Opinião pessimista

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.

GUIDO BRASLETTI
Membro
Membro
Registado: sexta jan 18, 2008 10:07 pm

Re: Opinião pessimista

Mensagem por GUIDO BRASLETTI »

acho que esta minha questão se enquadra bem dentro do tema opinião pessimista.
li num outro fórum que o biodiesel “caseiro” pode ser nocivo à saúde e que o industrial devido aos métodos de produção já não sofrem do mesmo problema.
onde está a verdade?
são falsos problemas para desencorajar o particular?
agradeço os vossos comentários.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

nao, guido, nada deve desencorajar o particular a produzir a sua propria energia. todavia penso que existem outras soluçoes que serão o fim da "queima" de algo para produzir movimento. equivale a estar-mos ainda na idade do fogo. tás a ver? sou um optimista... fica bem, cara!
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Bruno Santos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado dez 22, 2007 2:56 pm

Mensagem por Bruno Santos »

penso que o bio pde ser a solução para uma pequena minoria de consumidores e produtores, que procurem um sistema alternativo para ajudar o ambiente e a sua carteira.

alias, desafio aqui a postar quem entrou no mundo da produção de bio a pensar unica e exclusivamente no ambiente, e atenção tem de ser sinceros e honestos.

contudo e isto não passa da minha opinião, mas penso que o futuro para que no futuro possamos ter energias verdadeiramente renováveis a forma de alimentar os nossos f1 passará pelos motores 100% electricos nos automóveis.
teria de haver aproveitamento de toda a enegia dissipada e procurar uma forma de abastecer electricamente o carro.
agora estou a pensar na possibilidade de ocupar o tejadilho do carro com uma espécia de células fotovoltaicas...
agora isto pode funcionar mas só daqui a uns anos valentes

Bruno Santos
Membro Dedicado
Membro Dedicado

alguem viu uma reportagem emitida pela rtp( penso eu) sobre uma universidade ou politécnico em viseu que alterou um volvo para carro 100% electrico. sabem-me dar mais informações

Bruno Santos
Membro Dedicado
Membro Dedicado

só mais uma coisa:

a união europeia via mudar o apoio ao tipo de culturas a apoiar financeiramente no alentejo e algarve, segundo li, há alguns meses atrás na revista de domingo do jn, a eu vai incentivar o cultivo de alfarrobeiras no alentejo e algarve. segundo parece a comidas dos porcos e cavalos é uma das mais rentáveis para a produção de bio, acho que li que era ainda mais rentável do que a soja.
a ainda tem uma vantagem: é que uma alfarrobeira consome uma quantidade infima de água por ano, mesmo quantidade ridicula ( agora não me lebro qual), parece que quanto mais seco for o ano mais produz a bendita arvore.
agora tem tiver lido esta revista ou souber mais noticias sobre isto post aqui, porque não tenho certeza absoluto do que postei.

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

bruno santos Escreveu:alguem viu uma reportagem emitida pela rtp( penso eu) sobre uma universidade ou politécnico em viseu que alterou um volvo para carro 100% electrico. sabem-me dar mais informações

pouca, mas aqui! continua discussão por lá.

[urlhttp://www.youtube.com/watch?v=_2zyo-jtrrq]um pequeno video![/url]
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

bruno santos Escreveu: alias, desafio aqui a postar quem entrou no mundo da produção de bio a pensar unica e exclusivamente no ambiente, e atenção tem de ser sinceros e honestos.
boas,
eu digo-te sinceramente que se não fosse a poupança enorme que o bio permite não me tinha metido a fazê-lo. isso admito-o sem problemas, aliás só vejo mérito em admiti-lo.

o biodiesel e a produção de oleo para o efeito é um assunto complicado e de um lado os optimistas do outro lado os pessimistas e sinceramente certezas só tenho mesmo em relação à reciclagem do oleo usado, para oleo novo ainda não consegui formar opinião excepto que não é a solução, e sim uma parte de um grupo de soluções a aplicar e melhorar.
vejo certos paises substituirem agricultura com destino a alimentação por plantações para biodiesel mas ao fazerem-no diminuem a importação de petróleo que compensavam no passado com a exportação de outros produtos incluindo alimentares, assim para estes países é possível internamente encontrar-se equilíbrio. o desiquilibrio para a ser externo, ou seja, os países que antes exportavam o petróleo e compravam produtos alimentares e outros vêm esses mesmos produtos alimentares sairem inflacionados e pode acontecer que a inflação seja superior à inflação que o petróleo tem apresentado.

