A realidade

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

xptosempre
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jan 29, 2007 12:34 am

Mensagem por xptosempre »

alexandre eu vi uma reportagem uma vez na tv, de uma pequena empresa que produzia húmus através de madeira e outros compostos, reparei também numa coisa curiosa, tinha "constantemente" que misturar agua se não ficaria muito seco, no verão, claro. se no caso fosse a agua da suinicultura ficaria mais eficiente? o q achas? daria para produzir húmus e biogas? sabes qual é a pressão de condensação do gás ?

um abraço
david

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

xptosempre Escreveu:alexandre eu vi uma reportagem uma vez na tv, de uma pequena empresa que produzia húmus através de madeira e outros compostos, reparei também numa coisa curiosa, tinha "constantemente" que misturar agua se não ficaria muito seco, no verão, claro. se no caso fosse a agua da suinicultura ficaria mais eficiente? o q achas? daria para produzir húmus e biogas? sabes qual é a pressão de condensação do gás ?

um abraço
david
boas
david

deves estar a fazer confusão porque as minhocas não comem madeira pelo menos como a chamamos quando muito terá que ser serradura muito miuda porque a minhoca sorve o alimento (não tem dentes) e a razão de andarem sempre a misturar agua é porque elas têm que viver num ambiente que tenha uma humidade entre os 50 e 80% em relação á agua vinda directamente das pocilgas em principio não poderá ser utilizada porque tem um ph baixo devido á urina e o ph em que as minhocas vivem tem que se situar entre os 6,5 e os 7,5 sendo o optimo 7 (neutro).
quanto a pressão a que o gas condensa não sei mas não deverá ser muito alto variando tambem com a temperatura a que se está a trabalhar.
è completamente possivel produzir biogas e humus porque enquanto está a fermentar a materia organica esta liberta calor que é prejudicial ás minhocas e a libertar gases (biogas), depois a materia organica devido á fermentação já não produzir mais gas ao ser retirado pode ser utilizado para alimentação das minhocas só dependendo do tipo de materia organica que está a ser usada poderá que ser corrigida a nivel de celulose quer a nivel de ph no caso da vinda das suiniculturas tem que se adicionar celulose que pode ser atravez de papel já usado desde que não contenha tintas á base de chumbo nem outros produtos quimicos. que é uma boa forma de reutilizar o papel.

è um processo simples, funciona mas que dá trabalho.

cumprimentos
alexandre

xptosempre
Membro Silver
Membro Silver

em releção a madeira eu tenho a certeza, eu vi o homem a tritura-la para ficar tipo serradura , mas tambem não me lembro de ver minhocas, axo que estas eram usadas depois, para fazer o estrume inda mais rico

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

xptosempre Escreveu:em releção a madeira eu tenho a certeza, eu vi o homem a tritura-la para ficar tipo serradura , mas tambem não me lembro de ver minhocas, axo que estas eram usadas depois, para fazer o estrume inda mais rico
boas
david

conforme confirmas a madeira era serradura pois as minhocas não conseguem comer nada maior que o tamanho da sua boca, e são muito gulosas por celulose, e a serradura que viste estar a fazer depois deveria ser para adicionar as camas das minhocas para elas poderem produzir humus, porque por norma nunca se adiciona as minhocas directamente a terra porque se a terra for podre estas acabam por morrer de fome, no caso como dizes de fazer o estrume mais rico tambem não deve ser essa a ideia pois as minhocas depois de mortas têm que passar por um processo de decomposição para depois poderem ser absorvidas pelas plantas o que demora bastante tempo. por isso seria mais rapido matarem minhocas e depois de decompostas darem-nas a comer a outras minhocas que o processo seria muito mais rapido, mas não seria com certeza economicamente viavel, até porque qualquer materia organica e isso é o que não falta por aí desde que esteja dentro dos parametros aceitaveis para as minhocas serve para elas transformarem num optimo adubo ou até em proteina pois elas são compostas por 70% de proteina.

