal para regular as lampadas que penso que só aguentavam 250W?!
Quanto a outra parte tem muito que se diga inclusivamente no Dec. Lei diz que não podes injectar na rede, mas entre o que a Lei diz e o que inclusivamente a EDP faz vai muita coisa porque os Kits que a EDP vende dos que tenho conhecimento eram sobre dimensionados e os que foram instalados pelos instaladores deles estão a injectar para a rede (o que até dá jeito!)


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: compensa ou não?

Mensagem por Quintas2 »

CrOhN Escreveu:Em vez de alterar a resistência, pode-se sempre colocar um regulador de intensidade (uns 5eur) no ebay. e regular para a potência que se pretender
É bom saber. Obrigado CrOhN.

Já agora fica a informação de que há resistências elétricas para cilindros com entrada DC e também com ficha para ligação a uma tomada AC. Quando a água não é aquecida pelo DC a determinado patamar (dias nublados, por ex.º) alimenta-se da rede AC. Há uns kits com esse equipamento, painéis solares, cabos e fixações incluídos, mas são caros, tendo em conta que nem levam inversores: de 1500Wp => €2500; de 2000Wp => €2900. MARCA = Photon Solar.
Cumprimentos,
Quintas2


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: compensa ou não?

Mensagem por CrOhN »

alexjp4 Escreveu:Cuidado com os reguladores, vejam até quantos W aguentam a regulação! Havia uns em Portugal para regular as lampadas que penso que só aguentavam 250W?!
4000W, chega? http://www.ebay.co.uk/itm/4000W-220V-AC ... Sw37tV~9i3


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: compensa ou não?

Mensagem por alexjp4 »

CrOhN Escreveu:
alexjp4 Escreveu:Cuidado com os reguladores, vejam até quantos W aguentam a regulação! Havia uns em Portugal para regular as lampadas que penso que só aguentavam 250W?!
4000W, chega? http://www.ebay.co.uk/itm/4000W-220V-AC ... Sw37tV~9i3
Penso que sim.... e o preço é bom os que havia a 25 anos para regular as lampadas já custavam mais de 1.200$00 :D no tempo do saudoso escudo.... :P

Avatar do Utilizador

RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: compensa ou não?

Mensagem por RSSilva »

Olá,
CrOhN Escreveu:

alexjp4 Escreveu:
Cuidado com os reguladores, vejam até quantos W aguentam a regulação! Havia uns em Portugal para regular as lampadas que penso que só aguentavam 250W?!



4000W, chega? http://www.ebay.co.uk/itm/4000W-220V-AC ... Sw37tV~9i3



Penso que sim.... e o preço é bom os que havia a 25 anos para regular as lâmpadas já custavam mais de 1.200$00 :D no tempo do saudoso escudo.... :P
Se pensam usar esses reguladores, aconselho a os abrirem e aumentarem o dissipador.
Sendo "chinocas", os dissipadores estão sempre subdimensionados.
Aquecem muito rapidamente e facilmente vão à vida.

Bem haja!
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio


dmachado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am
Localização: Vila do Conde

Re: compensa ou não?

Mensagem por dmachado »

No meu caso, autoconsumo só serve para compensar 230-250w de consumo constante, o resto é dar dinheiro à EDP.

A minha ideia - tenho um termoacumulador de 800 litros e estou a pensar instalar cerca de 1000-1500w, 4-5-6 painéis de 24V em série a alimentar uma resistência AC de 3600w, que por exemplo com 120v DC deverá dar cerca de 900-1000w.

Em vez de poupar 60-70€ ao ano, consigo obter 1500-2200 Kw em água quente a usar no aquecimento central de outubro a março e nas máquinas da roupa e louça de abril a setembro, que correspondem a cerca de 300-450€/ano. Aí já compensa o trabalho, só não sei se tenho de comunicar esta instalação, não vai estar ligada a rede nenhuma...

Estou na realidade a expandir a capacidade do sistema solar térmico.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: compensa ou não?

Mensagem por Quintas2 »

O teu raciocínio parece estar correto, conseguirás perto de 1000W com 120V DC. Agora, resta saber durante quantas horas se consegue manter esses 120V, para poder usufruir dessa potência de 1000W.

Se conseguires 4 a 5 horas por dia de funcionamento perto do máximo (120V), já dá para aquecer alguma água, mas com 800l de depósito, tudo depende de que quantidade desses 800l gastas diariamente, para saber se repões o calor que gastaste.

Pela minha interpretação, mesmo não ligado à rede, com mais de 200W tens sempre que fazer a comunicação prévia, pelo n.º 6 do art.º 4.º do DL 153/2014:
6 — A UPAC cuja potência instalada seja superior a 200 W e igual ou inferior a 1,5 kW ou cuja instalação elétrica de utilização não se encontre ligada à RESP está sujeita a mera comunicação prévia de exploração, nos termos do artigo 21.º.
Cumprimentos,
Quintas2


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: compensa ou não?

Mensagem por jmlflorencio »

Pela transcrição, também me parece que tem que fazer comunicação. No entanto, não estando à rede (RESP?), pode mesmo ultrapassar os 1500W sem precisar de outros trâmites ;-)
Será?


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: compensa ou não?

Mensagem por alexjp4 »

jmlflorencio Escreveu:Pela transcrição, também me parece que tem que fazer comunicação. No entanto, não estando à rede (RESP?), pode mesmo ultrapassar os 1500W sem precisar de outros trâmites ;-)
Será?
Boas
É isso mesmo, não estando ligado a rede tens que fazer a comunicação prévia, mas podes instalar a potência que quiseres.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”