abraço
Verde por Excelência

Angelo Lobo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda out 29, 2007 11:46 am

Mensagem por Angelo Lobo »

boas

julgo que temos de separar as coisas, uma coisa são os pequenos produtores de bio que de uma forma artesanal ajudam a resolver um problema ambiental que é o deposito de oleo de fritar directamente na nossa rede de esgotos, na minha opinião ao juntar-mos o oleo de amigos e transformar esse oleo em bio estamos todos a contribuir para um melhor ambiente. outra coisa completamente diferente ´serão firmas que têm de produzir bio para que paises como o nosso possam aclamar que já temos cerca de 10% de bio misturados no petrodiesel, e que somos um pais ecológico. essas unidades sim poderão estar (é o mais certo) para a desflorestação de muitos hectares de terra.
esta é a minha opinião
todos nós ajudamos a não destruir

lobo

RDF
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta jan 23, 2008 2:48 pm

Mensagem por RDF »

boas

o problema nao esta no biodissel, mas na forma desenfreada da cultura de oleoginosas,
tal como acontece com os grandes empreendimentos turisticos que nao tem em conta o meio ambiente. tudo isto tem a ver com decisoes politicas e financeiras que em nada benificiam o ambiente. na minha opiniao saode denegrirem a utilizaçao de energias renovaveis

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm

Mensagem por katzilla »

voçês referem-se a apenas trez empresas em portugal, as outras trabalham exclusivamente com ovu.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

rdf Escreveu:boas

o problema nao esta no biodissel, mas na forma desenfreada da cultura de oleoginosas,
tal como acontece com os grandes empreendimentos turisticos que nao tem em conta o meio ambiente. tudo isto tem a ver com decisoes politicas e financeiras que em nada benificiam o ambiente. na minha opiniao saode denegrirem a utilizaçao de energias renovaveis
em portugal cultiva-se oleoginosas ??? desconhecia.

o problema está na especulação que se faz em torno dos biocombustiveis.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm

Mensagem por ajosemor »

que os biocombustíveis não são nenhuma panaceia e que a sua implementação deve ser cautelosa é o que tem sido dito por todo o mundo por muitos cientistas precavidos e, por muitos dos foristas que aqui participam.
danny disse:
a opinião não é contra o biodiesel mas a forma nociva como ele poderá a vir a ser produzido em larga escala... é necessário diversificar e valorizar os espaços abandonados para a cultura das plantas para os óleos. uniformizar uma cultura numa larga área traz graves problemas...

o bio não é o problema. o problema é, como na maioria dos casos, a ganância dos €...
e eu estou de acordo.
elios disse:
boas,
eu digo-te sinceramente que se não fosse a poupança enorme que o bio permite não me tinha metido a fazê-lo. isso admito-o sem problemas, aliás só vejo mérito em admiti-lo.

o biodiesel e a produção de oleo para o efeito é um assunto complicado e de um lado os optimistas do outro lado os pessimistas e sinceramente certezas só tenho mesmo em relação à reciclagem do oleo usado, para oleo novo ainda não consegui formar opinião excepto que não é a solução, e sim uma parte de um grupo de soluções a aplicar e melhorar....
e eu estou de acordo.
madeira disse:
agora pus em causa a minha ideologia do uso do biodiesel.já tinha uma ligeira noção da ilusão do biodiesel mas agora conheço bastante mais.destruir milhões de hectares de floresta luxuriante para implantar culturas de biodiesel é muito grave e eu não quero apoiar este tipo de barbaridade e falta de raciocinio.mas outro pormenor é que o biodiesel não é a solução do problema mas sim uma parte da solução do problema ao lado das energias "provenientes" do sol, vento, etc. neste contexto acredito que seja sustentável o consumo generalizado do biodiesel.e devesse apoiar a conversão dos óleos usados em biodiesel.
e eu estou de acordo.
danny disse:
todos nós podemos contribuir! investindo em energias que diminuam o poderio do petróleo... agora... é óbvio que não é da noite para o dia...
e eu estou de acordo.

