Sistema Autoconsumo + dúvidas
-
- Colaborador
- Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm
Re: Sistema Autoconsumo + dúvidas
Naturalmente, só do que estiver ligado à ficha. Serve para fazer um levantamento inicial dos consumos médios dos vários equipamentos, um a um.
Cumprimentos,
Quintas2
Quintas2
-
- Membro Dedicado
- Registado: domingo abr 25, 2021 12:31 pm
Epa falaste muito bem! Em todos os orçamentos que tenho pedido sai sempre mais barato comprar o material especificado em lojas e contratar a instalação...APHenriques Escreveu: ↑quarta jan 20, 2021 11:50 am A malta tem que abrir os olhos... normalmente separar o material da mão de obra faz diferença.
Uma questão para ti: Achas que 1€/W é possível mesmo que se tenha de contratar a instalação? Eu cada vez mais sinto que, principalmente para um sistema inferior a 1kW, que consigo atingir a minha meta de 1€/W mas apenas se for eu a fazer a instalação. Se contratar essa parte, já falho a meta
-
- Membro Dedicado
1º passo obrigatório! Exemplo: trocar todas as lampadas para LED é importantíssimo! (menos aquelas que só ligas 1x na vida, ex: uma luz num sótão). Ao invés de abrires logo a carteira para um sistema que vai sair no mínimo 1€/W, tens que estudar uma actualização para LED, que às vezes te ficam a 0.2€/W (em comparação à potência que deixas de consumir face às halogénas que substituis). Reduzes o consumo da casa, e aí sim, voltas a começar todo o estudo de quanto consomes e quanto quererás produzir
-
- Membro Silver
- Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am
A instalação na verdade não é cara... um electricista faz as ligações rapidamente. Tudo depende também do preço dos suportes.andrefpereiraalves Escreveu: ↑sexta mai 28, 2021 10:02 amEpa falaste muito bem! Em todos os orçamentos que tenho pedido sai sempre mais barato comprar o material especificado em lojas e contratar a instalação...APHenriques Escreveu: ↑quarta jan 20, 2021 11:50 am A malta tem que abrir os olhos... normalmente separar o material da mão de obra faz diferença.
Uma questão para ti: Achas que 1€/W é possível mesmo que se tenha de contratar a instalação? Eu cada vez mais sinto que, principalmente para um sistema inferior a 1kW, que consigo atingir a minha meta de 1€/W mas apenas se for eu a fazer a instalação. Se contratar essa parte, já falho a meta
Eu optei por fazer uns suportes em galvanizado, com inclinação para fixar sobre chapa sandwich quase plana.
No último que adquiri:
para 2 painéis de 320 cada e um inversor 700w gastei 350 euros
Gastei 70 euros nos material dos suportes (barras galvanizadas em U de 40mm e parafusos inox.
Cortar, furar, aparafusar foi trabalho meu.
A ligação é cortar a ponta do cabo do inversor e substituir por ficha schuko.
420€/640w = 0,66€/w
Na pratica tinha ainda 220€ para pagar o trabalho a alguém e ficar no limite de 1€/w
-
- Membro Dedicado
APHenriques Escreveu: ↑terça jun 08, 2021 5:33 pmpara 2 painéis de 320 cada e um inversor 700w gastei 350 euros
Gastei 70 euros nos material dos suportes (barras galvanizadas em U de 40mm e parafusos inox.
Cortar, furar, aparafusar foi trabalho meu.
A ligação é cortar a ponta do cabo do inversor e substituir por ficha schuko.
420€/640w = 0,66€/w
Na pratica tinha ainda 220€ para pagar o trabalho a alguém e ficar no limite de 1€/w

-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Ora nem mais no poupar é que está o ganho!
Há muitos "aproveitamentos" agora por aí pois virou moda !
Há muitos "aproveitamentos" agora por aí pois virou moda !
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga