Instalação autoconsumo fotovoltaico 1500Wp
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: quarta nov 30, 2016 10:03 pm
Re: Instalação autoconsumo fotovoltaico 1500Wp
E consideram que este sistema com baterias será viável?
-
- Moderador
- Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
As barerias de gel/chumbo/niquel não podem ter grandes descargas ou a sua durabilidade reduz drásticamente.
O que acaba por acontecer é ao fim de 2-3 anos os ciclos já são tão reduzidos que obrigam à sua troca, e a história repete-se.
No meu ententer, sem um pack de baterias de litio pouco ou nada deve compensar. É só engraçado de se montar e ver a funcionar nos primeiros anos, mas muito raramente será amortizado.
O que acaba por acontecer é ao fim de 2-3 anos os ciclos já são tão reduzidos que obrigam à sua troca, e a história repete-se.
No meu ententer, sem um pack de baterias de litio pouco ou nada deve compensar. É só engraçado de se montar e ver a funcionar nos primeiros anos, mas muito raramente será amortizado.
e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
-
- Membro Gold
- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Re: RE: Re: Instalação autoconsumo fotovoltaico 1500Wp
Ou 6 KWh, se quisermos usá-las a 50% da capacidade para aumentar a sua vida útil (fortemente recomendado!!)jpc Escreveu:Se as minhas contas estiverem certas acumulam 12kw
A minha opinião é semelhante... Para mim, baterias só em caso de instalações isoladas...ou então caso sejam oferecidast3lmo Escreveu:As barerias de gel/chumbo/niquel não podem ter grandes descargas ou a sua durabilidade reduz drásticamente.

-
Autor do tópico - Membro
- Registado: quarta nov 30, 2016 10:03 pm
Pois, era também a minha opinião. Neste momento não é aconselhável de todo!
Vou estudar o sistema com as dicas que me deram e qualquer coisa questiono aqui
Vou estudar o sistema com as dicas que me deram e qualquer coisa questiono aqui

-
- Membro Silver
- Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
No meu caso comprei estas baterias Exide OPZS Solar 2v 660Ah com 3300 ciclos a 50% de descarga.
Custaram 4000€ fora as proteções e cablagem.
Não foram nada baratas mas o fabricante garante os ciclos e posso gastar até 16kw por ciclo.
Vou ter um sistema de monitorização e histórico de utilização só para as baterias e se elas não se mantiverem é reclamar com o fabricante.
Também vou arranjar maneira de sensibilizar as mulheres ca de casa para não abusar com as cargas pesadas durante a noite ou em dias com menos sol.
Custaram 4000€ fora as proteções e cablagem.
Não foram nada baratas mas o fabricante garante os ciclos e posso gastar até 16kw por ciclo.
Vou ter um sistema de monitorização e histórico de utilização só para as baterias e se elas não se mantiverem é reclamar com o fabricante.
Também vou arranjar maneira de sensibilizar as mulheres ca de casa para não abusar com as cargas pesadas durante a noite ou em dias com menos sol.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac
AQS Solar térmico 20 tubos vácuo
Nissan Leaf 40kw
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac
AQS Solar térmico 20 tubos vácuo
Nissan Leaf 40kw
-
- Membro Silver
- Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm
sensibilizar as mulheres?
estou para ver isso ahahaha
tenho um amigo que a mulher usa a maquina de secar a roupa mesmo em dias de sol apenas pelo comodismo de nao levar a roupa para estender na rua LOLOOLOLLOOLOL
estou para ver isso ahahaha
tenho um amigo que a mulher usa a maquina de secar a roupa mesmo em dias de sol apenas pelo comodismo de nao levar a roupa para estender na rua LOLOOLOLLOOLOL
-
- Membro Silver
- Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Re: RE: Re: RE: Re: Instalação autoconsumo fotovoltaico 1500Wp
X2jmlflorencio Escreveu:Ou 6 KWh, se quisermos usá-las a 50% da capacidade para aumentar a sua vida útil (fortemente recomendado!!)jpc Escreveu:Se as minhas contas estiverem certas acumulam 12kwA minha opinião é semelhante... Para mim, baterias só em caso de instalações isoladas...ou então caso sejam oferecidast3lmo Escreveu:As barerias de gel/chumbo/niquel não podem ter grandes descargas ou a sua durabilidade reduz drásticamente.
Enviado do meu SM-J510FN através de Tapatalk
Bem Haja!
55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio
55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio
-
- Membro Dedicado
- Registado: domingo jan 29, 2017 5:16 pm
Re: RE: Re: Instalação autoconsumo fotovoltaico 1500Wp
boa noite!jmlflorencio Escreveu: ↑sexta dez 02, 2016 12:44 amSe os consumos são nessa ordem, e constantes (esta parte é importante), o inibidor de injeção será desnecessário.Nuno Pimenta Escreveu: Porque os consumos normalmente variam entre os 2 e 3kW. O inibidor será apenas para não ter "problemas" por injetar na rede em situações pontuais. Não concorda?