mais um caso. a holanda, julgando matar dois coelhos de uma cajadada, engendrou um plano que consistia no seguinte: um acordo com a indonésia para esta produzir óleo de palma (dando assim trabalho a populações pobres de muitas ilhas) que seria depois importado e preparado como biodiesel dando á holanda a independência energética neste tipo de energia. quando foram visitar as plantações na indonésia, a destruição de florestas e matas tropicais já atingira um ponto cujo impacto no ambiente é superior ao co2 produzido pelos combustíveis fósseis que íam ser substituídos. se bem me parece o programa está em vias de avaliação e provável cancelamento.
é um bom exemplo do cuidado que é necessário pôr neste tipo de esperteza, infelizmente muitas vezes saloia.

Bruno Santos
Membro Dedicado
Membro Dedicado

ontem descobri uma coisa que me deixou intrigado:
falei com a propreitária de um restaurante acerca dos óleos e ela disse-me que há cerca de 3 anos que a empresa libargel, representante das marcas iglo, olá e talvez mais algumas que desconheço, recolhe os óleos usados de 15 em 15 dias. de um ponto de vista ambiental isto é bom, mas para quem precisa de óleo para fazer o seu combustível isto é mas do que uma tragédia, é quase um cataclismo! não sei o que eles fazem ao óleo e a senhora do restaurante também não me soube dizer, mas claro que todos supomos que saja para fazer o combustivel para a frota deles, penso eu de que
descobri também que existe uma empresa chamada reciol que paga 5 euros por cada 30 litros de óleo usado.
meus amigos para nos isto é realmente muito mau

p.s será que a libargel usa os óleos para fazer os cornetos de morango ou os magnum

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm

Mensagem por katzilla »

bruno santos Escreveu:descobri também que existe uma empresa chamada reciol que paga 5 euros por cada 30 litros de óleo usado.
que exagero, eles não pagam nada.

Bruno Santos
Membro Dedicado
Membro Dedicado

não sou eu que adirmo isto, é dito por um proprietario de um restaurante amigo.

sinceramente eu támbem acho muito mas...

sabes que eu não acredito em bruxas mas que as há, há...

Angelo Lobo
Membro Dedicado
Membro Dedicado

boas

as empresas de recolha de oleo têm o poder nas mãos devido a emisão de documento de acompanhamento de subproductos que têm de emitir aos restaurantes e que estes em caso de inspecção terão de o mostrar às autoridades oficiais como comprovativo de que o oleo não foi para o esgoto. logo quero dizer com isto que não têm necessidade de pagar porque os restaurantes ficaram entre a espada e a parede. se não houvesse concorrencia entre eles teriam de ser os restaurantes a pagar. agora o que não controlam é a quantidade recolhida, é ai que nós entramos, só no aspecto da quantidade é que poderemos recolher nestes locais.

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm

Mensagem por escalavardo »

e se no momento em que estás a recolher, te aparecer a inspecção no restaurante? e se fores mandado parar e irem à mala do teu carro e teres lá dentro óleo alimentar usado? como justificas isso?
3º sócio novaenergia

Angelo Lobo
Membro Dedicado
Membro Dedicado

escalavardo Escreveu:e se no momento em que estás a recolher, te aparecer a inspecção no restaurante? e se fores mandado parar e irem à mala do teu carro e teres lá dentro óleo alimentar usado? como justificas isso?
posso alegar que estou a entregar o meu oleo no restaurante para evitar poluir o esgoto . viro o bico ao prego.
e rezo para que a fiscalização acredite na tanga.

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

tenho uma vizinha que tráz o ovu da casa da praia que fica a 60km, para me entregar por saber que eu tenho recolha. se a fiscalizarem no caminho com 5 litros de ovu estará a cometer algum crime? parece que anda tudo maluco
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

DannyAlex
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta out 18, 2007 11:58 pm

Mensagem por DannyAlex »

a verdade é que podem... pode não ter nexo... mas já se sabe que muitas vezes se leva a lei demasiado "à letra"...
por 5 litros talvez haja bom senso... mas bem sabemos que depende sempre de quem está "do outro lado"!

cumprimentos

Responder

Voltar para “BioDiesel”