cumprimentos
alexandre

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm

Mensagem por escalavardo »

xptosempre Escreveu:ola escalavardo, sabes-me dizer qual o gaz libertado da fermentação do vinho?

um abraço
david
epá, nunca me tinha debruçado sobre isso e fui googlar um bocado.. encontrei esta página (que não confirmo a credibilidade):

http://www.tconibo.org/nucleus/item/44

alexjp4, a tarifa paga pela edp está regulamentada em legislação e um membro, noutro tópico, referiu que ronda os 0,44€kwh. pois a energia não é um negócio da china, terá de funcionar num sistema integrado qualquer, de forma a rentabilizar o investimento ao máximo.. por isso referi vermicompostagem, venda de composto, venda da energia, e tudo o mais que te lembrares..
3º sócio novaenergia

xptosempre
Membro Silver
Membro Silver

eu bem me parecia:d, obrigado escalavardo.

um abraço david

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

ola escalavardo, sabes-me dizer qual o gaz libertado da fermentação do vinho?
não me antecipei, porque a pergunta era dirigida ao amigo "escalaverde" .

como todos os anos faço 150 litros de vinho para consumo próprio, posso acrescentar que, um dos testes arcaicos para sabermos que a fermentação chegou ao fim, é acender um fósforo no topo do recipiente. se a chama se apagar é porque o mosto está em condições de ir para a prensa. por isso se justifica que o gaz libertado nunca seria combustível
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

escalavardo Escreveu:
xptosempre Escreveu:ola escalavardo, sabes-me dizer qual o gaz libertado da fermentação do vinho?

um abraço
david
epá, nunca me tinha debruçado sobre isso e fui googlar um bocado.. encontrei esta página (que não confirmo a credibilidade):

http://www.tconibo.org/nucleus/item/44

alexjp4, a tarifa paga pela edp está regulamentada em legislação e um membro, noutro tópico, referiu que ronda os 0,44€kwh. pois a energia não é um negócio da china, terá de funcionar num sistema integrado qualquer, de forma a rentabilizar o investimento ao máximo.. por isso referi vermicompostagem, venda de composto, venda da energia, e tudo o mais que te lembrares..
boas

escalavardo a electricidade não é nenhum negocio da china porque á muitos entraves para a legalização de qualquer meio de produção mas depois até que pode ser viavel se não vê a edp paga a electridade como dizes a 0,44€kwh apesar de haver aqui alguns ajustes conforme a hora e a qualidade da electricidade que é injectada na rede que inclusivamente até pode ser recusada pela edp mas continuando o meu raciocinio nós (consumidores) pagamos a electricidade á edp a 0,1287€kwh fora do vazio e a 0,0724€kwh no vazio, por isso acho que deve haver alguns a safarem-se porque isto não custa viver o que custa é saber viver.
mas isto foi um aparte acho que se não demorasse tanto tempo e tantos entraves e sem os preços a que os equipamentos (paineis fotovoltaicos e turbinas eolicas) custam em portugal (já li por aí que em espanha e na alemanha são bem mais baratos) até que pode ser um negocio intereçante e que não dá muito trabalho.
em relação ao biogas ou tens materia organica e de varios tipos e em quantidade num raio pequeno atè 20km no maximo ou por mais que tentes acho que não é negocio (isto falando em pensar-se em investir dinheiro para tirares rentabilidade do dinheiro que investiste) agora penso que as autarquias com associações de agricultores poderiam e deviam isso sim criarem biodigestores de media dimensão em varios locais (para reduzir despesas de transporte) e usarem e beneficiarem os detritos tanto de etar`s como de explorações pecuarias e não terem como finalidade o lucro mas sim o impacto ambiental que essas coisas criam e
ser um investimento que se ia amortizando ao longo dos anos.
e aí irmos tendo um ambiente e uma paisagem melhor e tirando algum rendimento, dentro de alguns anos penso que será o que se vai passar só que até lá teremos que viver com o país (que tambem não é só aqui)que temos.
e termos esperança num futuro melhor.