Se os consumos tiverem muitos picos, convém nivelar a produção 'por baixo', de modo a oferecer o mínimo.
Quanto à injeção em si, antigamente era de facto proibido injectar na rede por ter instalações destinadas a autoconsumo, mas actualmente é o contrário que se passa e a injeção na rede não coloca qualquer problema, a EDP até agradece certamente.
ando a ler sobre instalar um sistema de autoconsumo e em muitos locais vi esta afirmação:
"Se o produtor não quiser vender o excedente à rede, vai necessitar de um aparelho que limite a injeção de potência."
é verdade? é que neste comentário que volto a abrir, falava-se em injetar sem necessitar de nenhum controlador. o que podemos realmente fazer?
-
- Membro Gold
Não é preciso nenhum equipamento. Na legislação actual a energia injectada na rede é oferecida à EDP, e eles agradecem.
-
- Membro Dedicado
Mas tive a ler em várias locais, inclusive naquele site de perguntas e respostas da DECO, e lá dizem que sim... que mesmo até 1,5kW é necessário! É por isso que não estou a perceber bem!jmlflorencio Escreveu: ↑segunda jan 30, 2017 1:55 am Não é preciso nenhum equipamento. Na legislação actual a energia injectada na rede é oferecida à EDP, e eles agradecem.
-
- Membro Gold
Tem por aí o link?
-
- Membro Silver
Mas a DECO não interessa a ninguém...
Bubacar............. aqui o je por experiencia propriaaaaaaaaaaa instalou tambem um sistema, ou melhor, pediu a uma empresa para instalar, e ninguem me falou em nada para inibir a energia de ir parar à rede! A EDP agradece energia grátias sem custos, 20 centimos kw de borla para eles é OURO
Bubacar............. aqui o je por experiencia propriaaaaaaaaaaa instalou tambem um sistema, ou melhor, pediu a uma empresa para instalar, e ninguem me falou em nada para inibir a energia de ir parar à rede! A EDP agradece energia grátias sem custos, 20 centimos kw de borla para eles é OURO
-
- Membro Silver
- Registado: quinta nov 03, 2016 4:51 pm
Creio que essa questão prende-se mais com o tipo de contador.. se o mesmo considera como consumo a injecção ou não.
-
- Membro Dedicado
Tenho vários links que aqui deixo:
http://pt.krannich-solar.eu/2015/06/25/ ... perguntas/ (Pergunta 16)
ATENÇÃO que estas respostas foram dadas pela DGEG num documento de respostas a perguntas frequentes sobre o assunto: "Regime jurídico da pequena produção de eletricidade para autoconsumo ou para venda total à rede"
-
- Membro Dedicado
E será bem assim? As respostas da DECO são baseadas na lei... Lei-a a minha resposta anterior!masterchief Escreveu: ↑segunda jan 30, 2017 5:29 pm Mas a DECO não interessa a ninguém...
E já agora, ao fazer a comunicação prévia escolheu a opção de "taxa para registo da UPAC sem injeção de potência na rede" ou escolheu a opção "Taxa para registo da UPP e da UPAC com injeção de potência na rede" e pagou os 30€ devidos???
-
- Moderador
Eu já registei os meus 1500W sem pagar nada obviamente.
-
- Membro Dedicado
-
- Moderador
Claro, faz parte do autoconsumo a injeção de excedente.
A comunicação prévia serve também para que a EDP Distribuição venha mudar o contador caso este não seja bidirecional e conte a injeção como consumo.
A comunicação prévia serve também para que a EDP Distribuição venha mudar o contador caso este não seja bidirecional e conte a injeção como consumo.
-
- Membro Silver
+1 aqui
Obrigado pelo relato
PS: e sobre a DECO o que eles dizem ou não, não me interessam. É uma empresa privada que apenas procura o lucro... iludindo muitos milhares de pessoas que acreditam que a DECO existe para defender os consumidores
"O capital social da DECO PROTESTE é detido pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor - DECO em 25%, e pela EUROCONSUMERS, S.A. em 75 por cento."
E para concluir DECO não interessa nadinha.... acredito mais nas palavras de quem opina aqui em foruns... 1000x mais!
Última edição por masterchief em segunda jan 30, 2017 11:21 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Dedicado
Acredito caro t3lmo!
Apenas estava a achar estranho por na lei dizer aquilo percebe?
Então quando fez a inscrição da UPAC, disse que haveria injeção e pagou a taxa de 30€ certo?