Em relação ao auto consumo, como a instalação que tenho produz o dobro dos kWh que gasto durante um ano terei mesmo que vender alguns, o grande problema que se vai colocar quando mudar para essa modalidade (se mudar) é o de que o pico de produção ocorre durante os meses de Maio a Agosto, que coincide com um menor gasto de energia, o ideal seria entregar kWh à rede no verão para depois gastar no inverno mas infelizmente a legislação não o permite.alexjp4 Escreveu: penso que não vale a pena o auto consumo com venda excepto se for uma potência instalada muito grande, porque só os custos de registo, seguros, impostos, etc mais vale instalar para consumir tudo porque se formos a ver bem é como se tivesse-mos a vender a cima dos 0,23€/kw, quando, quando o vendemos é a baixo dos 0,09€ ou pior se for parar ao valor destes leilões.
Assim, a solução que me parece a menos má é a do auto consumo com sistema de backup com baterias para aguentar os consumos durante uns dias de modo a evitar ao máximo gastar kWh da rede pagos a peso de ouro, tudo o que eu não gastar nem conseguir acumular terei então que os entregar à rede que, segundo o que está no DL 153/2014, será pago segundo os valores médios do MIBEL com 10% de desconto, ou seja, pelos 45€/MWh o que, olhando para o panorama que se afigura, parece-me que dificilmente se conseguirá melhor.
Considerando que a minha micro produz atualmente por ano cerca de 8000 kWh, na situação ideal de ter um auto consumo de 50% e o restante entregar à rede, a preços de 0,23€/KWh na compra e 0,045€/kWh na venda, em termos médios o preço do kWh ficaria a 0,1375€/kWh. Visto deste modo, a solução não parece má mas implica o investimento no sistema de backup (baterias) que tem que ser equacionado se compensa. Sem o sistema de backup o valor do auto consumo poderia descer para os 1000 KWh/ano o que resultaria num rendimento de 0,068€/KWh. De realçar que nestas contas é necessário ter também em conta que a expetativa de duração do sistema é de 20-25 anos dos quais 15 já terão decorrido quando tiver que fazer a mudança e que é esperada uma degradação da produção que no final dos 15 anos será de 10% (7200KWh) e dos 25 anos será de 20% (6400 KWh), segundo o fabricante. Em conclusão, a confirmar-se os 0,09€/KWh, o valor parece razoável tendo em conta que não implicaria investimento adicional, caso contrário o auto consumo parece-me a melhor solução.
Cps,