cumprimentos
alexandre

escalavardo
Staff Member
Staff Member

alexandre, o ambiente só é protegido se o factor económico estiver associado.. isso está mais que provado.. o bom samaritano é capaz de fazer as coisas andar uns tempos, mas depois cansa-se e as coisas perdem-se.

e lamas de etar's não são boa politica devido a muitos contaminantes que contêm.. iria tornar o composto final impróprio para ser utilizado nos solos.

um biodigestor não pode funcionar apenas com mo de um raio de 20km.. pelo menos de 50km a 100km e terá de funcionar como um centro de recepção, onde os produtores lá vão deixar os seus resíduos orgânicos..

claro que é dificil convencer um agricultor que tem lá 20 toneladas de couves a apodrecer, a fazer 50km só para as ir deixar lá, mas imagina (sou eu a sonhar) que a entidade responsável pelo biodigestor tinha "poderes" para passar uma factura sobre a mo recebida.. e depois consoante a quantidade, isso revertia em beneficios fiscais..

just imagine.
3º sócio novaenergia

xptosempre
Membro Silver
Membro Silver

isso revertia em beneficios fiscais..
pois...
eles querem cortar isso tudo..alem disso só mesmo para muitas toneladas, e depois recebia-se em materiaorganica, assim era um pouco melhor

escalavardo
Staff Member
Staff Member

xptosempre Escreveu:
pois...
eles querem cortar isso tudo..alem disso só mesmo para muitas toneladas, e depois recebia-se em materiaorganica, assim era um pouco melhor
beneficios fiscais para o agricultor que lá iria deixar a mo.. seria um incentivo interessante.
3º sócio novaenergia

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

escalavardo Escreveu:
xptosempre Escreveu:
pois...
beneficios fiscais para o agricultor que lá iria deixar a mo.. seria um incentivo interessante.
boas!

sei que as lamas das etar`s contêm alguns metais pesados daí não poderem ser utilizados em produtos horticulas mas podem ser utilizados em fluricultura, jardinagem etc. só que daí se poderia aproveitar o biogas e de qualquer maneira eles têm que se desfazer das lamas e se calhar um bocadinho aqui um bocadinho ali seria menos prejudicial ecologicamente do que juntar as lamas todas e aí sim contaminar um determinado local mesmo nos aterros mais cedo ou mais tarde vão aparecer fugas e vai-se poluir os lençois friaticos e possiveis linhas de agua em relação a fazer 100km para depositar os detritos acho que nem com incentivos, só se forem muito grandes porque há o desgaste de material e o tempo que se leva e mesmo assim não sei se ecologicamente seria mais vantajoso pois teriamos a poluição produzida pelo transporte, pneus etc..
isso seria como se os papelões e vidrões estivessem a 5km de distancia das pessoas e havias de ver quantas pessoas iriam fazer esse trajecto para entregar o vidro e o papel?!.
parece que vai sair uma lei a que obriga as pecuarias a entregar ou a tratar os afluentes e os detritos organicos produzidos nas explorações pois vai ser proibido "deita-los" nos terrenos.
mas não sei se irá para a frente nem quando.
até lá, cada um tem que fazer o melhor que a sua consciencia e a bolsa manda.

cumprimentos
alexandre

escalavardo
Staff Member
Staff Member

sim, não deixas de ter razão no que dizes em relação ao que se iria gastar/poluir com o transporte.. mas ao menos seriam gastos/poluição com algum fim útil.. se vamos pensar assim, o que dizer dos milhares de portugueses que ao fim semana vão passear de carro, simplesmente gastando/poluindo sem qualquer sentido..

isso de os resíduos das pecuárias virem a ser legislados, bem, eles já são obrigados a dar um fim adequado ao resíduo, pois o que está escrito na lei quadro dos resíduos é: "a gestão do resíduo faz parte integrante do seu ciclo de vida, sendo da responsabilidade do respectivo produtor". ora como aos porcos não se podem imputar responsabilidades, restam os seus donos...
3º sócio novaenergia

