brunospinto,
Funcionamento até 30+ anos, penso que até é capaz de ser possível.... segundo as especificações dos fabricantes, os painéis têm um decréscimo de produção 20% em 25 anos que, para um valor inicial de 29500 kWh/ano, dá uma produção estimada de 23600 kWh/ano (20%) no final dos 25 anos e talvez ao fim de 40 anos ainda produza cerca de 20650 kWh/ano (30%), o que continua a não ser mau. Eu penso que pelo lado dos painéis até são capazes de aguentar mas certamente vai ter que substituir muitas outras coisas nesse tempo todo, tais como cabos, inversores, parafusos que ficam calcinados, etc. Mas atenção, a ter que trocar painéis, têm que ser todos ao mesmo tempo, ou pelo menos os que estão na mesma string para que tenham todos características semelhantes. Por outro lado, segundo o Decreto-Lei n.º 153/2014, ponto 5 do artigo 31º, a tarifa é fixa e é atribuída por 15 anos, terminando esse período é necessário concorrer novamente a leilão e, nessa altura, esperam-se tarifas mais favoráveis, o que, de certo modo, pode compensar em parte o decréscimo de produção.
Seguidor com 80 painéis??? Epá, isso é um a estrutura e tanto!!! E se o vento lhe pega, ai ai! Eu tenho um seguidor em casa com 19 painéis e sempre que a meteorologia diz que são esperados ventos superiores a 90 km/h já fico com o coração nas mãos

.
Como lhe disse, uma estrutura fixa com 28 kW (112 painéis) tem a mesma estimativa de produção que 80 com seguidor e com um risco bem inferior de ter problemas com ela. É uma questão de comparar o preço dos dois sistemas e, mesmo que o sistema fixo tenha um custo um pouco superior, a longo prazo será sempre mais vantajoso pelo facto de não ter custos com consumo de energia, os custos com a manutenção serem menores e serem menos propensos a avarias e, consequentemente, menos perdas de produção.
Cps,