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

escalavardo Escreveu:sim, não deixas de ter razão no que dizes em relação ao que se iria gastar/poluir com o transporte.. mas ao menos seriam gastos/poluição com algum fim útil.. se vamos pensar assim, o que dizer dos milhares de portugueses que ao fim semana vão passear de carro, simplesmente gastando/poluindo sem qualquer sentido..

isso de os resíduos das pecuárias virem a ser legislados, bem, eles já são obrigados a dar um fim adequado ao resíduo, pois o que está escrito na lei quadro dos resíduos é: "a gestão do resíduo faz parte integrante do seu ciclo de vida, sendo da responsabilidade do respectivo produtor". ora como aos porcos não se podem imputar responsabilidades, restam os seus donos...

boas!

em relação aos milhares de portugueses a que te referes se calhar até tem algum sentido para eles(!?), assim pelo menos saem das suas cx.s de fosforos e esquecem um pouco as tristezas da vida(como este paìs está cada vez pior e tudo cada vez mais caro) e pelo menos assim evitam
gastos com os psiquiatras (rsrsr) e quanto a gostos...... cada um sabe de si.
a responsabilidade é do respectivo produtor só que o que se vê frequentemente é despejarem os dejectos em especial dos porcos sem serem tratados em terrenos e por vezes (demasiadas vezes) em linhas de agua, com todos os inconvenientes que daí resultam.
mas as causas disso em parte é por culpa de todos nós que queremos alimentos cada vez mais baratos e os produtores têm que começar a cortar nalguma coisa, como na genetica e na alimentação não convem porque os efeitos são logo visiveis e os tratamentos dos residuos saem mais caros do que as multas(quando são aplicadas) da parte de alguns vale a pena (ou como ultimo recurso) para não fechar têm que produzir o maximo, com custos o mais reduzidos possiveis.

cumprimentos
alexandre

escalavardo
Staff Member
Staff Member

sim, em relação aos portugueses que andam ao fim de semana sem destino, pois é uma boa terapia.. estava a comparar só os gastos com pneus e combustível que referiste anteriormente.

o facto dos suinicultores passarem por dificuldades para manter os seus negócios e isso ser desculpa para poluirem recursos que em última análise são meus e teus, é que já não concordo. quem não tem unhas não toca guitarra, e se não é rentável, então deviam dedicar-se a outra coisa.

claro que na realidade o que se vê é que se estão a borrifar para preocupações com resíduos, pois é como dizes, a fiscalização não existe.

tivesse o sepna o mesmo poder e dinamismo da asae e logo vias que as coisas corriam bem melhor (sem bem que discordo em muitos pontos com os métodos de actuação da asae..)
3º sócio novaenergia

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

escalavardo Escreveu:sim, em relação aos portugueses que andam ao fim de semana sem destino, pois é uma boa terapia.. estava a comparar só os gastos com pneus e combustível que referiste anteriormente.

o facto dos suinicultores passarem por dificuldades para manter os seus negócios e isso ser desculpa para poluirem recursos que em última análise são meus e teus, é que já não concordo. quem não tem unhas não toca guitarra, e se não é rentável, então deviam dedicar-se a outra coisa.

claro que na realidade o que se vê é que se estão a borrifar para preocupações com resíduos, pois é como dizes, a fiscalização não existe.

tivesse o sepna o mesmo poder e dinamismo da asae e logo vias que as coisas corriam bem melhor (sem bem que discordo em muitos pontos com os métodos de actuação da asae..)

boas

não deveria servir de desculpa andarem a poluir os rios para manter os negocios só que acho que deveriam ser criadas condições para os criadores poderem trabalhar em condições iguais, pois alguns poluem e conseguem preços mais baixos do que outros que para tentarem cumprir com a lei têm que fazer elevados investimentos e depois não conseguem vender os seus produtos, porque não é viavel.
foi o caso que aconteceu ha poucos dias com uma vacaria aqui perto resultado mais 50 pessoas para o desemprego, mas pelo menos respiram um ar melhor, se é que lhes serve de consolo.
e depois ha os casos como aqui esta a acontecer que é existirem suiniculturas e as pessoas a comprar terrenos junto delas para construirem casas e depois daqui a algum tempo começam a fazer abaixo assinados e pedidos na camara para fecharem as suiniculturas porque cheira mal (o que é normal cheirar mal) quando as suiniculturas já lá estavam só que para terem uma casa no campo não se preocupavam com o que já lá existia na altura em que compravam os terrenos.
é que falar é facil o que é dificil é arranjar alternativas viaveis.
porque agora é que acordaram para as questões ambientais e então vão do 8 para o 80.
ainda agora deram no telejornal que os 5 maiores bancos portuguses lucram 8,7m€ por dia, alguem se lembrou da poluição (indirecta) e do consumo de energia que eles fazem ou será que serão sempre os pequenos a suportar os custos ambientais.

cumprimentos
alexandre

escalavardo
Staff Member
Staff Member

bem, se vamos começar a comparar casos nunca mais saimos daqui.. até a respirar nós emitimos co2..

a questão é porque é que nos outros países as coisas funcionam e aqui não?

a suiniculturas não devem ser um barracão, construidos à pressa, mas sim funcionar como um sistema integrado. sei bem que falar é fácil, mas existem inúmeros casos de sucesso, e nem todos atingem esse sucesso por serem pervaricadores no que diz respeito ao ambiente.

o facto de passar do 8 ao 80 deve-se essencialmente ao facto da sociedade em geral ter começado a ter mais instrução para além da normal 4ª classe, e com isso "abriu" os olhos e ficou mais sensibilizada para os atentados que se cometem um pouco por todo o país.
3º sócio novaenergia

Autor do tópico
HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Mensagem por HLopes »

relativamente ao transporte, daí a ideia da cooperativa que já esbocei anteriormente.

quanto às etar, o principal problema, segundo um qualquer documentário que vi no odisseia/discovery/national geographic, é um que eu nunca adivinharia: antibióticos. estes, como se sabe, matam bactérias, as mesmas que são necessárias para o processo de digestão anaeróbica.

escalavardo, a foto que eu inseri é da minha terra, turquel, perto de alcobaça. se reparares, o raio que está representado não são 20 km, mas apenas 2,5 km, correspondente a uma área total de aprox. 20km2.

mas nesses 20 km2, contei até ao momento (foi de uma só penada, admito....) 30 suiniculturas. julgo que isto será mais que suficiente para que seja justificável um investimento numa central de biogás de dimensão média....

a questão é que se estas suiniculturas estivessem reunidas numa area mais pequena ( a tal cooperativa ), a coisa ganhava muito em termos de eficiencia. mas essa parte falhou, e agora é praticamente impossivel conseguir realizar tal projecto.

conclusão: o aroma da minha terra vai manter-se por mais uns anos, e as lagoas vão continuar a contribuir para a poluição atmosférica, e vamos continuar a mandar dinheiro fora. bonito.

escalavardo
Staff Member
Staff Member

e esses antibióticos estariam presentes onde? nos dejectos?

se tens 30 suiniculturas nesse espaço, concerteza a maior parte são barracões, que não têm quaisquer condições. além disso é como já disse, a suinicultura deve ser uma actividade integrada numa quinta, onde é apenas mais uma das actividades.. só suinicultura acredito que não seja um negócio viável, pelo menos se cumprirem as normas sanitárias e ambientais.

no teu caso sempre podes pedir uma visita da asae e da ccdr, e concerteza muitos problemas irão resolver-se, verás..
3º sócio novaenergia

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

penso que o problema da distancia para entregar o dejectos se resolvia com relativa facilidade e muito dinheiro. usar uma versão parecida ao oleoductos... os "dejectoductos"! um sistema de canalizações que passa por varias suiniculturas e desagua num biodigestor. desta forma os produtores só tinham que abrir a torneira e bombar. mas claro que fica mais barato despejar nos rios ou nas terras...

Responder

Voltar para “Geral”